CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#ServiçosPúblicos 24/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre sítios e distritos nesta sexta-feira, 26

Sítio Palmeirinha, distrito de Monte Alverne, distrito de Santa Fé, Sítio Baixa do Maracujá, Sítio Cruzeiro e Sítio Santo Antônio.

São essas localidades que o Cata Treco percorre nesta sexta-feira, 26, a partir das 7h.

É a oportunidade dos moradores se livrarem do sofá rasgado, da cadeira quebrada, da tv que nao liga mais e de qualquer outro tipo de material inservível, geralmente entulhado nos quintais das casas ou descartados em terrenos baldios ou vias públicas, de forma irregular.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco às zonas urbana e rural do município, semanalmente. A ação vem colaborando com a limpeza da cidade e fortalecendo a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre dois distritos nesta sexta-feira, 19

O Cata Treco percorre os distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra nesta sexta-feira, 19, a partir das 7h. As rotas abrangem as localidades da Bréa, Palmeirinha dos Vilar, Palmeirinha dos Brito, Malhada e Vila São Francisco.

A ação da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem recolhido toneladas de materiais inservíveis, que estavam entulhados nos quintais das casas ou eram descartados em terrenos baldios e em vias públicas, de forma irregular, servindo de criadouros do Aedes aegypti.

Assim, o Cata Treco vem fortalecendo o combate ao mosquito da dengue e a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, nas zonas urbana e rural do município.

#ServiçosPúblicos 14/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam diversas localidades do Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, cumpre um vasto cronograma quinzenal de limpeza, iniciado na semana passada, visando a promoção do bem-estar da população cratense.

Ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos contemplam os bairros Zacarias Gonçalves, Muriti, Sertãozinho, Palmeiral, Parque Recreio e Vila Alta, além das avenidas Perimetral Dom Francisco e a que liga a Asa ao Posto Fiscal.

Na programação ainda constam o Cemitério Nossa Senhora da Piedade, a RFFSA, o interior do Canal do Rio Grangeiro e as Vilas Novo Horizonte, Gregório e Pedrosa.

A Secretaria de Serviços Públicos reforça que vem intensificando os mutirões de limpeza desde que o período de chuvas começou.

#ServiçosPúblicos 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mais uma ação do Cata Treco, nesta sexta-feira, 12

Lameiro, Sítio Luanda, Belmonte, Novo Lameiro, Zacarias Gonçalves, Sítio Rosto e Vila Carrapato. Essas localidades recebem o Cata Treco nesta sexta-feira, 12, a partir das 7h.

Para os moradores que tiverem entulhando sofá rasgado, cadeira quebrada, pneu furado ou quaisquer outros bens que não servem mais, é a hora de desapegar com consciência. Basta deixar na calçada de casa.

Semanalmente, o Cata Treco vem recolhendo toneladas de materiais que ocupavam espaço nos quintais ou acabavam descartados em vias públicas e em terrenos baldios, de forma irregular, podendo servir de criadouros do Aedes aegypti.

Ao fazer essa limpa, a ação inédita da Prefeitura do Crato, realizada por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem fortalecido o combate ao mosquito da dengue e a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 08/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica limpeza nas praças da cidade

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem intensificado a limpeza nas praças da cidade, prezando pela promoção do bem-estar da população cratense.

Nesta segunda-feira, 08, foram contempladas com capina e poda as praças do bairro Seminário. Também foi concluído o trabalho na Praça Francisco Sá (Cristo Rei), no Centro. No decorrer da semana, ainda estão previstas as praças do São Miguel, Lameiro, Pimenta (Praça do Jambo) e da Independência (Praça da Asa).

No início deste mês, as ações já foram realizadas nas praças do bairro Mirandão e Sertãozinho.

#ServiçosPúblicos 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre vários bairros nesta sexta-feira, 5, e fortalece o combate à dengue

Atenção, moradores do Mirandão, Conjunto Conviver, Vila Lobo, Comunidade do Gesso e São Miguel. A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco às localidades nesta sexta-feira, 05, a partir das 7h.

Quem tiver sofá rasgado, cama quebrada, pneu furado, tv que não liga mais e quaisquer outros bens inservíveis, essa é a hora de desapegar. Não precisa mais entulhar nos quintais, podendo servir de criadouro do Aedes aegypti. Basta deixar na calçada de casa. Será recolhido e terá a devida destinação.

Com o Cata Treco, ação inédita no município, vem sendo fortalecido o combate ao mosquito da dengue. Dessa forma, é mais promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 28/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Secretaria de Serviços Públicos do Crato comunica que não haverá coleta de lixo na Sexta-Feira Santa; serviço será retom

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que não haverá coleta de lixo domiciliar na Sexta-Feira Santa, feriado nacional.

A pasta orienta as comunidades, que seriam atendidas neste dia, a acondicionarem os resíduos em casa. O caminhão coletor passará nas localidades no Sábado de Aleluia, quando o trabalho será retomado normalmente.

A coleta de lixo domiciliar atende às zonas urbana e rural do município, de forma sistemática, todos os dias da semana, das 5h às 22h.

A Secretaria de Serviços Públicos conta com a colaboração e conscientização de todos em prol de uma cidade limpa e organizada, fortalecendo a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, assim como a preservação ambiental.

#ServiçosPúblicos 20/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre três bairros no Crato, nesta sexta-feira

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco aos bairros Seminário, Centro e Independência, nesta sexta-feira, 22, a partir das 7h. A rota contempla a Avenida João Alves Rocha, Baixada Fluminense, Lavras da Mangabeira, São José dos Campos, Cacimbas, Travessa Aurora e Avenida José Alves de Figueiredo.

Na semana passada, passou pelos bairros Ossian Araripe (Caixa D'Água), Pimenta, Parque Grangeiro e Sossego. Foram recolhidas toneladas de cadeiras, TVs e camas quebradas, colchões rasgados e pneus furados, que estavam só ocupando espaço nos quintais. Talvez, até servindo de criadouro do Aedes aegypti, principalmente nesses tempos de chuva.

Para Lucíolo da Silva, autônomo, a ação inédita do Município chegou na hora certa. "Pobre de tudo tem um pouco, acaba acumulando, aí já causa o mosquito da dengue. É preciso desapegar", destacou.

O Cata Treco percorre as zonas urbana e rural do Crato, recolhendo material inservível entulhado em casa ou descartado em vias públicas, de forma irregular. Assim, colabora com a limpeza da cidade e fortalece a prevenção às arboviroses.

#ServiçosPúblicos 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza nas zonas urbana e rural do município

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, está contemplando com mutirões de limpeza os Conjuntos Filemon Limaverde, Monsenhor Montenegro e Madre Feitosa, o bairro Pinto Madeira, a Vila Carrapato, as Avenidas Maildes de Siqueira e Hermes Parahyba, além dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra.

Os trabalhos de capina, roço, varrição e retirada de entulhos, iniciados na semana passada, devem ser concluídos até o próximo sábado, 23, contribuindo com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

A Secretaria de Serviços Públicos vem intensificando os mutirões de limpeza nas zonas urbana e rural do município desde que começou a quadra chuvosa, quando o mato cresce mais rápido.

#ServiçosPúblicos 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre 5 bairros do Crato e recolhe bens inservíveis, no combate Aedes aegypti

Nesta sexta-feira, 15, o Cata Treco percorre os bairros Ossian Araripe (Caixa D'Água), Pimenta, Centro, Parque Grangeiro e Sossego, a partir das 7h. O morador que quiser descartar velhos móveis, eletrodomésticos ou qualquer outro tipo de objeto deve deixá-lo na calçada.

Com a ação inédita da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, toneladas de materiais inservíveis têm ganhado a devida destinação. Antes, ficavam ocupando espaço nos quintais das casas ou eram jogados em vias públicas e em terrenos baldios, podendo servir de criadouro de focos do Aedes aegypti, principalmente no período de chuvas.

Dessa forma, o Cata Treco tem fortalecido o combate ao mosquito e a prevenção às arboviroses.

#ServiçosPúblicos 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato age de forma rápida, com força-tarefa para limpeza, após as chuvas

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem atuado de forma rápida e eficaz para contornar transtornos acarretados pelas recorrentes chuvas. Nesta quarta-feira, 13, não foi diferente. Logo após as precipitações da madrugada, a pasta iniciou os trabalhos de limpeza na cidade.

Equipes e máquinas retiraram muita lama e entulhos às margens do Canal do Rio Grangeiro, no trecho em frente ao Mercado Walter Peixoto. Foram utilizados dois caminhões, duas Bobcats, quatro caçambas e uma retroescavadeira.

No decorrer do dia, as ações também devem ser realizadas nas rotatórias em torno do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti e na Ladeira da Integração, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil.

A Secretaria de Serviços Públicos destaca que, recentemente, houve limpeza ao longo de todo o Canal do Rio Grangeiro e reforça que, sobretudo nesse período chuvoso, é fundamental a conscientização da população para que não jogue lixo nas ruas, pois pode entupir bueiros e ocasionar alagamentos.

#ServiçosPúblicos 07/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre quatro bairros nesta sexta-feira, 8

Atenção, moradores do Pinto Madeira, Alto da Penha, Mutirão e Pantanal. O Cata Treco percorre as ruas dos bairros nesta sexta-feira, 08, a partir das 7h. Móveis, eletrodomésticos e tudo que não serve mais deve ser deixado nas calçadas. É hora de desapegar.

Com a ação inédita da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, toneladas de materiais inservíveis têm ganhado a devida destinação. Antes, ficavam ocupando espaço nos quintais das casas ou eram jogados em vias públicas e em terrenos baldios, podendo servir de criadouro de focos do Aedes aegypti, sobretudo nesse período de chuvas.

Dessa forma, o Cata Treco tem fortalecido o combate ao mosquito e a prevenção às arboviroses.

#ServiçosPúblicos 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica ação do Cata Treco

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco ao bairro Nossa Senhora de Fátima (Barro Branco) e aos Conjuntos dos Artesãos, Filemon Limaverde e Monsenhor Montenegro, nesta sexta-feira/01, a partir das 7h.

É a oportunidade dos moradores descartarem, de forma rápida, fácil e ecologicamente correta, todo tipo de material inservível que fica ocupando espaço em casa ou que seria jogado em vias públicas e em terrenos baldios, virando criadouro do Aedes aegypti.

Nesse sentido, a Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado a ação do Cata Treco nas zonas urbana e rural do município, fortalecendo o combate ao mosquito e a prevenção às arboviroses, durante este período de chuvas.

Neste mês de fevereiro, o Cata Treco percorreu o Alto da Penha, Vila Lobo, Mirandão, Seminário, Sertãozinho, Conjuntos Novo Crato, Vitória Nossa, 10 de Fevereiro, Cacimbas, Baixada Fluminense, Gisélia Pinheiro (Batateiras) e Avenida Lavras da Mangabeira.

Além de seguir uma programação semanal, o Cata Treco atende à população cratense via Whatsapp (88 3521 9600), opção 1 - Limpeza Pública.

#ServiçosPúblicos 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Com as chuvas, Prefeitura do Crato intensifica poda de árvores para prevenir acidentes

Diante desse período de chuvas, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem intensificando a poda de árvores em vias e praças da cidade para prevenir a queda de galhos frondosos, dentre outros acidentes. Atualmente, há equipes trabalhando em ruas do Centro e do Pimenta.

Durante todo o mês de fevereiro, foram realizadas podas em mais de 20 praças das zonas urbana e rural do município. Nas áreas centrais, foram contempladas, por exemplo, a Praça da Sé, Alexandre Arraes, Siqueira Campos, São Vicente e Cristo Rei. Além delas, a praça do distrito de Dom Quintino e de diversos bairros, como Vila Alta, São Miguel, Mirandão, Santa Luzia, Pantanal, Vila Lobo e Gisélia Pinheiro (Batateiras).

Também houve varrição e capina nos espaços, mantendo a limpeza em dia e reforçando a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza intensificados no Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem intensificando os mutirões de limpeza nesse período chuvoso, quando o mato cresce mais rápido.

Hoje, a pasta segue uma programação quinzenal, contemplando a Lagoa Encantada, os bairros Grangeiro e Parque Grangeiro, as ruas que dão acesso ao Posto Galeão e ao Centro Cultural do Cariri.

Os mutirões também estão trabalhando na limpeza dos postos de saúde do Baixio do Muquém, Vila Lobo, Mutirão, Seminário e da COAB, assim como nas creches do Vitória Nossa, Vila Lobo e do Mutirão. Ainda estão no CRAS e CEMIC do Seminário.

O trabalho das equipes da Secretaria de Serviços Públicos têm contribuído, de forma expressiva, com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, tanto da zona urbana quanto da zona rural.

#ServiçosPúblicos 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorrer três bairros, nesta sexta-feira, colaborando com o combate ao Aedes aegypti

Mirandão, Vila Lobo e Alto da Penha, nas proximidades do SAMU. O Cata Treco percorre os bairros nesta sexta-feira, 23, a partir das 7h.

Os moradores devem deixar sofá, fogão, colchão e tudo que não está servindo mais nas calçadas para ser recolhido e ter a devida destinação.

Com o Cata Treco, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem minimizando o descarte irregular em vias públicas e terrenos baldios, assim como vem limpando os quintais das casas, geralmente ocupados por materiais inservíveis que acabam virando criadouros do Aedes aegypti, sobretudo nesse período de chuvas.

Ou seja, a ação tem colaborado com o combate ao mosquito, impactando na prevenção às arboviroses.

#ServiçosPúblicos 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica mutirões de limpeza

Diante das frequentes chuvas, que favorecem o crescimento rápido do mato, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem intensificando os mutirões de limpeza em bairros e distritos, como também nos equipamentos da rede municipal localizados nas zonas urbana e rural.

Nesta semana, ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos contemplam o São Miguel, Vila São Bento, Conjunto Belas Artes e Loteamento Portal do Arajara, além do Centro de Especialidades, Secretaria de Saúde, Restaurante Popular, CAIC, Escola Rosa Ferreira e Posto de Saúde do Baixio, CAPS do Pimenta e Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

Os mutirões de limpeza são realizados de forma contínua, colaborando com a promoção do bem-estar e da saúde da população cratense.

#ServiçosPúblicos 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre o bairro Seminário, nesta sexta-feira

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco ao bairro Seminário, nesta sexta-feira, 16, a partir das 7h. Na semana passada, percorreu o Sertãozinho e os Conjuntos 10 de Fevereiro, Vitória Nossa e Novo Crato.

O Cata Treco vem sendo um importante aliado na luta contra o Aedes aegypti porque recolhe pneus, colchões, sofás velhos e outros materiais inservíveis que, no geral, ocupam os quintais das casas, servindo de depósito de focos do mosquito.

É uma ação inédita no Crato. Contempla as zonas urbana e rural do município, semanalmente.

#ServiçosPúblicos 14/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza lavagem das ruas, praça e calçadas, após carnaval

Após um carnaval histórico, no centro da cidade, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a limpeza de praças, do calçadão e das principais ruas de acesso à folia.

O trabalho das equipes, que contou com carro-pipa, começou cedinho nesta quarta-feira de cinzas. O coração comercial do Crato logo ficou no jeito para a retomada do trabalho dos lojistas.

A Secretaria de Serviços Públicos também atuou com capina e varrição na Avenida José Alves de Figueiredo, ao longo do Canal do Rio Grangeiro, do Mercado Walter Peixoto ao Colégio Objetivo.

#ServiçosPúblicos 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Bairro Sertãozinho e três conjuntos no Crato recebem o Cata Treco, nesta sexta-feira, 9

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco ao bairro Sertãozinho e aos Conjuntos Novo Crato, Vitória Nossa e 10 de Fevereiro, nesta sexta-feira, 9, a partir das 7h.

Os moradores dessas localidades que quiserem se livrar de velhos sofás, fogões e colchões, por exemplo, devem deixar o objeto na calçada, assim como deixam o lixo no dia da coleta. Semanalmente, a ação inédita no município vem retirando toneladas de material inservível de dentro das casas dos moradores das zonas urbana e rural do Crato, evitando que possam virar criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Dessa forma, o Cata Treco colabora com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense. Na última sexta-feira, percorreu o bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), as Cacimbas, a Baixada Fluminense e a Avenida Lavras da Mangabeira.

#ServiçosPúblicos 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam zonas urbana e rural do Crato, nesta semana

Seguindo o cronograma semanal, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, contempla com mutirões de limpeza os bairros Gisélia Pinheiro (Batateiras) e Ossian Araripe (Caixa d'Água), além das localidades da Baixada Fluminense, do Conjunto 13 de Dezembro e da Bréa, no distrito de Dom Quintino.

Também recebem ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos, nesta semana, as avenidas Perimetral Dom Francisco, Chagas Bezerra (Mirandão), Teodorico Teles, Duque de Caxias, Brigadeiro José Sampaio (Palmeiral) e Thomaz Osterne (da Asa até a Batateiras).

Os mutirões de limpeza vêm impactando na saúde e no bem-estar da população cratense, ao mesmo tempo em que mantêm a cidade bonita, limpa e organizada.

#ServiçosPúblicos 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco segue percorrendo localidades do Crato

Gisélia Pinheiro (Batateiras), Cacimbas, Baixada Fluminense e Avenida Lavras da Mangabeira. São essas as localidades que o Cata Treco percorre nesta sexta-feira, 02, a partir das 7h.

