A Secretaria Municipal de Educação do Crato anunciou a adesão ao novo programa do Ministério da Educação (MEC)
Escola que Protege que orienta a criação de Planos de Proteção nas escolas da rede pública.
Cada unidade escolar formou uma comissão própria, que está estudando o material enviado pelo MEC junto aos professores, com o objetivo de elaborar estratégias específicas de proteção para a comunidade escolar.
O programa contempla todas as unidades da rede municipal, incluindo CEIs, creches, ensino fundamental I e II, além do CEJA Municipal.
A secretária de Educação, Neyla Brito, destacou a relevância da iniciativa. "Diante dos recentes acontecimentos envolvendo ataques em escolas, foi reforçada a importância de manter a atenção redobrada e o alinhamento das ações preventivas. Encaminhamos o material orientativo do MEC, que apresenta estratégias de prevenção e protocolos de ação a serem adotados em situações de risco", disse a secretária.
A coordenadora Ângela Brito reforçou que o MEC disponibilizou três materiais centrais para orientar escolas no enfrentamento de situações de violência extrema como; Manual de Elaboração de Protocolo Escolar em Caso de Ataque de Violência Extrema; Cartaz com Recomendações para proteção e segurança no ambiente escolar em caso de ameaça de ataque; Guia Psicossocial de Orientações para a Comunidade Escolar: como agir em situações de crise?
Esses recursos foram desenvolvidos para apoiar gestores, educadores e comunidades escolares na prevenção, resposta e reconstrução diante de contextos de crise.
Outros materiais de apoio estão disponíveis no portal do MEC:
www.gov.br/mec/pt-br/escola-que-protege/documentos
Além da adesão ao programa do MEC, o projeto conta também com o apoio da Secretaria de Segurança do município, que vem desenvolvendo um programa para a instalação de câmeras de monitoramento em todas as unidades de ensino, reforçando a proteção da comunidade escolar.
Texto- Alessandra Lacerda