Com a participação de 17 representantes de instituições do poder público e da sociedade civil, foi realizado, na manhã desta quinta-feira, 4, o Fórum da Sociedade Civil para compor o Conselho da Segurança Alimentar e Nutricional - Consea, para o biênio 2025-2027. O evento teve por finalidade debater sobre a temática no Município, além de apresentar as instituições a integrarem o conselho e promover um debate sobre o fortalecimento de políticas voltadas para a segurança alimentar.
O fórum foi aberto pelo Secretário de Assistência Social e Cidadania, Rondinele Brasil, que destacou a importância da promoção de políticas pautadas na segurança alimentar, com novos equipamentos para atender o público em vulnerabilidade. Segundo ele, o Restaurante Popular passa a ter esse importante papel no município, pois ainda há pessoas que realizaram apenas uma refeição por dia.
Conforme o secretário, como forma de fortalecer essas políticas, já está inserido no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Crato (MAPP), o projeto para entrega de cestas básicas, mediante critérios legais, para famílias do município em situação de vulnerabilidade, e há estudos voltados à perspectiva de distribuição de um sopão, para aquelas pessoas que precisam complementar a alimentação diária.
Ele destacou as parcerias da administração municipal com o Governo Estadual e o Governo Federal, hoje de relevância para a promoção de projetos importantes de combate à fome, a exemplo do Ceará, com as cozinhas comunitárias. Para o secretário, o Consea é indispensável para o bom andamento dessas políticas. "Todos os critérios serão avaliados e logo estaremos levando esse programa a quem mais precisa", disse.
A secretária executiva da pasta, Ticiana Cândido, afirma que o conselho é formado pelo governo e sociedade civil e atualmente vem fazendo um bom trabalho. Os membros podem atuar de forma consultiva, fiscalizar e propor, entre outras atribuições. Ela destacou a importância da participação da sociedade civil.
A Coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos
- PAA, Janaína Lemos, ressaltou a necessidade de inclusão dos produtores rurais do Crato e espera que o novo conselho chegue próximo desses segmentos, para continuar um bom trabalho. Também esteve presente o coordenador do Restaurante Popular, Ricardo Maia, que enfatizou a relevância do equipamento, no atendimento à população, com alimentação de qualidade todos os dias da semana, tornando-se atualmente referência no interior do Estado.
A coordenadora da alimentação e nutrição da Educação, Josana Peixoto, representou a educação durante o evento. Para ela, a presença institucional demonstra a importância da segurança alimentar. "Alimentação é algo que todos têm direito e os que estão chegando venham realmente com a vontade de agregar e juntar para fazermos esse grande trabalho", completa.
Texto: Elizangela Santos