Solenidade será realizada nesta sexta-feira, 5 de setembro, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), às 18h
A Prefeitura do Crato, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EPGM), concluiu um ciclo de quatro turmas do Curso Introdutório de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Contexto Escolar, garantindo a capacitação de 125 cuidadores da rede municipal de ensino. A solenidade de entrega dos certificados acontece nesta sexta-feira, 5 de setembro, às 18h, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA).
O curso, realizado entre março e agosto, teve como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas e fortalecer o atendimento a crianças com desenvolvimento atípico. A formação reuniu especialistas e profissionais renomados da área da Psicologia, que compartilharam fundamentos teóricos e vivências práticas sobre a ABA, abordagem reconhecida internacionalmente pela sua eficácia no acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento.
Especialistas e conteúdos trabalhados
As turmas foram conduzidas por diferentes profissionais com experiência acadêmica e clínica em ABA, entre eles:
- Brennda Martinelli Pinho Silva, psicóloga, especialista em ABA e Neuropsicologia, com atuação em intervenções psicopedagógicas.
- Yuri Monteiro Bezerra, psicólogo em formação avançada em ABA, com experiência no contexto escolar e clínico.
- Gabriel Barbosa F. Callou, psicólogo, mestrando em Educação pela URCA e especialista em ABA para TEA.
- Natália Magalhães Lobo Macedo, psicóloga, especialista em ABA pela Faculdade Pernambucana de Saúde, com nove anos de atuação em diferentes contextos.
- Isabella Cazuza Callou, psicóloga, mestra em Psicologia Experimental pela UFPA, especialista em Desenvolvimento Infantil.
- Keilany Botelho Araujo, psicóloga, mestra em Psicologia pela UNIVASF, especialista em ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.
Os encontros abordaram desde a fundamentação da Análise do Comportamento até estratégias práticas para aplicação no cotidiano escolar, com foco na construção de um ambiente inclusivo, acolhedor e sensível à neurodiversidade.
Depoimentos e impacto na rede municipal
Cuidadores que participaram da formação relataram a importância do aprendizado para sua atuação. "Foi um momento ímpar onde pude aprender muito. O conhecimento adquirido com certeza ajudará no meu trabalho diário", destacou Jean Alencar, cuidador na Escola Pedro Felício. Já Rosimar Soares, do CEI José Isaías, afirmou: "Amei o curso. Foram ensinamentos muito produtivos, que me proporcionaram novas perspectivas para atuar melhor com as crianças".
A diretora da EPGM, Larissa Cavalcante, reforçou a relevância de investir em qualificações contínuas: "Acreditamos que esse tipo de capacitação é fundamental para o desenvolvimento do trabalho educativo na cidade. E a tendência é trazer mais cursos como esse para garantir a qualidade do atendimento".
A coordenadora pedagógica da EPGM, Fabiola Mota, também destacou o impacto da formação: "O curso de ABA tem um papel essencial, pois oferece aos cuidadores ferramentas práticas para lidar com os desafios do cotidiano escolar, promovendo um ambiente mais inclusivo e preparado para atender às necessidades de cada criança. Esse foi o primeiro ciclo, a proposta é formar todos os cuidadores da rede de ensino municipal"
Para a secretária de Educação, Neyla Brito, a iniciativa representa um avanço nas políticas públicas inclusivas: "A capacitação é essencial para que os cuidadores adquiram conhecimentos que os auxiliem a lidar com diferentes situações e emoções das crianças atípicas, garantindo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor".
Inclusão como política pública
Com a conclusão das quatro turmas, a Prefeitura do Crato traduz o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a implementação de práticas pedagógicas que promovem equidade e inclusão. Ao formar 125 cuidadores, o município avança na consolidação de uma rede de ensino preparada para atender às demandas da diversidade, fortalecendo o papel da escola como espaço de acolhimento e desenvolvimento integral.
Texto: Hermínia Rachel Saraiva