Ações nas escolas municipais mobilizam alunos, famílias e profissionais em defesa dos direitos de crianças e adolescentes
Durante o mês de maio, a Secretaria Municipal de Educação do Crato está realizando uma série de atividades socioeducativas como parte da Campanha Maio Laranja, em uma ação conjunta com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania e Saúde. A mobilização tem como objetivo sensibilizar, prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Campanha Maio Laranja é uma mobilização nacional, que tem como marco o 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data relembra a importância de proteger e garantir os direitos de meninos e meninas em todo o país.
Por meio da Célula da Inclusão, as equipes técnicas estão participando de rodas de conversa com os alunos, atividades educativas que estimulam o diálogo, o respeito e a proteção integral da infância, assim como as capacitações, promovidas pelo CRAS para gestores escolares. "A escola é um espaço essencial para garantir direitos, promover valores e fortalecer a rede de proteção. Estamos trabalhando de forma integrada, com formações e vivências que envolvem alunos, educadores e famílias, sempre com o compromisso de cuidar e proteger nossas crianças", destaca Neyla Brito, secretária municipal de Educação.
As ações fazem parte de uma articulação com os programas Previne Violência nas Escolas, Não!, do Ministério Público do Ceará; Projeto Peteca, do Ministério Público do Trabalho; e o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, todos voltados à promoção de ambientes seguros e acolhedores para crianças e adolescentes.
"Estamos atuando de maneira ativa nas escolas com atividades que fortalecem a escuta, a prevenção e o vínculo com as famílias. A campanha Maio Laranja é uma oportunidade de reforçar que toda criança tem direito a crescer com afeto, respeito e proteção", afirma Ângela Brito, coordenadora da Célula de Programas e Projetos da Secretaria de Educação.
Entenda os programas parceiros
Previne - Violência nas Escolas, Não!: do Ministério Público do Ceará, promove ações de prevenção à violência no ambiente escolar, fortalecendo a cultura de paz e os vínculos protetivos.
Projeto Peteca: iniciativa do Ministério Público do Trabalho que combate a exploração do trabalho infantil e sexual por meio da educação e mobilização social nas escolas.
PSE - Programa Saúde na Escola: articula as políticas de saúde e educação, levando para as escolas ações de promoção à saúde, prevenção de violências e fortalecimento do bem-estar físico e emocional dos estudantes.
Juntas, essas iniciativas estão sendo desenvolvidas em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, reafirmando o compromisso do município do Crato com a construção de uma cidade mais segura, humana e justa para todas as crianças e adolescentes.