O Programa Novos Caminhos do Crato transformou a Rua Elísio Saldanha, na Vila São Bento, e a vida dos moradores. Tudo ficou melhor. Foram pavimentados mais de 3 mil metros quadrados de área; parte em paralelepípedo e outra em intertravado. Ainda foram executados meio-fio e sarjeta, além de calçada com piso podotátil e rampas, de olho na acessibilidade. Os investimentos somaram R$ 400 mil.
Depois da transformação da via, "está todo mundo se achando", segundo Maria das Graças de Oliveira, cuidadora de idosos. Ela achava que a pavimentação em intertravado só contemplava centros históricos. "Sei que tem em ruas de Recife e Salvador. No centro aqui do Crato também. Então, pra gente, foi um privilégio", diz, orgulhosa.
Andar de bicicleta, jogar bola e até conversa fora, na porta de casa, agora são atividades rotineiras, que têm proporcionado mais saúde e bem-estar para todas as famílias. "Eu e meus amigos estamos felizes", fala Cauê Chagas, de 11 anos, com um sorriso bonito estampado no rosto.
Para a avó dele, Lúcia Sousa, o programa Novos Caminhos do Crato significa muito mais do que rua bem pavimentada. "É sonho realizado", ressalta a aposentada, com lágrimas nos olhos.
A emoção da antiga moradora local sinaliza que os cratenses vivem tempos inéditos de mobilidade, qualidade de vida e desenvolvimento contínuo em ritmo acelerado.
Texto: Aline Menezes