CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 25/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato avança com 65% do rebanho bovino imunizado contra aftosa

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, junto à ADAGRI e EMATERCE, vem acompanhando a vacinação de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa. Este ano, acontece de forma emergencial, em uma única etapa, até o próximo dia 30.

No município, são 26.128 animais. 65% deles já foram vacinados. É o caso do gado do Francisco Manuel Alves, do Sítio Araçás, distrito de Ponta da Serra. Ele é um dos quase mil criadores do Crato.

"Essa campanha é ainda mais importante do que as outras. Vai trazer o benefício do rebanho vacinado contra a Febre Aftosa e a gente vai se ver livre, alcançando a meta, da vacinação", destaca o produtor rural.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, reforça: "É importante que os produtores vacinem os bovinos e bubalinos, de todas as idades, para que a gente atinja uns 90%. Assim, poderemos ficar livres da Febre Aftosa sem vacinação." A declaração da vacina deve ser feita até o dia 15 de maio.

#Agricultura 23/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato discute construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou as discussões para construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos - PMRH. Houve reunião, nesta terça-feira, 23, no CAC, com diversas instituições governamentais e não governamentais ligadas direta e indiretamente à temática. Participaram também instituições de ensino, organizações da sociedade civil e o Comitê da Bacia do Salgado.

O Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, destacou que o plano municipal visa assegurar recursos hídricos à sobrevivência humana, à produção rural e ao desenvolvimento do Crato e de toda a região do Cariri, sobre o alicerce da sustentabilidade. Será desenvolvido em etapas, a partir do diagnóstico da atual situação hídrica, considerando a disponibilidade de água e o processo de desertificação do solo, por exemplo.

Depois, um prognóstico, com a projeção futura da oferta e da demanda hídrica, num período de 10 a 30 anos. Finalmente, um plano de ações, executado junto a grandes parceiros, como o Comitê da Bacia do Salgado. A propósito, o Plano Hidrográfico da Bacia do Salgado, já aprovado, norteou as discussões para construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos do Crato.

Vale ressaltar que as discussões focaram na água bruta, que corre nos rios, açudes e nascentes. Além disso, o PMRH será integrado ao plano de saneamento básico, às políticas ambientais e de desenvolvimento urbano, dentre outros instrumentos.

#Agricultura 22/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato realiza Circuito de Feiras no Parque de Exposição

O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato reuniu mais de 30 agricultores e artesãos do município, movimentando o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no último fim de semana.

No domingo, o encerramento aconteceu ao meio-dia. No sábado, a movimentação se estendeu até a noite. No decorrer de todo o dia, teve muito forró pé de serra, apresentações culturais e o sabor da tapioca e dos beijus temperou o evento, com o funcionamento da Casa de Farinha a todo vapor.

A abertura oficial foi marcada pela música e dança dos Irmãos Aniceto. O tradicional grupo de agricultores chegou a agradecer a São José pelo bom inverno deste ano. Ainda choveu poesia improvisada, ao som de repentes.

O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa foi o primeiro de 2024. Mais duas edições estão previstas até julho.

Graças a parceria da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, com o Instituto Flor do Piqui, vem sendo realizado desde 2022.

De lá pra cá, a família de produtores rurais da Ingrid Muniz nunca deixou de estar presente, porque reconhece que é mais uma oportunidade de geração de renda. As frutas e hortaliças, produzidas nos sítios Bebida Nova e Corujas, são orgânicas. Os produtos, sem agrotóxicos, são carro-chefe das vendas.

"O nosso contato direto com o consumidor possibilita um preço mais acessível. Trouxemos quatro variedades de banana A dúzia está variando entre R$ 4,00 e 8,00", destacou a jovem agricultora, de 23 anos.

As artesãs Maria do Socorro dos Santos e Santina Agostinho, do bairro Alto da Penha, também têm espaço garantido no Circuito de Feiras. Desta vez, até ampliaram as formas de pagamento, via pix. Tudo para facilitar a comercialização do vasto e primoroso artesanato em barro.

"Essa é a nossa melhor vitrine. Geralmente, saímos com várias encomendas", afirmaram, com satisfação.

#Agricultura 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato realiza primeiro Circuito de Feiras da Agricultura Familiar de 2024

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Flor do Piqui, realiza o primeiro Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa de 2024, neste fim de semana, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

A expectativa é de que reúna mais de 30 agricultores do município. Além da diversidade de produtos do campo, o primoroso artesanato local também tem espaço na vitrine, que é o Circuito de Feiras.

A abertura oficial acontece no sábado, 20, às 9h. A programação segue até as 20h, com apresentações culturais, muito forró pé de serra, e atendimento ao CadÚnico. No domingo, 21, o encerramento é às 12h. Nos dois dias, tem o funcionamento da tradicional Casa de Farinha.

O Circuito de Feiras vem sendo realizado desde 2022. Tornou-se um incremento importante na renda dos pequenos produtores do Crato.

#Agricultura 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Febre Aftosa: Crato vacinará cerca de 26 mil bovinos e bubalinos

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, chama a atenção dos produtores para a vacinação contra a febre aftosa. Este ano, acontecerá em uma única etapa, de forma emergencial.

No município, devem ser vacinados 26.128 bovinos e bubalinos. Os produtores têm até o próximo dia 30 para comprar a vacina nas revendas autorizadas e devem declarar, junto à Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - Adagri, a vacinação até o dia 15 de maio.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Givaldo Gonçalves, reforça que essa pode ser a última campanha de vacinação no Ceará, caso o estado alcance o índice de mais de 90% de imunização de todo o rebanho cearense.

"Por isso, é muito importante que cada um dos 989 criadores cratenses faça sua parte, vacinando bovinos e bubalinos de todas as idades", destaca o titular da pasta.

#Agricultura 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Trabalhadores rurais dialogam com prefeito e buscam soluções para problemática das estradas vicinais

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 8, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para tratar das dificuldades enfrentadas pelos produtores, em consequência das intensas chuvas no municípios nos últimos dias.

Conforme os produtores, as dificuldades de mobilidade têm sido muito grande e isso tem prejudicado o fluxo de veículos e pessoas na áreas rurais, além de reivindicarem melhorias urgentes.

Os produtores ainda destacaram que houve perda de safra em algumas áreas por conta das constantes precipitações. Entre as áreas mais prejudicadas, estão os distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino, neste último com registro de chuva na semana passada de mais fe 250 milimetro.

O prefeito ressaltou todo o trabalho que vem sendo realizado em Crato, no sentido de melhorar as estradas, com calçamentos na sede, em áreas que eram inteiramente tomadas por lama nesse período, além de já estarem licitadas várias estradas para receberem piçarramento de qualidade, possibilitando mais mobilidade na zona rural. Ele destacou que a parte das estradas da zona rural do Crato toma mais de 1.500 quilômetros e que houve muitas chuvas nesse período, prejudicando o acesso a muitas áreas.

Segundo o prefeito, há um esforço no sentido de promover a melhoria nessas localidades, principalmente quando houver uma redução das chuvas. Ele destacou que durante a semana será realizado um levantamento das áreas prejudicadas, para que seja feito um trabalho emergencial o mais breve possível, na perspectiva de promover as melhorias.

A presidente do Sindicato, Celiane Bispo, disse que esse foi um momento importante em que os produtores colocasse as suas necessidades. "Sempre procuramos manter um diálogo com a gestão municipal e temos obtido resultados. Esperamos dar continuidade, para que muitas dessas situações possam ser resolvidas em breve", disse.

Ainda estiveram presentes na reunião os secretários de Infraestrutura, Ítalo Samuel; de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves, o Procurador Renan Xenofonte, e o vice-prefeito do Crato, André Barreto.

#Agricultura 22/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS No Crato, 631 agricultores começam a receber o Garantia Safra

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, reforça que já foi iniciado o pagamento da primeira parcela do Garantia Safra ano base 2022/2023. Segue de acordo com o número final do NIS.

Os beneficiários podem retirar o benefício usando o cartão social e senha (Cartão do Bolsa Família) na Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas. No município, 631 agricultores devem ser contemplados, injetando na economia local cerca de R$ 760 mil.

Atualmente, 1.138 pequenos produtores familiares do Crato estão cadastrados no Programa Garantia Safra.

#Agricultura 18/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Bacia leiteira do Crato fortalecida com tanques de resfriamento nos sítios Pai Mané e Cutia

A Prefeitura do Crato, junto ao Governo do Estado, entregou dois tanques de resfriamento de leite às comunidades da Cutia, no distrito de Dom Quintino, e do Pai Mané, no distrito de Ponta da Serra, onde aconteceu a solenidade de entrega, neste domingo, 18, com as presenças do Prefeito, Zé Ailton Brasil, do Vice-Prefeito, André Barreto, e do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz. Ainda estiveram presentes representantes da FETRAECE, ADAGRI, EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, vereadores e lideranças do campo.

Os equipamentos vão viabilizar uma logística melhor para os produtores locais, a exemplo de Luciano Correia. "Antes, eu precisava rodar 10 km para levar o leite até a cooperativa na Malhada. Eram duas viagens, diariamente. Agora, a cooperativa vem pegar no tanque, de 3 em 3 dias", explicou o produtor.

Ele tem aumentado sua produção devido ao Projeto + Genética Bovina, desenvolvido pelo Município, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o SEBRAE, de forma pioneira no Cariri. O aumento é expressivo. Passou de 80 para 300 litros de leite por dia. "Por mês, fazemos de 18 a 20 mil reais. Estou muito satisfeito", ressaltou Luciano.

O Prefeito, Zé Ailton Brasil, destacou que, além das inseminações artificiais, o projeto oferta capacitação técnica e manejo alimentar aos produtores, fortalecendo os rebanhos de gado leiteiro, garantindo qualidade e maior produtividade do leite, impulsionando o setor.

"Queremos avançar com gado de corte e com ovinos. Vamos tornar o Crato uma relevante bacia leiteira na região e contamos com o apoio do Governo do Estado", pontuou o gestor municipal.

O Secretário da SDA do Ceará, Moisés Braz, assegurou mais tanques de resfriamento para o Crato e afirmou que o Governo do Ceará fará outros investimentos importantes voltados aos pequenos produtores rurais, como a criação de um programa para destinar água ao consumo animal e a compra de leite para a merenda escolar no ensino de tempo integral.

Projeto + Genética Bovina

Desde que começou, em 2021, foram realizadas mais de 800 inseminações artificiais e nasceram mais de 350 bezerros. Os investimentos superam R$ 500 mil.

#Agricultura 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato entrega dois tanques de resfriamento de leite na zona rural

A Prefeitura do Crato, junto ao Governo do Estado, entrega dois tanques de resfriamento de leite às comunidades do Pai Mané, no distrito de Ponta da Serra, e da Cutia, no distrito de Dom Quintino, neste domingo, 18, às 10h. A solenidade contará com a presença do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz.

Os tanques, cada um com capacidade de mil litros, vão facilitar a vida dos produtores locais. Hoje, eles precisam levar, diariamente, o leite produzido no Pai Mané e na Cutia até a cooperativa na localidade da Malhada.

"Após a entrega, a cooperativa passará a buscar o leite nos tanques de 3 em 3 dias, viabilizando uma logística bem melhor", explica o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves.

Ele também destaca que a produção de leite no município vem aumentando devido ao Projeto + Genética Bovina, desenvolvido em parceria com o SEBRAE de forma inédita no Crato e pioneira na região do Cariri.

"Estamos melhorando geneticamente os rebanhos com o objetivo de tornar o Crato uma importante bacia leiteira regional", ressalta o Secretário Givaldo Gonçalves.

#Agricultura 30/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prorrogado prazo para entrega e pagamento dos boletos do Garantia Safra

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, comunica que foi prorrogado o prazo para entrega e pagamento dos boletos do Garantia Safra 2023/2024 até o dia 15 de fevereiro.

Segundo o Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, ainda restam 19 boletos dos 1.138 gerados. Os agricultores devem recebê-los na Sede

da Secretaria, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, das 8h às 17h, mediante apresentação do CPF do beneficiário.

"Reforçamos que, somente depois de pagar a taxa de R$ 24,00, a inscrição no programa é efetivada", destaca o secretário.

O prazo para a entrega e pagamento dos boletos terminaria nesta terça-feira, 30.

#Agricultura 28/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prazo para pagamento dos boletos do Garantia Safra termina no próximo dia 30

?

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, comunica que, dos 1.138 boletos do Garantia Safra 2023/2024 gerados, foram entregues 1.093 até a última sexta-feira, 26, restando 45.

O Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, reforça que o agricultor tem até o próximo dia 30 para fazer o pagamento da taxa de R$ 24,00 e efetivar sua inscrição no programa. Só assim poderá receber o benefício em caso de perda da safra por escassez ou excesso de chuva.

Os boletos do Garantia Safra estão sendo entregues na sede da Secretaria, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, das 8h às 17h. Deve ser apresentado o CPF do beneficiário.

#Agricultura 22/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS II Encontro de Profetas da Chuva do Cariri - A quadra invernosa não será boa, mas o homem do campo deve plantar

O II Encontro de Profetas da Chuva do Cariri reuniu as profecias de sete agricultores do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e até de Quixadá, no Sertão Central. Aconteceu no IFCE/Crato, na última sexta-feira, 19, em meio a apresentações da música e da dança do tradicional grupo dos Irmãos Aniceto. Choveu cultura popular.

O evento foi realizado pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o IFCE e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato. Contou com a presença do Prefeito em Exercício, André Barreto.

Ele falou sobre a preocupação diante dos prognósticos da Funceme, que apontam seca para a quadra invernosa de 2024, período compreendido entre fevereiro e maio. Mas, lembrou a boa e velha esperança inerente ao homem do campo, ao mesmo tempo em que destacou o programa municipal de aração de terras - Proara.

"Esse ano, estamos preparando cerca de 400 hectares, dos pequenos produtores rurais, para o plantio das sementes. É a maior área já contemplada, desde o início do Proara", afirmou André Barreto.

Profecias

De acordo com os profetas do Crato, Valdemar Correia e Augusto da Silva, a quadra invernosa não será das melhores. As profecias iguais, no entanto, consideram estudos diferentes.

"Esse ano vai chover pouco, uma chuvinha fina. Não vai dar esses legumes de vantagem, porque de noite a gente olha para o tempo e só vê estrela. Pela manhã, tem uns nevoeiros e 9h o sol está quente. Tenho ainda experiências com uns matos. Eles estão florando nessa época e tá muito errado isso. Por isso, não vai ter esse inverno que a gente imagina e quer", explicou o agricultor Valdemar, de 63 anos.

Seu Augusto, aos 71 anos, disse que o conhecimento dele é outro. "É o dos planetas em movimento, a Terra se movimentando em volta do sistema solar. Daí, eu capto cada posição dos planetas. Será um inverno variável, chove aqui e acolá, não." De toda forma, a recomendação dele é que se deve plantar. "O agricultor não espera ninguém dizer que é hora do plantio. Choveu, planta. E se perder¿ Planta de novo. Precisa ter coragem e fé", ressaltou.

Para o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Tiago Ribeiro, o II Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri cumpriu o objetivo de fortalecer a valorização do saber do homem do campo, passado ao longo de gerações. Também evidenciou a essência cultural da região, mostrando o agricultor como um grande artista popular.

#Agricultura 18/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato realiza hoje, 19, II Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri

Acontece nesta sexta-feira, 19, o II Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri, no IFCE/Crato, a partir das 8h, reunindo o saber do homem do campo, passado ao longo de gerações, e os prognósticos da FUNCEME e de outros institutos sobre as precipitações para este ano.

No decorrer da programação, vai chover apresentação de violeiros, cordelistas e de grupos tradicionais, como os Irmãos Aniceto, evidenciando a essência da cultura regional.

O Encontro é uma realização da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato.

#Desenvolvimento 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato realiza II Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri, na sexta-feira, 19

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, realiza o II Encontro dos Profetas da Chuva do Cariri, nesta sexta-feira, 19, no auditório do IFCE/Crato, a partir das 8h.

As previsões das chuvas para 2024 vão ser discutidas, segundo a tradição da observação da natureza e seus fenômenos e ainda sob a ótica da FUNCEME e de outros Institutos. A programação também conta com apresentações de violeiros, repentistas, cordelistas e grupos tradicionais da cultura popular, como os Irmãos Aniceto.

Para o Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Tiago Ribeiro, "o encontro é uma forma de fortalecer a valorização do saber do homem do campo, passado ao longo de gerações, assim como de enaltecer a essência cultural da região".

#Agricultura 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato inicia entrega dos boletos do Garantia Safra 2023/2024

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou a entrega dos boletos referentes ao Programa Garantia Safra 2023/2024 nesta segunda-feira,15.

Estão sendo entregues na sede da Secretaria, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, das 8h às 17h, mediante apresentação do CPF do beneficiário.

No total, foram gerados 1.138 boletos.

O agricultor tem até o dia 30 de janeiro para fazer o pagamento da taxa de R$ 24,00 e efetivar sua inscrição no programa, podendo receber o benefício em caso de perda da safra por escassez ou excesso de chuva.

#Agricultura 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Boletos do Garantia Safra estão liberados a partir desta segunda-feira, 15

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, comunica que os boletos referentes ao Programa Garantia Safra 2023/2024 estão disponíveis a partir desta segunda-feira, 15.

Foram gerados 1.138 boletos, que devem ser retirados na sede da secretaria, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, das 8h às 17h. Para isso, é necessário apresentar o CPF do beneficiário.

O agricultor tem até o dia 30 de janeiro para fazer o pagamento da taxa de R$ 24,00 e efetivar sua inscrição no programa, podendo receber o benefício em caso de perda da safra por escassez ou excesso de chuva.

#Agricultura 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Começa Programa de Aração de Terra, no Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, já está com os tratores em campo arando as terras dos pequenos produtores rurais. O Programa de Aração - Proara 2024 começou pela Malhada, distrito de Ponta da Serra, na última quinta-feira,04. Estima-se que o trabalho no sítio seja concluído em uma semana.

O agricultor local, José Francisco de Oliveira, conhecido como Zezé, foi um dos primeiros beneficiados. Ele acredita que a colheita de feijão, milho, amendoim e mandioca será bem satisfatória, como a do ano passado, graças à devida preparação do solo.

"A aração é muito importante porque ajuda a desenvolver melhor as sementes. Chegou na hora certa. Quando chover, é só plantar. Também ajuda a gente a economizar. Minha economia será de uns 800 reais", afirma o produtor rural.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, o Proara 2024 vai contemplar mais de 300 famílias e devem ser arados mais de 300 hectares, com investimentos em torno de R$ 220 mil.

Os produtores ainda não cadastrados no programa podem realizar o cadastramento até a próxima sexta-feira,12, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato ou na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Sementes do Programa Hora de Plantar

No Crato, foram distribuídos mais de 11 mil kg de sementes de milho e feijão do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.

#Agricultura 05/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Começa Programa de Aração de Terra, no Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, já está com os tratores em campo arando as terras dos pequenos produtores rurais. O Programa de Aração - Proara 2024 começou pela Malhada, distrito de Ponta da Serra, na última quinta-feira,04. Estima-se que o trabalho no sítio seja concluído em uma semana.

O agricultor local, José Francisco de Oliveira, conhecido como Zezé, foi um dos primeiros beneficiados. Ele acredita que a colheita de feijão, milho, amendoim e mandioca será bem satisfatória, como a do ano passado, graças à devida preparação do solo.

"A aração é muito importante porque ajuda a desenvolver melhor as sementes. Chegou na hora certa. Quando chover, é só plantar. Também ajuda a gente a economizar. Minha economia será de uns 800 reais", afirma o produtor rural.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, o Proara 2024 vai contemplar mais de 300 famílias e devem ser arados mais de 300 hectares, com investimentos em torno de R$ 220 mil.

Os produtores ainda não cadastrados no programa podem realizar o cadastramento até a próxima sexta-feira,12, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato ou na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

Sementes do Programa Hora de Plantar

No Crato, foram distribuídos mais de 11 mil kg de sementes de milho e feijão do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado.

#Agricultura 03/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato lança Programa de Aração (Proara) 2024 e beneficiará mais de 300 famílias de pequenos produtores

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou 2024 lançando o Programa de Aração de Terra - Proara. O lançamento, nesta terça-feira, 02, aconteceu em meio às comemorações dos 62 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato.

O Prefeito, Zé Ailton Brasil, destacou que, este ano, estão sendo investidos no programa cerca de R$ 220 mil e a expectativa é de que mais de 300 famílias de pequenos produtores rurais do Crato sejam beneficiadas com a aração de mais de 300 hectares. Em 2023, foram atendidos 290 agricultores familiares, arados 250 hectares e investidos R$ 150 mil.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, o trabalho começará na quinta-feira, 04, no Sítio Malhada, distrito de Ponta da Serra, com dois tratores. Ele também disse que os produtores ainda não cadastrados no Proara podem realizar o cadastramento até a próxima semana, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato ou na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Devem apresentar RG e CPF.

A aração é uma etapa fundamental na preparação do solo antes do plantio, favorecendo sua oxigenação, potencializando o crescimento saudável das sementes e o aumento da produção em até 40%. Virou um tipo de subsídio para o homem do campo.

"Ia custar uns R$ 400 para arar minha terra. Como vou economizar esse dinheiro, posso investir na criação de animais", afirma o agricultor Expedito Ferreira.

#Agricultura 29/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato lançará Proara 2024 na semana que vem

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, lançará na próxima terça-feira, 02, o Programa de Aração de Terra - Proara 2024 . O lançamento acontecerá às 10h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato.

Em 2023, o Proara atendeu 279 famílias de produtores rurais do município, arando cerca de 245 hectares.

O Secretário Givaldo Gonçalves destaca que a aração é uma etapa fundamental na preparação do solo antes do plantio, porque favorece sua oxigenação e potencializa o crescimento saudável das sementes. Consequentemente, impacta na produção. O aumento na safra tende a ser de até 40%.

"Virou um tipo de subsídio para os homens e as mulheres do campo", afirma o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.

#Agricultura 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS PAA Leite aumenta cota diária do município do Crato para mais de 500 litros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, junto ao Governo do Estado, conquistou a ampliação da cota diária do leite do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

Segundo o Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, a atual cota do município de 304 litros por dia aumentará para 529 litros.

"Esse aumento acontecerá no ano que vem, com o novo edital. Consequentemente, mais entidades assistenciais serão contempladas, assim como mais produtores rurais que fornecem o leite ao programa", destaca.

Outra boa notícia é que famílias serão cadastradas e poderão levar o leite para casa. Hoje, as 1.033 pessoas em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional beneficiadas pelo programa consomem o leite nas sete instituições em que são assistidas: CRAS Seminário, CRAS Muriti, CRAS Vila Alta, CRAS Batateiras, Instituto Arte Vida, Associação de Moradores do Conjunto Filemon Limaverde e Abrigo Jesus, Maria, José.

#Agricultura 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS De forma itinerante, IDACE atende mais de 100 produtores rurais do Crato

Mais de 100 produtores rurais do Crato que buscavam regularizar pendências relativas ao título de terra foram atendidos nesta quarta-feira, 13, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, através do atendimento itinerante do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE.

Segundo o Secretário Municipal, Givaldo Gonçalves, "a maioria das pendências foi a falta de definição dos confinantes (imóvel que está nos limites de outro), para emissão dos títulos, e também a transferência nos casos de falecimento do titular".

Entrega de títulos de terra

Em outubro, foram entregues mais de 200 títulos de terra a produtores rurais do Crato, dentro do Projeto de Universalização da Regularização Fundiária do Ceará.

Essa regularização possibilita, por exemplo, empréstimos nos bancos e a ampliação do acesso às políticas públicas rurais.

#Agricultura 11/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Atendimento para regularização de pendências de títulos de terra realizado em Crato

A Prefeitura do Crato, junto ao Governo do Estado, ao Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE - e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, oferta atendimento para regularização de pendências de títulos de terra, como transferências em caso de falecimento do titular.

O atendimento acontece nesta quarta-feira, 13, das 8 às 13h, na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, destaca que, na ocasião, também haverá a entrega de mais títulos de terra aos agricultores do município. Em outubro, foram entregues mais de 200 títulos, dentro do Projeto de Universalização da Regularização Fundiária do Ceará.

"Essa regularização possibilita, por exemplo, empréstimos nos bancos, vem trazendo dignidade ao homem e à mulher do campo e ampliando o acesso às políticas públicas rurais", reforça o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato.

#Desenvolvimento 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Mais de 70% do rebanho bovino do Crato já foi vacinado contra a Febre Aftosa em 2023

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - Adagri, reforça que a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2023 foi estendida até o dia 30 deste mês. O prazo para declaração da vacinação junto à Adagri também foi prorrogado. Seguirá até 16 de janeiro/24.

Nessa etapa, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. No Crato, o rebanho vacinável é de 8.441 animais. Até o momento, foram vacinados e declarados 6.286, ou seja, 74,47%.

Na primeira fase da vacinação, realizada em maio, quando todos os bovinos e bubalinos deviam ter sido vacinados, foram imunizados 23.445 animais de um total de 25.793, correspondendo a mais de 90% (91,19%).

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, enfatiza que é muito importante os criadores vacinarem seus rebanhos, colaborando para que o Ceará não perca o status de Livre de Febre Aftosa com vacinação.

A declaração da vacinação pode ser preenchida de forma virtual, no site www.adagri.ce.gov.br , ou presencialmente na Sede da Adagri, localizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O Supervisor Regional da Adagri no Cariri, Ricardo Pierre, alerta que, se não vacinarem até o próximo dia 30 e não declararem até o dia 16 do mês que vem, os criadores poderão ser autuados através de autos de infração e terem seus cadastros bloqueados para financiamentos bancários e compra do milho na CONAB.