Se os moradores querem se livrar de sofás, eletrodomésticos, pneus velhos e outros materiais inservíveis que seriam de difícil descarte, essa é a hora.

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem levado o Cato Treco aos bairros e distritos da cidade desde dezembro de 2022. É uma ação municipal inédita.

#ServiçosPúblicos 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplaram 11 bairros e diversos equipamentos públicos, em janeiro

O longo mês de janeiro terminou e foi marcado pelo trabalho intenso dos mutirões de limpeza no Crato. A Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, contemplou 11 bairros da cidade. Houve atuação também em diversos equipamentos públicos.

Entre os dias 02 e 31, foram realizadas ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos no Parque Recreio, Vila Alta, Independência, Seminário, Sertãozinho, Zacarias Gonçalves, Lameiro, Alto da Penha, Pimenta, Muriti (de baixo) e Novo Crato. Ainda foram contemplados os Conjuntos Dr. Antenor, Vitória Nossa e Padre Cícero.

As equipes de limpeza estenderam os serviços à Escola José do Vale, no Barro Branco, ao Restaurante Popular, na RFFSA, à Casa de Farinha, no Baixio, ao posto de saúde e CRAS das Batateiras, às Secretarias de Educação, Saúde e Cultura, à Escola Gonzaga Mota e CRAS do Alto da Penha, ao posto de saúde e creche do Pantanal, à Escola José Aldegundes e CRAS da Vila Alta, à Escola do Sertãozinho, Corpo de Bombeiros, Centro de Saúde da Mulher, Guarda Municipal e posto de saúde do Zacarias Gonçalves, à Escola, CRAS e Areninha do Muriti e ao posto de saúde, Escola Municipal e Escola 18 de Maio, no São Miguel.

Os mutirões acontecem de forma contínua, segundo programação semanal, e têm colaborado com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, assim como com o paisagismo do Crato.

#ServiçosPúblicos 30/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica mutirões de limpeza

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo o cronograma semanal dos mutirões de limpeza, contempla os Conjuntos Conviver e Novo Crato, além dos bairros Sossego, Pimenta e Santa Luzia.

Na última semana, as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos foram realizadas no Alto da Penha, Mutirão, Pantanal e na Vila Lobo.

O trabalho de limpeza é contínuo nas zonas urbana e rural do município. Vem impactando na promoção do bem-estar e da saúde da população cratense.

#ServiçosPúblicos 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam quatro bairros do Crato, nesta semana

Alto da Penha, Vila Lobo, Mutirão e Pantanal. São esses os bairros contemplados pelos mutirões de limpeza, nesta semana.

O trabalho contínuo da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem feito a diferença na promoção da saúde e do bem-estar da população das zonas urbana e rural do município.

Os mutirões de limpeza abrangem ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos.

#ServiçosPúblicos 16/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato segue com os mutirões de limpeza

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo com o cronograma semanal de mutirão de limpeza, contempla os bairros Sertãozinho e Zacarias Gonçalves, os Conjuntos Padre Cícero e Vitória Nossa, a Rua do Cruzeiro e adjacências.

As equipes da pasta também estão trabalhando dentro do Canal do Rio Grangeiro. Recentemente, foram realizadas ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos no Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade, no Centro, onde está sendo intensificado o trabalho de manutenção, diariamente.

Os mutirões de limpeza têm feito a diferença na promoção da saúde e do bem-estar dos moradores das zonas urbana e rural do município, impactando ainda no paisagismo do Crato.

#ServiçosPúblicos 14/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirão de limpeza no Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, realiza um mutirão de limpeza no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no Centro.

Estão acontecendo ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos.

"Vamos intensificar a manutenção diária do Cemitério, fixando uma equipe no local", afirma o Secretário, Tota Lobo.

O titular da Secretaria de Serviços Públicos ainda ressalta que os mutirões de limpeza contemplam bairros e distritos do município, segundo cronograma semanal da pasta. Dessa forma, contribuem com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Primeiro Cata Treco de 2024 percorre vilas e loteamentos, nesta sexta-feira, 12

O primeiro Cata Treco de 2024 percorre as Vilas Padre Cícero e São Bento, além dos loteamentos Terra Santa e Lagoa Encantada nesta sexta-feira, 12, a partir das 7h.

Se os moradores querem iniciar o ano se livrando de sofás, eletrodomésticos, pneus velhos e outros materiais inservíveis de difícil descarte, essa é a hora.

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem levado o Cato Treco aos bairros e distritos da cidade desde dezembro de 2022. É uma ação municipal inédita.

#ServiçosPúblicos 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato retira árvores mortas das praças centrais, para prevenir acidentes

Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, está removendo árvores mortas das praças centrais, diante dos riscos que representam aos transeuntes.

Na madrugada desta quarta-feira,10, foi removida uma palmeira da Praça São Vicente. Mais uma deve ser retirada nesta quinta-feira, 11, da Praça da Sede da Prefeitura. Também está prevista a remoção de outra na Praça Francisco Sá, conhecida como Cristo Rei. O trabalho das equipes é realizado com um caminhão Munck.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, ressalta que as ações têm a devida autorização da Secretaria de Meio Ambiente e visam a segurança de todos, assim como o paisagismo da cidade.

#ServiçosPúblicos 03/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato segue com mutirões de limpeza

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, segue com seu cronograma semanal de mutirões de limpeza.

As ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos contemplam os Conjuntos Parque Recreio e Dr. Antenor, a Avenida José Alves de Figueiredo e o bairro Vila Alta.

Os trabalhos de limpeza são contínuos e contribuem com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 03/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Iniciada realocação de permissionários do Mercado Wilson Roriz, para obras de reconstrução e reforma

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, já realocou os permissionários do Mercado Wilson Roriz em um imóvel na Rua Tristão Gonçalves, no Centro. A obra de requalificação do equipamento está prestes a ser iniciada.

A estrutura provisória conta com 20 boxes padronizados. Em 15 deles estão permissionários do mercado. Os outros cinco são ocupados por comerciantes da Praça Pitias Peixoto, que também será requalificada em breve.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, ainda foram realocadas seis pessoas que trabalhavam nas antigas mercearias do mercado. Elas estão em imóveis na Rua Nelson Alencar e na Rua Monsenhor Esmeraldo.

"Além disso, outras foram cadastradas e serão contempladas com espaços para comercialização quando o novo mercado Wilson Roriz estiver funcionando", destaca Tota Lobo.

Para Maria de Fátima Sousa, a reforma é necessária e trará resultados muito positivos à economia local. "O mercado estava bastante feio. Vai ficar bonito e atrair mais consumidores. Minha renda, assim como a de todos, só vai melhorar", destaca a vendedora de lanches e almoços.

Até lá, ela acredita que está bem instalada, sendo possível garantir um bom atendimento à população.

#ServiçosPúblicos 29/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Comunicado Secretaria de Serviços Públicos - Não haverá coleta de lixo no próximo dia 01

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que não haverá coleta de lixo na próxima segunda-feira, devido ao tradicional feriado do 1° dia do novo ano.

A orientação é que a população acondicione o lixo em casa até a retomada da coleta, que acontecerá já na terça, 02 de janeiro.

A Secretaria de Serviços Públicos conta com a colaboração e conscientização de todos em prol de uma cidade limpa e organizada.

#ServiçosPúblicos 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de Limpeza contemplam bairros e distritos do Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo seu cronograma semanal, leva mutirões de limpeza a bairros e distritos do município.

As ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos contemplam o Pinto Madeira, Pimenta, Conjunto Palmeiral, Avenidas Perimetral Dom Francisco, Maildes de Siqueira e Francisco Jesuíno de Sousa. Também estão sendo contemplados o centro da cidade e os distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino, que ainda recebem pintura dos meios-fios.

Os trabalhos de limpeza são contínuos e contribuem com a promoção do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre diversas localidades do Crato, nesta sexta-feira

Belmonte, Sítio Luanda, Lameiro, Novo Lameiro, Sítio Carrapato e Zacarias Gonçalves. O Cata Treco passa por essas localidades nesta sexta-feira, 22, a partir das 7h.

Se os moradores têm sofás, eletrodomésticos, pneus velhos e outros materiais inservíveis de difícil descarte, essa é a hora de se livrarem de tudo de forma fácil, gratuita e ecologicamente correta.

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem levado o Cato Treco aos bairros e distritos do município desde dezembro do ano passado. É uma ação municipal inédita.

#ServiçosPúblicos 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Conjunto Vitória Nossa recebe o Cata Treco neste sábado, 16

Os moradores do Vitória Nossa, no Seminário, em Crato, terão a oportunidade de receber o Cata Treco próximo sábado, 16. O serviço percorre as ruas do Conjunto, a partir das 7h, recolhendo sofás, colchões, eletrodomésticos e todo tipo de material inservível que está ocupando espaço em casa.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza essa ação inédita no município desde dezembro do ano passado. De lá pra cá, o Cata Treco já passou por diversos bairros e distritos, como Ponta da Serra, Dom Quintino, Santa Fé, Muriti, São José, Mirandão, Sertãozinho, Alto da Penha, Zacarias Gonçalves, Parque Recreio, Grangeiro, Lameiro e Vila Alta.

Além de facilitar um descarte que seria difícil, o Cata Treco garante a destinação correta de tudo o que é recolhido, colaborando com a preservação do meio ambiente.

#ServiçosPúblicos 15/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura promove mutirões de limpeza nas zonas urbana e rural do Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue levando mutirões de limpeza aos bairros e distritos, colaborando com a promoção da saúde e bem-estar da população cratense.

Nesta semana, as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos estão contemplando a estrada de acesso ao Baixio do Muquém e a avenida principal do Grangeiro. No entorno da Areninha, na Vila São Bento, os trabalhos já foram concluídos. Por lá, houve também pintura dos meios-fios.

A Secretaria de Serviços Públicos ainda está com mutirões de limpeza no centro da cidade, onde as equipes trabalham no período da noite.

#ServiçosPúblicos 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato segue com mutirões de limpeza na cidade

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo seu cronograma semanal, leva mutirões de limpeza à AvenidaThomaz Osterne, das Batateiras à Asa, e à Avenida Brigadeiro José Sampaio, Palmeiral.

As ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos também contemplam o Jardim Novo Horizonte, Seminário e Centro. As áreas centrais da cidade ainda recebem pintura dos meios-fios.

Os trabalhos de limpeza são contínuos, beneficiando moradores de bairros e distritos do Crato.

#ServiçosPúblicos 03/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Nota de pesar pelo falecimento do Sr. Maurício José de Freitas

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, lamenta, com profundo pesar, o falecimento do servidor Maurício José de Freitas.

A gestão municipal reconhece toda dedicação e trabalho em prol do município do Crato realizado pelo servidor. A gestão municipal envia votos de solidariedade aos familiares e amigos.

#ServiçosPúblicos 02/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato apresenta projeto de requalificação da Praça Pitias Peixoto aos comerciantes locais

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, começou a dialogar com os comerciantes da Praça Pitias Peixoto sobre a requalificação do espaço. O projeto foi apresentado na última quinta-feira, 30. A obra da conhecida Praça dos Ônibus Intramunicipal, no Centro, deve ser iniciada neste mês.

Abrange quiosques padronizados, cruzamento elevado, interligando os equipamentos públicos das proximidades, como a sede da Prefeitura e a Escola Círculo Operário, cobertura em concreto, iluminação em LED, bancos adultos e infantis, arborização, bicicletário, mobiliários lúdicos, parada de ônibus e jardim de chuva, uma alternativa econômica para atenuar o problema de inundações, pois oferece grande permeabilidade e proporciona melhor escoamento das águas.

Um diferencial do projeto, orçado em R$ 2,4 milhões, é a presença de elementos que se remetem à cultura regional, a exemplo da numeração dos quiosques e sinalização dos banheiros, cuja grafia foi baseada no trabalho do artista cratense Sérvulo Esmeraldo.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, a previsão é de que sejam seis meses de obra. Nesse período, os comerciantes locais vão estar trabalhando em um galpão provisório. Eles não criaram objeção quanto à realocação e aprovaram as melhorias projetadas para a praça.

#ServiçosPúblicos 29/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato segue contemplando ruas e avenidas com mutirões de limpeza

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo seu cronograma semanal, leva mutirões de limpeza à Rua Manoel Almino, no Seminário, e à Avenida do Contorno, que dá acesso à empresa Grendene, ao Conjunto Novo Crato, Muriti (da Petrobrás) e às ruas adjacentes à Igreja Nossa Senhora da Conceição.

As ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos também contemplam as Avenidas João Alves Rocha, Maildes de Siqueira, Duque de Caxias e aquela por trás do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

No caso das Avenidas Duque de Caxias, Maildes de Siqueira e a que fica por trás da Exposição, ainda devem receber pintura dos meios-fios.

Os trabalhos de limpeza são contínuos, beneficiando moradores de bairros e distritos do Crato.

#ServiçosPúblicos 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato atua rápido para contornar transtornos acarretados pela chuva

A Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, atuou rápido para contornar os transtornos acarretados pela breve chuva de 62mm, da manhã desta terça-feira, 28.

Técnicos da Seinfra visitaram pontos de alagamento e avaliaram as intervenções necessárias. Na Rua Rodolfo Teófilo, nas proximidades do Cemitério Nossa Senhora da Piedade, e em trechos da Vila Lobo, por exemplo, serão executadas obras de drenagem.

Já equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na desobstrução de bueiros e na retirada do lixo e da lama de vias, como das Avenidas Maildes Siqueira e Duque de Caxias, além do entorno do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Vale destacar ainda as ações contínuas dos mutirões de limpeza em bairros e distritos, que minimizam os riscos de entupimento de bocas de lobo e de outros possíveis problemas durante precipitações, ao mesmo tempo em que contribuem com a promoção do bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 21/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato segue com mutirões de limpeza na cidade

Nesta semana, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza mutirões de limpeza nos bairros Zacarias Gonçalves e Novo Lameiro, no Conjunto Nossa Senhora de Fátima (Barro Branco) e nas áreas interna e externa do Estádio Mirandão.

Também estão sendo contemplados o Cemitério Nossa Senhora da Piedade e

as Avenidas Perimetral Dom Francisco e Teodorico Teles. Além de capina, roço e varrição, as vias recebem a pintura do meio-fio. Nelas, o trabalho acontece no período da noite.

As ações de limpeza são contínuas e se estendem à zona rural do município, conforme cronograma semanal, impactando no bem-estar da população cratense.

#ServiçosPúblicos 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Serviços Públicos aciona força-tarefa para conter fogo no lixão

Com a atuação incessante da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, os pequenos focos de fogo no lixão devem ser completamente debelados até a próxima quinta-feira, 23.

Nesta segunda-feira, 20, uma força-tarefa com caminhões-pipa e máquinas pesadas trabalharam no local fazendo a cobertura de barro. O trabalho vem sendo intensificado desde o último dia 10, quando houve um incêndio de grandes proporções no lixão.

A Secretaria de Serviços Públicos também registrou um boletim de ocorrência para que as causas sejam investigadas.

#ServiçosPúblicos 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre distritos e bairro neste fim de semana

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco às ruas dos distritos de Dom Quintino e de Ponta da Serra nesta sexta-feira, 17. Já no sábado, 18, passa pelo bairro Mirandão. A partir das 7h.

Os moradores dessas localidades devem deixar os troços que têm em casa nas calçadas. Serão recolhidos e terão a devida destinação. Tudo de forma fácil, cômoda e ecologicamente correta.

O Cata Treco é uma ação inédita no município e vem percorrendo as zonas urbana e rural do Crato desde dezembro do ano passado.

#ServiçosPúblicos 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza desta semana contemplam três bairros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza mutirões de limpeza nos bairros São Miguel, Gisélia Pinheiro (Batateiras) e no entorno do Centro de Convenções, no São José, nesta semana.

As ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos são contínuas. Contemplam bairros e distritos, conforme cronograma semanal.

A atuação da Secretaria de Serviços Públicos colabora com a promoção do bem-estar da população cratense e favorece o paisagismo da cidade.

#ServiçosPúblicos 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato contempla Vila Alta e outros bairros nos mutirões de limpeza da semana

No Crato, os mutirões de limpeza iniciaram a semana na Vila Alta, nos arredores da APAE. Muitas ruas já foram contempladas com varrição, capina, roço, retirada de entulhos e desobstrução de valas, nesta segunda-feira, 06. Entre elas, a Rua Coronel José Maia, Rua Antônio Xenofonte e Rua Antonina do Norte.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, ainda vai levar as ações aos bairros Mirandão, Pinto Madeira e Pimenta, à Avenida do Palmeiral e à Lagoa Encantada, conforme cronograma semanal da pasta. Algumas equipes devem trabalhar até no período da noite para atender todas as localidades programadas.

Os mutirões de limpeza também são realizados em distritos, colaborando com a promoção do bem-estar de toda a população cratense, da zona urbana à rural.

#ServiçosPúblicos 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica ações nos cemitérios do município para o Dia de Finados

Com a aproximação do Dia de Finados, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, tem intensificado a limpeza e outras ações nos cemitérios do município para receber bem milhares de visitantes.

