A Secretaria de Saúde do Crato, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou a Campanha de Prevenção ao Tracoma na rede municipal de ensino. Ela consiste na avaliação ocular dos alunos para identificar os casos.
Os Agentes de Endemias estão visitando a rede municipal de ensino, entre creches, Centros de Educação Infantil e escolas de ensino fundamental, nas zonas urbana e rural, realizando esse diagnóstico primário nas crianças de 1 a 10 anos, objetivando o controle da doença.
A avaliação é feita pelos profissionais, que são capacitados para a campanha, onde é verificado se há folículos na parte interna das pálpebras. Em casos positivos, os alunos e suas famílias são encaminhados para tratamento adequado junto a equipe médica da Atenção Básica.
Sobre a doença
De acordo com o Ministério da Saúde, o tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que em contato com a conjuntiva ocular, produz uma reação inflamatória na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos atingindo principalmente as crianças.
O diagnóstico primário pode se dar pelo exame feito a olho nu, com o auxílio de uma lupa, onde os pacientes podem apresentar as formas diversas do tracoma, desde a parte inflamatória até a parte de sequela.
A prevenção do tracoma é realizada por meio de medidas de higiene das mãos, face, evitando compartilhamento de produtos pessoais e toalhas, bem como práticas sanitárias ambientais, como o destino adequado do lixo e dejetos.