SECRETARIA

SEFIN

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

RENNAN LOBO XENOFONTE
SECRETÁRIO(A)

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB/CE desde 2011, tendo atuado nas áreas cível, trabalhista e administrativo. Ocupou o cargo de Subprocurador na Procuradoria Geral do município do Crato no período de 2014-2017; Procurador Geral Adjunto, no período de 2017 a 2020 e Procurador Geral do Município de 2021 a 2024.

INFORMAÇÕES DO ÓRGÃO

CNPJ: 07.587.975/0001-07

Telefone(s): Sem Telefone - Fixo: (88) 3521-9600

E-MAIL: sefin@crato.ce.gov.br

Horário: 8H ÀS 17H

Endereço: PALÁCIO ALEXANDRE ARRAES, Nº SN - LARGO JÚLIO SARAIVA - CEP: 63.100-347

Mais informações do orgão
Missão
Se tornar referência na gestão financeira pública atuando com transparência, ética, eficiência e excelência.
   
Visão
Gerenciar os recursos públicos municipais com transparência, efetividade e celeridade.
   
Atribuições da Secretaria
A arrecadação, o lançamento e a fiscalização dos tributos e receitas municipais;
A coordenação das atividades relativas à execução orçamentária, financeira e contábil dos órgãos da Administração Direta Municipal e o estabelecimento e acompanhamento da programação financeira de desembolso, de conformidade com determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal e normas legais pertinentes.
A formulação, a coordenação, a administração e a execução da política de administração tributária e fiscal do Município, bem como o aperfeiçoamento e atualização da legislação tributária municipal;
A gerência e execução de ações para captação de recursos para programas e projetos de interesse do Município;
A gestão do atendimento ao usuário do serviço público municipal, no âmbito da administração fiscal, tributária e financeira, visando à sua satisfação com a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados;
A inscrição na dívida ativa e a promoção da sua cobrança administrativa, o controle e registro do seu pagamento;
A organização e a manutenção do cadastro econômico do Município, a orientação aos contribuintes quanto a sua atualização e a organização e a manutenção do cadastro imobiliário;
A orientação aos órgãos e entidades municipais sobre a proposição de seus orçamentos e a consolidação das propostas, bem como o controle, acompanhamento e execução do orçamento anual;
A promoção da educação fiscal da população como estratégia integradora de todas as ações da administração tributária, visando a realização da receita necessária aos objetivos do Município;
A promoção de estudos e a fixação de critérios para a concessão de incentivos fiscais e financeiros, tendo em vista o desenvolvimento econômico e social do Município, em articulação com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável;
A proposição de normas e procedimentos para controle, registro e acompanhamento dos gastos públicos e a análise da viabilidade de instituição e manutenção de fundos especiais com a fixação de normas administrativas para seu funcionamento e controle de sua gestão;
A realização das receitas e a destinação destes recursos aos outros órgãos municipais, para que desenvolvam seus programas e ações governamentais, em observância às disposições das leis orçamentárias aprovadas, os programas e projetos do Governo e as demandas sociais priorizadas na ação governamental;
Desempenhar outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, bem como outras que lhe forem delegadas.
O acompanhamento e a coordenação das ações setoriais desenvolvidas, visando assegurar o cumprimento das prioridades pela Administração Municipal e das demandas elencadas no orçamento pela comunidade;
O estabelecimento da programação financeira de desembolso consolidada em fluxo de caixa, a uniformização e a padronização de sistemas, procedimentos e formulários aplicados, utilizados na execução financeira e a promoção de medidas asseguradoras do equilíbrio orçamentário e financeiro das contas públicas municipais;
O processamento de todos os atos referentes à ordenação de despesa;
O processamento do pagamento de despesas e da movimentação das contas bancárias da Prefeitura e de seus fundos vinculados, bem como o repasse de recursos ao Poder Legislativo e formalização e controle das transferências constitucionais e voluntárias;
O registro e controle contábeis da administração financeira e patrimonial e o registro da execução orçamentária;
Orientar os órgãos e as entidades do Poder Executivo Municipal sobre os procedimentos voltados para o cumprimento das obrigações acessórias incidentes sobre a folha de pagamento, prestadas aos órgãos federais;
Supervisionar e cobrar providências das entidades da Administração Direta e Indireta para manterem a regularidade dos seus dados cadastrais junto à Receita Federal do Brasil;
Supervisionar e cobrar providências das entidades do Poder Executivo Municipal, a fim de manterem a regularidade das Certidões Negativas de Débito quanto às obrigações acessórias junto aos demais entes da Federação;
   
Notícias do órgão
#Finanças

Programa de refinanciamento gera mais de R$ 350 mil reais de descontos

O programa segue até o dia 30 de maio e é possível negociar impostos, como IPTU, ISS, ITBI, Taxas, Contribuições e outros, com desconto de até 100% no valor dos juros e multas

14-04-2025

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