Formação aconteceu neste sábado, 5 de julho, com o objetivo de fortalecer práticas inclusivas por meio da capacitação contínua dos profissionais da educação
A Prefeitura do Crato, por meio da Escola de Gestão Municipal, realizou neste sábado, 5 de julho, a terceira turma do Curso Introdutório de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Contexto Escolar. A formação, realizada no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA)
- Campus Pimenta, reuniu profissionais da educação municipal em mais uma etapa do compromisso com uma educação pública inclusiva, acolhedora e tecnicamente qualificada.
Sob a supervisão da equipe da Escola de Gestão e a condução de duas especialistas na área, a formação abordou fundamentos teóricos e práticos da ABA, com foco no desenvolvimento de habilidades funcionais e na ampliação do olhar sensível e ético sobre a neurodiversidade no ambiente escolar.
As facilitadoras desta etapa foram as psicólogas:
- Isabella Cazuza Callou
- Psicóloga (CRP-11/16988), mestra em Psicologia Experimental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua com Análise do Comportamento Aplicada (ABA), voltada à qualidade de vida de pessoas neurodivergentes e suas famílias.- Keilany Botelho Araujo
- Psicóloga (CRP-11/11812), mestra em Psicologia pela UNIVASF, especialista em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Transtorno do Espectro do Autismo pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INESP). Atua com intervenção ABA focada no desenvolvimento de habilidades funcionais em pessoas neurodivergentes.
A proposta do curso é capacitar todos os cuidadores da rede municipal de ensino, promovendo um ambiente educacional preparado para acolher e estimular o potencial de cada estudante.
A formação reforça a diretriz da gestão municipal de investir na valorização dos profissionais da educação e na construção de políticas públicas baseadas na inclusão, no respeito e na equidade.
Texto: Hermínia Rachel Saraiva