"Já se atingirmos um percentual de vacinação no Estado acima de 90%, poderemos ficar livres de Febre Aftosa SEM vacinação, no fim de 2024", afirma.

#Agricultura 26/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS PAA Leite, em Crato, atende sete instituições e beneficia mais de mil pessoas

No Crato, o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA - modalidade leite está atendendo sete instituições. Somente neste ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, já distribuiu mais de 40 mil litros, beneficiando 1.033 pessoas em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional.

Segundo o Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, "o leite vem dos produtores contemplados pelo programa municipal de melhoramento genético da bovinocultura leiteira, que fornecem à cooperativa para pasteurização e ela encaminha às entidades."

O Abrigo Jesus, Maria, José, por exemplo, recebe 174 litros por semana e alimenta 33 idosas. A irmã Lurdes produz iogurte, doces, bolo, arroz doce, papa, canjica e muito mais. As diferentes receitas têm outro ingrediente em comum, além do leite. É a alegria de quem está na cozinha, preparando tudo com bastante carinho.

"A gente quer que elas tenham uma boa qualidade de vida, para que não fiquem adoecendo", diz a religiosa. Para a irmã Iracema, que tem 79 anos, "o leite é necessário porque é forte, tem muita vitamina e é bom para os ossos."

No Crato, o PAA Leite ainda atende ao CRAS Seminário, CRAS Muriti, CRAS Vila Alta, CRAS Batateiras, Instituto Arte Vida e Associação de Moradores do Conjunto Filemon Limaverde.

#Agricultura 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS CRAS das Batateiras e mais quatro entidades são contempladas pelo PAA, no Crato

Mais alimento para a mesa do povo cratense. Somente no CRAS Gisélia Pinheiro (Batateiras), 180 pessoas, entre idosos, portadores de deficiência física, crianças, adolescentes e mulheres do bairro e dos distritos de Monte Alverne, Santa Fé e Campo Alegre são beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA.

O programa envolve o Governo Federal, Estadual e Municipal. No Crato, está sendo realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, com aporte de quase R$ 47 mil. Além do CRAS Batateiras, contempla o CRAS do Alto da Penha, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Abrigo da Velhice Jesus, Maria, José e Associação Filhos Amados do Céu - FAC.

O Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, destaca que, "por um lado, o PAA beneficia aqueles em vulnerabilidade alimentar e nutricional, enquanto, por outro, garante incremento na renda dos agricultores familiares, já que parte da produção deles tem destino certo".

Banana, milho, feijão verde, macaxeira, tomate, alface e outros produtos orgânicos são os principais ingredientes do almoço servido, toda terça-feira, aos grupos de mulheres e idosos assistidos pelo CRAS Batateiras.

"Para muitos, é a primeira refeição do dia. E pode ser a única", diz a Coordenadora do equipamento, Maria Lúcia Saraiva, conhecida como Lôra. Ela também afirma que os alimentos recebidos por meio do PAA são preparados com muito cuidado, sem óleo e sem gordura, para garantir uma alimentação saudável ao público, majoritariamente hipertenso e diabético.

"A comida é muito boa", enfatiza a usuária Raimunda Queiroz Vitorino, de 71 anos.

"É muito saudável pra gente. Voltamos para casa fortalecidos", complementa o amigo dela, José Rodrigues da Silva, aos 67 anos.

#Agricultura 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Regularização fundiária - Quase 300 títulos de terra são entregues a agricultores do Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Governo do Estado, nesta segunda-feira, 23, entregou 287 títulos de terra a agricultores do município, dentro do Projeto de Universalização da Regularização Fundiária do Ceará.

A entrega aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, com a presença do Prefeito, Zé Ailton Brasil, do Vice, André Barreto, do Chefe de Gabinete Adjunto, Rondinele Brasil, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, da presidente do Sindicato, Celiane David, de representantes da EMATERCE e da FETRAECE.

Segundo o Prefeito, "foi um passo importante para o desenvolvimento rural local, tendo em vista que a regularização fundiária vem ao encontro do pequeno trabalhador, para que ele possa ter a propriedade de fato e de direito, facilitando as linhas de crédito junto aos bancos." Zé Ailton ainda afirmou que mais títulos serão entregues até o fim deste ano.

O Secretário Givaldo Gonçalves destacou que "a ação vem trazendo dignidade ao homem e à mulher do campo, ampliando o acesso às políticas públicas rurais."

Seu João Soares da Silva, do Sítio Correntinho, distrito de Monte Alverne, foi um dos quase 300 beneficiários da regularização fundiária. Ele disse que o documento vai ficar nas mãos da filha, Maria de Fátima da Silva, porque ela quem vai herdar a propriedade.

"Primeiro, agradecemos a Deus pelo papel, que vai permitir a gente crescer mais. No futuro, a gente vai procurar um banco para fazer um empréstimo. Queremos investir mais na nossa agricultura", destacou a filha do agricultor.

#Agricultura 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato entrega mais de 50 certificados de operador de máquinas pesadas

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, entregou mais de 50 certificados de operador de máquinas pesadas, nesta quinta-feira, 19. A entrega foi realizada no auditório do CAC.

O curso profissionalizante, promovido pelo Centro de Aprendizado e Treinamento - CAT Cursos, com apoio da gestão municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, aconteceu no período de 4 a 7 deste mês, totalizando uma carga horária de 60 horas. Incluiu a operação de escavadeira hidráulica, retroescavadeira, pá carregadeira e trator de pneu.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, destacou que a qualificação profissional amplia as oportunidades no concorrido mercado de trabalho. "Por isso, firmamos essa importante parceria, cedendo nossas máquinas pesadas para as aulas práticas e possibilitando a atuação de cratenses e caririenses, de uma forma geral, em obras de terraplanagem, mineração e construção, por exemplo", pontuou.

De olho em novas possibilidades, Terezinha Ferreira de Lima, do Riacho Fundo, distrito de Santa Fé, participou do curso de trator de pneu. Foi uma das poucas mulheres dentro de um cenário historicamente e predominantemente masculino.

"Aproveitei a chance de me qualificar numa área que sempre sonhei, mas custaria muito caro, uns 800 reais. Aqui, paguei só uma taxa para o certificado. Foi um ótimo investimento", afirmou.

#Agricultura 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Bairro Gisélia Pinheiro recebe cozinha comunitária do Programa Ceará sem Fome

Com o objetivo em levar comida saudável à mesa dos cearenses em situação de extrema pobreza, o Programa Ceará sem Fome vem beneficiando à população mais carente. Um deles são as cozinhas comunitárias.

Na quinta-feira, 28, a Associação de Moradores do bairro Gisélia Pinheiro (Batateira) recebeu uma cozinha comunitária, ação esta em parceria com o Instituto Flor do Piqui, unidade gerenciadora selecionada pelo Governo do Estado, por meio de editais públicos.

A cozinha comunitária irá produzir e entregar, nos cinco dias da semana, 100 refeições prontas às famílias que vivem em situação de insegurança alimentar. Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, poder entregar um equipamento assim é muito gratificante. "Foi com grande alegria que participamos da abertura dessa cozinha que vai atender muitas famílias do bairro Gisélia Pinheiro. Com certeza fará a diferença na vida de muitas famílias que hoje vivem a insegurança alimentar", ressaltou.

Também estiveram presentes na abertura, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves; o vereador Pedro Lobo; e o presidente e vice da Associação de Moradores do bairro Gisélia Pinheiro, José Raimundo Cordeiro e Jackson Arraes, respectivamente.

#Agricultura 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato vai começar o cadastro no programa Garantia Safra 2023/2024

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, reuniu mais de 50 representantes de associações e lideranças rurais, nesta semana, para esclarecer dúvidas acerca do Garantia Safra 2023/2024 e incentivar o cadastro no programa, que será realizado de forma itinerante, sem precisar da vinda dos agricultores da zona rural à sede do município.

A reunião aconteceu no CEJA Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira. Estiveram presentes o Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, SINTRAF, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato, ACB, EMATERCE local e regional.

O cronograma atenderá às comunidades dos distritos de Santa Fé, Monte Alverne, Dom Quintino, Campo Alegre, Belmonte, Ponta da Serra, Baixio das Palmeiras, Santa Rosa e Bela Vista, no período de 03 a 11 de outubro. Para acessá-lo, basta clicar no link:

<a href="https://www.crato.ce.gov.br/arquivos/2564/OUTROS__2023_0000001.pdf">https://www.crato.ce.gov.br/arquivos/2564/OUTROS__2023_0000001.pdf</a>

Atualmente, no Crato, estão inscritos no Garantia Safra 1.078 pequenos produtores. Estar com DAP ou CAF ativa e contar com renda familiar mensal de até 1,5 (um e meio) salário mínimo estão entre os critérios para inscrição no programa.

#Desenvolvimento 12/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato leva Projeto + Genética Bovina à Expocrato, com melhoria da raça Girolando

A Prefeitura Municipal do Crato, através do Projeto + Genética Bovina, já realizou 702 inseminações artificiais, com nascimento de 110 bezerros e 200 matrizes prenhas. O trabalho vem sendo realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto é inédito no município e pioneiro na região do Cariri.

Uma amostra do êxito desse projeto está exposta no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em frente ao pavilhão 3. São três bezerros da raça Girolando, duas fêmeas e um macho, melhorados geneticamente.

Os animais são de produtores dos distritos de Dom Quintino, Ponta da Serra e Monte Alverne. Têm apenas nove meses. O porte, no entanto, aparenta mais idade. A estimativa é que cada um custe mais de R$ 3 mil.

"A melhoria genética agrega valor ao bovino. Mas, os bezerros não estão à venda. O projeto é voltado à bovinocultura de leite e o objetivo é o aumento da produção. Queremos tornar o Crato uma importante bacia leiteira regional ", destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves,

O prefeito do Crato, Zé Ailton, destaca a importância desse projeto como uma das prioridades do setor agropecuário, que vem sendo incentivado pelo Município, como forma de qualificar o rebanho e possibilitar aos criadores acompanhamento técnico, oportunizando uma transformação futura desse segmento, ampliando a bacia leiteira.

#Agricultura 02/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira Agroecológica da ACB, no Crato, comemora 20 anos de história

A feira agroecológica da Associação Cristã de Base - ACB - festejou seus 20 anos de história nesta sexta-feira, 30, em meio à comercialização dos produtos. Pioneira na região do Cariri, é uma das nove feiras da agricultura familiar realizadas, periodicamente, no Crato com apoio e incentivo da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.

As comemorações reuniram forró pé de serra, feirantes emocionados e consumidores satisfeitos. O Prefeito, Zé Ailton Brasil, o Chefe de Gabinete Adjunto, Rondinele Brasil, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, e o Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, além de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará e do Sindicato local estiveram presentesO Prefeito destacou a importância do pioneirismo da feira agroecológica da ACB. Também ressaltou que sua gestão vem fortalecendo a agricultura familiar, do plantio ao escoamento da produção.

O Secretário Givaldo Gonçalves citou o Programa de Aração de Terras - PROARA - e o Circuito de Feiras como exemplos de ações impulsionadoras desse fortalecimento.

Comercialização

Para Necy da Franca, professora aposentada, a qualidade e o preço acessível dos alimentos são tão atrativos que ela virou cliente assídua. As compras na feira custam cerca de R$ 200 por mês e já fazem parte do orçamento da casa.

Ana Maria Duarte gasta o dobro, ou melhor, investe. O investimento é na saúde da família. "Porque as frutas e verduras daqui não têm agrotóxicos", diz a consumidora, com satisfação.

O apurado da veterana Maria Possiana Paz é de uns R$ 500 mensalmente. A agricultora é do Assentamento 10 de Abril, distrito de Monte Alverne.

"A dúzia da banana está R$ 5; da laranja, R$ 12. É tudo mais barato quando devia ser mais caro, pois são mais saudáveis", fala a feirante.

Vendendo brócolis, tempero caseiro, mel de abelha e pão integral produzidos no distrito de Dom Quintino, Luzia dos Santos conquistou independência financeira.

"Esta é minha única renda", afirma, emocionada.

#Agricultura 01/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira Agroecológica da ACB, no Crato, comemora 20 anos de história

A feira agroecológica da Associação Cristã de Base - ACB - festejou seus 20 anos de história nesta sexta-feira, 30, em meio à comercialização dos produtos. Pioneira na região do Cariri, é uma das nove feiras da agricultura familiar realizadas, periodicamente, no Crato com apoio e incentivo da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.

As comemorações reuniram forró pé de serra, feirantes emocionados e consumidores satisfeitos. O Prefeito, Zé Ailton Brasil, o Chefe de Gabinete Adjunto, Rondinele Brasil, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, e o Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, além de representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará e do Sindicato local estiveram presentesO Prefeito destacou a importância do pioneirismo da feira agroecológica da ACB. Também ressaltou que sua gestão vem fortalecendo a agricultura familiar, do plantio ao escoamento da produção.

O Secretário Givaldo Gonçalves citou o Programa de Aração de Terras - PROARA - e o Circuito de Feiras como exemplos de ações impulsionadoras desse fortalecimento.

Comercialização

Para Necy da Franca, professora aposentada, a qualidade e o preço acessível dos alimentos são tão atrativos que ela virou cliente assídua. As compras na feira custam cerca de R$ 200 por mês e já fazem parte do orçamento da casa.

Ana Maria Duarte gasta o dobro, ou melhor, investe. O investimento é na saúde da família. "Porque as frutas e verduras daqui não têm agrotóxicos", diz a consumidora, com satisfação.

O apurado da veterana Maria Possiana Paz é de uns R$ 500 mensalmente. A agricultora é do Assentamento 10 de Abril, distrito de Monte Alverne.

"A dúzia da banana está R$ 5; da laranja, R$ 12. É tudo mais barato quando devia ser mais caro, pois são mais saudáveis", fala a feirante.

Vendendo brócolis, tempero caseiro, mel de abelha e pão integral produzidos no distrito de Dom Quintino, Luzia dos Santos conquistou independência financeira.

"Esta é minha única renda", afirma, emocionada.

#Agricultura 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira de Agricultura Familiar presente no FestCrato 259 anos

A Feira da Agricultura Familiar e da Economia Criativa faz parte da programação do FestCrato, em alusão aos 259 anos da cidade. Deverá reunir, cerca de 50 expositores, entre artesãos e agricultores, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Começará nesta sexta-feira, 16, às 17h30, durante a abertura oficial dos festejos do município. Seguirá até a próxima segunda-feira, 19, a partir das 8h. Nesse período, a expectativa é de que sejam movimentados cerca de R $ 20 mil.

Além da feira, estarão funcionando os tradicionais engenhos e casa de farinha.

#Agricultura 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira de Quase Tudo Tem será realizada no próximo sábado, 13, no bairro São José

Uma diversidade de produtos da agricultura familiar e artesanatos estarão à venda neste sábado, 13, na Feira de Quase Tudo Tem, que será realizada na Rua Padre Frederico, próximo à Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro São José, com o apoio da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.

Ela entra para o calendário de feiras livres do município, fortalecendo a agricultura familiar e a economia criativa. Acontecerá uma vez por mês, no segundo sábado, das 17h às 21h.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, destaca que a gestão municipal vem incentivando a produção dos pequenos produtores rurais, do plantio à comercialização. Incentiva ainda o trabalho dos artesãos locais.

"O Circuito de Feiras Livres da Agricultura Familiar e da Economia Criativa, que movimenta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti e já vai para sua 5ª edição, é uma das ações que comprovam esse incentivo", diz.

Confira o calendário das nove Feiras Livres do Crato:

Feira de Quase Tudo Tem: Mensalmente, no segundo sábado, das 17h às 21h.

Feira da Associação Cristã de Base: Sexta-feira, das 6 às 10h.

Feira da Bicentenário: Sábado, das 5h30 às 11h.

Feira da Encosta do Seminário: Quarta-feira, das 16h às 19h.

Feira do Sítio Cruzeiro: Domingo, das 6h às 11h.

Feira da Bréa: Sábado, das 6h às 11h.

Feira do Sítio Carrapato: Quinzenalmente, no segundo e no último sábado de cada mês, das 16h às 19h.

Feira da Vila Guilherme: Quinzenalmente, aos sábados, das 16h às 20h.

Feira do Sítio Serraria: Mensalmente, no primeiro sábado, das 16h às 21h.

#Desenvolvimento 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS PAA Leite retomado em Crato beneficia mais de 600 famílias

O CRAS Seminário foi a primeira entidade socioassistencial a receber o leite do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA - retomado no Crato, nesta terça-feira, 25, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com os Governos Estadual e Federal.

O equipamento recebeu 240 litros e seguirá recebendo essa quantidade, semanalmente, atendendo cerca de 200 pessoas, como dona Eunice Oliveira. Ela está em tratamento contra um câncer. Por recomendação médica, não deixava faltar leite em casa, mas estava custando caro ao bolso dela.

"Como meus remédios são fortes, os médicos disseram para eu tomar leite umas três vezes por dia. Diariamente, isso me custava de R$ 4,00 a R$ 8,00 porque, às vezes, chegavam as crianças e também queriam. No fim do mês, ficava mais difícil pagar luz, água e outras contas com apenas R$ 600,00. O programa voltou numa hora boa", falou.

Além do CRAS Seminário, também serão contemplados o Instituto Arte Vida, Associação de moradores do Conjunto Filemon Limaverde, CRAS Muriti e Abrigo Jesus, Maria e José. No total, o PAA modalidade Leite beneficiará mais de 600 famílias em vulnerabilidade social e em insegurança alimentar e nutricional. Serão distribuídos em torno de 9.100 litros por mês.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, reforçou que a gestão municipal vem dialogando com o Governo do Estado e há expectativa de que seja dobrada a cota diária do Crato. Hoje é de 304 litros.

"Queremos beneficiar mais pessoas com leite de gado de qualidade, assim como mais produtores da agricultura familiar, que fornecem o produto e incrementam sua renda", destacou o Secretário.

Em 2021, quando o PAA Leite foi lançado no Crato, foram entregues quase 40 mil litros. Já em 2022, o programa foi suspenso porque o Governo Federal não repassou recursos.

#Agricultura 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Melhoramento genético do Crato impacta na produção leiteira

Através do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos do Crato, pioneiro na região do Cariri, pequenos produtores rurais do município têm registrado um aumento expressivo da produção de leite, diariamente. No caso do seu Francisco Manuel Alves, do sítio Araçás, distrito de Ponta da Serra, por exemplo, quase triplicou. "A gente começou com 100L e agora gira em torno de 300L", diz o produtor.

Desde setembro de 2021, quando foi implantado em parceria com o SEBRAE, foram realizadas 604 inseminações artificiais em vacas leiteiras, a maioria da raça Girolando. Nasceram 74 bezerros, inclusive os gêmeos Cosme e Damião, no distrito de Santa Fé. Outras dezenas de gestações estão confirmadas. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, "está prestes a nascer um Crato reconhecido como uma importante bacia leiteira do Estado."

No sítio Pai Mané, a produção de leite rende a Luciano Correia, hoje, cerca de R$ 4.800, por mês. É o dobro da renda que ele tinha antes de ser contemplado pelo programa, que também oferece assistência técnica, fortalecendo os três pilares de uma boa produtividade.

"Estamos trabalhando a genética, orientando para a devida alimentação, nutrição do animal, e tem a parte do ambiente, pois é fundamental o bem-estar do rebanho, um curral bem estruturado", destaca o veterinário, Samuel Sampaio.

"Depois das orientações do profissional, passei a dar ração para meus bezerros e reformei o curral. Fiz piso para tirar o leite, que era tirado na lama. Ainda melhorei a coberta para dar sombra aos bichos", afirma o produtor Luciano.

Seu Francisco também está satisfeito com o acompanhamento do veterinário. Para ele, é um grande diferencial. "Era difícil e caro conseguir um doutor. Agora, com o programa municipal, ganhamos mais esse benefício", pontua.

#Agricultura 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feiras da agricultura familiar do Crato impactam na economia local

Ampliando e fortalecendo as feiras livres da agricultura familiar, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, vem melhorando a renda dos agricultores e oferecendo aos consumidores alimentos orgânicos, portanto, mais saudáveis. Todos vêm ganhando, inclusive o meio ambiente.

Segundo o Secretário, Givaldo Gonçalves, hoje, o município conta com 8 feiras nos bairros e distritos. Logo, serão 10. Em 2016, era apenas uma. A mais tradicional é a da Praça Alexandre Arraes (Bicentenário), que acontece aos sábados. Nela, são comercializados cerca de R$ 40 mil mensalmente.

Parte dessa comercialização é das hortaliças produzidas pelos gêmeos Messim Pereira e Erbim Pereira, no sítio Bebida Nova. Aos 27 anos, os irmãos, de DNA rural, mantêm viva a tradição da agricultura familiar.

"Começou com meu avô, passou para o meu pai e agora a gente. É uma satisfação levar produto de qualidade para a mesa do pessoal. É mais gratificante do que o dinheiro", diz Erbeson.

"Todo sábado estamos na Bicentenário, onde apuramos uns R$ 700 por dia e, nas quartas, na Encosta do Seminário, onde o apurado é menor, uns R$ 350. Mas, no fim do mês, a renda é muito boa. É com ela que vivemos e vivemos felizes", acrescenta Ermeson.

Outro agricultor satisfeito com o destino certo da produção é seu Edemar Muniz da Silva, do sítio Coruja. Ele produz milho, feijão e outras culturas. Também sem agrotóxicos.

"Tudo orgânico. É uma comida sadia. Faz bem para quem produz, para quem consome e até para o meio ambiente. O que colhemos é vendido nas feiras livres do Crato. Elas garantem o sustento da minha família e das famílias dos dois trabalhadores que trabalham comigo", destaca o produtor.

Para o consumidor, é fácil listar os benefícios. Eles resultam em mais qualidade de vida.

"Os produtos são mais saudáveis e os preços mais baratos do que aqueles de supermercados. Além disso, tenho sempre muitas conversas boas com os feirantes. Eles já viraram meus amigos. Minha saúde e meu bem-estar ganham de todas as formas", pontua Miguel Lacerda, educador físico.

Confira o calendário das Feiras Livres:

Feira da Associação Cristã de Base: Sexta-feira, das 6 às 10h.

Feira da Bicentenário: Sábado, das 5h30 às 11h.

Feira da Encosta do Seminário: Quarta-feira, das 16h às 19h.

Feira do Sítio Cruzeiro: Domingo, das 6h às 11h.

Feira da Bréa: Sábado, das 6h às 11h.

Feira do Sítio Carrapato: Quinzenalmente, às segundas e no último sábado de cada mês, das 16h às 19h.

Feira da Vila Guilherme: Quinzenalmente, aos sábados, das 16h às 20h.

Feira do Sítio Serraria: Mensalmente, no primeiro sábado, das 16h às 21h.

#Desenvolvimento 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato discute ações para o fortalecimento das Casas de Sementes Crioulas

Fortalecer as Casas de Sementes Crioulas. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, da Prefeitura do Crato, realizou uma reunião, nesta segunda-feira,06, na Associação dos Criadores do Cariri.

Participaram representantes das Cáritas Diocesana de Crato, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Instituto Flor do Piqui, Rede de Intercâmbio de Sementes da região, Associação Cristã de Base, IFCE e agricultores dos distritos de Ponta da Serra, Monte Alverne e Santa Fé.

Atualmente, apenas 3 Casas de Sementes seguem ativadas no Município. Estão localizadas nas comunidades do Chico Gomes, Batateiras e Baixio das Palmeiras. No Cariri, são 13. A troca de experiência entre elas foi uma das ações propostas, durante a reunião, para o fortalecimento dos equipamentos, visando a valorização e conservação de sementes crioulas.

"Livres de transgênicos, elas têm grande importância nutritiva, além do valor histórico de preservação dos costumes da ancestralidade. Outra vantagem é que, por serem adaptadas às características locais, são mais resistentes às pragas mais comuns, à seca ou à chuva, por exemplo", explicou o Secretário Givaldo Gonçalves.

Nesse sentido, foi discutida também a possibilidade de implantação de uma casa do milho e seus derivados, como pamonha, cuscuz e canjica, dentro do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

"Foi uma discussão rica, necessária. Trouxe muitas ideias. Vamos avaliar e definir as melhores estratégias para retomarmos a cultura das sementes crioulas nos plantios", pontuou o Secretário.

#Agricultura 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato abre mais um Circuito de Feiras e facilita comercialização

Nesta sexta-feira, 03, foi aberta a 4ª edição do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa, a primeira do ano, que seguirá movimentando o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, até domingo, 05.

Nessa edição, estão reunidos mais de 50 expositores, entre agricultores familiares e artesãos, do Crato e de mais 11 municípios do Cariri.

Na ocasião, o Prefeito Zé Ailton Brasil assinou o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o Sisar. Ele estava acompanhado do Vice-prefeito, André Barreto, de Secretários Municipais e dos Vereadores Pedro Lobo, Luís Carlos Saraiva e Mariângela Bandeira, além de representantes de diversas instituições parceiras.

O Prefeito ressaltou que a gestão municipal tem atuado no incentivo à produção da agricultura familiar e garantido espaços para a sua comercialização. Nesse sentido, também destacou que visa a criação de um corredor rural permanente dentro do Parque de Exposição.

Ainda na abertura do Circuito de Feiras, foram realizadas as entregas de títulos do Programa Nacional de Crédito Fundiário e de kits do Projeto das Cozinhas Solidárias Sustentáveis, após apresentações dos grupos folclóricos Maracatu Raízes e Irmãos Aniceto, enaltecendo a cultura regional.

