Ações e Desafios da Primeira Infância e Educação pautaram os debates e construções de novas propostas no fórum temático, para o Plano Plurianual
- PPA (2026-2029). O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 3, com a presença de profissionais da educação e assistência social.
O debate foi aberto com apresentações de dados estatísticos relacionados à primeira infância no Município, traçando um panorama da realidade e as políticas que poderão ser trabalhadas nos próximos anos. Estiveram presentes os secretários de Assistência Social e Cidadania, Rondinele Brasil, e Educação, Neyla Brito, que abordaram as políticas públicas que estão sendo realizadas e os projetos a serem executados que irão beneficiar diretamente esse público.
Os debates contam com a participação do público de segmentos variados, instituições e sociedade civil, que destacaram desde o aperfeiçoamento das escolas em tempo integral, a um projeto de adequação das instituições de ensino, atendendo às necessidades das crianças.
A secretária abordou o avanço das escolas em tempo integral. O Crato conta com 15% das escolas nessa modalidade de atendimento. Dentro do projeto de fortalecimento da educação para crianças, estão a construção de creches no Seminário, na Vila Alta e na Vila Carrapato, ainda prevendo melhorias de outros estabelecimentos e novas adequações, com isso ampliando significativamente as vagas.
O secretário Rondinele Brasil ressaltou as políticas na área social, com o fortalecimento de políticas voltadas à primeira infância no SUAS. Atualmente estão em campo 17 visitadores sociais, com atuação junto aos CRAS, tanto na cidade como na área rural. "São crianças de 0 a 6 anos sendo acompanhadas, incluindo aquelas com o Benefício de Prestação Continuada
- BCP. O foco é atingir 510 famílias. Nessa perspectiva, são realizados trabalhos de capacitação junto às famílias. O secretário ainda ressaltou o fortalecimento da parceria de trabalho junto aos conselhos municipais.