No Centro, o Cemitério Nossa Senhora da Piedade já foi contemplado com capina, roço, varrição, retirada de entulhos, poda de árvores e reposição de lâmpadas. Além disso, o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, lembra que, recentemente, a Capela e o Centro de Velório foram requalificados.

O titular da pasta destaca que os trabalhos nos cemitérios dos distritos de Dom Quintino e da Ponta da Serra também foram concluídos. Ainda receberão mutirões de limpeza os cemitérios dos distritos de Santa Fé e de Monte Alverne.

Programação Dia de Finados

De acordo com o Gerente de Cédula, Antônio Afonso Eufrásio, na próxima quinta-feira, 02, o Cemitério Nossa Senhora da Piedade estará aberto à visitação das 5h às 22h. Estão previstas quatro missas nos horários da manhã (5h, 7h, 9h e 11h) e uma à tarde (17h). Durante todo o dia de visitação, a Guarda Civil Municipal estará presente.

Entre os quase cinco mil túmulos, o mais visitado é o do médico Dr. Gesteira. No passado, ele revolucionou a medicina na região do Cariri e, com espírito humanista, atendeu do rico ao pobre. Fez história como profissional e como ser humano.

#ServiçosPúblicos 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata treco segue segue neste final de semana em quatro localidades no Crato

O Cata Treco, serviço que a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem ofertado à população, continua percorrendo bairros e distritos do Município. Nesta sexta-feira, 27, o caminhão que recolhe os móveis velhos e eletrodomésticos, entre outros equipamentos, vai passar pelas ruas do Mirandão, Vila Lobo, Vale do Amanhecer e Romualdo. É a hora dos moradores dessas localidades fazerem uma limpeza dentro de suas casas se livrarem dos produtos inservíveis.

A Prefeitura vem recolhendo objetos, que seriam de difícil descarte, de forma fácil, rápida e ecologicamente correta. O Cata Treco tem seguindo um cronograma semanal, através de uma ação pioneira no município.

#ServiçosPúblicos 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam cemitérios e diversas localidades

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, nesta semana, realiza mutirões de limpeza no Centro, Muriti (acesso ao terminal da Petrobrás e ruas adjacentes), Ladeira da Integração, Rua Manoel Almino de Lima, no Seminário, e Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

Segundo o Secretário da pasta, Tota Lobo, as ações de capina, roço e retirada de entulhos, além de pintura, já começaram no cemitério, visando o Dia de Finados. Devem ser concluídas na semana que vem, quando serão contemplados os cemitérios dos distritos do município.

Os mutirões de limpeza seguem um cronograma semanal, atendendo às zonas urbana e rural, promovendo o bem-estar da população e favorecendo o paisagismo do Crato.

#ServiçosPúblicos 09/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza seguem no Crato

No Crato, os mutirões de limpeza não param. Nesta semana, além da varrição, capina e roço, será realizada desobstrução de valas em diversas localidades do município.

Estão sendo contempladas as Avenidas Ernandes Silva e Pedro Felício Cavalcanti, o Sítio Rosto até o Casarão da Bebida Nova, Sítio Luanda até o Balneário da Nascente, Lameiro, São José, nas proximidades da Comunidade FAC - Filhos Amados do Céu, e Rua Gil Borges, perto da antiga AABEC.

As ações da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, colaboram com a promoção da saúde e do bem-estar da população.

#ServiçosPúblicos 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza chegam a novos bairros no Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, nesta semana, contempla com mutirões de limpeza os bairros Ossian Araripe (Caixa D'Água), Sossego e Vila Lobo, além da Comunidade do Gesso, do Conjunto Padre Cícero e das ruas adjacentes ao Crato Tênis Clube e à URCA, em direção à Praça Alexandre Arraes.

As localidades recebem ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos, impactando no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores, assim como no paisagismo da cidade.

Os mutirões de limpeza são realizados continuamente, segundo programação semanal, nas zonas urbana e rural do município.

#ServiçosPúblicos 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Moradores do São José relatam benefícios do Cata Treco, no Crato

São José foi um dos bairros que recebeu o Cata Treco na última sexta-feira, 29. A ação inédita no Crato, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem recolhendo cerca de uma tonelada de materiais inservíveis, semanalmente.

Só na Rua Nazu Geraldo de Carvalho, no São José, foram recolhidos um velho tanquinho lava roupa, cadeiras e brinquedo infantil quebrados, piscina de plástico rasgada e grelhas de churrasqueira enferrujadas. Tudo estava entocado na casa da biomédica Maria Clara Carvalho, há cerca de um ano.

Ela disse que não queria descartar em um terreno baldio porque sabe os problemas que poderia acarretar ao meio ambiente e à saúde das pessoas, principalmente em tempos de chuva.

"Sempre tem o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, acabei deixando guardado e agora estou descartando ", explicou. O vizinho dela, Raimundo José Lobo, também descartou muitos cacarecos. "De modo fácil, cômodo, rápido e ecologicamente correto", afirmou o analista de GPRS.

Destinação correta

Além de contribuir com a preservação ambiental e com a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, o Cata Treco ainda beneficia associações de catadores e recicladores do Cariri.

"Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, eletrodomésticos como geladeira e fogão destinamos à Associação de Catadores do Crato, enquanto pneus enviamos para uma associação de reciclagem em Juazeiro do Norte. Assim, estamos ajudando a incrementar a renda de muitas famílias", destacou o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

Para Maria Clara, com o poder público fazendo a parte dele de um lado e o povo fazendo do outro, toda a cidade ganha. "Trabalhando junto, consciente, a gente consegue ter o controle de algumas pragas e ainda consegue deixar o Crato mais bonito", pontuou.

#ServiçosPúblicos 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco recolhe cerca de 1 tonelada de mercadorias; serviço continua nesta sexta, 29

Atenção, moradores dos Conjuntos dos Artesãos, Belas Artes, Padre Cícero e do bairro São José.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco até vocês, nesta sexta-feira, 29, a partir das 7h.

É o momento certo de descartarem, com facilidade e comodidade, sofás, eletrodomésticos e outros velhos objetos em desuso, que estão ocupando espaço em casa.

Somente na semana passada, o Cata Treco recolheu quase 1 tonelada de material, segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

"Reforçamos que tudo ganha a devida destinação, beneficiando o meio ambiente", acrescentou.

A ação é inédita no município. Segue uma programação semanal, atendendo às zonas urbana e rural.

#ServiçosPúblicos 25/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirão de limpeza continua em novos bairros durante a semana

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, nesta semana, vai realizar mutirões de limpeza nos bairros Lameiro (sede), Pantanal, Mutirão, Alto da Penha e nas ruas adjacentes ao SESC e à antiga cadeia pública.

O titular da pasta, Tota Lobo, destaca que as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos são contínuas e contemplam as zonas urbana e rural do município, segundo programação semanal.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Serviços Públicos, Antônio de Mano, ressalta que o trabalho de limpeza impacta no bem-estar e na qualidade de vida da população cratense, favorecendo ainda o paisagismo da cidade.

#ServiçosPúblicos 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza serviços de revitalização em praças

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, nesta quinta-feira, 21, realizou a poda de árvores e a pintura dos bancos e meios-fios da praça em frente à Igreja São Francisco e nas ruas adjacentes.

De acordo com o Secretário da pasta, Tota Lobo, as ações visam o início dos festejos a São Francisco, no próximo domingo. Ele lembrou que, no início da semana, foram contempladas as praças Santa Luzia e São Miguel. O dia do santo é 29 de setembro, mas as celebrações já começaram.

"Além disso, recentemente, foram podadas as árvores de praças das áreas centrais da cidade, como a Sé e a Alexandre Arraes, buscando evitar a queda de galhos frondosos sobre veículos, casas e pessoas, dentre outros possíveis acidentes", destacou o titular da Secretaria de Serviços Públicos.

#ServiçosPúblicos 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirão de Limpeza realizado em diversas localidades do Crato durante esta semana

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, realiza durante a semana o Mutirão de Limpeza nas localidades do Conjuntos Portal do Arajara e Madre Feitosa, Caldeirão do Beato Zé Lourenço, bairro Pinto Madeira e Vila Bréa, no distrito de Dom Quintino.

O Secretário da pasta, Tota Lobo, destaca que as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos são contínuas e contemplam as zonas urbana e rural do município, segundo programação semanal. Na semana passada, foram contemplados os Conjuntos Vitória Nossa e Nossa Senhora da Penha, os bairros Santa Luzia e Novo Crato, a Rua Karolé e o entorno do monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Serviços Públicos, Antônio de Mano, ressalta que o trabalho de limpeza impacta no bem-estar e na qualidade de vida da população cratense, favorecendo ainda o paisagismo da cidade.

#ServiçosPúblicos 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Barro Branco e Muriti recebem Cata Treco nesta sexta-feira, 22

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco às ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima (Barro Branco), contemplando inclusive os moradores dos conjuntos habitacionais I e II, nesta sexta-feira, 22, a partir das 7h. Percorrerá ainda o Muriti (de baixo).

O Cata Treco recolhe e dá a devida destinação a velhos objetos de médio e grande porte que estão em desuso, como sofás, eletrodomésticos, colchões e pneus. Dessa forma, colabora com a preservação do meio ambiente.

"Estamos evitando que as pessoas descartem esse tipo de material em terrenos baldios, vias públicas ou acumulem num canto de suas casas. Elas têm se livrado dos cacarecos de forma fácil, cômoda, rápida e gratuita", destaca o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

#ServiçosPúblicos 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato dá apoio à festa de São Miguel

A tradicional festa de São Miguel começa nesta terça-feira, 19, e vai contar com o apoio da Prefeitura do Crato. A Secretaria de Serviços Públicos, por exemplo, já começou a trabalhar nas praças por onde irão passar procissões de devotos.

A praça Santa Luzia foi contemplada, nesta segunda-feira, 18, com capinação, varrição, retirada de entulhos, poda de árvores, pintura dos bancos e dos meios-fios. A praça São Miguel também receberá as mesmas ações.

O dia de São Miguel Arcanjo é comemorado em 29 de setembro. Até lá, a Paróquia de São Miguel realiza bingos, quermesses, e uma vasta programação religiosa, como novenários.

Na semana passada, o pároco, padre Paulo Evangelista, esteve reunido com o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, que garantiu todo o suporte necessário para a realização dos festejos.

#ServiçosPúblicos 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorre vilas e loteamentos, nesta sexta-feira, 15

O Cata Treco vai percorrer as ruas das Vilas São Bento e Padre Cícero, nesta sexta-feira, 15, a partir das 7h. Passará também pelos loteamentos Terra Santa e Lagoa Encantada.

Será a oportunidade dos moradores dessas localidades se livrarem dos velhos móveis, eletrodomésticos e outros objetos que estão em desuso, ocupando espaço em casa. Basta colocá-los nas calçadas. O material será recolhido e terá a devida destinação.

O Secretário da pasta, Tota Lobo, reforça que o Cata Treco é uma ação pioneira no Crato e vem sendo realizada, uma vez por semana, nas zonas urbana e rural do município.

"É uma forma de facilitar um descarte que seria difícil, normalmente. Ao mesmo tempo, evitamos prejuízos ao meio ambiente, considerando que muita gente tende a descartar o que não usa mais em terrenos baldios e vias públicas", pontua o titular da Secretaria de Serviços Públicos.

#ServiçosPúblicos 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza realizados em vários bairros até sábado, 16

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, estará concluindo até sábado, 16, os mutirões de limpeza nos bairros Santa Luzia e Novo Crato, na Rua Kaloré e no entorno do monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco, e nos Conjuntos Vitória Nossa e Nossa Senhora da Penha.

O titular da pasta, Tota Lobo, destaca que as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos são contínuas e contemplam as zonas urbana e rural do município, segundo programação semanal.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Serviços Públicos, Antônio de Mano, ressalta que o trabalho de limpeza impacta no bem-estar e na qualidade de vida da população cratense, favorecendo ainda o paisagismo da cidade.

#ServiçosPúblicos 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato, através do Serviços Públicos, atua no combate a incêndio no lixão

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem atuando no combate ao incêndio no lixão da cidade, iniciado no fim da tarde da quarta-feira, 13. A suspeita é de que tenha sido criminoso.

Uma força-tarefa está realizando o trabalho de abafamento, que é a cobertura da área com barro. Estão sendo utilizados dois tratores de esteira, duas retroescavadeiras e sete caçambas, além de três carros-pipa.

Segundo o Secretário da pasta, Tota Lobo, boa parte das chamas e da fumaça já foi controlada nesta quinta-feira, 14.

"A população do entorno do lixão, a exemplo da comunidade do Sítio Lagoinha, pode ficar tranquila. Nesta sexta-feira, 15, o fogo estará 100% sob controle", destacou o titular da Secretaria de Serviços Públicos.

#ServiçosPúblicos 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Rota da coleta de lixo é ampliada no distrito de Santa Fé

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai ampliar as rotas da coleta sistemática de lixo, no distrito de Santa Fé.

Começando na semana que vem, o caminhão coletor passará pelos sítios Santo Antônio, Baixa do Maracujá e Cruzeiro, como também na sede do distrito nas segundas e quintas-feiras, a partir das 7h30. Os moradores dessas localidades vão ter a comodidade de depositar o lixo na porta de casa, nos dias programados.

O Secretário da pasta, Tota Lobo, destaca que o sistema de coleta atende às zonas urbana e rural do município, promove o bem-estar da população, garante uma cidade mais limpa e meio ambiente menos poluído.

Nesse sentido, em outros distritos, como Monte Alverne e Baixio das Palmeiras, já houve a ampliação das rotas da coleta, contemplando comunidades como o Assentamento 10 de Abril e o Sítio Correntinho.

"Ampliamos ainda em bairros, a exemplo da Vila Lobo, e alcançamos os loteamentos Encosta do Vale e Portal do Arajara", afirma o titular da Secretaria de Serviços Públicos.

#ServiçosPúblicos 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza em diversas localidades

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, segue com os mutirões de limpeza.

Nesta semana, as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos chegam à Baixada Fluminense, Cacimbas, Sertãozinho, Muriti (de baixo, nas proximidades do posto de saúde Vicência Garrido) e ao Conjunto Madre Feitosa.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, destaca que o trabalho contínuo de limpeza também contempla a zona rural, promovendo mais bem-estar e qualidade de vida da população e deixando o Crato mais bonito.

#ServiçosPúblicos 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza poda de árvores nas praças da cidade

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando a poda de árvores nas principais praças da cidade, buscando evitar acidentes, como a queda de galhos frondosos sobre veículos, casas e pessoas. Para otimizar os trabalhos, está sendo utilizado um caminhão Munck.

Na Praça Alexandre Arraes, no Pimenta, a ação, iniciada no último dia 23, foi retomada na quinta-feira, 31. Será concluída nesta terça-feira, 05, quando devem ser podadas as árvores da Rua Rui Barbosa, segundo o Secretário Tota Lobo. Ele destaca que o trecho será interditado pelo Demutran.

Ainda conforme o titular da Secretaria de Serviços Públicos, também está prevista a poda das árvores na lateral da Igreja São Vicente, Rua Senador Pompeu, nesta semana. A Praça da Sé já foi contemplada.

"Nossas intervenções visam garantir, principalmente, a segurança de todos. Ao mesmo tempo, prezam pelo paisagismo do Crato", pontuou.

#ServiçosPúblicos 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato entra com ação para rever percentual de aumento da taxa de esgotamento sanitário

Após tomar conhecimento que a Aris Ceará, referenciada pela ambiental Crato, de não mais debater com à municipalidade o percentual de reajuste aplicado para esgotamento sanitário de 12,9%, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, determinou à Procuradoria Geral do Município, que imediatamente entrasse com uma ação judicial para rever esse percentual. O contrato assinado com a portaria 01/2021 e a lei 3910/2022, mostra que o reajuste está muito acima do que foi estabelecido em normas.

"Portanto, o ideal é que esse percentual seja determinado conforme as normas, e para isso estamos recorrendo à justiça", afirma o prefeito. Ele destaca a necessidade do cumprimento da lei, para que a população do Crato possa ter um reajuste justo e de acordo com a legislação, evitando mais encargos.

"Vamos fazer essa defesa, com as medidas judiciais cabíveis, para ter o esgotamento de acordo com a legislação federal", explica. Conforme a lei aprovada pelo congresso nacional, os municípios, até 2033, devem ter saneamento em 95% da sua sede e nos principais distritos.

O Crato terá investimentos de R$ 250 milhões com a parceria público-privada, e segundo Zé Ailton, essa foi a alternativa para possibilitar o saneamento. Caso não ocorresse, o Crato perderia recursos dos governos estadual e federal.

Com a ação, a expectativa é que os percentuais sejam estabelecidos dentro da norma para a população.

#ServiçosPúblicos 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de Limpeza chega a vários bairros essa semana

Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, segue com os mutirões de limpeza, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida à população cratense.

Nesta semana, as ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos vão contemplar as seguintes localidades: Seminário, Vila São Francisco, Largo da RFFSA, entorno da Escola 18 de Maio e o Muriti (de baixo).

"Os mutirões de limpeza vêm beneficiando os moradores da zona urbana à rural, favorecendo a promoção da saúde e deixando a cidade mais bonita", destacou o Secretário da pasta, Tota Lobo.