Cozinhas Solidárias Sustentáveis

Fogão e batedeira industrial, freezer, balança e outros itens fazem parte dos kits que foram entregues para 5 entidades do Crato, através de emenda impositiva do Vereador Pedro Lobo.

As entidades a serem beneficiadas são o Instituto Arte Vida, a Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Filemon Lima Verde, Associação Pró-Desenvolvimento Rural de Guaribas, Associação Rural do Crato e Associação dos Agricultores Assentados da Fazenda Malhada.

As cozinhas instaladas nessas entidades vão processar os produtos da agricultura familiar, comprados pelo Município, e refeições serão distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

#Agricultura 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Melhoramento Genético no Crato: bezerros gêmeos evidenciam sucesso do programa

O Programa de Melhoramento Genético, implantado pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae, vivencia um novo estágio com o nascimento de uma geração bovina de maior qualidade e com assistência técnica para acompanhar o rebanho. A mais recente novidade, foi o nascimento dos bezerros geminados, Cosme e Damião, da raça Girolando, nascidos no último dia 31, no Riacho Vermelho, distrito de Santa Fé.

É o primeiro caso desse tipo dentro do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos. Foi uma surpresa para o pecuarista Clinton Andrade. Ele tem 30 cabeças de gado e diz que, através das inseminações artificiais, "já tinha sido agraciado com três fêmeas." Segundo ele, outras três gestações também estão confirmadas. "Significa prosperidade para nós", acrescenta.

Atualmente, o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos contempla 47 produtores. Foram realizadas 604 inseminações e nasceram 50 bezerros.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, ressalta que o programa fortalece os rebanhos e garante mais qualidade do leite e da carne, impactando o setor da pecuária no município.

"Oferta ainda capacitação técnica e manejo alimentar aos pequenos produtores", acrescenta.

#Agricultura 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prorrogado prazo de entrega dos boletos do Garantia Safra para 9 de fevereiro

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, prorrogou o prazo para entrega dos boletos referentes ao Garantia Safra 2022/2023, que terminaria na última terça-feira, 31.

Agora o agricultor terá até o próximo dia 9, último dia para o pagamento da taxa de R$ 24,00. Somente após essa quitação, a inscrição no programa é efetivada.

Segundo o Secretário Givaldo Gonçalves, 1.078 agricultores estão inscritos no Garantia Safra, mas 58 deles ainda não receberam os boletos.

Eles seguem disponíveis na sede da Secretaria, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, das 8 às 17h. Para recebê-los, é necessário apresentar o CPF do beneficiário.

#Agricultura 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e da Economia Criativa acontece no próximo fim de semana

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Flor do Piqui, vai realizar no próximo fim de semana mais uma edição do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e da Economia Criativa, que serve de vitrine para os produtores locais, favorecendo a comercialização da produção.

O evento será aberto, oficialmente, na sexta-feira, 03, às 9h, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e seguirá até o domingo com uma vasta programação. Haverá entrega de Títulos do Programa Nacional de Crédito Fundiário e de Kits do Projeto Cozinhas Solidárias Sustentáveis, oficinas, espaço kids, palestras, Projeto Viva o Parque e atrações musicais com artistas regionais. Além disso, a Casa de Farinha e o Engenho da Cana-de-Açúcar estarão funcionando.

Oficinas temáticas

Adubação Verde e Calagem, Sistemas Agroflorestais, Energia Solar, como Vetor de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Criação de Peixes estão entre as oficinas previstas. Quanto aos shows, já estão confirmados Rafael Belo Xote, Leonardo de Luna e Forró de Raiz.

#Agricultura 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Saber popular e ciência reunidas no I Encontro de Profetas da Chuva do Cariri, em Crato

Um bom inverno, com possíveis precipitações chuvosas até o mês de junho, sem intensidade de ocorrências. Essas entre tantas outras previsões chuvosas foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 20 , durante o I Encontro de Profetas da Chuva do Cariri, realizado no auditório do IFCE, em Crato. O evento reuniu a experiência e a tecnologia. A previsão sensível do que poderá ser a fase invernosa deste ano e a evolução dos últimos anos de inverno. Em 2023, por exemplo, o fenômeno La Niña poderá influenciar num inverno menos rigoroso.

O evento iniciou com um café da manhã para os participantes, seguido de apresentações culturais com o cantor Lifanco e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, entre outros artistas. O dia em que o Crato viu o saber popular unido ao conhecimento científico ser palco de debate importante, chamando a atenção dos produtores para o diálogo e a troca de experiências e saberes.

O encontro aconteceu numa parceria da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Crato.

Esse primeiro encontro contou com a presença do Prefeito do Crato em Exercício, André Barreto, que fez uma fala de abertura destacando a importância desse momento de troca de conhecimento. O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, também esteve presente, juntamente com representantes de diversas instituições.

Para um dos profetas participantes, o produtor rural Valdemar da Silva, esse momento é muito importante para o aprendizado com as experiência dos profetas, mas ele acredita que o inverno ainda seja algo imprevisível. "Normalmente em anos que a produção de frutas é maior, o inverno também é bom", avalia. Mas a sua preocupação reside principalmente na redução dos frutos nas árvores frutíferas de sua pequena propriedade. "Ano passado a pitombeira tinha quase a quantidade de folhas e frutos", afirma. Já este ano, a sua preocupação está na menor produtividade.

O Secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Tiago Ribeiro, destacou a importância de eventos que valorizem a cultura do homem do campo e a experiência adquirida ao longo dos anos, com a própria natureza. "É um encontro que valoriza o saber popular, a cultura e que promove essas vivências como fonte de conhecimento para as pessoas", disse.

#Agricultura 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Começa entrega dos boletos do Garantia Safra, em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou a entrega dos boletos referentes ao Programa Garantia Safra 2022/2023 nesta segunda-feira,16.

1.078 agricultores estão inscritos no programa, mas é preciso pagar o boleto no valor de R$ 24,00 para a inscrição ser efetivada. Esse pagamento deve ser feito até o dia 09 de fevereiro.

Já os boletos estarão disponíveis até o fim do mês, na sede da secretaria, localizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, das 8h às 17h. Para recebê-lo, é necessário apresentar o CPF do beneficiário.

#Agricultura 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato terá encontro dos profetas da chuva na próxima sexta-feira, 20

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Crato, realizará na próxima sexta-feira, 20, o I Encontro de Profetas da Chuva do Cariri, que acontecerá no auditório do IFCE/Crato, a partir das 8h.

O encontro deve reunir 10 profetas da região. Eles vão revelar as profecias para a quadra invernosa no Estado, segundo a tradição da observação da natureza e seus fenômenos. Na ocasião, também haverá apresentação de artistas populares, como violeiros, poetas e repentistas.

"É uma forma de reforçarmos a valorização do saber do homem do campo, passado de geração em geração, e de fortalecermos a cadeia cultural, a qual nosso município sempre esteve à frente com o título de Capital da Cultura", ressalta o Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Tiago Ribeiro.

#Agricultura 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Boletos do Garantia Safra serão liberados a partir de segunda-feira,16

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, comunica que os boletos referentes ao Programa Garantia Safra 2022/2023 estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 16.

Foram gerados 1.078 boletos, que devem ser retirados na sede da secretaria, localizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, das 8h às 17h, até o dia 31 de janeiro. Para isso, é necessário apresentar o CPF do beneficiário.

Para o pagamento da taxa, o prazo é até 09 de fevereiro. Só depois de realizá-lo, o agricultor tem sua inscrição no programa efetivada e poderá receber o benefício em caso de perda da safra por falta ou excesso de chuva.

#Agricultura 23/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Mais de 50 famílias de pequenos produtores já foram atendidas através do PROARA

O Programa de Aração de Terras - PROARA, executado pela Prefeitura do Crato por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, já atendeu 58 famílias do distrito de Dom Quintino, abrangendo as comunidades de Cachoeira dos Gonçalves, Zabelê, Sanharol, Faustino, Varzinha, Ixú, Lagoa do Faustino, Cutia e João Grande. Foram aradados mais de 57 hectares até o momento.

Esta semana, os tratores estão nos sítios Bréa, também em Dom Quintino, e Malhada, no distrito de Ponta da Serra. Depois, vão para o distrito de Monte Alverne.

O trabalho de aração foi iniciado dia 6 de dezembro. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, a meta é arar cerca de 300 hectares e beneficiar 400 pequenos produtores rurais.

Ele reforça que essa etapa de preparação do solo antes do plantio favorece a oxigenação do solo e potencializa o crescimento saudável das sementes, impactando na produção. O aumento da safra tende a ser de até 40%.

#Agricultura 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato inicia Programa de Aração 2022

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou, nesta terça-feira, 06, a aração de terra dos pequenos produtores rurais. A meta é arar cerca de 300 hectares e beneficiar 400 famílias.

A comunidade da Cachoeira dos Gonçalves, no distrito de Dom Quintino, foi a primeira a receber o trator para preparação do solo antes do plantio. Os distritos de Ponta da Serra e Monte Alverne serão os próximos.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, a aração tende a aumentar a produção em até 40%. "Além disso, serve como um subsídio para o agricultor, pois o custo que ele teria para arar sua terra é revertido em outras ações", ressalta.

Carlos Alberto Gonçalves confirma a economia. "Eu gastaria uns R$ 500", diz o produtor de milho. Ele vai investir essa quantia na aquisição de defensivos agrícolas e em mão-de-obra. "Preciso de mais gente para plantar e colher. Espero uma safra de 50 sacas", disse.

Cadastro

O cadastro para o Proara - Programa de Aração de Terras - seguirá até janeiro. Está sendo realizado na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, localizada no Parque de Exposição, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de forma itinerante. Na quarta-feira, 07, será no distrito de Bela Vista e na quinta-feira, 08, no distrito de Ponta da Serra.

#Desenvolvimento 28/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato lança Programa de Aração de Terra para a safra 2023

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, lançou nesta segunda-feira, 28, o Programa de Aração de Terras - PROARA, de olho na safra 2023. A expectativa é de que sejam aradas mais de 700 tarefas, beneficiando 400 famílias de pequenos produtores rurais. Para isso, foram investidos cerca de R$155 mil. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 28, na quadra Bicentenário.

Na ocasião foram iniciados os cadastros dos produtores com a equipe da Secretaria e o trabalho continuará. Os agricultores devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O vice-Prefeito, André Barreto, garantiu que os tratores já estão a postos para o início dos trabalhos, previsto para a primeira semana de dezembro. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, a aração deve começar pelos distritos de Dom Quintino e Monte Alverne.

É lá que o José Batista cultiva milho, amendoim e fava para comercialização. Ele disse que, sem a ação do governo municipal, sua colheita seria comprometida e, consequentemente, a renda da família cairia. "Estão cobrando R$ 220 por hora para arar terras com o uso de tração animal. É muito caro. Não poderia pagar", ressaltou.

A aração é uma etapa fundamental no processo do plantio, à medida que favorece a oxigenação do solo e potencializa o crescimento saudável das sementes.

"Eu vou começar a plantar já nas primeiras chuvas. Confio numa boa safra", pontuou o agricultor.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará - FETRAECE - participaram do lançamento do PROARA, reforçando a parceria com a gestão municipal em prol do fortalecimento e da ampliação do acesso às políticas públicas de incentivo à produção no campo.

#Desenvolvimento 27/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Lançamento do Proaras 2022, em Crato, acontece nesta segunda-feira, 28, às 8h

Será lançado nesta segunda-feira, 28, a partir das 8h, na quadra Bicentenário, o Programa de Aração 2022 - Proaras, que irá favorecer os pequenos produtores, facilitando o cultivo nesta quadra invernosa.

O Proaras é da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, beneficiando dezenas de pequenos produtores rurais. A meta é que cerca de 200 hectares sejam inseridos na ação, promovendo a produtividade no município.

#Agricultura 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Circuito de Feiras será aberto nesta sexta-feira, às 9h30, em Crato, com o protagonismo feminino em evidência

O Programa Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato inicia mais uma edição, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Nesta edição, o programa evidencia a luta pelo protagonismo feminino, já que a maior parte do público é composto por mulheres do campo e artesãs. A abertura oficial será nesta sexta-feira (18), às 9h30, e o evento segue até o próximo domingo (20), com a abertura do evento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, destaca o compromisso da gestão em potencializar o empreendedorismo e fortalecer o escoamento da produção dos agricultores familiares. "Nosso objetivo é dar mais visibilidade ao trabalho desses agricultores, e convidar a população para participar da nossa feira. Nesta edição, além da comercialização dos produtos, o público terá acesso às palestras de micro empreendedorismo, protagonismo feminino e oficina de maquiagem", afirma.

Confira a programação completa

Dia 18/11 - Sexta Feira (08h00 - 18h)

- Realização da feira ao longo do dia;

- 09h30, abertura oficial do Circuito de Feiras;

- 14h00 - 16h00 - Palestra sobre políticas públicas de acesso a crédito para fortalecimento da produção e comercialização (AgroAmigo, CrediAmigo, PAB e PNAE);

Dia 19/11 - Sábado (08h - 18h)

Realização da feira ao longo do dia;

- 14h - Palestra sobre Protagonismo Feminino e Empreendedorismo;

- 15h - Oficina sobre Automaquiagem como forma de empreendedorismo feminino;

(cada participante deverá trazer o que utiliza de item de maquiagem para o seu próprio treino);

Dia 20/11 - Domingo (das 8h às 12h)

Realização da feira ao longo da manhã;

- 09h30 - Abertura do Evento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres;

8h às 12h - Programa Viva o Parque

#Agricultura 15/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores familiares cratenses realizam visita técnica em Cedro, Pernambuco

Um grupo de agricultores familiares cratenses visitou o município de Cedro, no Pernambuco, para conhecer in loco a experiência dos agricultores daquela cidade. O intercâmbio foi promovido pela Prefeitura do Crato, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Agrário e Urbanismo e Meio Ambiente, em parceria com a Ematerce.

No local, a comitiva cratense foi recebida pelos produtores locais, secretário de agricultura e representantes do Instituto de Pesquisas Agronômicas do estado do Pernambuco. "Visitamos pontos de produção, como uma forma de ampliar e qualificar o conhecimento de novos meios de produção", afirmou Sthephenson Ramalho, secretário adjunto de Urbanismo e Meio Ambiente.

A agricultora Cícera Edna destacou a importância do momento. "Muito bom esse intercâmbio com os produtores de hortaliças de Cedro. É muito importante, porque estamos trocando conhecimentos, experiências. A gente trabalha fortalecendo nossas práticas e também as parcerias", comentou.

A agricultura familiar é responsável por levar alimento saudável, de forma sustentável e sem atravessadores, para a mesa dos brasileiros. Em Crato, as feirinhas são realizadas em diversas localidades do município, sendo opção para as famílias cratenses na compra de frutas, verduras e outros produtos agrícolas.

#Desenvolvimento 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores familiares do Crato conhecem a experiência de melhoramento genético de Milhã

O Programa de Melhoramento Genético do Crato tem como objetivo tornar o município uma importante bacia leiteira, melhorando geneticamente os rebanhos bovinos, além de oferecer capacitação técnica aos agricultores familiares cadastrados. Em mais uma importante etapa do programa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae levaram 20 agricultores do Crato, para conhecer a experiência de sucesso em melhoramento genético do município de Milhã.

Localizada no Sertão Central, Milhã é uma cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, que através de políticas públicas assertivas conseguiu fortalecer sua bacia leiteira e hoje produz mais de 117 mil litros de leite por dia. "Essa visita foi facilitada pelo Sebrae, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Milhã, Wilk Rafael Pinheiro. Fomos visitar a experiência de pequenos agricultores que investiram na inseminação artificial e que hoje têm um bom resultado", explica o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves.

Além das técnicas de manejo alimentar, melhoramento genético e desenvolvimento de rebanhos, a comitiva do Crato ainda teve a oportunidade de conhecer de perto o modelo econômico de cooperativismo. "Na Cooperativa Agropecuária Milhã, tivemos a oportunidade de conhecer esse modelo de negócio baseado na coletividade. Os agricultores viram como funciona a produção de leite e derivados e gerenciamento de suas empresas através do cooperativismo, indo desde a compra e venda coletiva até a gestão da propriedade", afirma Givaldo.

#Agricultura 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato distribui 20 mil alevinos em açudes do município

Fortalecer a agricultura familiar é ampliar o acesso às políticas públicas de incentivo à produção rural. Dessa forma, a Prefeitura Municipal do Crato em parceria com o Governo do Estado do Ceará dá continuidade ao projeto de peixamento no município. Nesta quinta-feira, 27, foram distribuídos 20 mil alevinos nos açudes da Cachoeira dos Gonçalves, Assentamento 10 de abril, Caldeirão Bom Sucesso, Thomas Osterne e do Mandante em D. Quintino.

Maria do Socorro de Souza, é moradora do entorno do açude Thomas Osterne e acompanhou os técnicos despejarem os alevinos no local. "Aqui eles vão se reproduzir e vão ajudar as pessoas que vivem aqui da pesca. Os peixes servem tanto para eles se alimentarem como para garantir renda familiar. Por isso nós agradecemos esse benefício", afirma.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, o programa é fundamental para povoar os açudes públicos municipais. "Recebemos 20 mil alevinos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. Nós vamos distribuir esses peixes em 5 açudes do município: Cachoeira dos Gonçalves, Assentamento 10 de abril, Caldeirão Bom Sucesso, Thomas Osterne e do Mandante em D. Quintino", afirma.

#Agricultura 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa de Melhoramento Genético do Crato já conta com 30 bezerros

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, tem acompanhado os primeiros resultados do Programa de Melhoramento Genético de bovinos realizado em parceria com o Sebrae. Até a última sexta-feira, 21, nasceram 30 bezerros da inseminação artificial, no município. O objetivo do programa é atender mais de 200 agricultores familiares do Crato com a inseminação de bovinos, capacitação técnica e manejo alimentar.

Nesta sexta-feira, 21, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo Secretário de Agricultura, Givaldo Gonçalves, visitou o sítio Pai Mané, no distrito de Ponta da Serra, para conhecer os bezerros melhorados geneticamente da fazenda de Luciano Correia. "O Programa de Melhoramento Genético de Bovinos é uma oportunidade de fortalecer os rebanhos, melhorar a qualidade do leite e da carne, ajudando a aumentar a renda, produtividade e lucratividade. Fico muito feliz em ver o resultado deste programa, que tem como meta atender 200 pequenos produtores do nosso município, com a inseminação.", afirma o Prefeito.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Givaldo Gonçalves, já nasceram mais de 30 bezerros no município. "Através desse programa que também garante capacitação, manejo alimentar, para fortalecer os nossos produtores e alavancar a pecuária no Crato. Já foram feitas mais de 300 inseminações, garantindo assistência técnica, com mais de 900 visitas técnicas a esses produtores", afirma.

O Programa conta com importante parceria do Sebrae.

#Agricultura 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato recebe mais uma edição do Circuito de Feiras, no Parque de Exposição

Mais de 50 expositores participaram do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Crato, realizado do dia 22 ao 24 de outubro, no Parque de exposição Pedro Felício Cavalcanti. Com o objetivo de incentivar a comercialização dos pequenos produtores, a programação acontece mensalmente.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, informa que esse é mais um espaço de fortalecimento dos produtores do Crato, que participam da feira gratuitamente, tendo mais um espaço para escoamento de sua produção.

Quem está sempre participando das feiras municipais é a Agricultora Familiar, Cícera Edna, que comercializa doces, biscoitos caseiros e bolos. "Além de organizado, esse circuito de feiras é uma oportunidade de divulgação do nosso trabalho de agricultura familiar e economia solidária. Deixo o convite ao público, para que venham conferir os nossos produtos que são de qualidade", afirma a agricultora.

#Desenvolvimento 22/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Circuito de Feiras no Crato reúne produtores neste final de semana, no Parque de Exposição

Será realizado de 22 a 24 de outubro, o Circuito de Feiras da Agricultura Familar e Economia Criativa do Crato. A abertura oficial da Programação, que conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Município, acontece a partir das 9h30. O Circuito será no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti e contará com a atração da Casa de Farinha, com vendas de produtos derivados da mandioca.

A programação constará de diversas atividades, iniciando com palestra sobre empreendedorismo para os feirantes. A partir das 16h deste primeiro dia do evento será realizado um forró, na Praça de Alimentação do espaço.

Na ocasião, haverá momento religioso dedicado à Mártir Benigna, ainda neste sábado. No domingo, a programação estará integrada ao projeto Viva o Parque, das 8h às 12h.

O Circuito de Feiras tem sido incentivado através da Prefeitura do Crato para possibilitar melhores condições de vendas para os produtores, oportunizando a comercialização.

#Agricultura 14/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato cadastra para o Garantia Safra; prazo encerra dia 31 de outubro

Os agricultores familiares do Crato já podem solicitar o benefício que assegura possíveis prejuízos de sua produção, decorrentes de ação climática. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, está fazendo o cadastramento nas sedes das comunidades para facilitar o processo e garantir que todos os agricultores familiares, que atinjam o perfil, possam se cadastrar até o dia 31 de outubro.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios, sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

O benefício é concedido aos agricultores que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, e que tenham registrado perdas de produção em culturas de algodão, mandioca, milho, feijão e arroz, iguais ou superiores a 50%. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Givaldo Gonçalves, é necessário preencher os requisitos para que o agricultor esteja capacitado a receber o Seguro Garantia Safra.

"Juntos com Associações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Ematerce faremos uma força tarefa para tempo recorde, cadastrarmos todos os agricultores familiar que se enquadrem no perfil", afirma o Secretário.

No sítio Poço Dantas, distrito de Monte Alverne, a agricultora Vaneyde Ferreira desde muito jovem acompanha os pais na roça, ajudando no plantio de feijão, fava, milho e amendoim. "Aqui a nossa principal cultura é o amendoim. Esse programa Garantia Safra é muito bom e beneficia muitos agricultores, inclusive aqui no sítio Poço Dantas tem mais de 10 anos que eu faço o cadastramento no programa. É um trabalho que eu gosto, aqui na comunidade cadastramos em torno de 70 agricultores", afirma a agricultora.

#Agricultura 24/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Iniciadas as inscrições do Programa Garantia Safra

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos dá início neste sábado, 24, ao período de cadastramento do Programa Garantia Safra.

A primeira localidade será no distrito de Dom Quintino. O prazo para cadastro dos agricultores deve ser feito até o dia 31 de outubro.

Confira a data de cada comunidade

Prazo de inscrição:

<a href="https://www.crato.ce.gov.br/arquivos/2239/OUTROS__2022_0000001.pdf">https://www.crato.ce.gov.br/arquivos/2239/OUTROS__2022_0000001.pdf</a>

#Agricultura 17/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato realiza planejamento de execução do cadastramento para o Garantia Safra

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos realizou nesta sexta-feira, 16, a reunião de planejamento das atividades de implementação do Programa Garantia Safra. Nesta etapa, estão sendo discutidas as estratégias de divulgação do programa junto aos agricultores. O prazo para cadastro dos agricultores deve ser feito até o dia 31 de outubro.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Em parceria com a Ematerce, a Prefeitura do Crato irá capacitar a equipe técnica que realizará o cadastramento dos agricultores. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, é necessário preencher os requisitos para que o agricultor esteja capacitado a receber o Seguro Garantia Safra.

"Juntos com Associações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Ematerce faremos uma força tarefa para tempo recorde, cadastrarmos todos os agricultores familiar que se enquadrem no perfil", afirma o Secretário.

#Desenvolvimento 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Sítio Araticum, em Crato, festeja conquista do sistema de abastecimento d'água

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato, foi o momento escolhido pela comunidade do Sítio Araticum, no distrito de Santa Fé, para inauguração do sistema de abastecimento de água, uma parceria do Sisar, Prefeitura Municipal do Crato e Associação de moradores.

A água chegar às torneiras de cerca de 50 famílias da localidade parecia algo impossível. Pelo menos era o que contavam os moradores mais antigos. As irmãs Margarida e Maria, 73 e 79 anos, disseram que ouviram muitos dizendo que "naquela altura não tinha água", e que agora estavam felizes com a chegada da água em casa.

A vida da comunidade era desafiante, principalmente das mulheres donas de casa. As irmãs lembraram como era difícil buscar água no lugarejo vizinho. "A gente ia pegar água lá em cima, no Riacho Fundo. É longe, você viu. E quando não tinha sol, tudo bem, mas quando ‘tava' quente?", comentou Margarida. A localidade que ela citou fica há cerca de dois quilômetros, estrada carroçável e muitas ladeiras.

Os representantes das instituições parceiras fizeram um relato sobre a conquista, principalmente a presidenta da Associação, Ana Maria. A maior dificuldade para conquistar o tão sonhado sistema de abastecimento esteve na outorga da água, conforme afirmou Celiane Bispo, presidenta do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município do Crato. Já o gerente técnico do Sisar, Carlos Freire, destacou a importância do trabalho em parceria para àquela conquista.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton, comentou o papel fundamental da comunidade, em diálogo com o poder público. "Há tempo de plantar, há tempo de colher. Cada instituição realizou o seu papel para que, hoje, a comunidade do Sítio Araticum recebesse o tão sonhado sistema de abastecimento", disse.

Também participaram da inauguração, os vereadores Mateus Leite, Alex Saraiva e a vereadora Lourdes de Carlim, além de secretários, técnicos e comunidade.

Dona Margarida e dona Maria abriram os chuveiros instalados no terreiro da associação, simbolizando o início do abastecimento de água na localidade, junto às autoridades presentes. Elas agradeceram ao presente e só lamentaram que outros contemporâneos, que muito lutaram por àquela água, não estavam presentes fisicamente para a festa.

