Reunindo representantes de 18 municípios da região, a cidade do Crato recebeu na quarta-feira, 1º, a última etapa livre estadual da 6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos. O encontro foi realizado no Centro Cultural do Cariri.
Promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), com o apoio da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a etapa teve como objetivo ampliar a escuta popular e possibilitar a construção coletiva de propostas para fortalecer a política de direitos humanos no estado.
Divididos em grupos, os participantes discutiram seis eixos temáticos: Enfrentamento das violações e retrocessos; Democracia e participação popular; Igualdade e Justiça social; Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos; Proteção dos direitos humanos no contexto internacional; e Fortalecimento da institucionalidade dos Direitos Humanos.
O encontro resultou na eleição de 25 delegados, sendo nove do Poder Público e 16 da Sociedade Civil, onde estes irão representar os seus territórios no debate estadual, marcado para esse mês de outubro, em Fortaleza. Na ocasião, também estiveram presentes a Secretária de Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz; e a Diretora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa.
Texto - Liz Bitú