O município do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora o resultado do SPAECE 2024, alcançando, mais uma vez, um desempenho de excelência. No total, foram 30 Escolas Nota 10 reconhecidas pela avaliação estadual.
O destaque não para por aí: cinco escolas cratenses estão entre as 150 melhores do Ceará, consolidando o município como referência em qualidade de ensino. As instituições premiadas foram: EEIEF São Francisco, EEIEF Padre Frederico Nierhoff, EEIEF 8 de Março, EEIEF Liceu Diocesano Padre Antônio Teodósio Nunes e o EEIEF José Peixoto de Lima.
A secretária de Educação, Neyla Brito, ressaltou a importância do resultado, que evidencia o compromisso da gestão municipal com a valorização do aprendizado dos estudantes e o fortalecimento da rede de ensino. "Esse resultado é fruto do trabalho coletivo de professores, gestores, alunos e famílias, que acreditam na educação pública de qualidade. O Crato segue como destaque na região da CREDE 18, mostrando que investir em educação é garantir um futuro melhor para nossas crianças e jovens", destacou a secretária.
O prefeito André Barreto comentou, com muita alegria, o resultado obtido pelo Crato na avaliação. "Fico muito feliz em ver o município do Crato se destacando na Educação, e ainda mais por estarmos garantindo que nossas crianças aprendam na idade certa. Esses resultados são fruto de investimentos iniciados na gestão do prefeito Zé Ailton Brasil, conduzidos pela secretária Germana Brito, e que agora temos ampliado e fortalecido com ações de valorização dos servidores, expansão e melhorias na infraestrutura das escolas, dentre outras ações. Parabéns a todos que fazem parte dessa grande conquista".
O SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) é aplicado anualmente pelo Governo do Estado e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação nas escolas cearenses, premiando aquelas que atingem altos índices de desempenho.
Com este resultado, o Crato reafirma seu compromisso em manter a educação como prioridade e continua avançando na construção de uma rede de ensino cada vez mais sólida e reconhecida em todo o Ceará.
Texto: Alessandra Lacerda