#Desenvolvimento 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato inaugura nesta quinta-feira obra de abastecimento no sítio Araticum, no distrito de Santa Fé

Será inaugurado nesta quinta-feira, 1, através do Sisar e a parceria da Prefeitura Municipal do Crato, o sistema de abastecimento do sítio Araticum, no Distrito de Santa Fé, no Município cratense.

A inauguração acontece ás 11h30, na sede da Associação da localidade, e contará com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil, secretários municipais, e a comunidade. A obra vem beneficiar centenas de famílias, que durante décadas sofreram com a escassez de água na área.

Esse trabalho, conforme tem ocorrido em algumas comunidades, que sofriam com o desabastecimento, vem acontecendo em diversas áreas do Crato, contando com o apoio da gestão municipal. A comunidade do Riacho Fundo é uma delas, e recentemente foi assinada ordem de serviço para obra de abastecimento no sítio Juá, que beneficiará também outras comunidades vizinhas.

#Desenvolvimento 14/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Circuito de Feiras reúne artistas em I Cortejo Cariri da Cultura, no Crato

O I Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato levou centenas de pessoas ao parque de exposição Pedro Felício Cavalcanti, entre os dias 12 e 14 de agosto. No sábado, 13, aconteceu o I Cortejo Cariri da Cultura, reunindo grupos populares da região em um grande cortejo da praça São Vicente ao Parque.

Participaram da solenidade o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado do Presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Cariri (FEC), José Domingo, Presidente do Sisar BSA, Celso da Gama, Gerente Administrativo do Sisar BSA, Carlos Freires, Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho e da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane David.

Dentre os grupos da tradição popular que participaram do cortejo estão o reisado do Mestre Aldenir, reisado Flor do Dia e as Mulheres do Coco da Batateira. A solenidade também contou com a participação de grupos de capoeira e das bandas de música municipais do Crato e de Juazeiro do Norte.

"É muito importante o incentivo à agricultura familiar, por isso apoiamos e realizamos feiras dentro do município. E hoje estamos prestigiando o início desse programa, que essa feira possa se fortalecer e crescer mais a cada ano mais. Que possa haver mais encontros de feiras e artesanatos na região do Cariri, para que possa entrosar mais a população", afirma o Prefeito, ressaltando que em dezembro deste ano a Prefeitura promoverá um grande encontro de feiras municipais.

Durante a programação do I Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária mais de 50 feirantes comercializam seus produtos. O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, informa que esse é mais um espaço de fortalecimento dos produtores do Crato, que participam da feira gratuitamente, tendo mais um espaço para escoamento de sua produção.

#Agricultura 13/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Mais de 50 feirantes participam do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato

Iniciou nesta sexta-feira, 12, o Programa Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato, que acontece até o próximo domingo, 14, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. A programação da feira reúne espaço formativo, mais de 50 barracas de exposição de produtos oriundos da agricultura familiar e economia criativa, cortejo artístico e domingo no Parque. O principal objetivo do Circuito de Feiras é divulgar a programação das feiras comunitárias que acontecem semanalmente no município, oferecendo suporte de organização para os agricultores familiares escoarem sua produção.

A artesã Vera Lucia Firmino, está expondo pela primeira vez seus bordados numa feira. "Já está com mais de vinte anos que eu trabalho com isso. Foi depois que eu saí do emprego que eu entrei no ramo de artesanato. Hoje eu trouxe peças em crochê, tenho almofada bordada à mão, tenho pano de prato, peito de patchwork, tem colcha de cama, de retalho, tem laço de cabelo infantil", exemplifica.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Givaldo Gonçalves, informa que o evento irá integrar todos os agricultores e artesãos que participam das feiras itinerantes municipais. "Nosso objetivo é dar mais visibilidade ao trabalho desses agricultores, e convidamos à população para participar da nossa feira. Temos aqui a Casa de Farinha que funcionará até às 21h durante à feira e também contaremos com Cortejo Artístico neste sábado", afirma.

#Agricultura 09/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato realiza I Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária

O Programa Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato, será lançado nesta sexta-feira, 12, às 10h30 da manhã, no parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. A iniciativa da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídrico, tem como foco divulgar a programação de feira comunitárias que acontecem semanalmente no município, oferecendo suporte de organização para os agricultores familiares escoarem sua produção.

Durante a Programação do Circuito de Feiras, também estará acontecendo a I Feira de Comidas Típicas e Produtos Artesanais do Cariri, realizada em parceria com a Federação das Entidades Comunitárias do Cariri e das Associações Comunitárias do Crato, o evento ainda conta com um Cortejo Cultural, envolvendo artistas e brincantes populares do Cariri.

A tradicional Casa de Farinha funcionará no Parque de Exposição durante o evento. Confira a programação do I Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Criativa do Crato:

Dia 12 de agosto

Atividades:

07 - 9h - Acolhida dos feirantes

10h30 - Abertura oficial da Feira

9h00 - 10h30 - Oficina sobre preparo de defensivos e fertilizantes agroecológicos (prof. Gauberto/IFCE campus Crato)

14h00 - 15h00 - Roda de conversa sobre BPF - Boas Práticas de Fabricação e Preparação de Produtos (Isis- UFCA);

07h às 17h30 - Realização da Feira

Dia 13 de agosto

Atividades:

07 - 9h - Acolhida dos feirantes

07h às 17h30 - Realização da Feira

9h30 às 11h00 - Roda de conversa sobre Credito Rural (Programa Terra Brasil e Programa Agroamigo) e a importância de se criar projetos ambientalmente sustentáveis

Dia 14 de agosto

Realização do Domingo no Parque (de 07h às 12h00)

#Agricultura 07/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato e Sisar vão construir reservatório elevado para abastecer três comunidades rurais

A comunidade do sítio Juá, no município do Crato, acaba de ser contemplada com uma ordem de serviço para regularizar o sistema de abastecimento de água através da implantação de um reservatório elevado no Juá, que também beneficiará as comunidades do sítio Mata e Vila Jacuípe. Mais de 700 famílias serão beneficiadas.

O lançamento e assinatura da ordem de serviço foram feitos neste domingo, 07, na sede da Associação de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais do Distrito de Ponta da Serra. A ordem de serviço compartilhada pela Prefeitura do Crato e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) da Bacia Hidrográfica do Salgado (BSA) terá um investimento de mais de R$ 104 mil.

O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, estava acompanhado pelo Vice-prefeito, André Barreto, e ainda pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recurso hídricos, Givaldo Gonçalves, o Presidente do Sisar BSA, Celso da Gama, Gerente Administrativo do Sisar BSA, Carlos Freires, e ainda, representando a comunidade do sítio Juá o Presidente da Associação, Antônio Laurentino da Silva (Antônio de Pureza). Também se fizeram presentes na solenidade os representantes do legislativo municipal vereadores Matheus Leite, Dr. Dudé, Antonio de Mano, Nonato e Cajuí Bantim.

De acordo com técnico do Sisar, Carlos Freires, o modelo de gestão compartilhada é reconhecido pela ONU, sendo um mecanismo que tem se fortalecido nos últimos anos, resolvendo a questão do abastecimento de água em muitas comunidades. "Esse é um momento feliz e desafiador. O modelo de gestão compartilhada ficou muito fortalecido nos últimos anos, onde podemos ver crescimento de projetos como o São José. E só quem ganha é a população", afirma Carlos Freires.

O abastecimento do sítio Juá é uma demanda antiga dos moradores, que aguardavam há nove anos a realização do projeto, que encontrou barreiras burocráticas e falta de interesse de construtoras com licitações desertas. O Prefeito Zé Ailton Brasil firmou o compromisso de solucionar a problemática de abastecimento do sítio Juá, que é uma das localidades que mais crescem na zona rural do Crato.

"Nossa missão é levar o serviço a todos e todas quando a demanda vem diretamente da população para o poder público. Por isso estamos hoje assinando essa ordem de serviço para que a gente possa solucionar esse problema da comunidade. Nesse ano, a população está participando ativamente das emendas e propostas de Lei Orçamentária Anual (LOA), um modelo participativo, onde a própria população cria sua emenda. Queremos juntos discutir e tentar solucionar os problemas, priorizando aqueles mais urgentes", destacou o Prefeito.

#Agricultura 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Assinatura da Ordem de Serviço para obra de abastecimento do sítio Juá será neste domingo, 7

Será assinada no próximo domingo, 7, às 9 horas, na sede Associação da Agricultura Familiar do Distrito de Ponta da Serra - Sítio Juá, a ordem de serviço de gestão compartilhada da Associação e o Sisar, para obra de abastecimento na comunidade, beneficiando 700 famílias da localidade. O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, estará presente na ocasião da assinatura.

O projeto irá beneficiar, segundo o líder comunitário Antônio de Pureza, 400 famílias do sítio Juá e mais 300 famílias residentes no sítio Mata. Conforme ele, esse é um momento de grande importância para essas comunidades, que há quase uma década tem lutado para conseguir realizar a obra de abastecimento, que mudará a vida dos moradores. "Com certeza, recebemos com grande alegria esse momento, e a comunidade terá essa obra muito importante e que somente agora, com o apoio da administração, através do Prefeito Zé Ailton, estamos sendo beneficiados", diz o líder comunitário.

#Agricultura 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores do Crato recebem capacitação para produção de silagem animal

O programa de Melhoramento Genético da Prefeitura Municipal do Crato, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, vai além da prática de inseminação artificial para manejo e reprodução dos animais. Os produtores rurais cadastrados no programa têm recebido capacitações através de oficinas realizadas em parceria com o Sebrae para profissionalizar a atividade rural. Finalizando as práticas do mês de julho, os agricultores aprenderam como fazer silagem, processo econômico de produção e armazenamento de alimento para bovinos.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, sintetiza em que a silagem consiste em "pegar o capim e passá-lo na forrageira, onde é moído, ensacado e assim pode ser usado como alimento no período de estiagem", explica o secretário dando ênfase no fortalecimento da agricultura familiar do município através dessas capacitações "Essa é mais uma política pública de fortalecimento da agricultura familiar feita pela administração do prefeito Zé Ailton Brasil".

A oficina de produção de silagem foi ministrada pelo técnico do Sebrae, Gutemberg Fortaleza, que aproveitou a deixa da generosa estação chuvosa de 2022 para estimular os agricultores a utilizarem a vegetação para produção de silagem. "Mês passado, nós tivemos aqui falando sobre manejo alimentar e hoje damos continuidade ao assunto. Desta vez, trazemos o processo de silagem, conservação de alimentação, conservação de forragem nesse período chuvoso, que temos abundância em água, no verde. Então a gente pode produzir esse material e armazenar para o período seco", afirma.

O agricultor capacitado, além de garantir alimentação aos animais, vai economizar. Segundo os técnicos, o custo de produção de um quilo da silagem varia entre 12 e 14 centavos, valor bem abaixo do encontrado no mercado.

Um dos beneficiados do Programa de Melhoramento Genético, o agricultor Ronaldo Ferreira, compartilhou a satisfação em participar da capacitação. "Esse é um momento muito importante para melhorar a nossa bacia leiteira aqui da região. Temos muita riqueza e a nossa bacia é desfasadíssima", afirmou o produtor que tem propriedade no sítio Poço Dantas, em Mont'Alverne.

#Administração 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato participa de audiência pública sobre gestão de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos

Nesta sexta-feira, 15, o vice-prefeito André Barreto participou da audiência pública sobre Políticas Públicas de Manejo dos Resíduos Sólidos e os Consórcios Públicos, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, em Juazeiro do Norte. Também foi discutida a implantação de iniciativas na área ambiental do Estado do Ceará.

A discussão sobre o manejo de resíduos sólidos, que passará por todas as macrorregiões do Estado, é uma iniciativa da Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos, presidida pelo deputado Acrísio Sena (PT). A frente foi criada com o objetivo de promover a articulação entre os poderes, gestões municipais e a população em volta de políticas públicas ambientais que resultem na erradicação dos 311 lixões existentes no Estado.

O vice-prefeito parabenizou a iniciativa e disse que a audiência acontece em um momento muito oportuno, quando o Cariri avança com o Consórcio para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Cariri (Comares Cariri). "Tenho esperança que o fim do lixão será uma realidade no Cariri. São 15 anos nessa discussão, nessa luta", comenta.

Para Acrísio Sena, a saída, no momento, é montar estruturas para o descarte correto. "A nossa luta é pela redução e posterior extinção de cerca de 300 lixões que existem no Ceará. O processo é muito caro e a única saída possível é a organização dos municípios em consórcios, para montar estruturas de coleta seletiva e aterros sanitários. A intenção da Frente é justamente reforçar a importância dos consórcios junto aos municípios e a sociedade", pontuou.

O encontro também contou com a presença e contribuição do secretário executivo do Comares Cariri, Francisco Brito Júnior, que apresentou os avanços do consórcio no Cariri; e ainda, do secretário adjunto de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho.

#Desenvolvimento 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Seminário terá Missa da Colheita e feira da agricultura familiar neste fim de semana

Em uma ação conjunta com a Diocese do Crato, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos realiza a feira da Agricultura Familiar no bairro Seminário após a missa da Colheita. A celebração será realizada na igreja de São José do Seminário, neste domingo, 26, às 07h da manhã.

Essa é mais uma oportunidade de os pequenos produtores comercializarem sua produção diretamente, sem atravessadores. O evento estará aberto das 8h às 10h da manhã em frente à igreja de São José do Seminário. Feiras como essa estão sendo realizadas em bairros e distritos do Município, num compromisso da gestão com os produtores rurais para que a economia seja dinamizada. Ganha o produtor, que têm contatos com muitos clientes, e ganha também o consumidor, que pode ter acesso a produtos de qualidade a um preço mais baixo.

Antes da feira, às 7h da manhã, será celebrada a Missa da Colheita, oportunidade para agradecer e celebrar o bom inverno de 2022.

#Agricultura 22/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Desenvolvimento Agrário do Crato realiza curso de manejo alimentar para bovinos

A Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com o Sebrae, realizou, nesta quarta-feira,22, um curso de adequação do manejo nutricional para bovinos. A capacitação foi realizada no CRAS da Ponta da Serra e teve como público alvo os agricultores que possuem rebanho e participaram do Programa de Melhoramento Genético.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, o curso teve como foco explicar aos produtores a importância de fornecer uma alimentação mais saudável e nutritiva ao rebanho, o que consequentemente ajudará no aumento da produção de leite dos bovinos.

O Agricultor Gilberto Juca viu na capacitação uma oportunidade de melhorar a produção de leite de seu rebanho. "Essa experiência foi muito boa, vimos muitas coisas que até já tínhamos o conhecimento, mas foi ensinado de forma a colocarmos em prática com mais facilidade. A turma toda ficou muito satisfeita. Se temos uma vaca que produz menos de 10 litros de leite, como acontece de produzirem até cinco para gente não compensa", afirma o agricultor.

#Agricultura 18/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária têm início no FestCrato 258 anos

As festividades do aniversário de 258 anos do Crato já iniciaram. Durante os dias 17 e 21 de junho, a programação do FestCrato conta com o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária que acontece das 06h às 16h, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. O engenho de cana-de-açúcar e a Casa de Farinha do Parque de Exposição também estarão funcionando durante o FestCrato 258 anos, das 6h às 22h.

No local, há 50 feirantes com variados produtos orgânicos, alimentícios e artesanais vendidos diretamente para o consumidor sem atravessadores. Uma das feirantes é a agricultora Cecília Costa, da Vila São Francisco, que já comercializa na feira da Encosta do Seminário e no Programa Domingo no Parque. "Estou muito feliz de participar da programação de aniversário do nosso município. Hoje estamos apresentando alguns dos nossos produtos como a salsa orgânica, a couve, beringela, tomatinho cereja, mamão Havaí (papaia), mamão formosa, cheiro verde, rabanete, alface, tortas, pães de maçãs, rabanete, batata doce e macaxeira", pontua.

Quem passar pelo Parque de Exposição durante o FestCrato poderá participar das festividades e ainda garantir a compra de alimento saudável, como explica a professora Margarida Maria de Oliveira, de Lavras da Mangabeira. "Não poderia deixar de prestigiar esse evento. Eu acho muito importante estes espaços de comercialização de produtos orgânicos e de grande qualidade. Hoje eu comprei Bejú, café, tapioca, massa puba, verduras e cacau. Muito importante essa feira aqui porque nos aproxima dos agricultores familiares", afirma.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves, explica que para realização do circuito de feiras no aniversário do Crato foi necessário interromper momentaneamente a realização das feiras dos bairros. "Estamos com 50 feirantes que também participam das feiras da agricultura familiar nos bairros. Durante o evento, a comercialização desses produtos será centralizada no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e retornará à programação ordinária após o dia 21", explica Givaldo.

#Desenvolvimento 01/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa Águas do Sertão irá beneficiar 300 família no Crato

A comunidade da Bréa, no município do Crato, foi contemplada na segunda etapa do Programa Águas do Sertão (PAS), iniciativa da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará, que beneficiará cerca de 300 famílias com abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

No último sábado, 30, a Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com representantes do estado, realizou o lançamento oficial do Programa, durante a feira de animais no sítio Bréa. Após o lançamento, a comunidade assinou o termo de adesão ao Águas do Sertão e participaram de sorteio de brindes doados pelo Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural).

Estiveram presentes no evento, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado do Vice-prefeito, André Barreto, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves, dos vereadores Dr. Dudé, Pedro Lobo, Fernando Brasil, e também da Gestora Social do Programa Águas do Sertão, Kellen Feitosa.

Quem mora na comunidade da Bréa sabe da dificuldade que é para ter acesso à água. O atual operador do poço que abastece a localidade, Auri Mendes, é também morador e sabe a importância de se renovar o abastecimento local. "Estamos necessitando mesmo porque só temos um poço, e outro cacimbão dentro de um rio, para abastecer mais de 206 família. Eu sei, por que sou eu que faço a operação. A quantidade de água não é suficiente para a população daqui", afirma Auri Mendes.

O Crato tem tido muitos avanços na ampliação do sistema de abastecimento e tratamento de esgoto. "O grande desafio para o abastecimento de água é o preço da energia elétrica e o Programa traz a inovação de ser operado com energia solar. Universalizar o sistema de abastecimento tem sido nossa missão, estamos com muitos projetos de abastecimento por toda a cidade", afirma o Prefeito Zé Ailton Brasil, destacando que, na Bréa, o Programa Água do Sertão fará um investimento orçado em R$ 1,5 milhão. "A Bréa foi contemplada porque é uma comunidade que cresceu muito, e o poço que temos hoje não tem capacidade para abastecer todas as famílias", explica o prefeito.

#Desenvolvimento 29/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa Águas do Sertão será lançado neste sábado, 30, em Crato, para 250 famílias

O Programa Águas do Sertão (PAS), iniciativa da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará, será oficialmente lançado, neste sábado, 30, às 09h, na Comunidade da Bréa. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH) estão dando apoio e suporte ao programa que beneficiará 250 famílias com abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

De acordo com o Secretário da SDARH, Givaldo Gonçalves, esse é um momento de grande oportunidade para o Crato e principalmente para a Breia e arredores, que será contemplada com o investimento estimado em R$ 1 milhão. "O PAS é um programa de abastecimento de água voltado às comunidades rurais. No sítio Bréa, será reestruturado todo o sistema que já existe com inovação, rede de saneamento, uso de energia solar renovável, podendo também, dependendo da viabilidade técnica, suprir a necessidade de comunidades vizinhas", explica o secretário.

Água limpa e destinação correta do esgoto significam mais saúde e qualidade de vida. Por isso, a Gestora Social do programa Águas do Sertão, Kellen Feitosa, explica a importância da adesão da comunidade para que democraticamente escolha se aceita o benefício. "O programa tem como foco a ampliação do sistema de abastecimento de água na zona rural, garantindo mais qualidade de vida e redução da vulnerabilidade das populações rurais. Neste momento, estamos realizando o encontro com a comunidade para apresentar o programa, que irá beneficiar todas as famílias do sítio Breia e comunidades vizinhas", afirma.

#Agricultura 17/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira de Produtos da Agricultura Familiar na praça Bicentenário completa seis anos, em Crato

A Feira dos Produtos da Agricultura Familiar do Crato, que é realizada na praça Alexandre Arrais, completou seis anos de existência, e teve uma edição especial, na quinta-feira, 14. O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve no local acompanhando a feira onde são comercializadas frutas, verduras orgânicas, lanches e produtos oriundos da agricultura familiar, possibilitando o escoamento da produção, mais renda e independência financeira para as famílias.

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, tem fortalecido o apoio para a realização de mais feiras como essa. O município do Crato conta, hoje, com 10 feiras de produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Graças aos esforços de associações, parceiros, apoiadores e principalmente dos agricultores, que se fortalecem por meio do associativismo, sendo um sucesso tanto na zona rural, quanto na zona urbana, como é o caso da feira que completa 6 anos.

"Essas feiras permitem uma venda direta, sem atravessador. E o consumidor também tem acesso a um produto vendido diretamente e saudável, sem agrotóxicos. Esta feira foi uma das pioneiras, mas hoje nós temos feiras espalhadas por vários bairros", afirmou o prefeito.

Fortalecer a agricultura familiar é dar condições para que os nossos produtores possam escoar sua produção. "Nesta feira aqui temos em torno de 15 famílias, que vêm de localidades como o Sítio Coruja, Guaribas, Bebida Nova, Caldeirão do Bom Sucesso, Baixio dos Monteiro", disse o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves.

A técnica em agropecuária, Ingrid Major Muniz, filha de agricultores, é uma das produtoras que comercializam na feira há mais de 5 anos. "Aqui gera renda familiar para os agricultores da região. Comercializo banana, macaxeira, batata-doce, couve, rúcula, tomate-cereja e peixe tilápia", afirma. Ela reside no Sítio Bebida Nova e produz no Sítio Coruja.

#Agricultura 12/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato fortalece parceria com Sisar e programa Águas dos Sertões para ampliar abastecimento

Com a finalidade de tratar da melhoria no abastecimento d'água das comunidades rurais filiadas ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil esteve reunido nesta quarta-feira, 12, com os técnicos do Sisar. Na reunião, foi discutida a parceria da Prefeitura Municipal do Crato com o Sisar e o programa Águas dos Sertões.

Estiveram presentes o Gerente Técnico do Sisar, Carlos Freires, e Marcelo Matos, Gerente Administrativo-financeiro do Sistema. Segundo o gerente Carlos Freires, foi tratado do projeto de abastecimento especialmente na comunidade da Breia, em Crato, contemplada pelo Programa Águas dos Sertões, da Secretaria das Cidades do Ceará.

Na oportunidade, foi sugerida a data de lançamento do programa Águas dos Sertões, que ficou previamente marcada para o dia 30 de abril, na feira da Breia, a partir das 09h.

#Agricultura 06/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato realiza o 19º festival Cariri Frutas no final de semana

Realizado no último final de semana, em Crato, a XIX Cariri Frutas, feira de exposição e dinâmicas sobre produção, aproveitamento e comercialização de produtos, na perspectiva da economia solidária, com foco no Cariri. O evento ocorreu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e encerrou neste domingo (6), reunindo produtores rurais e empreendedores para necessidades e possibilidades de alternativas da geração de trabalho e renda, acompanhada da melhoria da vida dos agricultores da Região do Cariri.

Com programação aberta durante os três dias da feira, a organização destacou como proposta discutir a importância econômica da cadeia produtiva e nutritiva dessas frutas, propondo aos governos e à sociedade, a criação de um programa alimentar, utilizando as mesmas na merenda escolar e estoque regulador na região. Além disto, as formas de comercialização, incentivo e práticas da economia solidária e do respeito ao meio ambiente, bem como fortalecer a organização e promover a articulação entre agricultores familiares da feira, organizações e outros parceiros locais.

O evento contou ainda com momentos de capacitação, propondo manejo e forma de cultivo orgânico, expondo as técnicas atualmente disponíveis. Neste domingo foi realizado um Intercâmbio ao Caldeirão Beato José Lourenço - Crato, tendo como temática uma Oficina de Plantio de Mudas., finalizando com uma Avaliação, Leitura e aprovação da Carta Política do Cariri Frutas 2022 (Espaço Cultural Paulo Freire).

O evento contou em sua abertura com a presença do vice-prefeito do Crato, André Barreto, que na ocasião esteve representando o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, o coordenador do evento, Expedito Guedes, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane David, além de Dr Leitão Moura, e representantes de entidades agrícolas e produtores.

#Administração 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Antônio Alves Gama (Tota).

A Administração Municipal do Crato envia votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

#Agricultura 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa de Aração de Terras beneficia mais de 450 famílias de agricultores, no Crato

O Programa de Aração de Terras (PROARA) safra 2021/2022 está beneficiando mais de 450 famílias do município do Crato. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), está entregando até duas tarefas de terras aradas para cada família o que totaliza 900 tarefas de terras produtivas aradas.

Investir na agricultura familiar é ampliar o acesso às políticas públicas de fortalecimento das técnicas de cultivo e escoamento da produção. A Técnica em Agropecuária da SMDARH, Janaína Matos, explica que a técnica de aração é fundamental para garantir o cultivo saudável dos alimentos. "A aração consiste em remexer o solo deixando-o menos compactado, o que facilita a entrada de ar e água e fortalece o crescimento das plantas. A meta do programa, nesta edição, é atender cerca de 450 famílias, com a aração de 900 tarefas", afirma.

Adailton Lopes de Sales, um dos beneficiados do PROARA, é agricultor há mais de 50 anos e foi beneficiado com a aração de duas tarefas de terra, onde ele plantará o milho. "É muito bom esse programa de aração. A gente acha importante vir mais cedo por causa do início das chuvas", afirma, o agricultor com esperança de termos um bom inverno.

