
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Casa da Mulher Cratense, iniciou na última quarta-feira, 19, a programação da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres, com o Encontro do Empodera, na Câmara de Vereadores do Crato. A iniciativa integra o movimento global de enfrentamento às diversas formas de violência que atingem meninas e mulheres, promovendo ações educativas, rodas de conversa, debates e mobilização comunitária.
A campanha segue até o dia 12 de dezembro, com atividades realizadas em equipamentos públicos, escolas, territórios e espaços de acolhimento. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, ampliar o diálogo sobre igualdade racial e de gênero e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar e combater todos os tipos de violência.
No dia 24, às 9h, será realizado o Café com a Rede de Proteção, no Fórum Desembargador Hermes Parahyba. No dia 25, data que marca o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, ocorre o II Encontro das Equipes Técnicas da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica do Cariri, das 8h às 12h30, na Casa da Mulher Caririense.
Entre os dias 26 e 29 de novembro, o destaque será para a Campanha do Laço Branco, movimento mundial que incentiva a participação dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres. A programação inclui debates, mobilizações públicas e rodas de conversa em diferentes equipamentos municipais.
Em dezembro, as atividades seguem com ações comunitárias, círculos restaurativos, palestras e encontros com estudantes e famílias. No dia 8, a Prefeitura realizará a entrega de um kit e de um veículo para reforçar a estrutura de atendimento da Casa da Mulher Cratense.
O encerramento ocorre no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, com a Reunião Ampliada sobre o Plano Municipal de Política para Mulheres, no Auditório do CAC. Nos dias 11 e 12, ações educativas e atividades com grupos de mulheres finalizam a agenda de mobilização.
Com a temática deste ano, o município reforça que a luta pelo fim da violência e do racismo exige compromisso permanente do poder público e da sociedade. A campanha incentiva a denúncia por meio dos canais oficiais, como Disque 180, Disque 190 e a rede municipal de acolhimento.