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07-JUL-2025

Terceira turma do Curso de ABA, em Crato, tem foco em inclusão e qualificação dos cuidadores da rede municipal

Por Comunicação 07/07/2025 #gestão

Formação aconteceu neste sábado, 5 de julho, com o objetivo de fortalecer práticas inclusivas por meio da capacitação contínua dos profissionais da educação

A Prefeitura do Crato, por meio da Escola de Gestão Municipal, realizou neste sábado, 5 de julho, a terceira turma do Curso Introdutório de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Contexto Escolar. A formação, realizada no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Campus Pimenta, reuniu profissionais da educação municipal em mais uma etapa do compromisso com uma educação pública inclusiva, acolhedora e tecnicamente qualificada.

Sob a supervisão da equipe da Escola de Gestão e a condução de duas especialistas na área, a formação abordou fundamentos teóricos e práticos da ABA, com foco no desenvolvimento de habilidades funcionais e na ampliação do olhar sensível e ético sobre a neurodiversidade no ambiente escolar.

As facilitadoras desta etapa foram as psicólogas:

- Isabella Cazuza Callou - Psicóloga (CRP-11/16988), mestra em Psicologia Experimental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua com Análise do Comportamento Aplicada (ABA), voltada à qualidade de vida de pessoas neurodivergentes e suas famílias.

- Keilany Botelho Araujo - Psicóloga (CRP-11/11812), mestra em Psicologia pela UNIVASF, especialista em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Transtorno do Espectro do Autismo pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INESP). Atua com intervenção ABA focada no desenvolvimento de habilidades funcionais em pessoas neurodivergentes.

A proposta do curso é capacitar todos os cuidadores da rede municipal de ensino, promovendo um ambiente educacional preparado para acolher e estimular o potencial de cada estudante.

A formação reforça a diretriz da gestão municipal de investir na valorização dos profissionais da educação e na construção de políticas públicas baseadas na inclusão, no respeito e na equidade.

Texto: Hermínia Rachel Saraiva

 

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