#Agricultura 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Move CE realiza reunião em Crato e define áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico da macrorregião

Com destaque para a macrorregião do Cariri, no Sul do Estado, o segundo encontro regional do Move Ceará aconteceu nesta terça-feira, 11, no auditório do CEJA Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, localizado no Crato. O encontro reuniu lideranças do agronegócio e agricultura familiar, turismo, saúde e logística, além de outros representantes do setor produtivo local para dialogar acerca das áreas prioritárias da região, composta por 29 municípios.

Uma iniciativa da TrendsCE, plataforma especializada em comunicação e desenvolvimento de negócios, com o patrocínio da Assembleia e o apoio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, o Move Ceará buscou ouvir os principais agentes da economia do Cariri em encontro no município do Crato. A reunião com o setor produtivo foi segmentada em dois momentos distintos: durante a manhã, o Move Ceará ouviu o setor do agronegócio e do turismo. Durante a tarde, o encontro priorizou os setores de saúde e de logística.

O prefeito do Crato, José Ailton de Sousa Brasil, esteve presente no evento. "Essa discussão é importantíssima porque atravessamos uma crise sanitária e econômica. Esse tema nos instiga para que a gente possa ver caminhos e formas de atravessar esse momento de dificuldades. Contamos com a força do legislativo para isso", salientou.

O evento reuniu 25 representações do Agronegócio e Agricultura Familiar e Turismo, de manhã e cerca de 22 representantes dos setores de logística e saúde. Entidades como Sindsaúde, Sindicato Dos Trabalhadores E Trabalhadoras Rurais Orgânicos E Ecológicos Do Cariri (Sinttrocel), Sebrae e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato estiveram presentes.

Áreas prioritárias

O reconhecimento das potencialidades regionais e a expansão da atividade agroindustrial, o incentivo à formação de cooperativas e associações do agronegócio e a criação de planos de saneamento básico para melhoria da qualidade de vida dos moradores e agricultores familiares foram alguns dos destaques da primeira parte do encontro, que aconteceu durante a manhã.

#Agricultura 03/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS 60 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato comemorado em Crato com produtores

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato completou no dia 1º de janeiro 60 anos de existência. Essa é a mais antiga entidade sindical do Estado do Ceará, que tem sua trajetória marcada pela luta em defesa aos homens e mulheres do campo. Nesta segunda-feira, 03, foi comemorado o aniversário com solenidade presidida pela Presidente do Sindicato, Celiane David, contou com programação artística, cultural, renovação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, Feira da Agricultura Familiar e Café do Santo, como é tradição.

O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, compareceu a programação festiva de aniversário, acompanhado pelo Vice-prefeito do Crato, André Barreto, Deputado Federal, José Guimarães, Deputado Estadual, Moises Braz, e os vereadores Tancredo Ribeiro, Lourdes de Carlim, e Pedro Lobo, além dos ex-presidentes da entidade, com homenagem a trajetória do sindicato.

A primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane David, fez um discurso enaltecendo o protagonismo feminino no trabalho rural. "Estamos aqui celebrando o sindicato, por toda sua trajetória de lutas. Agradecemos as parcerias com a Fetraece, nossa federação, Contag e a CUT. Contamos também com o apoio da Prefeitura do Crato, ACB, Flor do Pequi e Ematerce. Esse momento só está sendo possível por causa de todas as nossas parcerias", afirma.

Filho de agricultores, o Prefeito Zé Ailton ressaltou a importância do trabalho do homem e da mulher do campo, para garantir a alimentação saudável de todos. Em sua fala, o gestor destacou os incentivos que a Prefeitura Municipal do Crato tem dado com políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.

"60 anos de história e de luta que esse sindicato tem feito em prol dos trabalhadores rurais do Crato. Nós unidos com o mesmo objetivo, vontade e determinação faremos do Crato uma referência como produtora de gêneros alimentícios e também queremos transformar nossa cidade em uma das maiores bacias leiteiras do nosso município com o programa de inseminação artificial", destaca o Prefeito.

#Desenvolvimento 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa de melhoramento genético inicia fase de inseminação, em Crato

Fortalecer a Agricultura Familiar é oferecer melhores condições para a produção agrícola e pecuarista no município. Por isso, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) deu início, nesta quinta-feira, 16, a fase de inseminação artificial, dentro do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos, beneficiando produtores do município. A prática de inseminação está acontecendo em toda zona rural e beneficiará aproximadamente 200 produtores.

Na manhã desta quinta-feira, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, acompanhados por técnicos da SMDARH visitaram os sítios Palmeirinha dos Britos, Malhada, Altos, Faustino, Pai Mané, Lagoa Rasa, Buracão e Inxu, onde os primeiros agricultores beneficiados receberam a inseminação gratuita de seus rebanhos.

O Programa de Melhoramento Genético de Bovinos é uma oportunidade de fortalecer os rebanhos, melhorar a qualidade do leite e da carne, ajudando a aumentar a renda, produtividade e lucratividade. Um dos beneficiados com o programa foi o agricultor Franklin Gomes Rocha, residente do sítio Inxu, em Dom Quintino. "A implantação desse projeto de inseminação artificial é de suma importância para a agricultura familiar. Ele irá melhorar a nossa bacia leiteira e ajudar a ampliar os nossos negócios", comenta.

O Veterinário, Samuel Sampaio, parabeniza a iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae de democratizar o acesso à inseminação, para os pequenos produtores. "Essa iniciativa da Prefeitura do Crato, junto com o Sebrae, de pôr em prática o programa de melhoramento genético da bacia leiteira do Crato é de fundamental importância, principalmente para os agricultores familiares que dependem dessa atividade para viver e não têm acesso a essas tecnologias", afirma.

#Agricultura 13/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato lança PROARA 2021/2022 que beneficiará mais de 400 agricultores

O lançamento do Programa de Aração de Terras (PROARA) Safra 2021/2022, realizado na manhã desta segunda-feira, 13, reuniu mais de 200 agricultores familiares na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Nesta safra, o PROARA realizará a aração em mais de 300 hectares de terras, beneficiando cerca de 400 famílias cratenses, cada uma receberá até três tarefas de terras aradas.

A solenidade contou com a participação do Prefeito Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo Vice-prefeito, André Barreto, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), Carlos Freires, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane Bispo, Gerente Regional da Ematerce, Francisco Lóssio e representando o legislativo municipal, o Vereador Pedro Lobo.

O agricultor Expedito Ferreira da Silva, do distrito de Monte Alverne, está se preparando para o plantio de milho, feijão, arroz, amendoim e mandioca, ele relembra que antes do PROARA os agricultores precisavam utilizar a aração de tração animal para preparar o roçado. "A aração é algo muito importante. Esse programa é especial porque só vem a beneficiar o agricultor e ajudar a desenvolver ainda mais com o que cultivamos", afirma.

A Prefeitura do Crato incentiva a agricultura familiar, desde o plantio até o escoamento da produção agrícola dos nossos agricultores familiares. Em sua fala, o Prefeito Zé Ailton Brasil destacou o compromisso da gestão pública municipal em fortalecer a agricultura familiar e ampliar o acesso às políticas públicas de incentivo à produção rural.

"Esse ano estamos com um projeto de aração para mais de mil tarefas de terra, um investimento de mais de R$ 130 mil. Estamos iniciando outros programas como o de melhoramento genético de bovinos, que iniciará no dia 16 de dezembro, para melhorar nossa bacia leiteira no município", afirma o Prefeito.

#Agricultura 12/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeito lança PROARA 2021/2022 para 400 agricultores nesta segunda-feira, 13

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), lança nesta segunda-feira, 13, o Programa de Aração de Terras (PROARA) Safra 2021/2022, que beneficiará cerca de 400 agricultores familiares com mais de 300 hectares de terras aradas. O evento será realizado às 08h, na rua Dom Pedro II, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contará com a presença do Prefeito Zé Ailton Brasil.

Fortalecer a agricultura familiar é ampliar o acesso às políticas públicas de incentivo à produção rural. De acordo com o Secretário da SMDARH, Carlos Freires, a aração é um processo muito importante para o plantio, pois provoca a aeração da terra, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo, melhorando o crescimento saudável das sementes.

#Agricultura 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Comunidades da zona rural do Crato recebem 20 mil alevinos do programa de peixamento

Fortalecer a agricultura familiar é ampliar o acesso às políticas públicas de incentivo à produção rural. Dessa forma, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH), dá continuidade ao projeto de peixamento no município. Nesta quarta-feira, 08, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, lançou o projeto de peixamento na comunidade do Assentamento 10 de Abril.

Fruto de uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (DAS), o projeto de peixamento conta com a distribuição de 20 mil alevinos de tilápia em açudes de 10 comunidades rurais do Crato. Esse é mais um projeto de política pública voltada à agricultura familiar. "Estamos cada vez mais incentivando o pequeno produtor. Com o peixamento, damos a oportunidade de eles produzirem nos pequenos açudes e terem renda extra e, assim, segurança alimentar para suas famílias. Agradecemos o apoio do Governo do Estado na realização desse projeto", afirma o Prefeito.

De acordo com o Zé Ailton, o município tem criado uma rede de apoio e fortalecimento da agricultura familiar como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra dos pequenos produtores os produtos para abastecer as unidades socioassistenciais e escolas públicas municipais. "Estamos contribuindo com o pequeno produtor do nosso município, temos programas como o PROARA e o melhoramento genético dos rebanhos e agora o peixamento, que vem complementar esse nosso trabalho", destaca.

Monitoramento

A partir de monitoramento das colônias de peixes e qualidade dos açudes, a SDA leva ao município alevinos machos e fêmeas para o povoamento dos açudes. Segundo o técnico da Coordenação de Pesca e Aquicultura Familiar da SDA, Paulo Augusto, os peixes são trazidos do açude Orós.

"Primeiro, a gente mapeia os açudes, entrega os peixes, identifica colônias, fazendo monitoramento antes e depois. O foco principal desse projeto é garantir melhoria de renda e alimentação para estas populações. É importante que os pescadores não pesquem com rede com malha menos de 9 cm", afirma, explicando que a abertura pequena da rede de pesca retira filhotes antes da reprodução.

Receberam alevinos do programa de peixamento do Crato as comunidades de Cachoeira dos Gonçalves, Assentamento 10 de Abril, Catingueira dos Xenofonte, Caldeirão Bom Sucesso, Distrito de Dom Quintino, Palmeirinha dos Vilar, Jenipapeiro, Umari, Lagoinha dos Costa, Pai Mané e Ipueira da Palha.

#Desenvolvimento 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato inicia as inscrições para o PROARA 2021/2022

O início da quadra chuvosa na região do Cariri é o período em que os agricultores familiares cratenses se preparam para o plantio das lavouras. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), está com inscrições abertas para o Programa de Aração de Terras (Proara) safra 2020/2021. Os agricultores familiares interessados em participar do Programa têm até o dia 10 de dezembro para realizar as inscrições na sede da SMDARH, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, ou na sua comunidade, de acordo com o cronograma.

A aração da terra é uma etapa importante no processo produtivo, pois descompacta e prepara o solo para que as sementes cresçam com raízes mais fortes. Quando se ara a terra, ela fica mais fofa e permeável, beneficiando a troca de nutrientes presentes nos adubos, um processo que ajuda na proliferação das minhocas e na retirada de raízes mortas.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Município, Carlos Freires, ressalta que o Proara tem como principal objetivo incentivar e fortalecer a agricultura familiar em Crato. Neste ano, as inscrições também serão realizadas nos distritos, de ac ordo com o seguinte cronograma:

DIA 01/12, de 09h às 12h - Ponta da Serra

Local: CRAS, atendimento às comunidades de: Quebra, Juá, Sítio Altos, Pai Mané, Catingueira, Rodeador, Lages, Boi Morto, Boa Esperança, Lagoa Rasa, Vila Porfírio, Angico, Boqueirão, Vila Vitório e adjacências.

DIA 02/12, de 09h às 12h - Monte Alverne

Local: Quadra de Esportes, atendimento às comunidades de: Vila Nova, Assentamento 10 de Abril, Tabocas, Toca do Índio, Areias, Corrente Pequeno, Correntinho, Corrente Grande, Caiçara, Poço Dantas, Lagoinha e adjacências.

DIA 02/12, de 09h às 12h - Dom Quintino

Local: Associação de Desenvolvimento Comunitário - Antigo posto de saúde, atendimento às comunidades de: Bréa, Inxú, Cachoeira dos Gonçalves, Faustino, Lagoinha dos Costas, Lagoa do Faustino, Varzinha, Ipueira da Palha, Zabelê, João Grande, Boqueirão, Olho D'agua, Mineiro, Estrada da Serra Verde, Mandante e adjacências.

DIA 07/12, de 09h às 12h- Malhada

Local: Sede da Associação, atendimento às comunidades de: Caboclo, Umburanas, Araçás, Caldeirão, Patos, Palmeirinha dos Britos, Jenipapeiro, Gonçalo, Jenipapo e adjacências.

DIA 08/12, de 09h às 12h - Bela Vista

Local: Conselho de Base - Casa de Paulo, atendimento às comunidades de: Sítio Alegre, Baixio Verde, Lagoa Encantada, Teotônio, Sítio Cobras e adjacências.

DIA 08/12, de 09h às 12h - Palmeirinha dos Vilar

Local: Escola Maria Santina, atendimento às comunidades de: Cipó dos Tomaz, Jaburú e adjacências.

DIA 09/12, de 09h às 12h - Cachoeira dos Gonçalves LOCAL: Quadra de Esportes.

DIA 10/12, de 09h às 12h - Sítio Matinha

Local: Casa de Chico Coscuz, com as presenças das comunidades adjacentes.

#Desenvolvimento 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Economia Solidária de Dom Quintino será retomada neste sábado, 20

Incentivar a economia solidária é dar autonomia e projeção para os microempreendedores comunitários, ajudando a melhorar a renda familiar. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, está apoiando a retomada da Feira da Economia Solidária de Dom Quintino, que terá sua terceira edição neste sábado, 20, a partir das 16h.

A Feira da Economia Solidária é uma realização da Associação Comunitária do distrito de Dom Quintino, com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, que incentiva a geração de renda na comunidade, com a comercialização de artesanatos, confecções e diversos artigos desenvolvidos pelos moradores.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, explica que o Crato tem se destacado quanto a promoção de feiras da Economia Solidária e da Agricultura Familiar na região. "Ao todo, o Crato já conta com 14 feiras da economia solidária e da agricultura familiar, contemplando diversos bairros da zona rural e urbana. Essa é uma forma de incentivar o empreendedorismo comunitário no nosso município", afirma.

A feira será realizada na rua Carmélio de Sousa, em frente ao antigo posto de saúde de Dom Quintino.

#Agricultura 12/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa Águas do Sertão beneficiará mais de 250 famílias em Crato

A comunidade do sítio Bréa foi contemplada na segunda etapa do Programa Águas do Sertão, iniciativa da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará. O programa tem como foco a ampliação do sistema de abastecimento de água na zona rural, garantindo mais qualidade de vida e redução da vulnerabilidade das populações rurais.

Em reunião com representantes da Secretaria das Cidades e do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), realizada nesta segunda-feira, 11, o Prefeito Zé Ailton Brasil, discutiu a implementação do programa no município. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, o programa irá ampliar e melhorar a rede de abastecimento de água no sítio Bréa e entorno, beneficiando diretamente 250 famílias.

#Agricultura 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Produtores do Crato recebem capacitação para o Programa de Melhoramento Genético

Em reunião técnica com 40 agricultores familiares, produtores de gado do município do Crato, foi apresentada a dinâmica e programação inicial da primeira fase de melhoramento genético de bovinos e bubalinos. O programa, realizado pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visa beneficiar cerca de 200 agricultores familiares pecuaristas.

A reunião realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Edvardo Ribeiro, no distrito de Ponta da Serra, contou com a participação do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, que reforçou o compromisso da gestão em incentivar a melhoria da qualidade e produtividade dos rebanhos do município. Na oportunidade foi apresentada a parte teórica do programa, seus objetivos e metas, momento importante para os produtores tirarem dúvidas e trocarem experiências sobre suas realidades.

"Nosso compromisso com o agricultor e produtor familiar do Crato é dar toda condição necessária para que o programa de melhoramento genético tenha a eficácia e promova esse grande salto, fortalecendo a produtividade e melhorando a renda destas famílias", destaca o Prefeito ressaltando que esse é um ganho de todos, já que investir no pequeno produtor é incentivar a economia local.

A pecuária leiteira do Crato é praticada principalmente por parte dos agricultores familiares, sendo em torno de 6.864 possuidores de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA (Posição março/2021). Ainda, o município possui cerca de 1.015 produtores e 23.403 cabeças de bovinos, segundo a ADAGRI (Posição maio/2021).

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, uma das causas que podem prejudicar a produtividade do gado de leite é a baixa qualidade genética dos animais. Isso acontece, em grande parte, porque a maioria dos pecuaristas desconhece ou tem pouco conhecimento sobre os conceitos do melhoramento genético, ou ainda têm dificuldades de colocá-los em prática. As próximas etapas serão com a empresa de consultoria técnica agropecuária, que com profissionais veterinários farão a prática de inseminação no rebanho.

#Agricultura 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Aberto período de adesão ao programa Garantia-Safra 2021/2022

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, informa que está aberto o período de validação e inscrição para o programa Garantia-Safra 2021/2022, o prazo para se cadastrar é até o dia 26 de setembro. No Município do Crato serão assegurados até 930 agricultores, conforme observado a perda de suas produções.

Os agricultores familiares já podem solicitar o benefício que assegura possíveis prejuízos de sua produção, decorrentes de ação climática. O benefício é concedido aos agricultores que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, e que tenham registrado perdas de produção em culturas de algodão, mandioca, milho, feijão e arroz, iguais ou superiores a 50%.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, o Garantia Safra é um programa fundamental para a subsistência do pequeno produtor. "O município do Crato já destinou R$ 40 mil para a safra de 2021/2022. Esse programa é um benefício destinado aos agricultores familiares que porventura venham a perder mais de 50% sua safra pela questão de falta de chuva", destaca o secretário, ressaltando que o Garantia Safra recebe recurso Municipal, Estadual, da União e do beneficiado, mediante o pagamento do boleto na adesão.

Normalmente são realizados repasses de R$ 850,00, divididos em cinco parcelas de R$ 170,00. Contudo, durante o período de pandemia, o repasse está sendo realizado em uma única parcela.

Os trabalhadores poderão realizar o pedido em dois momentos, que incluem Safra verão, disponível e que vai até 21 de setembro de 2021; Safra inverno: será aceita até o dia 20 de fevereiro de 2022.

#Agricultura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato lança programa de melhoramento genético

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e oferecer melhores condições para a produção agrícola e pecuarista no município, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) lançou, neste sábado, 11, o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos.

Em solenidade realizada durante a feira de animais do sítio Bréa, no distrito de Dom Quintino, o Prefeito Zé Ailton Brasil destacou a conquista para os pequenos produtores do Crato, que terão suporte técnico pra o melhoramento genético de seus rebanhos.

A feira de animais da Bréa foi o ambiente perfeito para o lançamento do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos, que beneficiará 200 produtores de gado no município do Crato. O Gerente Regional da Ematerce no Cariri, Francisco Lócio, ressaltou a importância de o Crato estar desenvolvendo o programa. "Estamos disponibilizando dois veterinários que irão colaborar nesse trabalho. Vamos sair da teoria e colocar em prática esse programa que tanto beneficiará o município", disse.

O Prefeito do Crato destacou as parcerias com o Sebrae, Ematerce, IFCE, UFCA e Banco do Nordeste para execução do Programa de Melhoramento Genético. "O município tem um trabalho voltado ao melhoramento do rebanho bovino, que beneficiará os pequenos produtores locais. Os critérios para participar deste programa é ser um pequeno produtor rural, com rebanho de até 10 bovinos. Esse produtor receberá apoio técnico e suporte. O sêmen do gado será selecionado, para que tenham vacas leiteiras com melhor produtividade", afirmou.

O Secretário da SMDARH, Carlos Freires, explica que os produtores interessados em participar do programa, devem procurar a secretaria, localizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, realizar o cadastro e treinamento técnico-prático. "O Sindicato dos Produtores Rurais é um parceiro essencial para a efetivação deste projeto. Estaremos iniciando as atividades de campo, o seminário a sensibilização, cadastro e a prática da inseminação em si, nas comunidades e distritos. Além de pioneiro, o programa é desafiador, trazendo impacto direto no mercado local e na bacia leiteira do município do Crato", completa

#Agricultura 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS 200 Agricultores Familiares do Crato serão beneficiados pelo Programa de Melhoramento Genético

A qualidade genética dos animais é um dos fatores que influencia na produtividade dos rebanhos leiteiros. Pensando nisso, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) fará o lançamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Pecuária: Melhoramento Genético de Bovinos. O lançamento acontecerá neste sábado, 11, às 8h30, no sítio Bréa, distrito de Dom Quintino e beneficiará 200 agricultores familiares pecuaristas.

A pecuária leiteira do Crato é praticada principalmente por parte dos agricultores familiares, sendo em torno de 6.864 possuidores de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA (Posição março/2021). Ainda, o município possui cerca de 1.015 produtores e 23.403 cabeças de bovinos, segundo a ADAGRI (Posição maio/2021).

O sucesso de qualquer sistema de produção de leite depende da combinação de alguns fatores, como genética, nutrição e manejo do rebanho, além de saber gerir o próprio negócio. Para melhorar os índices de produção de leite no Ceará, o Governo do Estado, em parceria com alguns municípios têm adotado programas de melhoramento genético do gado de leite.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, uma das causas que podem prejudicar a produtividade do gado de leite é a baixa qualidade genética dos animais. Isso acontece, em grande parte, porque a maioria dos pecuaristas desconhece ou têm pouco conhecimento sobre os conceitos do melhoramento genético, ou ainda têm dificuldades de colocá-los em prática.

Para os 200 agricultores familiares e pecuaristas do Crato, que serão beneficiados com o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos, essa é uma oportunidade de fortalecer seus rebanhos, melhorar a qualidade do leite e da carne, ajudando a aumentar a renda, produtividade e lucratividade. Após o lançamento, os produtores interessados em participar do programa, devem fazer procurar a SMDARH para realizar o cadastro e treinamento técnico-prático.

#Agricultura 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Economia Solidária do Sítio Serraria será lançada, neste domingo, 12

Incentivar a economia solidária é dar autonomia e projeção para os microempreendedores comunitários, ajudando a melhorar a renda familiar. Nesta perspectiva, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, está apoiando o lançamento da Feira da Economia Solidária do Sítio Serraria.

No local, serão comercializados artesanatos, confecções e diversos artigos desenvolvidos pela comunidade. O lançamento da feira será neste domingo, 12, a partir das 14h30, no sítio Serraria.

#Agricultura 02/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Agricultura Familiar terá edição especial no parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti

Quem está com saudade da Expocrato terá a oportunidade de vivenciar um pouco do evento, nos próximos dias. Respeitando os protocolos sanitários, será inaugurada nesta sexta-feira, 03, a Feira da Agricultura Familiar do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, apoia essa iniciativa dando assistência aos expositores e organizando o evento.

As feiras da agricultura familiar têm sido importantes espaços para comercialização de alimentos saudáveis, produtos da sociobiodiversidade e da economia solidária. Uma forma de garantir o escoamento da produção de nossos agricultores, artesãos e produtores rurais.

A feira na Exposição acontecerá entre os dias 03 e 05 de setembro, a partir das 07h30 da manhã, simultaneamente com o Engenho. Uma forma de relembrar a tradicional Expocrato e matar um pouco a saudade do evento, além de levar produtos saudáveis à mesa do consumidor.

#Agricultura 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Proprietários de território rural terão até 30 de setembro para declarar o ITR

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) informa que o prazo para os proprietário de imóveis rurais fazerem a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) encerra no dia 30 de setembro. A declaração deve ser feita de forma online, no site da Receita Federal. Caso haja alguma dúvida, os proprietários podem ir até a sede da SMDARH, localizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

A Receita Federal está recebendo o documento desde o dia 16 de agosto. A obrigatoriedade da declaração se aplica aos proprietários de imóveis pessoas físicas ou jurídicas e a não efetuação da mesma pode gerar multa para o proprietário.

#Agricultura 24/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feiras da Agricultura Familiar em Crato já beneficiam mais de 200 famílias

As feiras da Agricultura Familiar do Crato estão de volta com toda força e incentivo necessário para o desenvolvimento de suas atividades. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, tem feito o possível para garantir que as atividades ocorram de forma segura e organizada.

Atualmente, o município conta com oito feiras da agricultura familiar em funcionamento, que acontecem de forma periódica, incentivando a economia local e garantindo emprego e renda para mais de 200 agricultores familiares, extrativistas e artesãos do Crato.

Incentive a agricultura familiar comprando alimento saudável vindo direto do campo e dos quintais produtivos dos nossos agricultores familiares. Segue cronograma das feiras da Agricultura Familiar em funcionamento do Crato:

1 - Feira de Produtos da Agricultura Familiar da Quadra Bicentenário

Local: Praça Alexandre Arraes (Quadra Bicentenário), Crato CE.

Todo sábado, das 06h às 11h da manhã.

2- Feira do Sítio Cruzeiro

Local: Sítio Cruzeiro, Distrito de Santa Fé, Crato CE.

Todo domingo, das 07h às 11h da manhã.

3 - Feira da Bréa

Local: Sítio Bréa, Distrito Dom Quintino, Crato CE.

Todos os sábados, das 07h às 11h30 da manhã.

4-Feira de Produtos Agroecológicos

Rua dos Cariris, 61, Centro, em frente à ACB, Crato CE.

Toda sexta-feira, das 05h da manhã até às 10h.

5-Feira de Produtos da Agricultura Familiar da Encosta do Seminário

Local: Ladeira da Integração, em frente ao Cruzeiro - Encosta do Seminário.

Toda quarta-feira, das 16h até as 20h.

6-Feira de Produtos da Agricultura Familiar de Monte Alverne

Local: Praça do Distrito de Monte Alverne.

Todos os sábados, das 16h às 19h.

7-Feira da Vila São Francisco (Quebra)

Local: Praça da Capela.

Quinzenalmente aos domingos, das 07h às 11h.

8-Feira da Vila Guilherme

Local: Vila Guilherme

Quinzenalmente aos domingos, das 07h às 11h.

#Desenvolvimento 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Agricultura Familiar do distrito de Monte Alverne será retomada neste sábado, 21

A Feira da Agricultura Familiar do distrito de Monte Alverne será retomada neste sábado, 21. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDRH) tem apoiado e incentivado os produtores municipais na realização dessas feiras. Atualmente, o município conta com oito feiras da agricultura familiar em funcionamento, que têm um importante papel para a economia local, sendo fonte de emprego e renda para os pequenos produtores.

Quem gosta de alimentação saudável vinda direto do campo e dos quintais produtivos dos agricultores familiares, tem motivo para comemorar. No local serão vendidas frutas, hortaliças, comidas típicas e artesanatos. O Crato apoia essa iniciativa que tem sido muito importante na geração de emprego e renda dos agricultores familiares do Município.

#Desenvolvimento 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Serviço de Inspeção Municipal está sendo implementado, em Crato

O município do Crato está se organizando para implementar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal. A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, tem discutido a implementação do decreto Nº 3007001/2021, que regulamenta a Lei do Serviço de Inspeção Municipal.

A implementação do serviço fortalecerá a segurança e qualidade alimentar dos produtos de origem animal, desde sua produção até o transporte e acomodação para comercialização. A implementação da lei é um avanço, segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Carlos Freires. "O Decreto põe em vigor a Lei Municipal do SIM. Agora estamos conversando com membros da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará e da Vigilância Sanitária para alinharmos as próximas etapas", explica.

De acordo com o Fiscal Estadual Agropecuário, Felipe Francelino, o trabalho do serviço de inspeção é fundamental para garantir que o alimento que chega até a mesa da população seja de qualidade. "É de suma importância que esse programa esteja ativado e que possamos acompanhar de perto os estabelecimentos que produzem esses produtos", destaca o fiscal, que também irá trabalhar junto ao município para implementação do SIM.

Discutir as metodologias para adotar o SIM é o primeiro passo. A Tecnóloga em Alimentos da Vigilância Sanitária do Crato, Ana Letícia, pontua que o trabalho da fiscalização nos comércios, após a adoção do SIM será primordial para melhorar a qualidade dos alimentos. "A gente atuará diretamente no comércio, na fiscalização dos estabelecimentos. Então, a gente vai até o local ver se o produto está irregular, se tem o selo de inspeção, selo municipal, ou selo estadual. Se não tiver nenhum selo a gente apreende o produto, notifica o estabelecimento a não adquirir mais aquele produto que está sendo comercializado de maneira irregular", explica.

#Agricultura 01/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Comunidade da Vila Guilherme, no Crato, ganha feira para agricultores familiares e microempreendodores rurais

A Feira da Agricultura familiar da Vila Guilherme foi inaugurada neste domingo, 01, sendo mais um espaço para que agricultores familiares e microempreendedores rurais possam oferecer produtos diretamente à comunidade, sem atravessadores. A Feira da Vila Guilherme é a sexta em atividade no município e será realizada quinzenalmente, sempre aos domingos.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, o diferencial da feira da Vila Guilherme é a economia solidária. "Essa iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Crato, Associação dos Moradores da Vila Guilherme e outras entidades parceiras, destaca.

O Presidente da Associação de Moradores da Vila Guilherme, Cicero de Oliveira, comemora a iniciativa que considera uma conquista da comunidade. "Eu sempre participava da feira na Vila Padre Cícero, sempre quis trazer pra cá. Me sinto muito satisfeito e contente", disse.

A inauguração dessa feira contou com a presença do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil. Filho de agricultores, o prefeito reconhece a importância das feiras livres para que a produção rural gere emprego e renda.

#Agricultura 30/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato incentiva a realização das Feiras da Agricultura Familiar no município

Fortalecer a agricultura familiar é dar condições para que os nossos produtores possam escoar sua produção, além de incentivar à população a adquirir alimentos saudáveis, vindos direto do campo. Por isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos tem incentivado a propagação das Feiras da Agricultura Familiar em todo o município do Crato.

Neste sábado, 31, será retomada a feira do sítio Carrapato, a partir das 16h, na Av. Hermes Parahyba. No local, são comercializados frutas, hortaliças, lanches, plantas e artesanato.

No domingo, 01 de agosto, será lançada a primeira Feira da Agricultura Familiar da Vila Guilherme. O evento acontecerá a partir das 08h da manhã, na comunidade.

#Agricultura 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Pequenos produtores da Vila São Francisco expõem produção em feira da agricultura familiar

Na feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco, organizada com apoio da Prefeitura Municipal do Crato, a agricultora Cecília Costa pôde comercializar sua produção orgânica de alface e rabanete, doces caseiros e até um licor de café, que ela está desenvolvendo. Espaços como esse são fundamentais para aproximar o agricultor familiar da comunidade e por isso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos tem ajudado a promover cada vez mais essas feiras.

Para dona Cecília, a agricultura familiar é uma experiência passada por gerações. A produção caseira, que ela leva com orgulho para feira, significa mais do que uma fonte de renda, é a maneira que ela encontrou de voltar a morar na sua terra natal, depois de 15 anos vivendo na Holanda. Em sua temporada na Europa, Cecília conheceu o seu marido, o italiano Gabrielle, que hoje mora com a esposa na zona rural do Crato e é responsável pela produção orgânica de hortaliças, enquanto ela se dedica aos doces.

"Eu acho importantíssima essa ajuda que a Prefeitura dá para a gente divulgar os nossos trabalhos. Não só a produção orgânica, mas também outros produtos que vêm ajudar na renda familiar. Hoje, nós estamos felizes porque é como se tivesse a vida voltando ao normal, mesmo que com restrições, como o uso de máscara e álcool em gel, mas a gente está voltando a abrir espaços como esse, que há quase dois anos estavam sem funcionamento", afirma Cecília.

Assim como o casal que se conheceu na Europa, a feira reúne diversos agricultores familiares da Vila São Francisco. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, a Prefeitura Municipal está empenhada em incentivar e fortalecer a agricultura familiar. "Quero destacar que essa retomada das feiras é muito importante para o escoamento de uma produção que é garantia de alimento saudável para a população", destaca o secretário, que acompanhou a realização do evento neste domingo e tem oferecido assistência aos expositores.

A Feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco é realizada quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 07h da manhã. O evento segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

#Desenvolvimento 23/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco será reaberta neste domingo, 25

A Feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco será retomada neste domingo, 25. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos que tem dado suporte à iniciativa dos pequenos produtores do município, garantindo a infraestrutura, espaço e ordenamento das feiras de produtos orgânicos.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Carlos Freires, incentivar essas feiras é fortalecer a agricultura familiar do município, contribuindo com o escoamento da produção de nossos trabalhadores rurais. "Essa é uma das prioridades da Gestão Municipal, no âmbito da Agricultura Familiar, que é o apoio às feiras. Quero destacar que esse retorno da Feira da Encosta do Seminário é muito importante por ser uma das mais pujantes que nós temos no Município, em termos de organização e qualidade de produtos", informa o secretário, que tem acompanhado a realização do evento e garantido a assistência aos expositores.

A Feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco ocorre quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 07h. O evento segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

#Desenvolvimento 07/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira da Agricultura Familiar da Encosta do Seminário é reaberta

A Feira da Agricultura Familiar da Encosta do Seminário foi retomada nesta quarta-feira, 07, após um recesso de um ano e três meses devido a situação sanitária provocada pela Pandemia de Covid-19. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, tem dado suporte e apoio à iniciativa dos pequenos produtores do município, garantindo a infraestrutura, espaço e ordenamento das feiras de produtos orgânicos.

No final da tarde desta quarta-feira, a feira contou com a visita do Prefeito Zé Ailton Brasil, que destacou a importância do fortalecimento e apoio da administração, através da Secretaria.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, ressalta a importância dessas feiras para os agricultores por ser uma forma de escoar sua produção. "Essa é uma das prioridades da Gestão Municipal, no âmbito da Agricultura Familiar, que é o apoio às feiras. Quero destacar que esse retorno da Feira da Encosta do Seminário é muito importante por ser uma das mais pujantes que nós temos no Município, em termos de organização e qualidade de produtos", informa o secretário, que tem acompanhado a realização do evento e garantido a assistência aos expositores.

A agricultora familiar, Cícera Edna, do sítio Corujas faz parte do grupo de agricultores que expõem na feira. Para ela o trabalho com a terra é uma tradição familiar. "Eu sou filha de agricultores. Nós estávamos ansiosos para retornar com as feiras, porque é o nosso meio de sobrevivência. Na pandemia a gente tentou comercializar nossos produtos por drive-thru e delivery, mas foi muito difícil. Foi um desafio, que deu certo, mas acredito que as vendas caíram em 50% do que a gente vende na feira", disse.

A feira tem o apoio da EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações e acontece todas às quartas-feiras, a partir das 16h, na Encosta do Seminário.

#Desenvolvimento 15/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores familiares recebem assistência técnica e revitalização de barreiros em Crato

Após a quadra invernosa, o agricultor familiar precisa pensar estratégias de convivência com o clima seco. Por isso, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, tem incentivado e garantido assistência técnica aos pequenos produtores rurais do município. Em parceria com a Associação Rural do Crato, a SMDA realizou, no primeiro semestre de 2021, a limpeza, ampliação e construção de barreiros, tecnologia social de baixo custo, comumente usada no semiárido brasileiro para captação e armazenamento de água durante os períodos de estiagem.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, realizou visita a alguns agricultores que foram atendidos com a revitalização dos barreiros. De acordo com o gestor, é de fundamental importância garantir a assistência necessária para fortalecer as atividades de cultivo no município, importante setor econômico, em Crato.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, o projeto de limpeza e adequação dos barreiros contemplou, em 2020, cerca de 35 famílias. "Esse ano a meta é garantir o benefício para mais 40 famílias de pequenos produtores e agricultores do Crato", afirma o secretário.

A Associação Rural do Crato vem trabalhando em parceria com a administração municipal e pautando as principais demandas dos agricultores familiares locais. O Presidente da associação, Francisco Nuclécio, destaca a importância dos barreiros para contenção de água do período chuvoso para os meses de estiagem. "Quanto associação a gente agradece a atenção que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem dado no nosso município, o que tem resultado em melhorias para os nossos trabalhadores rurais. Como estamos no período de inverno, a ampliação desses barreiros, bem como a construção de outros é fundamental para conter a água na nossa comunidade e garantir o abastecimento dos nossos animais", explica.

#Agricultura 07/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prorrogada a I etapa da vacinação contra Febre Aftosa 2021

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, informa aos pecuaristas do município que o prazo de Vacinação contra Febre Aftosa foi prorrogado até o 03 de julho. Os criadores de bovinos e bubalinos têm o compromisso de vacinar o seu rebanho e declararem junto a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), que tem sede no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário de Crato, Carlos Freires, ressalta a importância dos criadores realizarem a vacinação dentro do prazo da Campanha, contribuindo para o estado alcançar o status de Livre Aftosa sem vacinação. "Estamos juntos com a Adagri reforçando a importância dessa vacina para que o estado do Ceará seja declarado livre de Aftosa sem vacinação. Vacinar o rebanho é imprescindível para que os agricultores familiares e produtores rurais do nosso município garantam a sanidade de seus rebanhos", destaca.

A Campanha também solicita que o criador declare a vacinação junto a Adagri. O que pode ser feito acessando o site da Agência - www.adagri.ce.gov.br , no Portal do Produtor, ou indo até a sede da agência, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

#Desenvolvimento 01/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Cultivo de hortas suspensas estimulado à famílias do Projero Cariri Solidário, em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SMDA) realizou nesta terça-feira, 01, uma capacitação sobre como fazer e cultivar hortas suspensas.

A iniciativa está dentro da programação do Projeto Cariri Solidário, que tem auxiliado famílias em vulnerabilidade, que sofrem com os impactos sociais agravados pela crise sanitária e econômica da Pandemia de Covid-19.

A capacitação, voltada a 25 famílias carentes assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Seminário, teve como foco ensinar os participantes a desenvolver uma horta suspensa.

Segundo o estudante de Ciências Agrárias, Jean Alves, a iniciativa pode contribuir como alternativa para complementar a alimentação com legumes saudáveis produzidos de forma orgânica. "A oficina busca ensinar as pessoas como fazer hortas suspensas em casa. Nos centros urbanos nem todo mundo dispõe de espaço para cultivar canteiro. Essa é uma solução que economiza espaço nas casas e contribui com a complementação alimentar destas famílias", comenta.

A dona de casa, Rita de Cássia, é moradora do seminário e faz parte de uma das 25 famílias atendidas pelo projeto. "Eu venho sempre aqui, onde sou acolhida pelas meninas aqui do CRAS. Hoje eu aprendi a cultivar cebolinha, alface e outras coisas mais. Aprendi técnicas de irrigação e vou tentar colocar em prática quando chegar em casa, quero que frutifique, se Deus quiser", afirma.

Cariri Solidário

Em parceria com a Universidade Dr. Leão Sampaio, a Prefeitura Municipal do Crato está realizando o Programa "Cariri Solidário: Com você, sempre!". A iniciativa tem como objetivo beneficiar famílias que se encontram em um contexto de vulnerabilidade social, fornecendo mensalmente cestas básicas por um período de 09 (nove) meses.

O Município do Crato tem atuado no programa através dos CRAS, equipamentos responsáveis por inserir e acompanhar as famílias durante a realização do programa. Através de encontros mensais, os CRAS têm atendido essas famílias e ofertado atividades que visam à emancipação dos beneficiários do Programa Cariri Solidário: Com você, sempre!

#Desenvolvimento 05/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato inicia a distribuição de 1.200 litros de Leite do PAA para famílias carentes

A primeira entrega da modalidade Leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA - Leite), em Crato, será realizada nesta quinta-feira, 06. A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário (SMDA), irá distribuir 1.200 litros para 450 famílias inscritas no CadÚnico e assistida pelas cinco entidades socioassistenciais parceiras do programa.

Em reunião com representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Muriti e Seminário, Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus/Abrigo da Velhice Abandonada Jesus, Maria e José, Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Filemon Lima Verde e da Associação Arte e Vida, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, apresentou a metodologia das entregas e distribuição do leite para as famílias em vulnerabilidade social.

As entregas serão feitas nas instituições durante toda a manhã desta quinta-feira, 06. O leite é um alimento rico em cálcio, fósforo, sódio, potássio e vitaminas, sendo importante para o fortalecimento da saúde e segurança alimentar.

#Desenvolvimento 23/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Mil famílias cratenses serão beneficiadas com PAA Leite

O lançamento do Programa PAA Leite, em Crato, aconteceu nesta sexta-feira, 23, na central de abastecimento do PAA no município. A cerimônia contou com a participação do Prefeito Zé Ailton Brasil, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires e três representantes das instituições socioassistenciais que serão atendidas pelo programa. A restrição de mais pessoas na ocasião se dá pelo cumprimento das medidas de segurança impostas pelo atual cenário de pandemia.

O PAA Leite é uma modalidade do de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública de incentivo à agricultura familiar, que garante mais segurança alimentar e nutricional, através de produtos saudáveis, produzidos pelos pequenos produtores. "A gente vem trabalhando para a implantação desse programa desde o início da gestão. Ano passado, com muito esforço, conseguimos juntos à secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado fazer essa parceria, que fornecerá uma média mensal de 9 mil litros de leite, que beneficiará em torno de mil famílias", pontua o Prefeito Zé Ailton.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Carlos Freires, destaca a importância do programa para beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social. "Semelhante a modalidade de doação simultânea, as entidades sócio assistenciais públicas e privadas habilitadas no edital receberão o leite e irão distribuir junto às famílias atendidas por elas. Destacamos que, por força da pandemia, o leite vai ser distribuído diretamente às famílias. Em outro cenário seria entregue à entidade para as atividades sócio assistenciais que cada uma desenvolve", afirma.

Benefício

Conforme o edital do programa feito pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (DAS), o Crato será contemplado com 300 litros de leite por dia. O alimento será destinado a cinco entidades socioassistenciais do Município, como: o CRAS Muriti, CRAS Seminário, Abrigo da Velhice Abandonada Jesus, Maria e José, Associação Arte e Vida, Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Filemon Lima Verde.

O PAA Leite irá beneficiar as famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico e cadastradas nas cinco entidades socioassistenciais atendidas pelo programa. A autônoma, Janaina Jucá da Silva, é moradora do Conjunto Habitacional Filemon Limaverde. Ela destaca a importância do PAA Leite para as famílias beneficiadas. "Eu tô sem trabalho há bastante tempo. Veio na hora certa esse projeto, porque muitas vezes durante o mês falta algum alimento em casa. Sei que vai ajudar bastante minha família", disse.

#Agricultura 22/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeito do Crato participa da solenidade de assinatura do Programa Garantia Safra 2020/2021

Na manhã da quinta-feira, 22, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, participaram da solenidade de assinatura do termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021. Nesta edição, a Prefeitura do Crato adere ao Garantia Safra com aporte de R$ 40.596,00 em recurso municipal, e 939 agricultores aptos a participarem do programa.

Durante a solenidade, que aconteceu de forma virtual, o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz, agradeceu a todos os gestores presentes, e pela adesão ao referido programa. Ele destacou a importância do benefício aos agricultores. "Queremos dar sustentabilidade, segurança aos nossos agricultores e agricultoras, e garantir o direito a esse benefício tão importante para os homens e mulheres do nosso sertão", disse.

Para o prefeito Zé Ailton Brasil, a iniciativa é de grande importância e valorosa para aqueles agricultores que foram prejudicados por conta da pandemia do coronavírus. "Poder participar desse momento é muito importante, principalmente para ajudar os nossos agricultores. Estamos trabalhando juntos, sem medir esforços, para levarmos melhorias aos cratenses", ressaltou.

Também estavam presentes na solenidade, o Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Júnior Castro e do Coordenador de Crédito Rural e Políticas Agrárias, José Arimatéa Gonçalves.

Garantia Safra

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico. O município do Crato teria um incremento de R$ 798.150,00, com a liberação das parcelas do referido programa para os 939 agricultores familiares inscritos.

#Desenvolvimento 22/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato lança PAA Leite, que beneficiará aproximadamente mil famílias

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, lançou, nesta sexta-feira, 23, o PAA Leite com foco no fortalecimento da rede de abastecimento alimentar voltada às famílias em vulnerabilidade social.

A modalidade faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma política pública de incentivo à agricultura familiar, que garante mais segurança alimentar e nutricional por meio de distribuição gratuita de leite. Conforme o edital do programa feito pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (DAS), o Crato será contemplado com 300 litros de leite por dia, aproximadamente 9 mil litros por mês, que será destinado a cinco entidades socioassistenciais do município.

O Crato é o primeiro município do Cariri a receber o leite do Programa PAA Leite. A solenidade de lançamento e entrega do leite será às 08h, na sede da central de distribuição de alimentos, na Rua Dom Melo, 536, bairro São Miguel, com a presença do Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil e representantes das entidades socioassistenciais do município.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Carlos Freires, destaca a importância do programa para beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social. "Semelhante a modalidade de doação simultânea, as entidades sócio assistenciais públicas e privadas habilitadas no edital receberão o leite e irão distribuir junto às famílias atendidas por elas. Destacamos que, por força da pandemia, o leite vai ser distribuído diretamente às famílias. Em outro cenário seria entregue à entidade para as atividades sócio assistenciais que cada uma desenvolve", afirma.

Famílias Beneficiados

O PAA Leite irá beneficiar as famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico e cadastradas nas cinco entidades socioassistenciais atendidas pelo programa, entre elas estão, o CRAS Muriti, CRAS Seminário, Abrigo da Velhice Abandonada Jesus, Maria e José, Associação Arte e Vida, Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Filemon Lima Verde.

#Agricultura 21/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato adere ao Programa Garantia Safra 2020/2021

Incentivar e garantir condições seguras para que os agricultores familiares do Crato produzam seus alimentos é uma das prioridades da administração municipal. Nesta quinta-feira, 22, o Prefeito José Ailton Brasil participará da solenidade de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021, que acontecerá às 09h, através da plataforma ZOOM. Nesta edição, a Prefeitura do Crato adere ao Garantia Safra com aporte de R$ 40.596,00 em recurso municipal e 939 agricultores aptos a participar do programa.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico. O município de Crato teria um incremento de R$ 798.150,00, com a liberação das parcelas do referido programa para os 939 agricultores familiares inscritos.

A solenidade virtual de assinatura do termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021 contará com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, do Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Júnior Castro e do Coordenador de Crédito Rural e Políticas Agrárias, José Arimatea Gonçalves.

#Desenvolvimento 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Projeto São José fortalecerá a agricultura familiar do Crato

O Município do Crato foi contemplado com o Projeto São José, importante política pública realizada em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Governo do Estado do Ceará, que beneficiará comunidades rurais com projeto de abastecimento de água e desenvolvimento sustentável. Mais de 18 comunidades cratenses receberão investimentos do projeto, o que fortalecerá a agricultura familiar do município garantindo melhor qualidade de vida para os agricultores.

O Projeto São José consiste em realizar investimentos visando apoiar a agricultura familiar do município, de forma sustentável e inovadora. São José, padroeiro do Ceará, também é associado às chuvas no sertão, por isso o projeto homônimo visa ampliar o acesso a água e saneamento para famílias em situação de vulnerabilidade hídrica.

O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, comunicou a conquista para agricultura familiar do município, em suas redes sociais. De acordo com o prefeito, esse importante projeto irá ajudar ao desenvolvimento do município e garantia de melhores condições para os produtores rurais do Crato. "O Projeto São José, será desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Crato, junto com a SAAEC. Essa conquista é fruto da parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado do Ceará, e um compromisso nosso com a população", destaca o chefe do executivo cratense.

Comunidades atendidas

Os beneficiados do Projeto São José são os agricultores familiares que desenvolvem atividades agrícolas e não-agrícolas em comunidades rurais, sendo estes representados por suas organizações formalmente constituídas. Nove entidades, que atendem 18 comunidades rurais do Município serão beneficiadas com o projeto.

1. Associação Comunitária dos Assentados da Fazenda Caldeirão Bom Sucesso,

2. Associação dos Agricultores e Moradores do Sítio Lagoa do Faustino,

3. Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais do Sítio Lagoa Rasa,

4. Associação Comunitária da Comunidade Rural do Sítio Monteiro,

5. Associação dos Moradores da Serra do Belmonte,

6. Associação Comunitária do Sítio Santo Antônio,

7. Associação Comunitária dos Moradores dos Sítios Páscoa e Olho D'água;

#Desenvolvimento 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato entrega mais de 3,6 toneladas de alimentos do PAA para entidades socioassistenciais

Os Agricultores familiares beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Crato deram início, nesta terça-feira, 09, à entrega da primeira remessa de alimentos do edital 02 do PAA / 2021, mais de 3,6 toneladas de alimentos. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), está ordenando o trabalho e montando os kits que serão enviados para as instituições socioassistenciais do município.

Como política pública de fortalecimento da agricultura familiar, o PAA ajuda os pequenos produtores a aumentar sua produção vegetal e animal, consequentemente ampliando a sua renda. O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Carlos Freires, destaca a importância do programa no âmbito municipal. "O PAA é muito importante pois beneficia os agricultores familiares e as famílias cadastradas, bem como as entidades socioassistenciais aqui do Crato, que recebem a doação desses alimentos nutritivos e saudáveis", afirma.

O agricultor Antônio Manuel de Sousa (Galego) é morador do Assentamento Caldeirão do Bom Sucesso e fornece legumes e doces para os programas PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), há oito anos e comenta sua experiência. "Os programas têm melhorado bastante a nossa renda, sempre há entrega para fazer e só não foi melhor por causa da pandemia. Mas acredito que a partir de agora, Deus vai nos ajudar, e vamos ter melhores condições de produção e entrega", comenta o agricultor com esperança de atravessar a pandemia, em breve.

No edital 02 do PAA / 2021 estão sendo beneficiadas famílias assistidas pelas seguintes entidades e instituições: Abrigo da velhice Jesus Maria José, Associação Ecos de Esperança, Projeto Nova Vida, Instituto Arte e Vida, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Projeto Menino Jesus, Associação comunitária do sítio Belo Horizonte, Associação de Moradores e Agricultores do sítio Lagoinha, Associação de Desenvolvimento Comunitário Cultural Desporto e Lazer de Dom Quintino, Cras Muriti, Cras Seminário. Associação de Moradores do Conjunto Filemon Lima Verde.

Dentre os alimentos adquiridos nesta etapa do programa estão banana, milho, tomate, cheiro verde, carne caprina, bolo, doce, macaxeira, abóbora, feijão, alface e tomate.

#Desenvolvimento 21/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Agricultores Familiares do Crato recebem capacitação sobre atuação no PAA 2021

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) realiza capacitação com parte dos agricultores familiares beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação foi direcionada para o planejamento das entregas dos produtos para o primeiro semestre, o cronograma de pagamento, perspectivas de novos recursos e a situação cadastral dos produtores.