#ServiçosPúblicos 27/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mercado Público Walter Peixoto foi o local mais visitado no Crato, no mês passado

O Mercado Público Walter Peixoto, completamente requalificado pela Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, em 2022, foi o local mais visitado na cidade no mês passado, segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Ceará. A administração do equipamento estima que 1.500 a 1800 pessoas passaram por lá, diariamente, no período da tradicional Expocrato.

Muito mais do que um centro comercial, é um espaço de vivência e de expressão cultural do Cariri, revelada na beleza e diversidade do artesanato e na típica gastronomia regional, que são atrativos aos romeiros e turistas do Nordeste e de outras partes do Brasil. As vendas das criativas e bonitas peças de palha, couro e barro da Eva Bezerra aumentaram mais do que 50% em julho.

"Chegaram a 60, 70%. Vendi muito pra gente de Maceió e de São Paulo", afirmou. Para Dayanna Kelly, o sucesso dos negócios foi um prato específico. "A panelada é a preferência dos devotos do Padre Cícero, que vêm até aqui", falou.

Além da fachada moderna, o novo Mercado Público Walter Peixoto conta com praça de alimentação no primeiro andar, paisagismo, câmara frigorífica, elevador para idosos e deficientes físicos, sistema de segurança de combate a incêndios, ronda frequente da guarda municipal e limpeza pública sempre em dia. Ainda é devidamente sinalizado contra a LGBTFOBIA e a favor da coleta seletiva. Tem lixeiras para plásticos, vidros e papéis, incentivando ao descarte correto de cada resíduo.

São 313 permissionários divididos em mercearias, bancas de frutas e verduras, lojas de confecções, boxes de carne, peixe e comidas em geral.

"Só tem alegria. Eu acredito que todo mundo está satisfeito", disse seu José Fernandes. Ele já trabalha no mercado há mais de três décadas. Durante esse tempo, nunca tinha visto uma reforma tão impactante como a que foi realizada pela atual gestão municipal.

"O mercado, hoje, é coisa de primeiro mundo. É o melhor do Cariri, o mais bonito, mais bem construído, mais moderno e mais ventilado", destacou.

#ServiçosPúblicos 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco contempla os bairros Mirandão e São Miguel

O Cata Treco vai passar pelas ruas do Mirandão e do São Miguel, seguindo até a Vila Sardinha, nesta sexta-feira, 25, a partir das 7h.

A ação inédita da Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem atendendo bairros e distritos do município.

Ao recolher sofás, pneus, eletrodomésticos e outros velhos objetos em desuso, o Cata Treco facilita um descarte que seria difícil. Ao mesmo tempo, beneficia o meio ambiente à medida que garante a devida destinação dos materiais.

#ServiçosPúblicos 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza continuam nos bairros e Centro

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizará mutirões de limpeza em diversas localidades do município até o fim desta semana.

Serão contemplados com capina, roço, varrição e retirada de entulhos os bairros Parque Recreio, Gisélia Pinheiro (Batateira) e Muriti, entre a Areninha Viola e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, além do Centro, onde haverá também pintura de meios-fios.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, destaca que já estão sendo executadas ações de limpeza no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, que recebe o maior Rally das Américas, nesta quarta-feira, 16.

#ServiçosPúblicos 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato vai levar Cata Treco a cinco localidades

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco para cinco localidades, nesta sexta-feira, 18, a partir das 7h. Serão contemplados o Mutirão, Alto da Penha, Pinto Madeira, Comunidade do Gesso e Santa Luzia.

Será a hora dos moradores desses bairros se livrarem dos velhos eletrodomésticos, sofás, colchões e outros objetos em desuso, que estão ocupando espaço em casa. Basta deixar os trecos nas calçadas. O material será recolhido e terá a devida destinação, sem prejuízos ao meio ambiente.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, destaca que a ação também contempla a zona rural.

"O Cata Treco já passou por vários distritos, como Dom Quintino e Ponta da Serra", afirmou.

#ServiçosPúblicos 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza melhorias em cemitérios públicos

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando melhorias nos cemitérios públicos, que devem ser visitados no próximo domingo, Dia dos Pais.

Nesta quinta-feira, 10, iniciou um mutirão de limpeza no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no centro da cidade. Os trabalhos de varrição, capina, roço e retirada de entulhos devem ser concluídos nesta sexta-feira, 11.

Já o Cemitério do distrito de Dom Quintino está recebendo manutenção, segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

"Fizemos a pintura do muro, da capela, troca de telhas e estão previstos outros reparos", afirmou.

#ServiçosPúblicos 07/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Programação de mutirões de limpeza da semana abrange bairros e cemitério

Bairros como a Vila Alta, o cemitério público e diversos conjuntos habitacionais estão na programação dos mutirões de limpeza desta semana, realizados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos.

> Nesta segunda-feira, foram finalizamos os trabalhos de capina, roço, varrição e retirada de entulhos no Conjunto Filemon Limaverde, no Barro Branco. Na mesma localidade, ainda será contemplado o Conjunto Monsenhor Montenegro.

>

> Os mutirões de limpeza também passarão pelo Conjunto Dr. Antenor, na Vila Alta, e pelas ruas de todo o bairro até sexta-feira. Na quarta-feira, 09, estarão no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

>

> As ações contínuas se estendem da zona urbana à rural, proporcionando mais bem-estar à população cratense e agradando aos olhos de todos.

>

> As ações também contemplaram o Centro, e o Carnal do Rio Grangeiro, que teve a sua limpeza iniciada durante a última semana.

#ServiçosPúblicos 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza limpeza dentro do Canal do Rio Grangeiro e em diversos bairros

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, está trabalhando na limpeza dentro do Canal do Rio Grangeiro. O trabalho deve ser concluído até esta sexta-feira, 04, quando será iniciado um mutirão de capina, roço, varrição e retirada de entulhos no conjunto habitacional Monsenhor Montenegro, no bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como Barro Branco. Na localidade, também haverá a pintura do meio-fio da avenida principal.

Já no sábado, 05, as ações serão realizadas na Avenida Maildes de Siqueira e na via por trás do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti. Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, até o fim desta semana, ainda serão contemplados os bairros Sossego, Ossian Araripe (Caixa d'Água), Zacarias Gonçalves e a Vila Gregório.

O Secretário da pasta adjunto, Antônio de Mano, destaca que a atuação das equipes acontece da zona urbana à rural, impactando no bem-estar e na saúde da população ao mesmo tempo em que favorece o paisagismo do Crato.

#ServiçosPúblicos 25/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza nos bairros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está concluindo o mutirão de limpeza no Conjunto Conviver, Mirandão. Os trabalhos de capina, roço e varrição foram iniciados na semana passada.

A programação desta semana ainda contempla o bairro Parque Grangeiro. E, na segunda-feira, foi contemplado o Sítio Urbano da Comunidade do Gesso, onde também foi realizada a poda de árvores frutíferas, sob a orientação de um técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.

Os mutirões de limpeza acontecem de forma contínua, nas zonas urbana e rural do município, conforme destaca o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo. Na última quinta-feira, por exemplo, estiveram no distrito de Dom Quintino.

O Adjunto, Antônio de Mano, diz que é seguido um cronograma. As ações retornam às localidades a cada três meses, garantindo o bem-estar da população e mantendo a cidade limpa, organizada e bonita aos olhos de todos.

#ServiçosPúblicos 24/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza e poda de árvores na comunidade do Gesso

Mutirões de limpeza e poda com orientação técnica transformaram a Comunidade do Gesso e o Sítio Urbano local. As ações da Prefeitura do Crato foram realizadas nesta segunda-feira, 24, por meio da parceria das Secretarias de Serviços Públicos - SSP - e Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos - SDARH.

Nas ruas Monsenhor Joviniano Barreto e Coronel Francisco José de Brito, houve capina, varrição, roço, retirada de entulhos e pintura de meios-fios. Além disso, árvores frutíferas e plantas medicinais foram podadas sob o acompanhamento do técnico agrícola da SDARH, Júnior Borges, visando seu crescimento saudável, a segurança da população e a devida visibilidade dos transeuntes no período da noite. A pasta também está entregando kits de insumos, que incluem esterco, para manutenção da área verde em pleno espaço urbanizado.

Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, entidade atuante na Comunidade do Gesso, afirma que o Sítio Urbano é uma referência para o Crato, fazendo pensar em novas formas de reduzir impactos ambientais e contribuindo com uma urbanização social. Conforme Lei, compreende as margens da linha férrea, da Estação do Metrô à Escola Profissionalizante Violeta Arraes.

"Quando plantamos árvores frutíferas e plantas medicinais contribuímos para uma temperatura mais amena, para a criação de áreas de convivência e de novos hábitos alimentares, favorecimento da saúde e para o cuidado coletivo, pois os próprios moradores cuidam de tudo", destaca Alexandre Lucas.

Na semana passada, aconteceu uma reunião da Comunidade com os Secretários de Serviços Públicos, Tota Lobo, e de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, reforçando a atuação do Município na manutenção do Sítio Urbano.

Para a moradora Eliete Jesus Silva, os mutirões de limpeza minimizam o ataque dos mosquitos, impactam no bem-estar de todos e ainda ajudam a manter o jardim mais bonito.

#ServiçosPúblicos 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato investe em novo maquinário para reforçar o trabalho de limpeza pública

Novo maquinário vai reforçar o trabalho de limpeza na cidade do Crato. Trata-se de uma roçadeira hidráulica articulada, adquirida pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos. Foram investidos cerca de R$ 70 mil.

O equipamento servirá para o roço de ruas e avenidas nas zonas urbana e rural. Para a poda de árvores também. Alcança até 4,5 m de altura e até 3,5 m de profundidade. Veio do Rio Grande do Sul. Um operador daqui foi capacitado por um técnico de lá, enviado pela empresa. A capacitação foi realizada nesta semana. Na próxima, a roçadeira já deverá estar trabalhando nas vias públicas. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, foi acoplada a um trator.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, o novo maquinário atenderá as duas pastas, potencializando as ações, sobretudo no período invernoso, quando o mato cresce mais rápido.

"O investimento vai facilitar e agilizar o roço nos bairros e distritos e a poda de árvores, impactando no bem-estar e na qualidade de vida da população. Dessa forma, tornando o Crato um lugar cada vez melhor para se viver", destaca.

#ServiçosPúblicos 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam Parque de Exposição, Conviver e Dom Quintino

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, levou mutirão de limpeza às ruas do distrito de Dom Quintino, nesta quinta-feira, 20. Foram realizadas capina, varrição, retirada de entulhos e pintura de meios-fios.

Outras localidades também estão sendo contempladas com as ações. É o caso do Conjunto Conviver, onde os trabalhos devem ser finalizados na próxima semana.

Segundo o Secretário da pasta, Tota Lobo, ainda há equipes trabalhando dentro das escolas da rede municipal de ensino, que voltarão às aulas no começo de agosto.

Além disso, o Secretário Adjunto, Antônio de Mano, destaca que há mutirões de limpeza no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti desde a última quarta-feira. Estão concluindo os serviços iniciados durante a ExpoCrato, quando dezenas de homens trabalharam até nas madrugadas, impactando no bem-estar dos cratenses e dos milhares de visitantes.

#ServiçosPúblicos 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura intensifica trabalho de limpeza durante a Expocrato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem reforçando os mutirões de limpeza dentro e no entorno do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

No turno da madrugada, de meia-noite às 4h, uma equipe da limpeza tem atuado dentro do Parque de Exposição. Das 4 às 11h, o trabalho de varrição é realizado ao redor do espaço, nas principais avenidas de acesso ao Parque. A equipe é de 15 homens.

Há ainda mutirão de limpeza acontecendo no bairro Parque Grangeiro. As ações impactam no bem-estar dos cratenses e no paisagismo do Crato, tornando-o mais atrativo aos visitantes.

#ServiçosPúblicos 30/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Praças centrais do Crato recebem pintura e reparos

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está trabalhando para deixar as praças centrais da cidade ainda mais bonitas.

Nesta sexta-feira, 30, começou a pintar a praça São Vicente. Também estão sendo feitos reparos no equipamento. Depois, receberão as melhorias as praças Siqueira Campos, da Sé, Alexandre Arraes, Pimenta e do Jambo.

Segundo o Secretário da pasta, Tota Lobo, todos os bancos, incluindo aqueles da Rua Miguel Limaverde, vão ganhar novas cores. São 360 no total. O trabalho deve ser concluído na semana que vem.

A Secretaria de Serviços Públicos também tem intensificado as ações de limpeza, contemplando as principais ruas e avenidas do Crato com capinação, varrição e pintura dos meios-fios, além da poda de árvores.

#ServiçosPúblicos 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica serviços para a Expocrato

O período mais esperado do ano está chegando para a alegria de cratenses e turistas. A Expocrato será de 9 a 16 de julho e a cidade já está ficando mais bonita, limpa e organizada para uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando capinação, varrição e pintura dos meios-fios das principais avenidas do município, desde a semana passada. Até o próximo sábado, 01 de julho, as ações devem ser concluídas nas Avenidas Padre Cícero, Teodorico Teles, Dom Francisco, Chagas Bezerra, Irineu Pinheiro, Palmeiral e Pedro Felício Cavalcante.

No domingo, 02, os trabalhos serão iniciados nas áreas centrais, onde a Secretaria de Serviços Públicos tem feito a poda de árvores, garantindo mais segurança aos transeuntes e favorecendo o paisagismo do Crato.

#ServiçosPúblicos 08/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de Limpeza contemplam 3 bairros, nesta semana

Novo Lameiro, Mirandão e Novo Horizonte. São nesses bairros que a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando capina, roço, varrição e retirada de entulhos, nesta semana. As ações devem ser concluídas até sexta-feira, 09.

Os contínuos mutirões de limpeza estão voltados à promoção da saúde e do bem-estar da população. Ao mesmo tempo, favorecem o paisagismo da cidade.

Na semana passada, as equipes trabalharam até nas madrugadas, contemplando áreas centrais, como o entorno da Praça Cristo Rei e do Cemitério Nossa Senhora da Piedade. Também houve a pintura dos canteiros e dos meios-fios de ruas e avenidas.

#ServiçosPúblicos 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco fará duas rotas nesta sexta-feira, 2

Mais uma vez, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar dois caminhões Cata Treco a diversas localidades nesta sexta-feira, 02, a partir das 7h.

Uma rota contemplará os bairros Parque Recreio, Vila Alta, incluindo o Conjunto Dr. Antenor, e São Miguel. Numa outra rota serão contemplados o Parque Grangeiro, Ossian Araripe (Caixa D'Água), Pantanal, Mutirão e Alto da Penha.

Será a hora de se livrar dos velhos eletrodomésticos, sofás, colchões e outros objetos em desuso, que estão ocupando espaço em casa. O Cata Treco vai recolher o material e dará a devida destinação.

Na última sexta-feira, ele percorreu as ruas do Belmonte, Lameiro, Novo Lameiro, Zacarias Gonçalves, Vila Novo Horizonte, Vila Carrapato, Mirandão, Vila Lobo e Conjunto Novo Horizonte.

#ServiçosPúblicos 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza na cidade pela madrugada

Para manter a cidade limpa, organizada e mais bonita, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando mutirões de limpeza até nas madrugadas.

Esta semana, já foram contempladas áreas centrais, a exemplo do entorno da Praça Cristo Rei e do Cemitério Nossa Senhora da Piedade. Além de varrição e capinação, foi realizada a pintura dos canteiros e meios-fios de ruas e avenidas.

As ações contínuas estão voltadas à promoção da saúde e do bem-estar da população.

#ServiçosPúblicos 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirão de limpeza no gesso e em outras localidades

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, voltou à Comunidade do Gesso, nesta quarta-feira, 24, para concluir os trabalhos de capina, roço, varrição e retirada de entulhos, iniciados no último dia 13, quando foi contemplado o entorno da quadra local.

O mutirão de limpeza, que começou cedinho e só foi encerrado por volta das 16h, passou por toda a extensão da Rua Monsenhor Juviniano Barreto, às margens da linha férrea, abrangendo a área do Sítio Urbano. A ação seguirá periodicamente, conforme cronograma da pasta.

Também estão sendo contemplados, nesta semana, Vila Alta, São José, Conjunto Novo Crato, Conjunto Nossa Senhora da Penha e o centro da cidade.

Na sexta-feira, 26, e no sábado, 27, o mutirão de limpeza chegará ao Conjunto Madre Feitosa, na Vila São Bento.

#ServiçosPúblicos 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco percorrerá diversas localidades nesta sexta-feira, 26

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar dois caminhões Cata Treco a diversas localidades nesta sexta-feira, 26, a partir das 7h.

Uma rota contemplará o Belmonte, Lameiro, Novo Lameiro, Zacarias Gonçalves, Vila Novo Horizonte, Parque Grangeiro e Vila Carrapato. Já em uma outra rota serão percorridos o Mirandão, incluindo os Conjuntos Conviver e Violeta Arraes, Vila Lobo e Conjunto Novo Horizonte.

Os moradores dessas áreas que tiverem objetos de difícil descarte, como eletrodomésticos, pneus, sofás e colchões velhos, devem aproveitar a oportunidade para se livrar disso com facilidade. Basta deixá-lo na calçada de casa. O Cata Treco vai recolher o material e dará a devida destinação. Na sexta-feira passada, ele percorreu as ruas do bairro Seminário.

