A entrega dos títulos de regularização fundiária foi finalizada na última sexta-feira, 8, nas comunidades de Ponta da Serra e Dom Quintino, encerrando o cronograma estabelecido pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Foram distribuídos 225 títulos, para várias comunidades do Crato, incluindo as áreas dos distritos de Santa Fé e Monte Alverne, nos dias 7 e 8 de agosto.
O município tem ampliado ações de parceria com o Governo do Estado, no intuito de garantir a posse da terra e também de imóveis, com o trabalho de garantia de títulos realizado através da prefeitura ou de parcerias.
A comunidade beneficiada com o maior número de títulos foi no Distrito de Santa Fé, mas receberam também agricultores das localidades de Baixio das Palmeiras, com 7, 5 no Belmonte, 5 na Bela Vista, 4 na Santa Rosa, e mais 10 no Campo Alegre. Os outros documentos foram entregues nas comunidade de Santa Fé e Monte Alverne.
O superintendente adjunto do Idace, Amorim Rodrigues, além de realizar as entregas dos títulos, juntamente com os técnicos do órgão e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, também levou aos produtores informações relacionadas aos encaminhamentos para a regularização fundiária.
O gerente geral da Ematerce, Antônio Porto, destacou a importância desse trabalho, ao ressaltar maior garantia ofertada ao produtos rural, que terá mais oportunidade de atuar com projetos de financiamento rural para investir na sua propriedade. Além disso, afirmou que o órgão está disponível para realizar os atendimentos e orientações necessárias aos agricultores.
Texto: Elizangela Santos