No próximo sábado, 10, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e a Associação Ìbílewá promovem a limpeza da Cascata, visando o cuidado com o ponto turístico do município. A ação está marcada para às 13 horas e vai contar também com técnicos das duas instituições e ainda das Secretarias Municipais de Direitos, Humanos, Turismo e Serviços Públicos.
A iniciativa é uma das ações do Projeto "Terreiro de portas abertas: justiça e racismo ambiental", realização pela Ìbílewá, com o objetivo de fortalecer as religiões de matrizes africanas no cuidado do meio ambiente e sustentabilidade. O projeto busca a conscientização dos religiosos para adoção de elementos, durante os rituais e oferendas, não tenham ou impactem menos o meio ambiente.
"A Cascata e a própria Chapada são locais que são bastante procurados para colocarem as oferendas e trabalhos, gerando resíduos em locais inadequados. Além da substituição dos elementos, também há a orientação de que seja recolhido de realizado a destinação correta", comentou Gabriel Franca, vice-presidente da Ìbílewá.
Texto: Larissa Carneiro