O Crato registrou mais uma queimada num período considerado crítico durante o ano, com a estiagem. A Brigada Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros, debelou as chamas na queimada ocorrida nesta segunda-feira, 1º, no bairro Barro Branco. A equipe se deslocou para o local, por volta das 18h30, e somente às 23h45, o fogo foi totalmente controlado e extinto. Há suspeitas de ter sido criminoso.
O incêndio foi identificado na área da Avenida Dom Vicente Araújo Matos, entre os bairros Mirandão e Barro Branco, que dá acesso ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima.
O comandante da Brigada de Incêndio, Eneas Pinheiro Cardoso, afirma que o incêndio teve proporções consideráveis, em função da vegetação, com mata seca, capim, jurema preta e outras. "O fogo era devastador e representava um grande perigo para a saúde da população daquela localidade", disse ele. A atuação dos agentes foi de fundamental importância para o rápido controle, contando com ação conjunta dos órgãos e ajuda de um trator-pipa da SAAEC, usado para o resfriamento e rescaldo da área.
O comandante ainda destaca que o incêndio apresentava características de ação criminosa, com chamas se propagando rapidamente e reacendendo em intervalos regulares. Na ocasião, foi solicitado o apoio da Guarda Civil Metropolitana para realizar uma ronda pelas proximidades, com a finalidade de encontrar os possíveis suspeitos.
Texto: Elizangela Santos