#ServiçosPúblicos 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam quatro bairros nesta semana

Os mutirões de limpeza não param. A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, segue mantendo a cidade limpa, organizada e mais bonita.

Desde o início da semana, as equipes de varrição, capina, roço e o maquinário para retirada de entulhos estão trabalhando. Até sábado, 20, devem ser concluídos os trabalhos no Seminário, incluindo o Conjunto Vitória Nossa, na Vila da Música, no Belmonte, nos Conjuntos Belas Artes e Padre Cícero, no São José, e na Vila Novo Horizonte.

Também estão sendo realizadas ações de capina e desentupimento de valas na Encosta do Seminário.

#ServiçosPúblicos 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco estará no Sertãozinho e outras localidades do Crato, no final de semana

Sertãozinho, Conjunto Novo Crato e Conjunto Vitória Nossa. São essas as localidades que receberão o Cata Treco nesta sexta-feira, 12, a partir das 7h.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, reforça que é a oportunidade de os moradores descartarem pneus, colchões, geladeiras e outros velhos objetos que estão em desuso, ocupando espaço em casa e, muitas vezes, servindo de criadouro do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya.

Na semana passada, o Cata Treco percorreu as Cacimbas e a Baixada Fluminense, no Seminário, além das ruas do bairro Gisélia Pinheiro, conhecido como Batateiras, proporcionando mais comodidade e saúde à população, mais respeito ao meio ambiente e mais bem-estar para todos.

#ServiçosPúblicos 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Caminhão Cata Treco estará nos bairros Gisélia Pinheiro e Seminário

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco às ruas do bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras), nesta sexta-feira, 05, a partir das 7h. Também percorrerá as Cacimbas e a Baixada Fluminense, no Seminário.

Será a oportunidade para os moradores descartarem pneus, colchões, geladeiras e outros velhos objetos que estão encostados, ocupando espaço em casa e, muitas vezes, servindo de possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

No próximo dia 12, o Cata Treco deverá percorrer as ruas do Sertãozinho e dos Conjuntos Novo Crato e Vitória Nossa, reforçando a promoção da saúde e do bem-estar da população, além dos benefícios ao meio ambiente à medida que dá a devida destinação ao material recolhido.

Na semana passada, esteve nos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra.

#ServiçosPúblicos 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cemitério público recebe mutirão de limpeza

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando um mutirão de limpeza no Cemitério Nossa Senhora da Piedade. Os trabalhos de capina, roço, varrição e retirada de entulhos começaram na última terça-feira e devem ser concluídos até o próximo dia 10.

Também está sendo finalizada a limpeza no bairro Lameiro. Há ainda mutirões em andamento no Sossego e na Avenida Aderson da Franca, conhecida como Hermes Parahyba. Depois, as equipes chegarão ao Pimenta.

"Estamos intensificando as ações nesse período de quadra invernosa, quando o mato cresce mais rápido e o lixo jogado nas ruas pode entupir bueiros e provocar transtornos ao chover", destaca o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

O Secretário Adjunto, Antônio de Mano, complementa solicitando a colaboração da população. "É preciso que cada um faça a sua parte e nos ajude a manter a cidade limpa. Dessa forma, é mais saúde e bem-estar para todos", ressalta.

#ServiçosPúblicos 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco estará nos distritos de Ponta da Serra e Dom Quintino , nesta sexta-feira, 28

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, leva o Cata Treco para as ruas de Dom Quintino nesta sexta-feira, 28/04, a partir das 7h.

A ação faz parte do mutirão contra as arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, que será realizado pela Secretaria de Saúde no distrito, no período da manhã. À tarde, o Cata Treco passará pela Ponta da Serra.

Recolhendo pneus, colchões, geladeiras e outros velhos objetos em desuso, geralmente abandonados nos quintais das casas e servindo de possíveis criadouros do mosquito, o Cata Treco colabora com a promoção da saúde e do bem-estar da população das zonas urbana e rural.

Beneficia também o meio ambiente à medida que dá a devida destinação ao material recolhido.

Próxima semana

No próximo dia 5 de maio, o Cata Treco percorrerá o bairro Gisélia Pinheiro (Batateira), além das Cacimbas e da Baixada Fluminense, no Seminário.

#ServiçosPúblicos 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato dá continuidade aos mutirões de limpeza

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, dá continuidade aos mutirões e está com maquinário em ruas e avenidas do Seminário para retirada de lixo e entulhos. O trabalho foi iniciado nesta terça-feira,25, no entorno da escola Polivalente.

Também receberão limpeza os bairros Ossian Araripe (Caixa d'Água), Zacarias Gonçalves e Muriti (de cima), conforme cronograma da pasta.

Roço, varrição e capina fazem parte das ações contínuas realizadas nas zonas urbana e rural do Crato, que impactam na saúde e no bem-estar da população.

#ServiçosPúblicos 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Serviços Públicos realiza podas de árvores

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem intensificando o monitoramento e a poda de árvores desde antes do início da quadra invernosa com o objetivo de prevenir acidentes, como a queda de galhos frondosos sobre casas, veículos ou pessoas.

Nesta terça-feira, 18, o trabalho foi realizado na Praça Cruz do Século, no bairro Pinto Madeira. A Praça da Sé e outras de diversas áreas da cidade também serão contempladas, além de ruas, avenidas, escolas e mais equipamentos. No início da semana, foram podados ipês da rua Dr. João Pessoa.

Segundo o Secretário, Tota Lobo, a população pode, e deve, ajudar a monitorar árvores que representam riscos. Nesse caso, a orientação é ligar para a sede da Secretaria de Serviços Públicos, através do 3523-1692.

"Nós vamos fazer a devida vistoria, junto com equipes da Secretaria do Meio Ambiente, para definir se será necessário cortar ou apenas podar a árvore, prezando sempre pela segurança de todos", pontua.

#ServiçosPúblicos 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza contemplam seis bairros no Crato durante essa semana

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai contemplar com ações de capina, roço, varrição e retirada de entulhos, com uso de maquinário, as seguintes localidades durante esta semana: Muriti (de baixo), Pantanal, Mutirão, Vila Lobo, Alto da Penha e Avenida José Horácio Pequeno, no Lameiro.

Na última sexta-feira, 14, os trabalhos foram concluídos no Sertãozinho. Também na semana passada, segundo o Secretário, Tota Lobo, as equipes atuaram em diversos outros bairros, como Grangeiro e Parque Recreio; e em unidades de ensino, a exemplo da Escola Rosa Ferreira, no Baixio das Palmeiras, e da Creche do Vitória Nossa, no Seminário.

O Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Antônio de Mano, diz que ainda foram contemplados equipamentos da Saúde e a sede da secretaria da referida pasta, além de áreas centrais da cidade, onde os mutirões foram realizados no período da noite.

"Estamos trabalhando de forma intensiva na limpeza do Crato para beneficiar a saúde e o bem-estar da população", afirma Tota Lobo.

"Para isso, intensificamos os mutirões nas zonas urbana e rural, minimizando os transtornos nesta quadra chuvosa devido ao lixo jogado nas ruas, que tende a entupir bueiros e provocar alagamentos", complementa Antônio de Mano.

#ServiçosPúblicos 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza nos bairros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informa a programação dos mutirões de limpeza desta semana nos bairros.

Os trabalhos de capina, roço, varrição e retirada de entulhos começaram, nesta segunda-feira, 27, na Avenida Padre Cícero, quando também foram concluídos no bairro Gisélia Pinheiro (Batateira).

Nesta terça-feira, 28, e na quarta-feira, 29, os mutirões vão estar nas ruas do Conjunto Santa Luzia (de cima e de baixo). Já na quinta-feira, 30, e na sexta-feira, 31, serão contemplados os Conjuntos Habitacionais Monsenhor Montenegro e Filemon Limaverde, no bairro Nossa Senhora de Fátima (Barro Branco).

Até o fim da semana, ainda serão contempladas a Avenida do Palmeiral

e as áreas nas proximidades do SESC e da antiga cadeia.

O Secretário, Tota Lobo, e o Adjunto, Antônio de Mano, reforçam que as ações de limpeza vêm sendo intensificadas nesta quadra invernosa e pedem a colaboração da população.

"O lixo jogado nas ruas tende a entupir bueiros e provocar alagamentos, dentre outros transtornos. É fundamental que todos façam sua parte para mantermos nossa cidade limpa", pontua Antônio de Mano.

#ServiçosPúblicos 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato avança com os mutirões de limpeza nos bairros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está atuando intensivamente na limpeza da cidade para beneficiar a saúde e o bem-estar da população e minimizar os transtornos nesta quadra invernosa devido ao lixo jogado nas ruas.

Ações de capina, roço, varrição e retirada de lama e entulhos, com o uso de máquina retroescavadeira, estão sendo realizadas no São Miguel, contemplando vias como a Avenida Alan Kardec e a Rua 1º de Maio. Os trabalhos no bairro devem ser concluídos nesta quinta-feira, 23.

Já na sexta-feira, 24, e no sábado, 25, será contemplado o Gisélia Pinheiro (Batateira). Também até o fim da semana, os mutirões passarão pelas Avenidas Padre Cícero, Teodorico Teles, Chagas Bezerra, Perimetral Dom Francisco e Dom Vicente de Paulo, que dá acesso ao monumento de Nossa Senhora de Fátima. No entorno do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, os serviços começaram nesta quarta-feira, 22.

Recentemente, foi concluída a limpeza no Parque Grangeiro e no loteamento Lagoa Encantada, na Vila São Bento.

#ServiçosPúblicos 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica limpeza no entorno do Canal do Rio Grangeiro

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou um mutirão de limpeza ao longo de todo o Canal do Rio Grangeiro, na manhã deste sábado, 18.

As ações de capina, varrição e retirada de entulhos foram acompanhadas pelo Secretário, Tota Lobo, e pelo Adjunto, Antônio de Mano.

"Neste período de quadra invernosa, o mato cresce mais rápido e o lixo jogado nas ruas pode entupir bueiros e provocar grandes transtornos devido às chuvas", explicou Tota.

"Pedimos que a população também faça a parte dela para mantermos a cidade limpa, facilitando o escoamento das águas quando chover", acrescentou Antônio de Mano.

#ServiçosPúblicos 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza avançam nos bairros

Até o próximo sábado, 18, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, concluirá os trabalhos de capina, varrição e retirada de entulhos em diversas localidades do município.

Maquinário nas ações

As ações, intensificadas neste período de quadra invernosa, agora contam com máquina retroescavadeira equipada com caçamba e estão sendo acompanhadas de perto pelo Secretário, Tota Lobo, e pelo Adjunto, Antônio de Mano.

Nas ruas do Parque Grangeiro e do loteamento Lagoa Encantada, na Vila São Bento, a limpeza será finalizada até a quinta-feira, 16. Dentro desse mesmo prazo, serão contempladas as avenidas no entorno do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

Já no fim de semana, na sexta-feira ,17, e no sábado, 18, os mutirões serão realizados nos bairros Pinto Madeira e Seminário, contemplando as ruas que fazem parte do percurso da tradicional procissão de São José.

#ServiçosPúblicos 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de limpeza prosseguem nas zonas urbana e rural do Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, seguindo o cronograma mensal, está com mutirões de limpeza na Vila São Bento. Os loteamentos Lagoa Encantada e Terra Santa também estão sendo contemplados.

Depois, os serviços de capina, varrição e retirada de entulhos chegarão ao Conjunto Conviver, no Mirandão, e aos bairros Sossego (de cima) e Parque Grangeiro.

"Nessas localidades, começaremos a limpeza ainda nesta semana", afirma o Secretário Tota Lobo.

Ele acrescenta que, já no sábado, 04, os mutirões serão realizados no Conjunto dos Artesãos, no Muriti, e na próxima segunda-feira, 06, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

#ServiçosPúblicos 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato prossegue com mutirões de limpeza nos bairros e distritos

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos, prossegue com os mutirões de limpeza nos bairros e distritos da cidade. Neste mês de fevereiro, o trabalho continua sendo realizado no Centro, Pimenta, Sossego, Vila São Bento, Ossian Araripe (Caixa d'Água) e Parque Grangeiro.

As ações da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, estão sendo intensificadas nesta quadra invernosa. Recentemente, as Avenidas Padre Cícero, Perimetral Dom Francisco e José Alves de Figueiredo foram contempladas com os serviços de capina, varrição e retirada de entulhos. Houve limpeza também dentro do Canal do Rio Grangeiro.

"Nesse período, a vegetação cresce mais rápido e o lixo jogado nas ruas pode entupir bueiros e provocar muitos transtornos devido às chuvas. É preciso prevenir", destaca o Secretário Tota Lobo.

Em janeiro, os mutirões de limpeza foram realizados no Parque Recreio, Novo Horizonte, Zacarias Gonçalves, Vila Lobo, Alto da Penha e ainda em todas as unidades de ensino da rede pública municipal.

#ServiçosPúblicos 01/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica mutirões de limpeza

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, intensificou os mutirões de limpeza nesta quadra invernosa já que, nesse período, a vegetação cresce mais rápido e o lixo descartado nas ruas tende a entupir bueiros e acarretar transtornos.

Na Avenida José Alves de Figueiredo, estão sendo realizadas varrições, capina e retirada de entulhos, além de ações dentro do Canal do Rio Grangeiro. Mais duas das principais avenidas da cidade, Padre Cícero e Perimetral Dom Francisco, também estão recebendo os mesmos trabalhos, segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

Ele ainda diz que houve atuação em todas as creches e escolas da rede pública municipal de ensino, em janeiro, antes do retorno às aulas. No mesmo mês, os mutirões de limpeza contemplaram os bairros Parque Recreio, Novo Horizonte, Zacarias Gonçalves, Vila Lobo e Alto da Penha.

A programação incluía também Vila Alta, Santa Luzia e Mirandão. Nestes bairros, os serviços serão finalizados agora em fevereiro.

#ServiçosPúblicos 27/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Vilas e Distritos recebem o Cata Treco neste sábado, 28

Vila São Bento, Vila Padre Cícero, Conjunto Madre Feitosa, distritos de Santa Fé e Monte Alverne. São essas localidades que vão receber o Cata Treco neste sábado, 28, a partir das 7h.

Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem recolhendo colchões, pneus, sofás e outros materiais inservíveis de difícil descarte, que ganham a devida destinação.

O Cata Treco funciona semanalmente, de acordo com um cronograma, e contempla as zonas urbana e rural do município. Também atende à população através do telefone 3523 - 1692.

#ServiçosPúblicos 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco estará essa semana em mais três bairros

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco às ruas dos bairros São Miguel, Santa Luzia e Pinto Madeira, abrangendo a Comunidade do Gesso, no próximo sábado, 14, a partir das 7h.

Será a chance dos moradores se livrarem de móveis, eletrodomésticos e outros objetos em desuso que estão ocupando espaço em casa porque são difíceis de serem descartados.

Pulverização

Além disso, serão realizadas ações de limpeza e pulverização de vias e de terrenos baldios para combater os focos do mosquito Aedes Aegypt e a proliferação de pragas urbanas, a exemplo de ratos e baratas.

O Cata Treco foi implementado no Crato, de forma inédita, no mês passado. Segue um cronograma semanal e ainda atende à população através do telefone 3523 - 1692.

#ServiçosPúblicos 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura intensifica trabalho de poda de árvores na Praça da Sé

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, intensificou o trabalho de poda de árvores na Praça da Sé, tendo em vista as chuvas que têm caído na região. O objetivo é prevenir acidentes.

Estão sendo podados os galhos mais frondosos que estão sobre os parques das crianças, casas, pontos comerciais e vagas de estacionamento. A poda foi iniciada no fim de dezembro.

Também serão contempladas mais quatro praças centrais da cidade: Alexandre Arraes, Siqueira Campos, Cristo Rei e Jambo.

"Como o trabalho é lento e cuidadoso, só devemos concluir as cinco praças em três meses", diz o Coordenador de Serviços Públicos, Edval Jacinto de Sousa.

#ServiçosPúblicos 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Crato realiza mutirões de limpeza pública

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai contemplar 8 bairros com mutirões de limpeza, neste mês de janeiro.

Serão realizados os trabalhos de capina, varrição e retirada de entulhos na Vila Alta, Parque Recreio, Novo Horizonte, Zacarias Gonçalves, Santa Luzia, Mirandão, Alto da Penha e Vila Lobo.

A ação promove o bem-estar da população e favorece o paisagismo. Nesse sentido, é importante destacar também a poda de árvores nas principais praças da cidade. O serviço foi iniciado na Praça da Sé, semana passada, e ainda será executado nas Praças Alexandre Arraes, Siqueira Campos, Cristo Rei e Jambo. Deve ser concluído em até 3 meses.

"Nossa maior preocupação é com a segurança de todos. Fazemos a poda, sobretudo, para evitar que galhos frondosos atinjam a fiação elétrica ou caiam sobre casas, veículos, pessoas, podendo provocar sérios acidentes. E, neste período de chuvas, os riscos aumentam", afirma o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Tota Lobo.

#ServiçosPúblicos 27/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cata Treco estará nesta quarta-feira, 28, em Ponta da Serra e em Dom Quintino

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai levar o Cata Treco para além da zona urbana do município, esta semana. Na quarta-feira, 28, estará nos distritos de Dom Quintino (manhã) e de Ponta da Serra (tarde).

