O mercado de trabalho se amplia para os integrantes do Projeto Jovem Aprendiz. Mais 33 participantes iniciam a nova jornada com o aprendizado, proporcionado através dos estágios com as aulas práticas e teóricas no município do Crato. Nesta segunda-feira, 12, foi realizada a aula inaugural, no CVTEC, com a nova turma. Serão 11 meses de conquista de trabalho com carteira assinada e todos os direitos garantidos para viver na prática a experiência do trabalho em empresas cratenses. Os salários serão destinados por horas trabalhadas e aulas assistidas, e devem variar de R$ 900,00 a R$ 1200,00.
O projeto integra as ações da Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura do Crato, e tem a finalidade de inserir jovens no mercado de trabalho, por meio de cursos de iniciação profissional e contratação por empresas privadas. A meta é ampliar oportunidades para os jovens cratenses, oferecendo formação e experiência prática, com o objetivo de fortalecer a empregabilidade nesta faixa etária.
Critérios apresentados
O supervisor técnico do Estado, João Leidson, realizou a apresentação de todos os critérios relacionados ao projeto, que devem ser cumpridos pelos novos integrantes, principalmente relacionados à frequência. A turma contará com acompanhamento da instrutora Jeane Lustoza e tem como Coordenadora do Programa Primeiro Passo no Crato, Nádia Maria Freitas, também presente na aula inaugural.
O supervisor ressaltou a importância do projeto para a abertura de novas oportunidades, que vão impactar na vida dos jovens, que permaneceram durante 11 meses nos estágios. Os participantes terão 1.280 horas a serem cumpridas, em que permanecem de segunda à sexta nas empresas pela manhã, e à tarde, toda segunda e quarta, nas aulas no curso de assistente administrativo. Todos os integrantes do projeto são advindos de escolas públicas.
A aula inaugural contou com a presença da Secretária Executiva de Assistência Social e Cidadania, Otonite Cortez, representando o secretário Rondinele Brasil. Ela ressaltou a importância da criação das vagas para o mercado, oportunizando aqueles recém-formados entrarem no mercado de trabalho. "Todos vocês vão levar o nome da escola e o projeto para dentro da empresa, e serão avaliados a partir das suas atitudes e comportamento onde cada um vai atuar", afirmou.