Autoconsciência (conhecimento das próprias emoções), autorregulação (controle emocional), automotivação, empatia e habilidades sociais, pilares da inteligência emocional, começaram a ser trabalhados com os ouvidores municipais do Crato, dentro do Programa Escutando quem Escuta.
A iniciativa é da Prefeitura do Crato, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, em parceria com a Câmara Municipal, foi lançado nesta quarta-feira, 14. O lançamento aconteceu no auditório do CAC, com a presença do Vice-Prefeito, Leitão Moura, e do presidente da Casa Legislativa, Matheus Leite.
O programa consiste em grupo terapêutico para os ouvidores setoriais e centrais, a cada 15 dias. A psicóloga, Eva Brito, foi disponibilizada pela Câmara Municipal do Crato.
"Entendemos que para uma boa escuta é preciso que quem escuta esteja bem, com inteligência emocional fortalecida para acolher ainda melhor as demandas da população, prezando pela humanização", destacou a Secretária da COGM, Águeda Duarte.
Segundo a psicóloga, a abordagem será a Gestalt-terapia, centrada no momento presente. "Através do que acontece agora é possível se dar conta do que está sentindo e transformar essas emoções, de olho numa interação positiva com o cidadão cratense", ressaltou Eva Brito.
Para o ouvidor setorial da Procuradoria Geral do Município, Eduardo Cunha, é muito importante o acompanhamento psicológico. "Diariamente, escutamos problemas do povo, e nós temos problemas também. Não podemos internalizar tanto. Nesse sentido, é fundamental essa ajuda profissional", pontuou.
O ouvidor setorial da SAAEC, Perycles Cavalcante, complementou: "Vai nos ajudar a ter o devido controle emocional e a sensibilidade para servir bem, como nosso trabalho exige".
Texto: Aline Menezes