
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) publicou, por meio do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira, 5, o resultado preliminar do Selo TCE Ceará Sustentável 2025. O município do Crato, através da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, é um dos municípios pré-selecionados para receber a certificação do Selo TCE Ceará Sustentável, com o projeto "Coleta seletiva e destinação correta dos resíduos orgânicos na Expocrato 2025". Ao todo, foram registradas 134 inscrições, das quais 102 ficaram habilitadas a receber o reconhecimento. O resultado final será divulgado no próximo dia 14, e a entrega do selo ocorrerá dia 28, durante a Sessão Solene, em Fortaleza.
A iniciativa cratense apresenta os resultados obtidos com a implantação do Projeto de Coleta Seletiva na Expocrato 2025, durante o período de 12 a 21 de julho, especialmente quanto a recuperação de resíduos recicláveis secos, promovendo a geração de renda para os catadores e entidades envolvidas e, também, a destinação diferenciada para parte dos resíduos orgânicos gerados no evento.
Sobre o Selo
O Selo TCE Ceará Sustentável tem como objetivo reconhecer boas iniciativas dos jurisdicionados ao TCE Ceará. Em 2024, houve um aumento significativo de inscrições, com 91 ações certificadas, e neste ano o número chegou a 102 habilitadas. O crescimento de participações evidenciou a valorização da sustentabilidade e engajamento dos municípios na atenção a essa causa.
As iniciativas habilitadas comprovaram a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará, a existência de Plano de Logística Sustentável (PLS) ou de documento equivalente que comprovasse o vínculo da iniciativa inscrita com a política de sustentabilidade adotada, a aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas metas, bem como o alinhamento à Agenda ESG 2025 do TCE Ceará, nas áreas de primeira infância, saneamento básico, mudanças climáticas, acessibilidade e inclusão.
O Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma de reconhecer a sociedade, os jurisdicionados e os servidores que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que, facultativamente, façam a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará.