A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, já realizou mais de mil inscrições para o Programa Garantia Safra 2025-2026. O trabalho vem sendo realizado através de agendamento das equipes nas comunidades, incluindo sítios e distritos, para garantir aos produtores rurais melhores condições, no caso das perdas de safras. No próximo dia 1º, será iniciada a repescagem para aqueles agricultores que não conseguiram realizar o cadastramento, em virtude de alguma pendência.
No sábado, 1º, o atendimento com os técnicos da secretaria será no distrito de Dom Quintino (Escola Raimundo Nonato). Já no dia 4, na Bela Vista (Casa de Mestre Aldenir), e também na Ponta da Serra (C. B. Sindicato). No dia 5, no Campo Alegre (Associação/Cozinha Solidária), na Santa Fé (Mercearia de Mariana) e Monte Alverne (Associação); dia 6, na Santa Rosa (Salão da Capela São José), Baixio das Palmeiras (Associação) e Belmonte (Auditório da Solibel).
As localidades começaram a receber as equipes para a realização das inscrições no último dia 30 de setembro, por Dom Quintino e Bela Vista. Em diversas localidades, os produtores ainda terão a oportunidade de encaminhar as suas inscrições.
O trabalho está sendo realizado através da parceria com a Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as entidades, incluindo associações das localidades. A Secretária Julliana Bezerra destaca o importante trabalho de parceria, para chegar a pelo menos 1.500 produtores cadastrados, que poderão ser beneficiados através do Garantia Safra este ano.
Sobre o Garantia
O Garantia Safra é um seguro vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, para garantir as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares, sistematicamente sujeitos à perda da serra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.
Texto: Elizangela Santos