Já na sexta-feira, 30, e no sábado, 31, percorrerá os bairros Gisélia Pinheiro, conhecido como Batateiras, Cacimbas e Seminário (Baixada Fluminense), a partir das 7h.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Tota Lobo, lembra que o Cata Treco, ao mesmo tempo que recolhe cacarecos volumosos para a devida destinação, realiza outras ações, como a limpeza e a pulverização de vias e de terrenos baldios. O objetivo é fortalecer o combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, tendo em vista a aproximação do período de chuvas.

"É uma verdadeira operação, que beneficia a saúde dos moradores, ajuda a preservar o meio ambiente e ainda mantém o Crato limpo, organizado, sem falar do impacto na renda da associação dos recicladores, que vai receber boa parte do material recolhido, a exemplo de eletrodomésticos", ressalta o secretário.

O Cata Treco segue um cronograma semanal e também atende à população através do telefone 3523- 1692.

#ServiçosPúblicos 23/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura intensifica mutirões de limpeza no Centro e bairros

Para receber o novo ano, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está intensificando os mutirões de limpeza.

Esta semana, foram contempladas áreas centrais da cidade, abrangendo a Rua Carolino Sucupira e as Avenidas José Alves de Figueiredo (do Canal do Rio Grangeiro), Maildes de Siqueira, Quixadá Felício e Major Gonçalves, por trás do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Tota Lobo, há ainda trabalhos sendo executados nas Cacimbas, Franca de Alencar, Novo Crato, Seminário e Muriti (de baixo).

Na segunda-feira, 26, os mutirões de limpeza chegarão ao bairro São José, Conjunto Padre Cícero e ao Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

#ServiçosPúblicos 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Comares realiza leilão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos no Cariri na B3 e empresa Aegea é a vencedora

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou, nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, de leilão histórico na Bolsa de Valores, B3, para a Concessão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos do Comares (CE), que ficará a cargo da empresa Aegea, vencedora do leilão. O gestor cratense é o atual presidente do Consórcio, que inclui o Crato como uma das cidades a serem beneficiadas com a nova modalidade de gerência e destinação dos resíduos sólidos.

Os municípios que fazem parte do consórcio são: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O prazo de concessão será de 30 anos e beneficiará mais de 350 mil pessoas, com valor aproximado de mais R$ 810 milhões em investimento. O leilão teve como critério o menor valor das tarifas, obtido pela oferta do multiplicador K, a ser aplicado à estrutura tarifária.

O Prefeito esteve acompanhado, para a batida do martelo, de oito prefeitos e representantes das cidades que passam a ser também beneficiadas com a concessão pioneira. Este será o segundo projeto de consórcio em resíduos sólidos do Brasil, se tornando pioneiro no Nordeste. O primeiro é em Minas Gerais.

Zé Ailton, em seu pronunciamento, na Bolsa de Valores, convidou todos os representantes dos municípios para baterem o martelo. Ele agradeceu a parceria da Secretaria das Cidades do Ceará, além da Secretaria de Planejamento do Estado, a Caixa Econômica, Ministério da Economia, ao vice-prefeito do Crato, André Barreto, e todos os secretários e técnicos da administração presentes no leilão.

"É um momento importantíssimo para a Região Metropolitana do Cariri. Nos últimos dois anos, nós conseguimos formatar e resgatar o consórcio. A partir daí, começamos a fazer um trabalho árduo de várias mãos, com a Caixa Econômica, com os ministérios e secretarias. O resultado de hoje é fruto de todo esse trabalho e representa um grande passo para a região do Cariri", disse Zé Ailton, presidente do Comares e prefeito de Crato (CE).

"Grande passo para o Cariri"

O prefeito Zé Ailton Brasil classifica esse momento da conquista da Concessão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos do Comares (CE), como um grande passo para o Cariri, já que a população não aguenta mais conviver com os lixões.

A conquista representa uma luta de quase duas décadas para as cidades do Cariri e que avançou apenas nos últimos anos, vindo a culminar com o processo de capacitação, que ocorreu recentemente na França, sendo o consórcio do Cariri um dos convidados a participar da comitiva à Europa, e o leilão. A experiência garante uma visão mais abrangente e moderna do processamento dos resíduos em suas diversas etapas, além do gerenciamento.

O projeto, que foi estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada - PPP (FEP CAIXA), prevê a implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), das Estações de Transferência de Resíduos (ETRs), de nove galpões de triagem manual de materiais recicláveis e de outras nove unidades de tratamento de resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMR).

Recentemente esteve em Crato uma equipe da Expertise France, para a realização de capacitação do Consórcio Comares, numa parceria do Consórcio com a Agência Francesa de Desenvolvimento, intermediada pelo Ministério da Economia da França, visando a futura governança do consórcio.

#ServiçosPúblicos 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Ação de coleta com Cata Treco do Crato acontece dias 16 e 17 no Muriti, Barro Branco e São José

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que o Cata Treco, ação inédita no município, que atua no recolhimento de móveis velhos, eletrodomésticos, entre outros materiais inservíveis difíceis de descarte, vai passar pelas ruas dos bairros Muriti (de cima), Nossa Senhora de Fátima (Barro Branco) e São José (Rua Moacir Gondim Lóssio e adjacências) neste fim de semana, 16 e 17, a partir das 7h. Passará também nos Conjuntos dos Artesãos, Padre Cícero, Belas Artes, Habitacional I e II.

É a oportunidade para os moradores dessas localidades se livrarem de velhos objetos volumosos que têm em casa, como geladeiras, fogões, colchões, vasos sanitários, pias e pneus. O material terá a devida destinação. O meio ambiente agradece.

"Nós contamos com a população para manter a cidade limpa e organizada. As pessoas não devem descartar seus trecos indevidamente, ‘mobiliando' vias e terrenos baldios. Basta esperar o caminhão chegar ao seu bairro ou entrar em contato conosco", destaca o secretário municipal de Serviços Públicos, Tota Lobo. Ele reforça que o Cata Treco está disponível aos cratenses através do telefone 3523 - 1692.

Além da coleta, serão realizados mutirões de limpeza e pulverização de áreas, fortalecendo o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, assim como aconteceu na semana passada no bairro Muriti (de baixo), onde foi realizado o lançamento do Cata Treco.

#ServiçosPúblicos 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Capela do cemitério público do Crato recebe melhorias

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando melhorias no Cemitério Nossa Senhora da Piedade.

No centro de velório, as paredes já ganharam novas cerâmicas, os problemas de infiltrações foram resolvidos e as redes elétrica e hidráulica passaram por manutenção.

A próxima etapa é a licitação da mobília, segundo o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Tota Lobo,

a capela também receberá benfeitorias.

Os trabalhos no cemitério ainda abrangem a pintura das áreas externas e internas, troca de portas e janelas, além da correção de rachaduras no muro. A reforma deve ser concluída até o fim deste mês.

#ServiçosPúblicos 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Operação Cata Treco lançada em Crato, nesta sexta-feira, 9

O Cata Treco já está nas ruas do Crato, coletando objetos de médio e grande porte que estão em desuso. A ação, inédita no município, foi lançada nesta sexta-feira, 09, na sede do Instituto Arte Vida, no Muriti (de baixo), com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil.

No bairro, foram coletados colchões, geladeiras, fogões e outros materiais. Eles vão ter a destinação correta. Parte do material, por exemplo, vai para a Associação de Recicladores do Crato, o que tende a aumentar a renda das famílias.

"Em 2023, nós vamos trabalhar muito a questão da coleta seletiva e o Cata Treco já nasce como um braço forte da reciclagem", afirmou o prefeito.

Zé Ailton ainda destacou que a iniciativa foi proposta por Isabelle Dias, moradora do Conjunto Vitória Nossa, no bairro Seminário. "Esperamos que mais pessoas também tenham outras boas ideias e que elas cheguem até nós para colocarmos em prática em prol da nossa cidade e do nosso povo", ressaltou.

Isabelle participou do lançamento do Cata Treco. Disse que viu o projeto dar certo em São Paulo e acredita que o resultado se repetirá no Crato. "Para isso, é preciso que as comunidades se conscientizem, respeitando o dia da coleta e não descartando objetos em terrenos baldios nem em vias públicas", alertou.

A moradora Rita de Cássia mostrou ter essa consciência. Ela se livrou de velhos fogão, pia e porta. Os trecos ocupavam o fundo do quintal da casa dela há quase três anos.

"Eu não queria jogar em frente à minha casa ou do vizinho. Hoje, joguei no caminhão, e fico feliz por saber que serão devidamente destinados, sem prejudicar o meio ambiente", falou.

Como funciona

O Cata Treco vai funcionar semanalmente, seguindo um cronograma. Na próxima semana, percorrerá as ruas dos bairros Muriti (de cima) e São José. Também atenderá a população através do telefone 3523 - 1692.

Operação

O Cata Treco é executado pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação. Além da coleta, são realizadas outras ações nas localidades, como a limpeza e pulverização de áreas e palestras nas escolas.

"É uma verdadeira operação, que fortalece o combate aos focos do mosquito da dengue e chikungunya, ajuda na preservação ambiental e mantém a cidade mais limpa e organizada", pontuou o secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo.

#ServiçosPúblicos 08/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato lança operação Cata Treco nesta sexta-feira, no Muriti

Móveis velhos, eletrodomésticos e outros objetos em desuso não precisam mais ocupar espaço em sua casa nem devem ser descartados incorretamente, porque o Cata Treco, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, está chegando.

A ação, inédita no município do Crato, começa nesta sexta-feira, 09, às 8h, no bairro Muriti (de baixo) e se estenderá até o sábado, 10. O caminhão vai passar por 30 ruas da localidade para recolher material de médio e grande porte, como fogões, geladeiras, sofás, colchões e pneus. Na próxima semana, percorrerá o Muriti (de cima) e o São José.

A operação Cata Treco, envolve também as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação. Os trabalhos abrangem, além do recolhimento dos objetos, mutirões de limpeza em vias públicas e em terrenos baldios, assim como palestras nas escolas e nas comunidades para incentivar a população a desempenhar o seu papel com consciência.

"Dessa forma, juntos, evitaremos a proliferação de mosquitos que causam dengue, chikungunya e outras doenças, sobretudo no período de chuvas. Ao mesmo tempo, beneficiaremos o meio ambiente", ressalta o Secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo.

Associações de recicladores também serão beneficiadas. Elas receberão parte do material recolhido, o que tende a aumentar a renda das famílias.

"O Cata Treco vai funcionar semanalmente e foi ideia de uma moradora, prontamente abraçada pelo prefeito Zé Ailton, que carrega na sua gestão a marca registrada do bom diálogo com o povo", destaca o secretário.

#ServiçosPúblicos 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Crato lança operação Cata Treco em ação integrada nos dias 9 e 10 de dezembro, no Muriti

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos e em parceria com as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, irá lançar a operação Cata Treco, que percorrerá os diversos bairros da cidade. A ação será iniciada no Bairro Muriti (de baixo), percorrendo 30 ruas, com os caminhões de limpeza e dezenas de agentes, além do pessoal da Endemias, integrantes de associação de lixo reciclável, para realização dessa agenda nos dias 9 e 10 de dezembro.

Para isso, a população deve estar preparada com material de médio porte como móveis velhos, eletrodomésticos, eletrônicos, e todos os materiais inservíveis que estão incomodando na sua casa, para serem destinados aos locais adequados sem ônus para a população. Também haverá a limpeza dos terrenos baldios, auxiliando a cidade a ficar livre do mosquito transmissor da dengue. Então fique atento ao calendário, para a passagem do Cata Treco na sua rua. Deixe os materiais nas calçadas já no ponto de serem recolhidos.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, afirma que essa iniciativa parte da própria população no intuito de promover a limpeza de materiais que, muitas vezes, acabam sendo descartados nas ruas. A ação será integrada entre as secretarias, porque contará com a forte atuação dos agentes, incluindo uma ação de conscientização ambiental. "A meta é que possamos promover a limpeza urbana, com a retirada e destinação desse material, mas que também possamos conscientizar a população num período de chuvas em que há a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti", diz ele.

#ServiçosPúblicos 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Rotas de coletas de lixo são ampliadas para a zona rural

A prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vai ampliar as rotas da coleta sistemática de lixo nos distritos do Baixio das Palmeiras e de Monte Alverne. Dessa forma, serão beneficiadas cerca de 240 famílias, que terão a comodidade de depositar o lixo na porta de casa, nos dias programados.

Todas as quintas-feiras, a partir deste dia primeiro de dezembro, o caminhão coletor chegará ao final da rua Firmino Pereira da Silva, no Romualdo, distrito Baixio das Palmeiras.

Já em Monte Alverne, a ampliação das rotas terá início no dia 6, repetindo-se a cada terça-feira, e serão contempladas as áreas do Assentamento 10 de Abril, Correntinho e Bela Vista.

Recentemente, a ampliação das rotas da coleta de lixo alcançou os loteamentos Encosta do Vale e Portal do Arajara, na Vila Lobo, e a Chapada dos Calanges, no Baixio do Muquém, favorecendo mais de 100 famílias.

"Buscamos estar cada vez mais perto da população, garantindo uma cidade mais limpa e meio ambiente menos poluído. Nossas ações têm esse foco", ressalta o Secretário Municipal de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo.

#ServiçosPúblicos 16/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Secretaria de Serviços Públicos informa afastamento de servidor

A Secretaria de Serviços Públicos do Crato informa que ao tomar conhecimento das denúncias que dão conta da postura do servidor público que atua na coordenação do Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade, decidiu afastá-lo pelo prazo de 30 dias para apuração dos fatos, mediante processo administrativo disciplinar, e em sendo comprovada o teor da referida acusação, tomará as medidas legais cabíveis. A pasta ainda ressalta que a administração pública municipal preza, acima de tudo, pelo bom serviço prestado, além do tratamento adequado à população.

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, todos os servidores que atuam no Cemitério serão ouvidos, para possibilitar melhor análise dos fatos, sobre todos os aspectos possíveis. Além disso, vem se solidarizar com todas as pessoas que por ventura tenham sido tratadas de forma indevida pelo referido servidor.

#ServiçosPúblicos 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Crato tem programação de missas para receber visitantes no Dia de Finados

O Cemitério Nossa Senhora da Piedade está preparado para receber visitações neste dia 2 de novembro, Dia de Finados, com uma programação de missas durante todo o dia na Capela, iniciando as celebrações a partir das 05h, prosseguindo nos horários das 07h, 09h, 11h, 17h e 19h.

A limpeza e organização do espaço foi iniciada na última quinta-feira, pela Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos. A administração do Cemitério afirma que o espaço foi preparado para que no dia de maior visitação do ano, possa receber as famílias para visitarem os túmulos dos seus entes queridos.

Não apenas o cemitério do Centro passou por organização e limpeza. Nas localidades

de Dom Quintino, Ponta da Serra e na Serra do Cruzeiro também aconteceu o mutirão de limpeza, proporcionado pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que inclui desde varrição, capinação e retirada dos entulhos, mobilizando boa parte dos agentes da pasta.

Mais informações:

Dia de Finados

Cemitério Nossa Senhora da Piedade

Horário das missas: 05h, 07h, 09h, 11h, 17h e 19h

Participe!

#ServiçosPúblicos 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Crato discute implantação do sistema de coleta Cata Treco e irá atuar através de mutirões

Realizada na manhã desta terça-feira, 25, na Secretaria de Saúde do Crato, reunião para tratar da implantação do sistema de coleta Cata Treco, por meio da Secretaria de Serviços Públicos do Município.

Na ocasião, o sistema de coleta de bens inservíveis foi exposto e novas sugestões e forma de atuação foram acolhidas pela coordenação do projeto. A meta é que esse sistema chegue aos bairros e distritos de Crato ainda no mês de novembro, se antecipando a fase de inverno, no intuito de promover uma limpeza mais ampla nas localidades.

A atuação será integrada entre as Secretarias de Saúde, com os agentes de endemias, Urbanimo e Meio Ambiente e a de Serviços Públicos em parceria com entidades, como associações de recicladores.

Uma das preocupações expostas durante a reunião, esteve relacionada à destinação do material recolhido, como geladeiras velhas, fogões, sofás, entre outros móveis e equipamentos, que a maioria das pessoas sente dificuldade em descartar.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, esse primeiro momento foi muito importante para definir formas de atuação em conjunto, para que os mutirões sejam planejados minuciosamente. A ideia é manter parcerias com os agentes recicladores, para que seja realizada a triagem do material e destinação.

A Secretária de Saúde, Marina Feitosa, afirma que esse trabalho é de grande importância no intuito de promover a limpeza das áreas, além de levar conscientização à população, chegando nos lugares mais críticos, inicialmente, para atuação.

A meta é lançar esse novo sistema de coleta ainda no começo do mês de novembro, com uma programação já definida para as localidades.

#ServiçosPúblicos 09/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica esforços para conter incêndio no Lixão

A Prefeitura Municipal do Crato em ação conjunta e emergencial das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, Serviços Públicos e Segurança Pública, têm atuado de forma intensa para conter e encerrar o incêndio na área do Lixão municipal do Crato. A ação conta com o uso de 16 máquinas pesadas, incluindo caminhões-pipa, retroescavadeira, pacarregadeira, PC, caçambas e trator de esteira. Depois de uma semana de trabalho intenso, as equipes conseguiram controlar um pouco mais o fogo, neste fim de semana.

