Quase um século e meio em restauração. O trabalho é minucioso, como se pode imaginar. Deve ser concluído até o fim deste ano. A Secretaria de Infraestrutura do Crato começou a obra do prédio que abrigava o Museu Histórico J. de Figueiredo Filho e o Museu de Artes Vicente Leite, no centro da cidade.
A Prefeitura está investindo R$ 1,3 milhão. Esse investimento para preservar a memória e fortalecer a identidade dos cratenses é feito com recursos próprios do Município. A restauração vai remeter à originalidade arquitetônica em cada detalhe, a exemplo do retelhamento com telha cerâmica tipo colonial e parte do piso em tablado de madeira.
Construção de escada metálica e de uma plataforma elevatória para pessoas com necessidades especiais, troca do piso da calçada por intertravado, pintura interna e externa com tinta mineral, além de restauro das esquadrias também estão entre os serviços previstos.
Segundo o Secretário de Infraestrutura, a fase atual é a demolição e a retirada do antigo telhado. "Ressaltamos que é tudo muito criterioso, mas a empresa à frente da obra é especializada em restauração de bens patrimoniais", pontua Lucas Maximino.
O presente se transforma para a edificação, guardiã da história e da cultura do Crato, reabrir as portas do passado, trilhando caminho para gerações do futuro.