O PAA promove o aumento da produção vegetal e animal dos pequenos produtores beneficiários, ajudando a aumentar a renda dos agricultores familiares do município. O Programa é também uma política socioassistencial, pois fornece alimentação de qualidade para famílias em vulnerabilidade, sendo um incremento qualitativo na segurança alimentar das famílias cratenses que ainda vivem em situação de risco nutricional. Neste ano, a projeção da SMDARH é atender cerca de 10 mil famílias cratenses em vulnerabilidade social e alimentar.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, destaca a importância desse programa, realizado em parceria com o governo do Estado e Ministério da Cidadania. "O PAA é muito importante pois beneficia os agricultores familiares e as famílias cadastradas nas entidades socioassistenciais aqui do Crato, que recebem a doação desses alimentos nutritivos e saudáveis", afirma.

Na lista de alimentos fornecidos pelo programa estão alguns produtos como a banana, carne caprina, frango caipirão, cheiro verde, pimentão, tomate, tomate cereja, macaxeira, bolos, sequilhos amendoim. Coordenador Municipal do PAA, Givaldo Gonçalves, pontua como acontece a entrega dos kits. "A Secretaria leva esses alimentos até as entidades socioassistenciais, para evitar aglomeração na central de distribuição. A entidade é responsável pela montagem dos kits e distribuição para as famílias em vulnerabilidade alimentar", explica.

#Desenvolvimento 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura Municipal do Crato prorroga entrega dos boletos do Garantia Safra

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH), informa a todos os agricultores familiares cadastrados no Programa Garantia Safra, que o período de entrega do boleto será prorrogado até o dia 19 de fevereiro, data limite para o trabalhador rural pagar o documento e ter acesso ao seguro.

O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, realizado em parceria com Estado e Município, que tem por objetivo garantir as condições mínimas de sobrevivência dos agricultores que por ventura venham a perder a safra por excesso de chuva, ou por falta dela. De acordo com SDARH mais de 600 agricultores, dos 939 inscritos, já recolheram o seu boleto na secretaria. Os demais trabalhadores rurais terão até o dia 19 de fevereiro, entre 08h às 16h. para recolher e pagar o seu boleto, que custa R$ 17,00.

O Secretário de Agricultura do Crato, Carlos Freires, destaca que o agricultor familiar que ainda não pegou seu boleto pode fazê-lo na sede da SDARH. "Estamos comunicando que os agricultores podem recolher seu boleto na sede da Secretaria de Agricultura, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, portando documento de identidade e CPF", afirma.

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/981769525&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/sonora-carlos-freires" title="Prefeitura Municipal do Crato prorroga entrega dos boletos do Garantia Safra" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura Municipal do Crato prorroga entrega dos boletos do Garantia Safra</a></div>

#Desenvolvimento 07/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato estimula feiras de agricultores familiares no Município

A Associação Comunitária do sítio Belo Horizonte lançou, neste sábado, 06, a Feira dos Produtores e Agricultores Familiares do Sítio Carrapato (FEPROAF), que tem por intuito fortalecer a agricultura familiar na comunidade. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos tem dado apoio a organização da comunidade para fortalecer a feira.

O Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil, esteve presente no lançamento da feira, conhecendo os produtos e dialogando com os moradores. O Prefeito destaca que um dos objetivos da gestão Municipal de Crato é fortalecer a economia criativa e incentivar iniciativas como as feiras populares em todos os bairros da cidade, o que contribui para melhorar a renda das famílias cratenses.

A feirante Francilene Rodrigues, popularmente conhecida como Leninha, é uma das moradoras da comunidade e participa da feirinha com sua barraca onde vende bolos, tortas e salgados produzidos por ela. "Tem uns cinco meses que o pessoal da comunidade vem tentando. Mas graças a Deus deu certo, veio no tempo em que a gente mais precisava, devido essa pandemia. O pessoal daqui precisa muito, e agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal, que tem ajudado muito, cedendo as barracas e a energia", agradece.

O Secretário de Agricultura, Carlos Freires, esteve no lançamento da feira na comunidade. Ele destacou o diferencial dos movimentos culturais, como elemento atrativo da feira. "Por conta da pandemia, houve uma abertura mais rápida sem muita movimentação, diz ele. Essa, segundo ele, é mais uma feira que conta com o apoio da administração, que desde o ano passado vem sendo trabalhada, como ação prioritária da gestão municipal, com iniciativa dos moradores e com o apoio da gestão e outras entidades. São produtos orgânicos, do extrativismo, além de outros produtos da localidade que vão enriquecer mais ainda a feira.

#Desenvolvimento 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com SDA ,distribui 15 mil alevinos em comunidades rurais

Melhorar a qualidade alimentar dos agricultores familiares e oferecer a possibilidade de comercializar pescados saudáveis são políticas públicas fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal do Crato, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, distribuiu, nesta quinta-feira, 04, cerca de 15 mil alevinos nas comunidades rurais de Dom Quintino, Caldeirão Bom Sucesso, Cachoeira e Assentamento 10 de Abril.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) de Crato estima que a doação dos alevinos beneficiará diretamente cerca de 800 famílias no município. Para o Secretário de Agricultura, Carlos Freires, a ação contribui no povoamento dos açudes de pequenos e grandes portes do Crato. "O projeto de peixamento é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do estado com a Prefeitura Municipal do Crato e tem por objetivo distribuir alevinos para povoar os açudes de pequenos e grandes portes aqui do município, contribuindo para a geração de renda e segurança alimentar das famílias do campo", destaca o Secretário.

Morador do Assentamento Caldeirão do Bom Sucesso, o agricultor José Wilson, comemora a chegada dos alevinos. "Agradecemos ao Governo do Estado e à Prefeitura do Crato, pela entrega desses alevinos, que vem melhorar a questão da nossa alimentação. Sendo um peixe de qualidade, sem hormônio, sem a utilização de ração, criado livre, um alimento orgânico e natural", comenta.

#Desenvolvimento 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Secretarias municipais se reúnem com equipe técnica do Sebrae para elaborar projeto de capacitação

A Prefeitura do Crato representada pela secretaria de Cultura, Desenvolvimento Agrário e Turismo e Desenvolvimento Sustentável se reuniu na tarde desta terça-feira (27), no auditório da praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), em reunião com os articuladores do Sebrae, Tania Porto, Edio Callou e Helena Oliveira, com o objetivo de firmar termo de parcerias entre o SEBRAE e a Prefeitura Municipal do Crato.

Essa foi a primeira reunião de apresentação para alinhar o diálogo sobre a possibilidade da parceria, que pretende contribuir com o fortalecimento das pequenas empresas, além de criação de capacitação e fomento de novos negócios, priorizando o desenvolvimento do município do Crato.

De acordo com o secretário de cultura, Amadeu de Freitas, será elaborado um plano de trabalho por cada secretaria com o Sebrae. "Nesse primeiro momento apresentamos os eixos do projeto, voltado para políticas públicas, empreendedorismo, capacitação para pequenos negócios, fortalecimento da economia criativa e turismo", explicou o secretário.

#Desenvolvimento 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato inicia a entrega dos boletos do Garantia Safra, nesta sexta-feira, 29

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH) de Crato comunica aos agricultores inscritos no Programa Garantia Safra, que a partir desta sexta-feira, 29, está fazendo a entrega dos boletos referentes ao programa.

Para recebê-lo, é necessário que o agricultor, ou algum familiar, se dirija até a sede da secretaria, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, portando os documentos de RG e CPF. O prazo da entrega dos boletos encerra no próximo dia 08 de fevereiro, e o agricultor deve pagar o documento na Caixa Econômica Federal (CEF) ou agências lotéricas até o dia 19 de fevereiro, para efetivar sua inscrição.

O programa do Governo Federal, realizado com parceria do Estado e Município, tem por objetivo garantir as condições mínimas de sobrevivência dos agricultores que por ventura venham a perder a safra por excesso de chuva, ou por falta dela. A SDARH ressalta que para efetivar sua inscrição é necessário que o agricultor efetue o pagamento do boleto, no valor de R$17,00, até o dia 19 de fevereiro.

A entrega dos boletos, na secretaria, acontece entre 08h às 16h.

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/974866234&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/entrevista-secretario-carlos-freires" title="Entrevista Secretário Carlos Freires" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Entrevista Secretário Carlos Freires</a></div>

#Agricultura 23/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato debate criação de novos cursos e fortalecimento da agroindústria, turismo e lazer

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, com a finalidade de ampliar as parcerias em prol do desenvolvimento de novos cursos no Crato, para a qualificação profissional e geração de emprego e renda no Município, realizou reunião, na última quarta-feira, 20, com a direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crato. Na ocasião, participaram do encontro secretários municipais. A meta é instalar cursos nas áreas de turismo, agroindústria e lazer.

Conforme as primeiras conversas mantidas com a direção do IFCE, com a presença do Professor Rufino Neto e Professor Marcos, além dos secretários municipais, Amadeu Freitas, da Cultura; Rafael Branco, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Crato; Stephenson Ramalho, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, o Procurador Renan Lobo, e o vereador, Tiago Esmeraldo, foram iniciados os estudos técnicos relacionados aos novos cursos, para a viabilidade e implantação no segundo semestre de 2021.

Os cursos estarão pautados no potencial já apresentado pela própria região, a exemplo da agroindústria, aproveitando a biodiversidade do Município, além do fomento à profissionalização e fortalecimento do turismo local.

#Agricultura 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato limpa e amplia barreiros em comunidades rurais

Incentivar e garantir assistência técnica aos pequenos produtores rurais do município do Crato tem sido uma das prioridades da Gestão municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH). Em parceria com a Associação Rural do Crato, a SMDARH tem realizado a limpeza, ampliação e construção de barreiros, tecnologia social de baixo custo, comumente usada no semiárido brasileiro para captação e armazenamento de água durante os períodos de estiagem.

O barreiro instalado na propriedade do agricultor Francisco Macedo de Holanda, existe há 15 anos. O reservatório, destinado ao abastecimento de pouco mais de 30 gados, estava precisando de manutenção e limpeza. "Com o tempo vai entrando terra de fora e a água vai ficando suja. Então a Prefeitura fez uma ampliação e limpeza que atingiu meu objetivo, porque dobrou o volume de água. Esse barreiro serve para fornecer água para o gado. agradeço demais esse projeto", comemora o produtor.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, o projeto de limpeza e adequação dos barreiros contemplou, em 2020, cerca de 35 famílias. "Esse ano a meta é garantir o benefício para mais 40 famílias de pequenos produtores e agricultores do Crato", afirma o secretário.

A Associação Rural do Crato vem trabalhando em parceria com a administração municipal e pautando as principais demandas dos agricultores familiares locais. O Presidente da associação, Francisco Nuclécio, destaca a importância dos barreiros para contenção de água do período chuvoso para os meses de estiagem. "Quanto associação a gente agradece a atenção que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem dado no nosso município, o que tem resultado em melhorias para os nossos trabalhadores rurais. Como estamos no período de inverno, a ampliação desses barreiros, bem como a construção de outros é fundamental para conter a água na nossa comunidade e garantir o abastecimento dos nossos animais", explica.

#Agricultura 12/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Proara safra 2020/2021 beneficiará mais de 450 agricultores familiares do Crato

O início da quadra chuvosa na região do Cariri, que ocorre entre os meses de dezembro e janeiro, é o período em que os agricultores familiares cratenses se preparam para o plantio de seus alimentos. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), tem executado o Programa de Aração de Terras (Proara) safra 2020/2021, que beneficiará mais de 450 famílias da zona rural do município. O programa, tem investimento na ordem de R$100 mil, voltados à aração e o preparo de duas tarefas de terra para cada família de agricultores.

A aração da terra é uma etapa importante no processo produtivo, pois descompacta e prepara o solo para que as sementes cresçam com raízes mais fortes. Quando se ara a terra, ela fica mais fofa e permeável, beneficiando a troca de nutrientes presentes nos adubos, um processo que ajuda na proliferação das minhocas e na retirada de raízes mortas.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Município, Carlos Freires, ressalta que o Proara tem como principal objetivo incentivar e fortalecer a agricultura familiar em Crato. "Nós vamos preparar a terra de forma mecanizada para facilitar o trabalho do produtor rural. Uma ação 100% financiada pela gestão municipal, sem custos para o agricultor, que tendo recebido as sementes do programa do Governo do Estado, Hora de Plantar, distribuídas pela Ematerce, poderão ter mais êxito nas suas safras", afirma o Secretário, destacando a importância da junção das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, as atividades do Proara se desdobrarão em outros programas que apontam a promoção da agricultura, dando melhores condições de trabalho e qualidade para a produção familiar. "Para melhorar a produtividade, nós pretendemos, através do Proara, distribuir mudas, adquirir sementes crioulas produzidas no Crato e corrigir e enriquecer os nutrientes do solo", destaca.

Pequenos produtores contemplados

O Proara safra 2020/2021 teve início em dezembro de 2020, até o momento já foram beneficiadas 100 famílias de pequenos agricultores dos sítios Malhada, Monte Alverne e Palmeirinha dos Vilar. A SMDARH informa que para ter acesso ao benefício, o agricultor precisa procurar algum técnico da SMDARH, sindicato ou associações de classe, para preencher o formulário e solicitar a aração em sua terra. De acordo com Carlos Freires, o programa de aração será realizado até o fim de fevereiro.

#Desenvolvimento 07/08/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato busca efetivação de projetos de crédito fundiário para o município

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, juntamente com o engenheiro agrônomo do Instituto Flor do Piqui, Rodrigo Leite, esteve ontem, quinta-feira (6), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, em Fortaleza, onde participa até hoje de reuniões na Coordenação Estadual do Programa de Crédito Fundiário para tratar de projetos relacionados ao município.

O encontro subsidiado pela coordenadora da Unidade Técnica Estadual do Crédito Fundiário, Maria Leuda Cândido Zimmermann, teve como propósito tratar da tramitação de projetos na cidade do Crato.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares, sem terra ou com pouca terra, possam adquirir imóveis rurais, permitindo estruturar atividades produtivas nos imóveis adquiridos com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.

Funciona como uma política complementar aos outros programas de Reforma Agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passíveis de desapropriação, contribuindo com a redução da pobreza no meio rural, com desenvolvimento sustentável e com a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares, em conformidade com a política governamental de inclusão social.

#Desenvolvimento 17/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Municípios do Ceará criam agência reguladora de saneamento

Um dia histórico para os serviços municipais de saneamento comprometidos com a saúde e qualidade de vida da população cearense. Este foi o sentimento compartilhado pelos municípios na última terça-feira, 16 de junho, durante a assembleia de consorciados que oficializou a criação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Estado do Ceará (ARIS CE). Responsável pelo suporte técnico e jurídico do projeto, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) parabenizou os serviços municipais por mais essa importante conquista para o saneamento do Ceará.

O evento ocorreu de forma online, com a participação de prefeitos, incluindo o gestor cratense, Zé Ailton Brasil, procuradores e diretores das autarquias de saneamento. Na ocasião, o presidente da ASSEMAE Regional Nordeste IV (CE/RN) e diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Jaguaribe (CE), Ronaldo Nunes, destacou o pioneirismo dos municípios que aceitaram o desafio de criar a agência reguladora para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. "Além de cumprir uma exigência legal, a regulação via consórcio público nos permitirá a redução de despesas e a ampliação da cooperação técnica entre os municípios", comemorou.

Eleito e empossado como presidente da ARIS CE, o prefeito de Jaguaribe, José Abner Pinheiro, agradeceu a confiança dos municípios consorciados e confirmou o seu compromisso de fortalecer cada vez mais a agência. "Nossa grande expectativa é fazer com que a ARIS CE colabore para a melhor estruturação dos serviços municipais de saneamento de nossa região, sobretudo em termos de eficiência e rentabilidade. Sendo assim, contem comigo para conduzir esse início de caminhada", acrescentou.

Para o prefeito Zé Ailton Brasil, que também integra o consórcio, a criação da agência renova o compromisso dos municípios com a gestão eficiente do saneamento básico. O gestor ressaltou o interesse de colaborar para o crescimento do consórcio na região, destacando que a população será a grande beneficiária dessa união entre os serviços municipais.

A atual crise da pandemia de COVID-19 demonstra a importância dos serviços de saneamento básico e a ARIS CE vem com o propósito de fortalecer a área e garantir o atendimento da população com qualidade.

Objetivo da ARIS CE

A agência tem como finalidade a regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico no Ceará, por meio da gestão associada de municípios. Além disso, o órgão poderá oferecer assistência técnica, contábil e administrativa para os integrantes do consórcio.

Entre outros objetivos, a ARIS CE será responsável por verificar o cumprimento das metas estabelecidas pelos planos municipais de saneamento, fixar e reajustar as tarifas do setor, homologar contratos de prestação dos serviços de saneamento, como também oferecer apoio técnico e administrativo aos municípios.

Municípios Consorciados

A ARIS CE inicia suas atividades com a adesão dos municípios de Jaguaribe, Icó, Crato, Morada Nova, Quixelô, Ipueiras e Icapuí. A partir do trabalho de ampliação da agência, a expectativa é alcançar todos os 32 municípios cearenses com serviços autônomos de saneamento. A sede do órgão regulador será localizada na capital Fortaleza.

Para conduzir as primeiras atividades burocráticas e operacionais do órgão, os municípios consorciados escolheram Ronaldo Nunes (SAAE Jaguaribe) como diretor-presidente e Pablínio Siqueira (SAAE Morada Nova) como diretor administrativo.

Além de lideranças dos municípios consorciados, o evento foi prestigiado pela diretoria da SAAEC, Yarley Brito, Rosário Pinheiro e Rafael Novais, representantes de Amontada, Nova Russas, Banabuiú e Itapajé; pelo superintendente da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor), Homero Cals Silva.

#Desenvolvimento 26/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Comitê Gestor da Expocrato discute edição 2020 da feira durante videoconferência

Na manhã dessa terça-feira (26), o prefeito municipal Zé Ailton Brasil esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), De Assis Diniz, integrantes do comitê gestor da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) e de setores ligados à feira agropecuária. A discussão girou em torno da realização ou não desta que é a maior feira agropecuária do Norte-Nordeste brasileiro.

"Temos estado atentos aos desafios impostos pela pandemia, mas buscado soluções de apoio aos expositores agropecuaristas e agricultores familiares. Para tanto, na manhã desta terça-feira, ao lado do secretário executivo da SDA, Zé Leite Cruz, e do prefeito Zé Ailton Brasil, tratamos das alternativas possíveis para que o município do Crato e a agricultura do Cariri não sejam prejudicadas diante deste cenário", comentou o secretário De Assis.

"Em julho, ainda estaremos retomando as áreas produtivas em todo o Ceará. E ao que tudo indica, as aglomerações ainda estarão suspensas. O adiamento é uma medida prudente para a proteção da população e dos visitantes, mas temos o compromisso, em parceria com a Câmara de Vereadores, de manter viva e atuante a nossa tradicional Expocrato. Então, essa reunião foi muito importante para escutarmos as sugestões dos setores diretamente envolvidos na feira e traçarmos estratégias", afirmou o prefeito Zé Ailton.

Também participaram da videoconferência, os representantes da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe, Pedro Maia e Dr. Leitão; o presidente da Associação dos Criadores do Cariri, Antônio Almeida; o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SDA, Zé Leite; o procurador adjunto do Crato, Rennan Xenofonte; o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires; a presidente da Adagri, Vilma Freire; presidente do Sindilojas Crato, Duda Alencar; presidente da Associação Comercial, Marcus Parente; o vice-presidente da Câmara de Vereadores do Crato, Fernando Brasil; presidente da CDL Crato, Zé Lobo; o diretor distrital da FCDL, Geraldo Pinheiro; do Festival Expocrato; João Carlos; e os agropecuaristas Kleber Filho e Candice Rangel.

#Agricultura 11/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Aprovado projeto dos agricultores familiares do Crato para o Programa de Aquisição de Alimentos 2020

Na tarde da última segunda-feira (9), no auditório do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Crato, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) realizou uma reunião onde a pauta principal foi a aprovação do projeto dos agricultores familiares no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o ano de 2020.

O encontro foi conduzido pelo gestor da SMDARH, Carlos Freire, que elencou dados sobre a importância do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Crédito Fundiário, e repassou informações sobre as ações desenvolvidas pela referida secretaria. Posteriormente, o coordenador do PAA municipal, Givaldo Gonçalves, repassou aos presentes todos os informes a respeito do programa, bem como o aporte de recursos destinados para execução das ações.

Os beneficiários fornecedores (agricultores familiares) selecionados por esta instância de Controle Social, que serão apresentados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado Ceará, para a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (CODECE), são os seguintes: José dos Santos, Manoel Alfredo dos Santos, Francisco Eudes Coelho da Silva, Antonio Andreotte Prinz Dias Gomes Rafael, José Cosmo da Silva, Sebastião de Lima Brasil, Jezualdo José da Silva, Francisco Eufrásio, Luiz Arruda de Souza, José Ferreira, José Sabino dos Santos, Edemar Muniz da Silva, Antônio Manoel de Souza, Ronaldo de Gois Pereira, Edilania Alves de Moura, Maria da Penha de Sousa Domingo, Isabel Alexandre da Silva Nunes, Daiana Rocha da Silva Gomes, Nilza Pageu da Silva, Maria Edivania Silva Pageu, Cicera Edna Pereira Teles, Maria Helena de Oliveira Santos e Maria Lucy Lopes Santos.

Já as entidades habilitadas foram as seguintes: Projeto Verde Vida, Projeto Nova Vida, Conselho Escolar da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria Josefa de Menezes, Associação Arte Vida, Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus/Abrigo da Velhice Abandonada Jesus, Maria e José, Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Crato, Conselho Escolar da Creche Comunitária Raimundo de Sousa Sobrinho, Associação dos Pais, Padrinhos e Amigos do Projeto Menino Jesus, Associação Ecos de Esperança do Cariri, Conselho Escolar da Escola Quinô de Brito e os CRAS's Edvardo Ribeiro da Silva, Seminário, Vila Alta, Muriti, Alto da Penha e Solon Pinheiro Teles.

Estavam presentes na reunião, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário (CMDA): Otoni Lima Bezerra (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Sustentável/COMDES), Francisco Antônio de Carvalho Porto (Escritório Local da EMATERCE/Crato), o suplente Francisco Wlirian Nobre (Universidade Regional do Cariri/URCA), Janailton Coutinho (Universidade Federal do Cariri/UFCA/Campus Crato), Dalmir Pereira Brasil (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Crato), vereador Pedro Neto Lobo (Câmara Municipal de Crato), Audivanya Alexandre Borges (Sindicato dos Trabalhadores Orgânicos e Ecológicos do Crato/SINTROEC), Edson Ferreira Lima e Paulo José de Moraes Máximo (Instituto Flor do Pequi).

#Agricultura 05/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeitura do Crato e UFCA firmam parceria

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, receberam na última terça-feira (3), no Paço Municipal, o reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Luiz Lange Ness e um grupo de professores do Centro de Ciências Agrárias e Biodiversidade (CCAB), para uma reunião onde foram feitas articulações entre o Governo Municipal e a citada instituição no tocante aos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária .

Para o secretário Carlos Freires foi um momento muito proveitoso. "Estamos estreitando ainda mais os laços. A universidade irá auxiliar na Feira de Animais e no projeto de melhoramento genético", destacou.

"A prefeitura é nossa parceira desde sempre e extremamente importante para o desenvolvimento dos cursos. Estamos com o curso de Agronomia há 13 anos e agora com o curso de Medicina Veterinária iniciando, esse consorte traz benefícios para ambas as partes, no que diz respeito as contribuições da produção agrícola e agropecuária", disse o coordenador do CCAB da UFCA , professor Dr. Nelson Lima da Costa.

#Agricultura 04/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato na articulação de eventos de fortalecimento da agricultura e pecuária

Na última segunda-feira (2), o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH), Tiago Ribeiro, esteve em reunião no Instituto Federal do Ceará (IFCE) Crato, com o diretor geral Joaquim Rufino e com o professor Messias Alves, autor dos projetos Feira de Peixes Ornamentais e Agri & Pec Cariri.

Na ocasião, foram tratados temas acerca de mais uma edição do Agri & Pec Cariri e o fortalecimento da parceria com a Prefeitura Municipal de Crato.

O Agri & Pec Cariri é um evento de capacitação tecnológica que objetiva garantir o acesso ao conhecimento, fortalecer a competitividade do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Em 2019, a programação do seminário contou com palestras e minicursos, com a participação de cerca de 400 pessoas, entre produtores rurais, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados na área.

"Iremos planejar uma Feira de Peixes Ornamentais para o mês de abril e já iniciamos a articulação para a edição 2020 do Agri & Pec Cariri", destacou o adjunto da SMDARH, Tiago Ribeiro.

#Desenvolvimento 19/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato presente na 3ª Reunião do Comitê Gestor do Polo da Rota da Fruticultura do Cariri e Centro-Sul

O secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato, Carlos Freires, está participando da Terceira Reunião do Comitê Gestor do Polo da Rota da Fruticultura do Cariri e Centro-sul cearenses. O evento, acontece entre os dias 18 e 19 de fevereiro, no Auditório do Sebrae de Iguatu.

O Crato é o município sede do polo e isso traz uma grande responsabilidade no empenho de canalizar recursos para o fortalecimento dos projetos da rota. "Destaco o convênio assinado junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para construção de uma unidade de beneficiamento de frutas no município. A ideia é fazer uma interligação entre os projetos das localidades da Baixa do Maracujá, Cruzeiro e São José, com ênfase na questão do pequi, mas com o planejamento em outras frutas peculiares da nossa cidade", disse Freires.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH) faz parte da coordenação executiva do Comitê Gestor.

