NOTÍCIAS

25-MAI-2025

Empossado novo colegiado do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de LGBTs

Por Emanuelle Magalhães 25/05/2025 #direitoshumanos

Em uma solenidade marcada por resistência e reafirmação de direitos, foi realizada na noite da última sexta-feira (23) a posse do novo colegiado do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Crato, no auditório do Palácio Alexandre Arraes.

O momento celebrou o fortalecimento de uma importante instância de participação social e política, consolidada por lei municipal, que visa garantir e ampliar políticas públicas para a população LGBT do município.

Durante a solenidade, Gilney Matos, referência na militância local e presidente do Conselho, destacou o marco histórico que a constituição do conselho representa para o Crato. "Hoje temos um conselho LGBT constituído por lei, onde ninguém tira. O Estado do Ceará tem um conselho instituído por decreto, o país também. Aqui no Crato, é lei, construída a partir da luta e da nossa ocupação dos espaços públicos", relembrou. Ele reforçou a importância simbólica de cada passo dado, desde os primeiros posts institucionais até a criação do conselho: "Para algumas pessoas, é só um post. Para nós, é vida, é luta, é conquista".

Já Samuel Lima, assessor especial da Secretaria de Direitos Humanos do Crato, enfatizou o desafio e a responsabilidade assumida pelos conselheiros. "A pergunta que a gente deve se fazer é: qual é o nosso papel neste conselho? O que vamos construir a partir de agora? Este momento é fundamental para fortalecer a nossa união, sociedade civil e poder público, e seguir lutando por políticas públicas efetivas", afirmou.

A professora e secretária dos Direitos Humanos do Crato, Zuleide Queiroz, também participou da solenidade, fazendo uma reflexão potente sobre o legado que a atuação do conselho constrói para as futuras gerações. "A gente precisa da nossa felicidade, as nossas crianças precisam compreender que podemos ter um mundo mais justo. O que seria da nossa cidade sem este conselho? Precisamos estar juntos, de mãos dadas, para resistir e transformar", disse.

O Conselho Municipal LGBT do Crato é um dos maiores conselhos da cidade, com quase 30 integrantes. A sua existência reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos humanos, o respeito à diversidade e o combate à LGBTfobia. Com a realização e apoio às ações concretas, junto da sociedade civil, o Crato tem construindo políticas públicas que garantam cidadania e dignidade a todas as pessoas.

Aniversário

Após a solenidade, os participantes comemoraram os 21 anos da Associação de Apoio, Defesa e Cidadania dos Homossexuais - Adacho.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023
Selo ATRICON Diamante 2024Selo UNICEF 2021-2024