A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Escola de Gestão Pública Municipal, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e o XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, deu início, nesta quarta-feira, 24 de setembro, à Formação Continuada para Relações Étnico-Raciais para Servidores Públicos Municipais.
A atividade, disciplinada pela Lei Municipal nº 3.913/2022, é parte de um compromisso institucional com a promoção da igualdade racial no município e acontece em duas etapas, nos dias 24 e 26 de setembro.
Primeira palestra: desigualdades raciais e políticas públicas
A abertura ocorreu no auditório do Geopark Araripe, com a palestra "Desigualdades raciais e as políticas públicas para a população negra", reunindo servidores municipais, representantes de movimentos sociais e comunidade acadêmica.
O momento contou com as falas de Dr. Hélio Santos (CEDRA e Oxfam Brasil), da Me. Cristina Lopes (CEDRA/GRUNEC) e da Profª. Dra. Vera Rodrigues (UNILAB), sob mediação de Luiz Wendesteny (NEGRER/URCA).
Em suas falas, os palestrantes ressaltaram a importância das políticas afirmativas e da atuação do poder público na superação das desigualdades históricas que afetam a população negra.
Próxima etapa
A formação terá continuidade na sexta-feira, 26 de setembro, às 9h, no auditório da Prefeitura do Crato, com a palestra "Saúde da população negra: demandas políticas e educacionais a partir de uma abordagem interseccional", que será ministrada por Prof. Dr. Alef Diogo Santana (URCA), Prof. Dr. Lucas Pereira de Melo (USP) e Valéria Gercina das Neves Carvalho (GRUNEC), com mediação de Charlie Renatti (Coletivo Transmaculines/SMDH/CMLGBT+/NEGRER/URCA).
Com essa iniciativa, o município do Crato se propõe em fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial, garantindo que servidores públicos estejam preparados para construir uma gestão inclusiva e justa.
Texto: Hermínia Rachel Saraiva