NOTÍCIAS

18-DEZ-2025

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato empossa novos membros para o biênio 2026/2027

Por Comunicação 18/12/2025 #meioambiente

Realizada na manhã desta quarta-feira, 17, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato (COMDEMA) e a 11ª reunião da diretoria, além da entrega de certificados pela atuação dos seus integrantes ao longo do mandato anterior. A solenidade contou com a presença do prefeito, André Barreto, e do presidente do conselho, George Borges, também secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima. Próximo ano, o conselho, um dos mais antigos do interior do Ceará, fará 20 anos de atuação.

A nova diretoria passa a contar com 23 membros que representam as mais diversas instituições públicas, privadas e organizações não governamentais. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente, destacando a atuação da diretoria, sua importância e as conquistas para o Crato nesse setor ao longo dos anos. Ele aproveitou para agradecer a grande contribuição para os avanços na área de meio ambiente e o encaminhamento dos projetos, críticas e sugestões relevantes.

O prefeito lembrou que o conselho foi criado através de sua solicitação na Câmara, quando era vereador. "Tenho certeza que, ao longo desses quase 20 anos, o conselho tem uma atuação fundamental e o Crato uma das melhores gestões ambientais. Esse avanço tem como conquista o conselho, que vem cumprindo o seu papel para a gente avançar cada vez mais", disse ele.

Na ocasião, o gestor ressaltou os avanços nos últimos anos, como no saneamento e esgotamento, a conquista do novo espaço verde que será denominado Jardim Botânico, para o Crato, no bairro Grangeiro, além de futuros desafios relacionados à prevenção de queimadas e à conservação dos rios Batateiras e Grangeiro.

Um dos membros, Expedito Guedes, destaca a renovação do conselho e o seu papel nas questões voltadas para a preservação do meio ambiente, que tem a ver com a vida. "Somos responsáveis por um conjunto de ações e o conselho tem o poder de colaborar, deliberar e fiscalizar, planejar políticas de preservação das ocupações e se manifestar contra a devastação que vem acontecendo, além das ocupações na Flona", disse.

Os integrantes de associações, como Arlene Pessoa, da Associação de Proteção à Vida (Aprov), e Gabriel Silva, da Ibilewà, destacaram a atuação dessas entidades na proteção animal, preservação do meio ambiente, entre outras causas, pautadas na ação ambiental.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024