Desde a última terça-feira, 04, após registrar Boletim de Ocorrência na polícia para investigação do crime ambiental, a Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros elaborou um plano de ação para contenção do fogo. Levando em consideração que na área tem muito material inflamável e gases, além da questão climática de ar seco e altas temperaturas, o fogo se intensificou.

"Como o incêndio foi localizado em vários pontos do lixão, uma das primeiras atitudes foi tentar isolar esses focos para que ele não se espalhasse ainda mais. Começamos a etapa do rescaldo [operação cujo objetivo é apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas], em seguida, a gente veio com as máquinas fazer o recobrimento com terra", explica o Secretário adjunto de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, destacando que para conter o recobrimento de areia é necessário para retirar um dos elementos do fogo, que é o oxigênio. "Acredito que nas próximas horas avançaremos ainda mais. Agora o fogo está controlado", disse.

Aterro Sanitário será licitado

No dia 15 de dezembro, deste ano, acontecerá o pregão para a implantação do Aterro Sanitário Regional do Cariri (COMARES), na B3, em São Paulo/SP. A licitação é na modalidade concorrência pública, pelo critério de menor valor de tarifa, para a concessão de serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos, em regime de concessão, pelo prazo de 30 anos. Além do Crato, o aterro atenderá os municípios de Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

#ServiçosPúblicos 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de Limpeza do Crato são intensificados em outubro

A limpeza do município do Crato segue de forma intensa, com planejamentos mensais abrangendo todos os bairros. O intuito da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos é manter a cidade limpa e organizada. Nesta semana, os mutirões de limpeza foram realizados no sítio Bréa, bairro Pinto Madeira e na Av. José Alves de Figueiredo, em todo o entorno do canal.

Na próxima semana os serviços de poda, varrição, capina e retirada de entulhos serão intensificados no Centro da cidade. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, todas as ruas estão no planejamento. "Nosso objetivo é deixar a cidade limpa do jeito que a população aspira. Esse é o foco dos mutirões. Todas as ruas e bairros do Crato estão incluídos no planejamento", explica.

#ServiçosPúblicos 03/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica limpeza após 1º turno das eleições

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, fortaleceu o serviço de limpeza pública no município nesta segunda-feira, 03. Desde a madrugada, equipes de limpeza, espalhadas pelas principais ruas e seções de votação fizeram um trabalho de limpeza emergencial para retirada do material de campanha, santinhos e panfletos descartados incorretamente nas vias.

Os serviços de limpeza também se estenderam às praças e equipamentos públicos, canaletas e calçadas em vários pontos da cidade. Essa não é uma situação isolada do Crato, mas é importante chamar a atenção da população para mais consciência e cuidado com o meio ambiente.

#ServiçosPúblicos 25/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza em 11 bairros

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem atuado de forma constante para manter a cidade limpa e organizado. Os mutirões de limpeza, estão seguindo o organograma de limpeza mensal, sendo organizados por bairros, de acordo com a urgência de cada localidade. Durante o mês de setembro, 11 bairros e localidades recebem o serviço intensivo de limpeza.

Manter a cidade limpa e organizada é um compromisso da administração municipal, que no mês de setembro está atuando nos bairros e distritos como o Parque Recreio, Seminário, Gisélia Pinheiro, Vila Gregório, Pantanal, Ossian Araripe, Sossego, São Miguel, Distrito de Dom Quintino, Caldeirão e Muriti.

Dentre os trabalhos realizados pelos mutirões de limpeza na cidade do Crato estão: varrição, poda de árvores, capinação, desobstrução de canaletas e revitalização dos meios-fios. Tudo pensado de forma a garantir uma cidade limpa e confortável para todos.

#ServiçosPúblicos 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de Limpeza do Crato atuam em nove bairros durante o mês de agosto

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza os mutirões de limpeza nos bairros, com programação mensal focada na organização das vias e revitalização dos espaços públicos. No mês de agosto, estão recebendo os serviços dos Mutirões nove bairros do Crato.

O intuito da Prefeitura é manter a cidade limpa e organizada, com os serviços de capinação, poda, varrição, e retirada de entulhos. Nesse mês, os mutirões de Limpeza já atuaram nos bairros Seminário, Cacimbas, Novo Crato, Franca Alencar (Sertãozinho) e Pimenta.

Agora as equipes estão atuando no Mirandão, Centro, Zacarias Gonçalves, Novo Lameiro e Grangeiro. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, todas as ruas dos bairros estão no planejamento. "Nosso objetivo é deixar a cidade limpa do jeito que a população aspira. Esse é o foco dos mutirões. Todas as ruas e bairros do Crato estão incluídos no planejamento", afirma.

#ServiçosPúblicos 01/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Esgotamento sanitário do Crato será ampliado em quase 50% nos próximos 2 anos

A transição do sistema de esgotamento sanitário da cidade do Crato, ocorreu nesta segunda-feira, 1º, durante solenidade no salão de eventos do Kariris Blue Tower. O serviço era operado antes pela SAAEC. Com isso, a Ambiental Crato será a concessionária que passará a investir na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto pelos próximos 35 anos, conforme prazo contratual, e tem como meta inicial o percentual de 50% da população, com acesso aos serviços já nos próximos dois anos.

Na oportunidade, o prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, destacou a importância desse momento, considerando como um marco na história da cidade. Zé Ailton aproveitou para esclarecer com relação às funções da SAAEC e da Ambiental Crato no sistema de saneamento básico. "A SAAEC continuará com o abastecimento de água, a Ambiental Crato ficará responsável pelo esgotamento sanitário e o relacionamento com o cliente", ressaltou o Prefeito.

Ele ressaltou o caráter da concessão e que o serviço voltado ao esgotamento será realizado, dentro de um processo de investimentos, que trará muitos benefícios para a cidade do Crato, inclusive para o saneamento básico e a saúde da população, dentro de um processo pioneiro, em que o Crato sai na frente em todo o Nordeste com o Marco Regulatório. Na ocasião, o vice-prefeito ressaltou o trabalho desenvolvido pelos funcionários da SAAEC, por todos esses anos, e que merece todo o reconhecimento.

O presidente da SAAEC, Yarley Brito, relatou o processo iniciado há 3 anos, que contou com a assessoria da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional, e passou por uma série de audiências públicas para que fosse encaminhada para aprovação da câmara de vereadores.

Estiveram presentes, o vice-prefeito, André Barreto, secretários da administração pública municipal, representantes da Ambiental Crato, Secretários Municipais, imprensa local e representantes da sociedade.

#ServiçosPúblicos 31/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mutirões de Limpeza revitalizam escolas municipais para a volta às aulas

Os Mutirões de Limpeza realizados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, têm atuado de forma intensificada não só nos bairros, ruas e avenidas, mas também nos equipamentos públicos. Como forma de preparar os centros educacionais para o retorno das aulas, os mutirões foram intensificados, na última semana, no entorno e interior das escolas públicas municipais.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo, esse é um trabalho constante. "Desde a semana passada que estamos com nossa equipe fazendo os mutirões de limpeza, com retirada de entulhos, podas e capinação dos equipamentos públicos, principalmente nas escolas da rede municipal, tendo em vista que a partir de segunda-feira as aulas estão começando. Nosso intuito é oferecer equipamentos limpos para os nossos estudantes e professores", explica.

#ServiçosPúblicos 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura reforça limpeza pública durante a ExpoCrato 2022

O município do Crato está em festa, durante os dias 10 e 17, milhares de pessoas circulam pelo município por causa dos festejos da 69ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). Durante evento, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está intensificando a limpeza pública no município, com equipes divididas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Com o maior fluxo de pessoas, a limpeza pública municipal está intensificada e com foco, principalmente, nos espaços de maior movimentação. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, são 250 profissionais da limpeza atuando em escalas, 25 deles estão atuando diretamente no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.

#ServiçosPúblicos 08/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato distribui 250 fardamentos e EPIs para equipes da limpeza pública

Os profissionais da limpeza do município do Crato receberam, na manhã desta sexta-feira, 08, novos fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ao todo, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, entregou 250 fardamentos completos para os garis municipais.

Importante destacar a importância desses componentes para o desempenho das atividades dos profissionais da limpeza, além da segurança que todos devem ter no desempenho da função de trabalho. Essas ações têm toda a atenção continuada por parte da pasta e da gestão municipal. Participaram do momento de entrega do material, o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo e o secretário adjunto, Antônio de Mano.

Limpeza na Expocrato

Durante a Expocrato, a Secretaria de Serviços Públicos está com duas equipes na limpeza distribuídas pela cidade, atuando pela manhã e à tarde. "Na madrugada, já definimos um grupo de 25 profissionais para realizarem a limpeza dentro do parque de exposição", explica o Secretário.

#ServiçosPúblicos 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura prepara a cidade para período de maior movimentação no Crato

O período de maior movimentação na cidade do Crato, em que o município recebe milhares de visitantes, na ExpoCrato, que se realiza de 10 a 17 de julho, estão sendo realizados diversos serviços de preparação de ruas e melhoria da infraestrutura.

Para isso foram mobilizadas diversas secretarias, que em reunião com o prefeito Zé Ailton Brasil, definiram um plano de ação nos meses de junho e julho para renovar diversos pontos da cidade e promover melhorias.

Dezenas de ruas e avenidas já passaram por melhorias, como a Perimetral Dom Francisco, na entrada do Crato, na Padre Cícero, além da nova avenida Francisco Jesuíno de Sousa (Chico Oin), e a José Alves de Figueiredo. A área do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti conta com a parceria da Prefeitura Municipal para revitalização e melhoria do espaço.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, o trabalho envolve a recuperação dos espaços necessários para garantir a trafegabilidade nas ruas, com a operação tapa-buracos, e mais segurança. Além de melhoria da iluminação em diversas ruas, também está sendo realizada sinalização de várias vias do Crato.

A Secretaria de Serviços Públicos também continua realizando os mutirões de limpeza. Com isso, está destinando serviços em diversas áreas, com a revitalização de ruas, limpeza e pintura de meio fio em várias ruas e avenidas.

#MeioAmbiente 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Secretaria de Serviços Públicos realiza São João dos permissionários do Mercado Walter Peixoto

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com o SESC Crato realizou, na manhã desta quinta-feira, 23, o São João dos permissionários da Central de Abastecimento Walter Peixoto. Na oportunidade foi realizado um café da manhã, com comidas típicas e apresentação de sanfoneiro.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a ação teve como foco celebrar as festividades juninas e apoiar as vendas no mercado. "Foi uma forma de aquecer o espaço, celebrando o São João com apresentação da banda Na Base da Chinela, realizando lançamento de cordel", afirma o Secretário.

O show da banda Na base da Chinela, teve como temas: "Crato amigo do cordelista Zé Gonvin e "Alem da Fogueira", com o Poeta Daniel - Neto de Patativa do Assaré. As apresentações foram gratuitas, realizada com a parceria do SESC Crato.

#ServiçosPúblicos 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato homenageia os garis com honra ao mérito por trabalho na pandemia

Dentro da programação do FestCrato 258 anos foi realizada, na manhã desta segunda-feira, 20, uma homenagem de honra ao mérito aos Garis do município, profissionais essenciais para a limpeza urbana, sendo responsáveis pela varrição, coleta, capinação entre outros serviços necessários para manutenção dos espaços públicos.

O reconhecimento partiu da Prefeitura Municipal pela atuação dos garis durante a Pandemia de Covid-19, período em que realizaram o trabalho de limpeza e não tiveram a flexibilização de outras profissões. Participaram da homenagem o Prefeito Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo vice-Prefeito, André Barreto, Secretário de Serviços Público Tota Lobo, seu adjunto António de Mano, e representando a câmara municipal, vereador Luiz Carlos.

"Tivemos dois anos e meio de aulas à distância, trabalho remoto, mas mesmo com toda dificuldade os garis continuam na rua trabalhando. Uma das missões mais difíceis para uma gestão é manter a cidade limpa e o Crato tem se destacado nessa frente. O nosso diferencial está nos nossos servidores, o trabalho do pessoal que faz a limpeza", afirmou o Prefeito Zé Ailton Brasil.

No Crato, há aproximadamente 190 trabalhadores da limpeza pública, após a solenidade a Secretaria de Serviços Públicos ofereceu um café da manhã aos trabalhadores homenageados.

#ServiçosPúblicos 10/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato revitaliza principais avenidas do município

A revitalização e ordenamento das avenidas do Crato está sendo realizada de forma intensificada. Nesta sexta-feira, 10, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, atuou na limpeza e pintura do meio-fio e canteiro central da Av. Brigadeiro José Sampaio de Macedo, no bairro Palmeiral.

Os mutirões de limpeza atuam de forma constante, por meio de reivindicação popular ou cronograma municipal. A limpeza das principais avenidas está associada também ao preparo do município para as festas locais, período que recebe turistas e visitantes de vários lugares do país.

Também estão na programação da limpeza pública no mês de junho as avenidas: Dom Francisco, Padre Cícero, Teodorico Teles, J.P.B de Menezes, Thomas Osterne de Alencar e a rua George Teles Sampaio.

#ServiçosPúblicos 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Crato tem ruas revitalizadas pela Secretaria de Serviços Públicos

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem intensificado a organização e revitalização das vias do município. Nesta semana estão sendo realizadas a limpeza e organização dos canteiros centrais das principais avenidas.

O serviço de revitalização das principais avenidas tem por objetivo melhorar o paisagismo em lugares estratégicos, de maior fluxo durante a Expocrato, como as entradas da cidade e o centro comercial. As equipes estão atuando nas avenidas Dom Francisco, Padre Cícero, Teodorico Teles, J.P.B de Menezes, Thomas Osterne de Alencar e a rua George Teles Sampaio.

A pintura dos meios-fios faz parte do serviço de revitalização e ordenamento das vias, que será realizado em todos os bairros do Município. Segundo o Secretário Tota Lobo, a administração municipal tem se empenhado em garantir que as ruas estejam limpas e revitalizadas, garantindo bem-estar para todos os munícipes.

#ServiçosPúblicos 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirão de limpeza na Vila Alta e revitaliza avenidas

A limpeza pública do Crato atua de forma intensificada e constante. Através dos Mutirões de Limpeza, realizados pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos são realizados os serviços de capinação, varrição, retirada de entulhos e pintura de meio-fio.

Os mutirões de limpeza atuam de forma constante, por meio de reivindicação popular ou cronograma municipal. Um trabalho fundamental, "para o ordenamento, revitalização e cuidado com as ruas e espaços públicos do Crato", pontua o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo.

Nesta semana, os mutirões de limpeza estão acontecendo no bairro Vila Alta. Outra frente da limpeza estará atuando nas principais avenidas que dão acesso à cidade, como a Av. Dom Francisco, Padre Cícero, Teodorico Teles, J.P.B de Menezes, Thomas Osterne de Alencar e a rua George Teles Sampaio.

#Limpeza 29/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica mutirões de limpeza nos bairros

Os mutirões de limpeza realizados pela Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, acontecem de forma periódica, seguindo programação mensal do cronograma de limpeza. Finalizando o mês de maio, os mutirões de limpeza estão acontecendo nos bairros Grangeiro, Lameiro e Parque Grangeiro.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a ação conta com a participação de 40 trabalhadores da limpeza pública que realizam os serviços de varrição, capinação e retirada de entulhos. "Esse é um trabalho muito importante, que tem sido intensificado por orientação do Prefeito Zé Ailton Brasil, essencial para revitalizar as ruas e garantir mais conforto e saúde para a população", afirma.

#ServiçosPúblicos 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Parque de Exposição do Crato recebe mutirão de limpeza e organização para a Expocrato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início nesta semana um intenso mutirão de limpeza para revitalização do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. A ação conta com mais de 35 profissionais de limpeza, espalhados por todo o parque realizando os serviços de retirada de entulhos, capinação e poda das árvores.

Todos os anos, milhares de pessoas frequentam o Parque de Exposição do Crato, no mês de julho. Turistas e moradores lotam o espaço que é palco de uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste. Nos últimos dois anos os festejos foram interrompidos por causa da pandemia de Covid-19.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, informa que a limpeza do parque é uma forma de já começar a organização do espaço para a Expocrato. "O parque de exposição do Crato passa sempre por uma ampla limpeza durante essa época do ano. Nosso intuito é garantir bem-estar para todos os cratenses e turistas que visitarem o nosso parque", destaca.

#ServiçoPúblico

#MeioAmbiente 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura Municipal do Crato intensifica Mutirões de Limpeza no mês de maio

Manter a cidade limpa é um compromisso da Prefeitura Municipal do Crato, que através da Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado os Mutirões de Limpeza nos bairros. No mês de maio, seis bairros e localidades estão incluídas no planejamento de podas, capinação, varrição e retirada de entulhos.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, todas as ruas dos bairros estão no planejamento. "Nosso objetivo é deixar a cidade limpa do jeito que a população aspira. Esse é o foco dos mutirões. Todas as ruas e bairros do Crato estão incluídos no planejamento", explica.

