O Município do Crato inicia a Campanha Faça Bonito, com a entrega do Troféu Araceli Sanches a personalidades e instituições que atuam pelo bem-estar das crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira, 12, em sessão solene na Câmara Municipal foi realizada a entrega da premiação e feitas as homenagens especiais a oito projetos e pessoas que se destacam com essa atuação. Nesta terça-feira, a programação cotinuou com encontro intersetorial no CRAS Dedé de Luna, às 9h.
O projeto de lei para instituir o prêmio ocorreu em 2028 e somente este ano, após articulação junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Câmara Municipal, foi retomado, dada a sua importância, conforme o Presidente da Câmara, Matheus Leite.
Os agraciados destacaram a importância da premiação, na reafirmação do compromisso de continuar fortalecendo o trabalho em prol da criança e do adolescente no Crato. A advogada Luciana de Sousa, foi a primeira a receber o troféu. Ela disse que mesmo com a luta empreendida, crianças e adolescentes continuam sendo vítimas. "Todos os profissionais devem se unir para fortalecer essa luta. Esse prêmio chama a atenção da sociedade para isso", afirma.
O juiz José Flávio Bezerra de Morais salientou que esse troféu possa ser um compromisso contínuo de mais denúncia, escuta e ação. Já o advogado Ricardo Sousa Aguiar, coordenador da Proteção Social Especial do Crato, um dos agraciados, agradeceu a iniciativa do troféu. "Esse reconhecimento é de toda uma equipe dessa luta incessante contra o abuso de crianças e adolescentes", afirma.
A Secretária Executiva da pasta de Assistência Social, Ticiana Cândido, autora do projeto de lei que institui o troféu, no período em que exerceu o mandato de vereadora, também teve o seu trabalho reconhecido. Ela é assistente social e vem desempenhando a função há vários anos. Também receberam o prêmio Maria Nereide, o secretário de Segurança e Cidadania, Francisco Leitão Moura, Verônica Neuma Carvalho e Hermano José de Sousa.