Com o objetivo de valorizar o protagonismo dos estudantes e criar um espaço de expressão, a Escola Dom Quintino inaugurou, nesta segunda-feira, 11 de agosto, data que se comemora o Dia do Estudante, a Rádio Recreio. O projeto integra o grupo de habilidades desenvolvido pela instituição, que busca explorar e potencializar os talentos dos adolescentes, fortalecendo a autoestima e a participação ativa na comunidade escolar.
A proposta é simples e inovadora: durante os intervalos, os alunos assumem a programação, levando entretenimento e informação para os colegas no pátio da escola. As transmissões serão feitas na sala de leitura, com som distribuído por caixas instaladas estrategicamente no ambiente.
A programação é diversificada e muda a cada dia, com conteúdos produzidos integralmente pelos estudantes. Há espaço para curiosidades, entrevistas, apresentações de trabalhos, playlists de artistas e até resenhas e dicas culturais.
Para Helena, 13 anos, estudante do 8º ano, participar da rádio é uma experiência única. "No primeiro dia bateu um nervosismo, mas logo pegamos o jeito. É muito bom ver os colegas interagindo e conhecendo grandes artistas brasileiros".
O coordenador da escola, Cláudio Gregório, destaca que a Rádio Recreio é mais do que um projeto de comunicação. "Queremos criar uma dinâmica que estimule o repertório cultural dos alunos e mostre que eles têm voz e valor. A rádio é uma ferramenta de aprendizado, integração e criatividade", disse.
A Rádio Recreio reforça o compromisso da Escola Dom Quintino, com o apoio da Secretaria de Educação do Crato, em promover ações transformadoras, que unem educação, cultura e protagonismo juvenil, tornando o recreio um momento de aprendizado e troca.
Texto: Alessandra Lacerda