NOTÍCIAS

11-FEV-2026

Pouca participação de PcD nos pleitos eleitorais é debatida em reunião do COMDPED, em Crato

Por Comunicação 11/02/2026 #direitoshumanos

A maior participação das pessoas com deficiência nos pleitos eleitorais da cidade do Crato foi a principal pauta de discussão, durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDPED), ocorrida na tarde desta terça-feira, 10, na Sala dos Conselhos, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. O encontro contou com representações de outras pastas como Direitos Humanos, para debater alternativas que incentivem a maior participação nos períodos de eleição.

Segundo o presidente do Conselho, Alberto Lima, esse tema tem sido de grande preocupação. Segundo ele, a partir de um levantamento do cartório eleitoral, foram identificados 700 PcD no Crato e, desses, apenas 0,4 por cento das pessoas compareceram para votar na última eleição, correspondente a 28 eleitores.

Ele afirma que uma de suas preocupações diz respeito não apenas ao estímulo maior de votar, mas aos próprios locais de votação, que precisam estar adaptados para receberem as pessoas com deficiência. "Eu mesmo senti dificuldades na última eleição em relação à mobilidade, pois o local em que fui votar tinha primeiro andar e dificultava mais ainda o acesso", explica. O transporte para as pessoas também precisa ser facilitado e que a pessoa com deficiência possa, com isso, exercer a sua cidadania.

Para Alberto, é necessário que seja realizada uma campanha de sensibilização, além de iniciar um trabalho para que haja uma participação maior das pessoas. Ele disse que essas ações deverão ser feitas através da parceria com outros órgãos como o próprio cartório eleitoral, e a Prefeitura do Crato. "Vamos fazer um trabalho para aumentar a quantidade de pessoas PcD nas eleições deste ano. Temos que sensibilizar e ver as principais dificuldades e facilitar a ida de todos aos locais de votação", afirma.

Uma das propostas apresentadas foi a identificação da pessoa com deficiência em documento, ao chegar ao local de votação. Além de um trabalho da autoestima, para promover a inclusão social e destacar a importância da participação no processo decisório do país. Outra questão está relacionada ao incentivo para que possam tirar o título e exercerem a cidadania na hora do voto.

Outra proposta apresentada foi de trabalhar junto a instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e outras entidades, com palestras e orientações, e uma campanha nos meios de comunicação.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024