A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou, na manhã desta terça-feira, 26, encontro com os integrantes dos Centros de Referência em Assistência (CRAS). A iniciativa faz parte do planejamento anual dos equipamentos e alinhamento das ações a serem desenvolvidas junto à população, com o Governo do Estado. O Crato conta atualmente com cinco CRAS, com atendimento a milhares de pessoas.
Os trabalhos foram abertos pela Secretária Executiva de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, e a Secretária de Gestão da pasta, Otonite Cortez, que destacaram a importância de se discutir ações alinhadas para a construção de um planejamento voltado aos próximos anos. A secretária Ticiana, afirma que nesse momento a administração municipal está construindo o Plano Plurianual 2026-2029, com objetivos e estratégias que já estão contemplados para o Município.
"Esse trabalho deverá ter uma consonância para o município e o PPA será construído junto com todos e com isso vocês devem se empoderar mais e se responsabilizarem", afirma Ticiana Cândido aos participantes. Para ela, esse é um momento também de integração das equipes, principalmente tendo em vista os novos profissionais que atualmente passaram a integrar os CRAS. Para a secretária, o encontro é uma forma de partilhar as ações desenvolvidas em todo o território.
A assistente social e técnica de gestão, Dalva Ribeiro, esteve na coordenação das atividades durante todo o dia. Uma das preocupações, segundo ela, é poder dar um direcionamento a todos de desenvolverem as ações de forma equânime. A cada ano, essas ações são devidamente encaminhadas ao Estado, junto com os dados relacionados a cada área assistida. "Os CRAS são porta de entrada de serviços básicos importantes para as comunidades, com benefícios eventuais, a exemplo do BCP, Cadastros do Bolsa Família e todos os outros programas, dentro de uma visão especial para cada território", afirma.
O próximo planejamento com a maior parte das ações já está previsto para acontecer no mês de novembro deste ano, alinhando as atividades a serem realizadas no ano de 2026. "Isso, para darmos sequência a esse trabalho, e possamos avaliar as ações de forma eficiente", completa.
Texto: Elizangela Santos