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Prefeitura do Crato e Instituto Flor do Piqui implementaram, em julho de 2019, o Polo da Fruticultura do Cariri e Centro-Sul cearenses. A área abrange 27 municípios dispostos na região do Cariri e Centro Sul cearenses. Além desses, o município de Exu, em Pernambuco, também faz parte.

O objetivo do polo é promover a inclusão produtiva e incentivar o desenvolvimento sustentável na região, por meio de geração de emprego e renda. Técnicas de produção (irrigação, colheita, poda, entre outros) devem ser aperfeiçoadas no cultivo de 20 espécies de frutas.

#Desenvolvimento 19/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prefeito do Crato, participa da assinatura do termo de adesão ao Garantia Safra 2019/2020

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na manhã da última segunda-feira (17), da solenidade de Assinatura do termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2019/2020, ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. O evento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Para o prefeito Zé Ailton, a iniciativa é extremamente valorosa. A exemplo de anos anteriores, o gestor municipal elogiou a continuidade do Programa Garantia Safra, sob a responsabilidade dos governos Federal, Estadual e Municipal, que contou, no Estado do Ceará, com a adesão de 171 municípios e uma verba de R$ 63,7 milhões à disposição dos 125 mil agricultores, cadastrados e em dia com o Garantia Safra. "No nosso Crato, 974 agricultores aderiram ao programa. Estamos trabalhando juntos, sem medir esforços, para promover melhoria para os agricultores e agricultoras cratenses", destacou.

O Garantia Safra é uma ação para agricultores familiares que se encontram em municípios na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. O benefício, no valor de R$ 850, pago em cinco parcelas iguais e consecutivas, é concedido aos agricultores que sofreram perda de safra acima de 50% de sua lavoura

#Desenvolvimento 06/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Governo do Crato trabalhando nas articulações para melhorias na inclusão social e produção rural do município

No último dia 31 de janeiro, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, esteve em Brasília onde pode pleitear melhorias para o sistema de produção e mais recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como a implantação do banco de alimentos do município.

Na ocasião, aconteceu o encontro com o secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Cavalcante. O secretário Freires também participou de um seminário sobre crédito fundiário e rota da fruticultura. "Estamos no processo de articulação para a viabilização da instalação do banco de alimentos do município do Crato que irá captar e distribuir alimentos aos equipamentos socioassistenciais de nossa cidade, bem como fortalecer a agricultura familiar", pontuou.

Os Bancos de Alimentos são estruturas físicas e/ou logísticas que ofertam o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados e/ou públicos, que seriam desperdiçados, e destiná-los às instituições sociais que atendem um público em situação de alta vulnerabilidade social.

Como integrante da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os Bancos de Alimentos compõem o conjunto de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, que têm como princípio norteador a promoção do direito humano à alimentação adequada.

#Desenvolvimento 25/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Servidores municipais do Crato participam de formação para fiscais de contratos Aconteceu, na tarde da última sexta-feira (24), no auditório da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), uma capacitação da equipe da Controladoria Municipal e os fiscais de contrato da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH). A temática, conduzida pela coordenadora de Controladoria e Ouvidoria, Cintya de Oliveira Lima, e pela assessora, Caroline Feitosa Noronha, traçou parâmetros sobre os princípios da Constituição Federal e a eficiência e eficácia da gestão pública. Uma formação que visa disponibilizar referencial teórico e prática simulada que permita o planejamento, controle, acompanhamento e fiscalização do fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes do contrato administrativo.

“Um processo de formação contínua, que faz parte das ações da gestão do prefeito Zé Ailton, para que nós servidores estejamos preparados com as informações necessárias e a técnica para que a prática seja efetiva”, disse o gestor da SMDARH, Carlos Freires.
#Agricultura 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Governo Municipal articula melhorias para o abastecimento de água para comunidades rurais do Crato O secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, esteve em Fortaleza nos últimos dias 21 e 22 de janeiro, onde se reuniu junto ao Governo do Estado para discutir e empreender projetos hídricos relacionados ao sistema de abastecimento de água e perfuração de poços profundos. As reuniões aconteceram nas sedes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) e na Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA).

“Estamos em outro momento das articulações, já iniciadas pelo prefeito Zé Ailton Brasil junto ao Governador Camilo Santana, que vislumbram melhorias significativas no abastecimento de água da nossa cidade. Foram encontros extremamente produtivos no que diz respeito a criação de mais possibilidades para as comunidades rurais cratenses, com ênfase no Projeto São José”, destacou.

Freires ainda ressalta que foram entregues demandas acerca dos recursos hídricos ao secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, De Assis Diniz, bem como ao deputado José Guimarães.

Também presentes nas reuniões, o gestor da SOHIDRA, José Wanderley Augusto; responsável pelo Projeto São José, Lafayete Almeida; e o presidente da comissão de obras e serviços do município do Crato, vereador Pedro Lobo.
#Desenvolvimento 21/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato empreende visita técnica em busca de exemplos de experiências exitosas No último dia 15 de janeiro, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, empreendeu visita técnica a Cooperativa AgroPolpas na cidade de Quixelô, na localidade de Carnaubinha do FAÉ.

Segundo Freires, o objetivo da visita foi observar in loco o funcionamento das iniciativas de beneficiamento, no contexto da agricultura familiar, bem como trocar experiências e potencializar as ações. “Pretendemos fechar parcerias para assim fortalecer a nossa agricultura familiar. Levamos nossos exemplos e, por meio das vivências repassadas nessa observação, poderemos utilizar na Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sitio Malhada (Caipema), localizada em Ponta da Serra”, destacou.

A Cooperativa AgroPolpas é uma fábrica de polpa de frutas com capacidade de produção de 5 mil quilos/mês, ela traz algumas inovações que a tornam praticamente autossuficiente no seu funcionamento. Ecologicamente correta, a AgroPolpas aproveita tudo que vem da fruta. A sobra da polpa vai pra piscicultura e alimentação do gado. A água utilizada vai adubar uma plantação de acerola e a indústria é integralmente abastecida por energia solar.

O presidente da Cooperativa AgroPolpas, Lucivan Silva, que é agricultor familiar, também fará em breve uma visita técnica ao município do Crato.
#Agricultura 21/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Iniciadas, em Crato, atividades do PROARA 2020 Na manhã de ontem, segunda-feira (20), na localidade da Malhada, no distrito de Ponta da Serra, em Crato, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) iniciou as atividades do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020.

O PROARA tem como propósito beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores, agricultores familiares rurais, com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, objetivando facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumento da produção agrícola, promovendo assim a melhoria da geração de renda no município. Tem como meta proporcionar condições favoráveis a produção agrícola, com incentivo a diversificação das culturas, como: arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum; dentre outras. O programa, por meio da contratação de tratores, realiza a aração da terra para aumentar a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas como as queimadas, preservando assim, o meio ambiente.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, as atividades do PROARA se associarão a outros programas que apontam a promoção da agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e o Programa Hora de Plantar.

São beneficiários do PROARA: pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
#Desenvolvimento 06/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato: Comemoração alusiva ao Dia de Reis reúne cerca de 500 brincantes em momento de encantamento e devoção O colorido e o brilho intenso vindo dos adereços dos reisados, a alegria dos brincantes em geral e uma celebração artística carregada de emoção, marcaram o cortejo cultural alusivo ao Dia de Reis, realizado ontem, domingo, (5) em Crato.

Saindo da Praça São Vicente e indo em procissão até a Praça da Sé, 20 grupos, com cerca de 500 brincantes, adentraram a Catedral de Nossa Senhora da Penha, fazendo uma homenagem ao Menino Jesus. Seguindo até o altar principal, onde o pároco da Catedral, Padre Zé Vicente já os aguardava, os grupos folclóricos entoaram reverências em forma de oração, cânticos e danças celebrando o Jesus Menino e Nossa Senhora.

O último grupo a entrar foi o Reisado do Mestre Aldenir, acompanhado do prefeito Zé Ailton Brasil, da primeira-dama Aldalice Pinheiro e do secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê.

“É de suma importância preservar tradições populares como essa. Nossa cultura, nossas crenças, sendo celebradas com muita alegria e respeito”, ressaltou Dedê.

A pedagoga Edna Felix, moradora do bairro Vila Alta, destacou sua vivência em meio ao cortejo “Hoje pude ver que a cultura popular felizmente ainda vive. Crianças, jovens, adultos e idosos participando de uma linda atuação da religiosidade popular. Uma bela iniciativa da Secretaria de Cultura do Crato. Fiquei maravilhada”, disse.

Também presentes no evento, a secretária adjunta da Cultura, Cleia Feitosa, secretários municipais e assessores.



Dia de Reis

O dia 6 de janeiro, é o Dia dos Três Reis Magos, ou Dia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.


A comemoração alusiva ao Dia de Reis finaliza os “Festejos Natalinos - Cultura Popular no Cariri”, uma realização do Ministério da Cidadania - Secretaria Especial da Cultura, por meio Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Midas Produções Culturais e patrocínio da Grendene, e apoio da Prefeitura do Crato.
#Desenvolvimento 06/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Prorrogado até a próxima sexta-feira, dia 10, prazo de pagamento dos boletos do Programa Garantia Safra 2019/2020 A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato (SMDARH) comunica que foi prorrogado, até a próxima sexta-feira (10), o prazo de pagamento dos boletos do Programa Garantia Safra 2019/2020.

Os beneficiários do programa deverão procurar as casas lotéricas e efetuar o pagamento uma vez que o prazo final, estimado em 31 de dezembro, foi ampliado em dez dias após tratativas do executivo estadual com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O valor de R$ 17,00 garante a adesão do agricultor ao programa, que pagará um seguro de R$ 850,00, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00, em casos de perda de safra acima de 50%, além de outros critérios de avaliação.

O gestor da SMDARH, Carlos Freires, comunica que os boletos do Seguro Safra ainda pendentes estão sendo entregues a partir de hoje (6), de 8h as 17h, na sede da secretaria, que fica no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Freires alerta que é importante o agricultor não deixar de efetuar o pagamento do boleto, para que continue sendo beneficiado com o Garantia Safra.
#Desenvolvimento 04/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Município do Crato prorroga prazo de pagamento dos boletos do Programa Garantia Safra 2019/2020 A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato (SMDARH) prorrogou, até a próxima sexta-feira (10), o prazo de pagamento dos boletos do Programa Garantia Safra 2019/2020.

Os beneficiários do programa deverão procurar as casas lotéricas e efetuar o pagamento uma vez que o prazo final, estimado em 31 de dezembro, foi ampliado em dez dias após tratativas do executivo estadual com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O valor de R$ 17,00 garante a adesão do agricultor ao programa, que pagará um seguro de R$ 850,00, divididos em 5 parcelas de R$ 170,00, em casos de perda de safra acima de 50%, além de outros critérios de avaliação.

O gestor da SMDARH, Carlos Freires, comunica que os boletos do Seguro Safra ainda pendentes estão sendo entregues a partir da segunda-feira, dia 6, de 8 as 17h, na sede da secretaria, que fica no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Freires lembra, ainda, que quem deixar de efetuar a quitação do boleto não será beneficiado com o pagamento do Garantia Safra.
#Desenvolvimento 27/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Mais de 50% das vagas do PROARA 2020 já foram preenchidas, de acordo com Secretaria de Desenvolvimento Agrário Lançado no último dia 2 de dezembro, o Programa de Aração de Terras (PROARA 2020), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), recebeu 264 adesões de agricultores interessados na aração/gradagem de suas terras, preparando-as para o plantio do próximo ano.

O objetivo do programa, conforme anunciado, é atingir 500 famílias de pequenos produtores e agricultores familiares rurais. Por isso, a equipe da SMDARH convoca os interessados a se inscreverem o quanto antes e receberem o benefício.

"Iremos realizar o serviço de gradagem em 300 hectares de terras, totalizando 990 tarefas, beneficiando cerca de 500 famílias de produtores/agricultores rurais com um investimento da ordem de R$ 72.532,52 reais, distribuídos nos seguintes distritos e comunidades: Brejo dos Muniz; Sítio São José; Santa Rosa; Santa Fé; Monte Alverne; Ponta da Serra; Dom Quintino; Campo Alegre; Belmonte; Bela Vista; Baixio das Palmeiras", explica o secretário Carlos Freires.

Ele reforça que o cadastro é simples e o agricultor deve procurar a sede da secretaria para a adesão. “Estamos em pleno funcionamento, hoje e segunda-feira, para que o quanto antes os agricultores façam suas inscrições. O PROARA é um benefício para facilitar a produção agrícola, oferecido pela gestão municipal com apoio do Governo do Estado, e o objetivo é que as famílias tenham condições favoráveis para o cultivo do arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum, entre outros”, afirma.



Garantia Safra

Já no programa Garantia Safra, a SMDARH convoca os agricultores cadastrados que ainda não receberam seus boletos. Dos 974 inscritos, 185 faltam receber o documento para efetivaram o benefício.



O Garantia Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão. Uma vez aderidos ao programa, eles passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.
#Agricultura 16/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Cadastros do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020 iniciam amanhã (17), em Crato A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), dará início amanhã, dia 17 de dezembro, aos cadastros do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020. Durante os dias 17, 18 e 19, a SMDARH estará em algumas localidades da zona distrital realizando o cadastro dos agricultores.

Amanhã, terça-feira (17), de 9h às 16h, os cadastros serão feitos na localidade de Santa Fé, no Bar de Paulo. Na quarta-feira (18), de 9h às 16h, em Monte Alverne, na Associação de Produtores; e na quinta-feira (19), de 9h às 16h, na Associação Comunitária do Baixio das Palmeiras e também de 9h às 16h, na Escola José Rosa, no distrito da Santa Rosa.

O programa foi lançado no último dia 2 de dezembro, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, em um momento de muita alegria para os agricultores e agricultoras cratenses e com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil.

O PROARA 2020 objetiva beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores, agricultores familiares rurais, com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, visando facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumento da produção agrícola, bem como promover a melhoria da geração de renda no município. Tem como meta proporcionar condições favoráveis a produção agrícola, com incentivo a diversificação das culturas, como: arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum; dentre outras. O programa irá contratar tratores para realizar a aração da terra, aumentando assim a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas como as queimadas, preservando assim, o meio ambiente.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, posteriormente aos cadastros, a ação acontecerá no início de ano e se integrará a outros programas que visam promover a agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e o Programa Hora de Plantar.

São beneficiários do PROARA: pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
#Desenvolvimento 07/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Crato celebra o regionalismo, a tradição e o desenvolvimento da agricultura familiar com a Feira de Animais A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), apoiada pelo Governo do Estado do Ceará, realizou ontem (6), a primeira edição da nova Feira de Animais do Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

A feira, que acontecerá semanalmente nas sextas-feiras, tem como objetivo resgatar o tradicionalismo dos eventos agropecuários, bem como desenvolver um ambiente de negócios para comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Na solenidade de abertura, conduzida pelo Dr. Honoris Causa e memorialista, Huberto Cabral, o gestor da SMDARH, Carlos Freires, ressaltou o empenho do prefeito Zé Ailton Brasil, das entidades parceiras e da gestão municipal como um todo. “A união fez a força para que pudéssemos dar vida a esse projeto, fruto de muito trabalho e dedicação pensando no crescimento da nossa região e nas melhorias pro homem e para a mulher do campo”, disse.

A senhora Maria Rocilda Limaverde, da Associação das Mulheres de Monte Alverne, trouxe para a feira seus bolos, doces, castanhas, entre outros produtos. “Essa feira traz melhorias para nós produtores podermos vender aqui direto para o cliente, isso facilita muito nosso trabalho”, destacou.

“Agradeço de coração aos parceiros na construção desse sonho que hoje se torna realidade. Com a nossa Feira de Animais acontecendo todas as semanas, poderemos viabilizar melhorias para os agricultores e agricultoras familiares de nossa região. É um momento de realização onde avançamos no desenvolvimento. Com um ambiente propício, estaremos aqui, nas sextas-feiras, apoiando os produtores e criadores da nossa região”, pontuou o chefe do executivo cratense, Zé Ailton Brasil.

Presentes na ocasião, o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), representando o Governador Camilo Santana e o titular da SDA, De Assis Diniz; secretários municipais; os vereadores Fernando Brasil, Tico da Serrinha, Amadeu de Freitas, Pedro Lobo, Antônio de Mano e Adil Sampaio; a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane Bispo; presidente da Associação dos Criadores do Cariri (ACC), Antônio Almeida Arrais; Kleber Filho, Zé Lobo, Duda Alencar e representantes de entidades parceiras como Universidade Regional do Cariri (URCA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE), entre outras.
#Desenvolvimento 05/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Feira de Animais do Crato acontece, hoje, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti Vislumbrando o resgate da tradicional feira de animais do Crato, e nesse contexto, criar um ambiente positivo de negócios para comercialização dos produtos da agropecuária e agricultura familiar, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), apoiada pelo Governo do Estado do Ceará, realiza hoje, 6 de dezembro, a Feira de Animais do Crato, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

O evento vem com a proposta de acontecer semanalmente, com a motivação de apoiar a comercialização dos produtos agrícolas, aumentando a produção e tornando o Parque de Exposições mais movimentado. “Queremos fazer do parque um ponto de encontro de produtores rurais da região e transformá-lo em um centro de referência para a comercialização dos produtos do Cariri”, disse o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Francisco De Assis Diniz.

Para o prefeito Zé Ailton Brasil, a economia e o resgate cultural da cidade ganharão com a ação. “O diferencial será o fortalecimento da pecuária e da agricultura, por meio da troca de experiência de produtores não somente do Crato, mas do Cariri e dos Estados vizinhos, sem os atravessadores, e com a garantia de produtos de qualidade”, destaca o chefe do executivo cratense, que convida a população cratense para participar do evento, com inicio às 5 horas da manhã. A solenidade de abertura será as 8h.
#Desenvolvimento 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Lançado, em Crato, Programa de Aração de Terras que beneficiará cerca de 500 famílias O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, junto do secretário municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, conduziu na manhã de ontem, 02, o lançamento do Programa de Aração de Terras (PROARA) 2020.

O PROARA tem como meta beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores e agricultores familiares rurais com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, com o propósito de facilitar a vida do homem do campo no cultivo da terra e nas produções agrícolas, auxiliando de forma significativa na geração de renda no município.

Na ocasião, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato (STTR), Celiane David Bispo, ressaltou a parceria com a gestão municipal, que se preocupa com as comunidades do campo. "Estamos muito felizes por esse momento do lançamento do PROARA 2020 estar acontecendo aqui, na segunda casa dos agricultores e agricultoras do Crato”, disse Celiane se referindo a sede do Sindicato.

O secretário Carlos Freires enalteceu o trabalho dedicado do prefeito Zé Ailton em estar sempre propondo melhorias para os agricultores e agricultoras do município. “Estamos vivenciando um momento importante, simbólico, o PROARA 2020 tem o desafio de superar o que foi feito no ano passado, atendendo a demanda de vocês, homens e mulheres do campo. Ano passado atendemos cerca de 300 famílias, esse ano vislumbramos atender 500 famílias, e temos um trator da Prefeitura para agilizar o serviço, fruto do empenho do nosso gestor”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Coriolano, falou do apoio que os vereadores têm dado aos trabalhadores rurais e do trabalho em conjunto que o Poder Legislativo desenvolve com o Executivo. “Uma parceria pelo bem comum da população”, observou.

“Nosso trabalho está sendo feito com união e compromisso, junto dos vereadores estamos demandando obras de pavimentação, investimentos na saúde, na assistência e em outras diversas áreas. Destaco as melhorias que nosso empenho tem trazido para o homem e a mulher do campo, e hoje celebramos o lançamento do PROARA, que beneficiará mais de 500 famílias cratenses”, disse o Chefe do Executivo cratense, Zé Ailton Brasil.

Também presentes no evento, além dos agricultores e agricultoras do município do Crato, o vice-prefeito e secretário de Saúde, André Barreto; secretários municipais, servidores e os edis Fernando Brasil, Pedro Lobo, Tico da Serrinha, Adil Sampaio, Guri e Bebeto Anastácio.
#Desenvolvimento 02/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Programa de Aração de Terras (PROARA 2020) será lançado nesta segunda, em Crato A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), lança hoje, 02, o Programa de Aração de Terras (PROARA 2020), às 8h, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Crato, à Rua Pedro II, nº 56.

O PROARA objetiva beneficiar cerca de 500 famílias de pequenos produtores, agricultores familiares rurais com a aração/gradagem das terras agricultáveis da zona rural do Crato, visando facilitar a vida do homem do campo no processo de cultivo da terra, aumentar a produção agrícola, bem como promover a melhoria da geração de renda no município. Visa proporcionar condições favoráveis a produção agrícola com incentivo a diversificação das culturas, como: arroz, milho, feijão, amendoim, mandioca, batata, melancia, jerimum; dentre outras.

O programa irá contratar tratores para realizar a aração da terra, aumentando assim a área a ser cultivada, evitando práticas agrícolas, como as queimadas, preservando o meio ambiente.

De acordo com o gestor da SMDARH, Carlos Freires, inicialmente é realizado o cadastro dos pequenos produtores, por técnicos da própria secretaria ou ainda diretamente nos distritos, em locais e horários pré-definidos. O serviço de gradagem das terras será ofertado pela gestão municipal, sem custo para o agricultor, com limites de 0,1 a 0,2 hectares por beneficiário, ou seja, até 6,3 tarefas.

“Este ano pretendemos contratar quatro tratores para trabalhar nas propriedades rurais, arando 300 hectares de terras, totalizando (990 tarefas), beneficiando cerca de 500 famílias de produtores/agricultores rurais com um investimento da ordem de R$ 72.532,52 reais, distribuídos nos seguintes distritos e comunidades: Brejo dos Muniz; Sítio São José; Santa Rosa; Santa Fé; Monte Alverne; Ponta da Serra; Dom Quintino; Campo Alegre; Belmonte; Bela Vista; Baixio das Palmeiras”, explica Freires.

A ação acontece a cada início de ano e se integra a outros programas que visam promover a agricultura, dando melhores condições de trabalho e dignidade para o homem e para a mulher do campo, a exemplo do Garantia Safra e do Programa Hora de Plantar.

São beneficiários do PROARA, pequenos produtores, agricultores familiares rurais, preferencialmente detentores de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e/ou que se enquadrem na mesma.

“Este ano, o PROARA atendeu cerca de 150 famílias e em um total de 237 tarefas de terras aradadas e foram investidos R$ 42.532,52”, pontuou o secretário.
#Agricultura 23/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Oficinas de apresentação do Programa de Garantia de Preço Mínimo são realizadas em Crato A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato (SMDARH) promoveu, no último dia 20 de novembro, oficinas de apresentação do Programa de Garantia de Preço Mínimo da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Instituto Flor do Piqui.

De acordo com a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) da SMDARH, Jessika Tayane, o objetivo do momento, realizado nas localidades Sitio Cruzeiro e Sitio Currais, foi apresentar o programa para os extrativistas da região, bem como providenciar novos cadastros para que os agricultores tenham acesso ao programa de garantia de preço mínimo de produtos como pequi, macaúba, mangaba, entre outras.

“Trata-se de mais uma parceria junto a CONAB para com os extrativistas do nosso município, tendo em vista que temos aqui em nossa região frutos nativos. É uma forma de garantir mais renda para esses trabalhadores”, disse o gestor da SMDARH, Carlos Freires.
#Desenvolvimento 24/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E RECURSOS HÍDRICOS Projeto “Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas” contempla mais uma escola em Crato O projeto Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH), contemplou mais uma escola no município. Dessa vez foi implantada a horta na Escola Álvaro Madeira, localizada na comunidade do Sertãozinho, no bairro Seminário, que será cultivada pelos próprios estudantes.

No espaço preparado para receber os canteiros ecológicos feitos de pneus e garrafas PET, foram plantadas hortaliças como coentro, alface, cebolinha. O projeto cultiva ainda plantas medicinais como malva, boldo, endro, alecrim e manjericão. O trabalho de preparação dos canteiros e a plantação foi acompanhado pelos alunos.

Os estudantes matriculados nos turnos manhã e tarde vão ajudar a manter a horta com o apoio da coordenação e dos servidores. Segundo o diretor, Kaká Queiroz, a escola já mantem há alguns anos esse modelo de projeto exitoso, realizando trabalhos de sustentabilidade com os estudantes e, hoje, a horta passa a ser um espaço para a ocupação e o aprendizado dos alunos.

“A vinda dessa experiência, através da UFC, trás um modelo extraordinário, em função do valor agregado que ela nos conduz. Poder estar reaproveitando alguns objetos como garrafa PET e pneus, servindo de base de sustentação para o desenvolvimento de novas hortaliças, mostra para os alunos a possibilidade de desenvolver uma atividade tão valiosa”, disse o diretor.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, a atividade deverá ter continuidade através de um trabalho educativo. “Estamos iniciando uma parceira com a UFC, onde eles trouxeram uma nova metodologia, trabalhar com materiais reciclados. A ideia dessa nova metodologia é mostrar para os alunos que é possível reutilizar material que iria para o lixo e reforçar a estrutura dos canteiros da horta”, comenta o gestor.

A Secretaria Adjunta de Educação, Tammy Lacerda, ressalta a importância desse projeto no processo educativo cotidiano no ensino aprendizagem. Ela acredita que todas as disciplinas podem transitar nesse projeto no dia a dia escolar. “Esse projeto, além da transdisciplinaridade ele também promove o envolvimento da comunidade, e essa é a ideia desse projeto, de que a comunidade esteja envolvida com a escola”, concluiu.
www.crato.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 10:30:09