NOTÍCIAS

28-MAI-2025

Crato realiza o I Seminário de Enfrentamento à LGBTQIAPN+fobia para profissionais da rede pública municipal de ensino

O objetivo é valorizar a diversidade e, consequentemente, combater todos os tipos de preconceito

Por Emanuelle Magalhães 28/05/2025 #direitoshumanos

Com o tema "Valorizar as existências e garantir a dignidade de estudantes LGBTQIAPN+", a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais - LGBT, realizou nesta terça-feira, 27, o I Seminário de Enfrentamento à LGBTQIAPN+fobia para diretores (as) e coordenadores (as) pedagógicos da rede municipal de ensino.

Na ocasião, representando o prefeito André Barreto, a secretária dos Direitos Humanos, Zuleide Queiroz, pontuou a caminhada dos movimentos sociais para a construção de políticas públicas para a população LGBT e ressaltou a importância do seminário para a construção de um material didático que será trabalhado nas escolas. "Essa formação é construída com o intuito de mudar as estruturas da nossa cidade, de fortalecer e de avançar nessas políticas públicas", disse.

Durante o seminário, a saudosa Maria Edilânia de Lima, conhecida como Lacraia, recebeu uma homenagem por sua luta por um mundo onde todas as pessoas possam viver em plenitude e dignidade. A secretária Zuleide entregou uma placa a Rayane Afonso, sobrinha da homenageada.

Na parte da manhã, o seminário foi direcionado aos diretores e diretoras, onde foi realizada palestra, ministrada pela professora Verônica Isidório, sobre a temática geral, em seguida os debates e encaminhamentos. E a tarde, com a participação dos coordenadores pedagógicos, foi exibido o documentário "Transformando direitos: cotas, saúde e respeito", do projeto Oliveiras, seguido de um momento de conversa.

Também estiveram presentes, a Secretária de Educação, Neyla Brito; o Coordenador de Políticas Públicas da Diversidade, Samuel Morais; a professora da rede municipal de ensino, Helena Mendes; a estudante do Curso de Teatro da URCA, Rebeca Teixeira; o historiador e integrante do Grunec, Carlos Dias; e Charlie Renatti, membro do Conselho Municipal LGBT.

Texto: Liz Bitu

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024