Bairros

O primeiro bairro a receber os Mutirões de Limpeza de maio foi a Vila-Lobo, com programação na primeira semana do mês, em seguida a equipe de limpeza deu início ao trabalho no bairro Muriti. A partir do dia 16 de maio o Mutirão de Limpeza será no bairro Barro Branco.

No final do mês, a programação será no Conjunto Habitacional Monsenhor Montenegro e o Conjunto Filemon Lima Verde. Nos dias 30 e 31 de maio o Mutirão de Limpeza será no bairro Centro.

#ServiçosPúblicos 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Programa Águas do Sertão será lançado na comunidade da Breia neste sábado, 30

A comunidade da Breia, no município do Crato, foi contemplada na segunda etapa do Programa Águas do Sertão (PAS), iniciativa da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará, que beneficiará mais de 250 famílias com abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. O lançamento oficial do PAS será realizado neste sábado, 30, no sítio Breia, a partir das 09h, durante a tradicional feira de animais. Na ocasião, será apresentado uma ata de aceitação, que necessita da adesão da comunidade para que os trabalhos possam ter início.

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SDARH), está acompanhando os trâmites de negociação e organização necessária para a efetivação do PAS. De acordo com o Secretário da SDARH, Givaldo Gonçalves, esse é um momento de grande oportunidade para o Crato e principalmente para a Breia e arredores, que será contemplada com o investimento estimado em R$ 1 milhão.

"O PAS é um programa de abastecimento de água voltado às comunidades rurais. No sítio Breia, será reestruturado todo o sistema que já existe com inovação, rede de saneamento, uso de energia solar renovável, podendo também, dependendo da viabilidade técnica, suprir a necessidade de comunidades vizinhas", explica Givaldo.

Água limpa e destinação correta do esgoto significam mais saúde e qualidade de vida. Por isso, a Gestora Social do programa Águas do Sertão, Kellen Feitosa, explica a importância da adesão da comunidade para que democraticamente escolha se aceita o benefício. "O programa tem como foco a ampliação do sistema de abastecimento de água na zona rural, garantindo mais qualidade de vida e redução da vulnerabilidade das populações rurais. Neste momento, estamos realizando o encontro com a comunidade para apresentar o programa, que irá beneficiar todas as famílias do sítio Breia e comunidades vizinhas", afirma.

#ServiçosPúblicos 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Av. Dom Vicente Matos recebe mutirão de limpeza para inauguração em Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza mutirão de limpeza na Av. Dom Vicente de Araújo Matos, que liga o bairro Mirandão ao monumento de Nossa Senhora de Fátima. O serviço busca organizar a avenida, com limpeza intensiva, capinação e retirada de entulhos, para a sua inauguração, que ocorrerá nesta sexta-feira, 29.

Os mutirões de limpeza ocorrem de forma contínua, levando mais qualidade de vida e saúde para a população. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, após a recente ampliação do quadro de funcionários, participam dos mutirões 80 trabalhadores da limpeza urbana, que atuam diariamente para manter o município limpo e organizado.

Inauguração da Avenida

Com 2 km de extensão, a Av. Dom Vicente de Araújo Matos já é um cartão postal do Crato. Não somente pela presença do monumento de Nossa Senhora de Fátima no seu topo, mas por conter curvas sinuosas entre os morros com vista panorâmica e privilegiada do município do Crato.

A obra da Avenida, que homenageia o terceiro bispo da diocese do Crato, teve o orçamento de R$ 8.884.364,63, oriundos do Município e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades. Participará da inauguração da Avenida, junto com o Prefeito Zé Ailton Brasil, a Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela.

#MeioAmbiente 21/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Crato intensifica Mutirões de Limpeza durante a quadra chuvosa

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem intensificado os mutirões de limpeza dos bairros, como forma preventiva durante a quadra chuvosa. Nesta semana, os serviços de limpeza estão sendo realizados nos bairros Muriti, São José, Conjunto Conviver, Mirandão, Vila Lobo, Alto da Penha, Mutirão e os conjuntos habitacionais Monsenhor Montenegro e Filemon Limaverde.

Nesse período de chuvas a vegetação cresce mais rápido e os lixos descartados de forma errada acabam entupindo bueiros pelas ruas da cidade. Para que isso não prejudique a população, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, vem realizando os mutirões de limpeza com os serviços de capinação, poda e varrição por toda a cidade.

O objetivo da ação é garantir mais comodidade, bem-estar e saúde para toda a população. No entanto, fica o alerta para que a população também possa colaborar com a limpeza de nosso município, evitando descartar o lixo de forma irregular e respeitando os horários e dias de coleta do seu bairro ou localidade.

#MeioAmbiente 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Secretaria de Serviços Públicos intensifica podas no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem realizado poda de árvores de forma contínua, em diversas áreas do município. A ação tem por objetivo garantir mais iluminação às vias e consequentemente proporcionar mais segurança aos transeuntes, evitando que os galhos afetem a fiação e a iluminação pública.

O paisagismo e bem-estar da população tem forte apelo para a realização das podas. Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, o trabalho acontece de forma periódica, de acordo com a demanda, ou solicitação da população. "As pessoas podem entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos através do número (88) 3523.1692 e solicitar a inclusão de sua localidade na programação", explica.

#MeioAmbiente 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica mutirões de limpeza na quadra chuvosa

A programação de limpeza da Prefeitura Municipal do Crato segue com mutirões espalhados por toda cidade. A ação, realizada através da Secretaria de Serviços Públicos, tem sido intensificada na quadra chuvosa, período em que a vegetação cresce mais rápido, aumentando o índice de pragas e mosquitos.

Nesta semana, os mutirões de limpeza estão sendo feitos no Largo da RFFSA, no bairro Pinto Madeira, Av. Padre Cícero, entrada do município, e Av. Perimetral Dom Francisco, que vai do bairro São Miguel ao bairro Alto da Penha.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a intenção da administração é manter a cidade limpa e organizada. "Nosso planejamento mensal é feito de acordo com a demanda de cada localidade. Seguimos orientação do Prefeito Zé Ailton Brasil de dar atenção máxima à limpeza, capinação, podas e varrição, para garantir mais comodidade e bem-estar para a população", afirma.

No próximo sábado, 26, será realizado um mutirão intenso na Comunidade do Gesso. A ação reunirá 35 trabalhadores da limpeza pública e percorrerá ruas dos bairros Pinto Madeira, São Miguel e a linha do metrô, na área da comunidade.

#MeioAmbiente 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza em mais de 14 localidades no mês de março

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem intensificado os mutirões de limpeza, com programação mensal de forma a alcançar todos os bairros e equipamentos públicos no menor espaço de tempo possível. No mês de março, o cronograma de limpeza está contemplando 14 bairros e outros quatro equipamentos.

Ao divulgar o cronograma do mês, o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, explica como se darão as ações. "A programação de capinação e limpeza das vias estão intensificadas durante o mês de março, por causa do período de chuvas. O Prefeito Zé Ailton tem orientado realizarmos um trabalho de excelência para tranquilizar a população e garantir que o serviço de limpeza, capinação, poda e retirada de lixo aconteça não só nas ruas, mas em todos os equipamentos públicos, praças e entradas da cidade. Nosso compromisso é garantir uma melhor qualidade de vida para a população", destaca.

No mês de março, a Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza nas seguintes localidades:

· Bairro Grangeiro

· Bairro Lameiro

· Bairro Belmonte

· Bairro Seminário

· Bairro Cacimbas

· Bairro Sertãozinho

· Bairro Vila Alta

· Bairro Parque Recreio

· Bairro Zacarias Gonçalves

· Bairro Novo Lameiro

· Bairro Novo Crato

· Bairro Vitória Nossa

· Sítio Luanda

· Entorno do Canal do rio Granjeiro

· Entorno do Estádio Mirandão

· Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti

· Cemitério Nossa Senhora da Piedade

#MeioAmbiente 09/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato divulga cronograma de limpeza pública do mês de fevereiro

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está intensificando os mutirões de limpeza e realizando os serviços de varrição, capina, poda de árvores, desobstrução de canaletas e retirada de entulhos em 10 bairros.

O cronograma de limpeza do mês de fevereiro inclui os bairros Grangeiro, Lameiro, Novo Lameiro, Zacarias Gonçalves, Recreio, Seminário, Novo Crato, Caçimbas, Sertãozinho e Pimenta na programação. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, os serviços são realizados diariamente, com equipe limpeza espalhadas pelos bairros de forma a atender todas as localidades de forma hábil e eficiente.

#MeioAmbiente 02/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirão de limpeza no bairro Grangeiro

Manter a cidade limpa é um compromisso da Prefeitura Municipal do Crato, que através da Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado a limpeza em todo o município. Nesta quarta-feira, 02, mais de 30 trabalhadores deram início ao mutirão de limpeza no bairro Grangeiro.

Segundo o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a ação é contínua e sempre intensificada na quadra chuvosa. ". "Nosso objetivo é deixar o bairro do jeito que a população aspira, esse é o foco dos mutirões. Todas as ruas e bairros da cidade estão incluídos no planejamento. Aqui, no Grangeiro, a previsão é finalizar os serviços até a próxima semana", explica Tota.

O mutirão de limpeza inclui os serviços de capina, poda, varrição e desobstrução de valas e bueiros. "Esse trabalho é essencial para garantir mais qualidade de vida para todos", afirma o Secretário.

#MeioAmbiente 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirões de limpeza nas escolas públicas do município

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está ampliando os Mutirões de Limpeza para além dos bairros, os serviços estão presentes nos espaços e equipamentos públicos, como as escolas municipais. A limpeza foi iniciada na semana passada, com foco na volta às aulas presenciais, que aconteceram nesta segunda-feira, 31.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo, esse é um trabalho constante. "Desde a semana passada que estamos com nossa equipe fazendo os mutirões de limpeza, com retirada de entulhos, podas e capinação dos equipamentos públicos, principalmente nas escolas da rede municipal, tendo em vista que hoje as aulas estão começando de forma híbrida, com ensino semipresencial. Nosso intuito é oferecer equipamentos limpos para a população", explica.

#Administração 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirão de limpeza na Av. Padre Cícero

Manter a cidade limpa e organizada é um compromisso da Prefeitura Municipal do Crato que, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando mutirão de limpeza nas avenidas de acesso ao município. A limpeza pública foi realizada na Av. Padre Cícero, nesta quarta-feira, 26.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a ação é rotineira e acontece mediante programação mensal. As equipes de limpeza realizam podas, capinação, varrição e retirada de entulhos.

#MeioAmbiente 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato amplia quantidade de containers no Município

O município do Crato acaba de receber sete containers para auxiliar a limpeza pública. O foco da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, é dar mais comodidade aos munícipes, tornando acessível o acesso aos recipientes destinados ao descarte de resíduos.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a medida é uma forma de conscientizar a população a não descartar resíduos na rua de forma inadequada, o que pode acarretar problemas durante as chuvas e aumentar a incidência de insetos.

As áreas que já receberam os containers são: bairro Gisélia Pinheiro, encosta do Seminário, praça do Detran, comunidade do Gesso, praça da Vila Alta e a comunidade do açude do Umari.

#Administração 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Riacho da Vila Lobo recebe ação preventiva de limpeza e desassoreamento

A limpeza preventiva e o desassoreamento do riacho Saco Lobo, no bairro Vila Lobo, teve início nesta quarta-feira, 19. O objetivo da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), é trazer mais segurança à comunidade do entorno durante a quadra chuvosa. Essa ação faz parte do planejamento preventivo para o inverno e também contemplou a limpeza do Canal do Rio Granjeiro.

A equipe da Seinfra realiza mais uma vez uma limpeza intensa dentro do riacho Saco Lobo. A ação tem como referência o trabalho positivo no ano de 2021, que evitou transbordamento e trouxe mais segurança para a comunidade.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, a previsão de conclusão dos serviços é para a próxima sexta-feira, 21. "Estamos com uma máquina escavadeira e caçamba retirando todo o entulho e areia do local. Nosso intuito é evitar transbordamento do riacho durante as chuvas", afirma.

#MeioAmbiente 12/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato intensifica mutirões de limpeza durante quadra chuvosa

Os mutirões de limpeza foram intensificados no mês de janeiro por conta da quadra chuvosa. Desta forma, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, divulga o trabalho realizado pela equipe de limpeza, que contempla os bairros Alto da Penha, Vila Lobo, Mutirão, Sossego, Ossian Araripe, Novo Horizonte e Parque Granjeiro.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, destaca que a programação de janeiro conta com o trabalho de 40 profissionais realizando o serviço de varrição, poda, capina e retirada de entulhos. "O nosso objetivo é garantir mais saúde e qualidade de vida para a população, intensificando o trabalho de limpeza principalmente nesse período de chuvas", afirma o Secretário.

Em cada área estão sendo mobilizadas cerca de 40 pessoas, para possibilitar a ampliação das áreas inseridas no mutirão.

#MeioAmbiente 07/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza limpeza urbana e ordenamento de avenidas

A limpeza urbana do Crato tem seguido planejamento intensivo para garantir ruas limpas, bem cuidadas e agradáveis para toda a população. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início aos mutirões de limpeza do mês de dezembro, atuando nas Avenidas Padre Cícero e Perimetral Dom Francisco. Ainda nesta semana a equipe iniciará os trabalhos na Avenida Teodorico Teles e José Horácio Pequeno.

Manter a cidade limpa é um compromisso da administração municipal do Crato, que tem feito a sua parte ampliando, reforçando e repetindo ações de limpeza em todo o município. O trabalho inclui varrição, capinação, retirada de entulhos e jardinagem, com intuito de garantir mais qualidade de vida e saúde para a população do Crato.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, as equipes de limpeza trabalham em todos os bairros, seguindo programação prévia realizada pela Secretaria de Serviços Públicos. O bem-estar social e a prevenção de doenças é o principal foco do serviço.

#MeioAmbiente 05/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato divulga programação de limpeza do mês de dezembro

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está atuando diariamente na limpeza e organização das vias. No mês de dezembro, os mutirões de limpeza estarão retirando entulhos, desobstruindo canaletas, realizando podas e capina em pelo menos seis bairros e avenidas de acesso aos municípios circunvizinhos.

Com o início da quadra chuvosa, redobrar os cuidados com a limpeza da cidade é uma forma de prevenir a obstrução de bueiros e consequentemente as enchentes. No mês de dezembro, os mutirões de limpeza estarão presentes nos bairros Pinto Madeira, Vila Alta, Centro, Pimenta, São Miguel e Santa Luzia.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, as equipes de limpeza têm promovido um trabalho contínuo, atuando em todos os bairros. "Estamos realizando um trabalho de excelência, para tranquilizar a população e garantir mais saúde e qualidade de vida aos cratenses", afirma.

#MeioAmbiente 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza mutirão Conjunto Filemon Limaverde

O Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, no Filemom Limaverde, no bairro Nossa Senhora de Fátima, acaba de receber os mutirões de limpeza da Prefeitura Municipal do Crato. O trabalho intensivo tem sido feito de forma preventiva pela Secretaria de Serviços Públicos, para que durante a quadra chuvosa não haja grandes prejuízos nas comunidades. É necessário a colaboração dos munícipes para manter a cidade limpa, respeitando os dias de coleta de lixo.

Os mutirões de limpeza realizam um importante trabalho necessário para evitar a proliferação de pragas e insetos. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, os mutirões incluem varrição, retirada de entulhos e capinação, em todas os bairros do município. "É de fundamental importância que a população colabore com a Prefeitura, evitando o descarte de forma incorreta dos seus resíduos", destaca o Secretário.

#MeioAmbiente 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Assembleia definirá localização do aterro sanitário do COMARES nesta terça-feira, 30

Deve ser definida, nesta terça-feira, 30, a localização da Central de Tratamento do aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (COMARES). Essa é a principal pauta da Assembleia Geral Ordinária, que será realizada às 9h30, no auditório do Geopark Araripe, no Crato. Na ocasião, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, Presidente do Consórcio, e os demais Prefeitos dos municípios consorciados devem discutir as ações para o ano de 2022.

A definição do local para instalação da Central de Tratamento do COMARES é mais uma importante fase pela consolidação do aterro consorciado, que resolverá definitivamente a problemática dos lixões na Região Metropolitana do Cariri. O equipamento beneficiará nove municípios da Região Metropolitana do Cariri: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Jardim, Farias Brito, Caririaçu, Nova Olinda e Santana do Cariri e o município de Altaneira.

O Secretário Executivo do Consórcio, Brito Junior, explica que outras deliberações também serão tomadas na Assembleia, como a proposta orçamentária do Consórcio e as ações a serem priorizadas com os recursos. "A previsão orçamentária para 2022 está alçada pouco mais de quatro milhões de reais, com recursos advindos do Programa de Repasse do ICMS Ecológico, que pela primeira vez, contará com a participação completa de todos os Municípios consorciados", afirma.

De acordo com Brito Junior, a perspectiva é que o orçamento priorize ações de auxílio à Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, ações de Educação Ambiental, auxílio aos catadores para a continuidade de suas atividades e estruturação do setor, além da instalação de Ecopontos nos Municípios Consorciados.

A Assembleia terá representação dos 10 municípios consorciados, auxiliados por técnicos de duas Secretarias Estaduais, a das Cidades e a de Meio Ambiente, acompanhados por representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Economia, o que demonstra que o esforço pela erradicação dos lixões mobiliza as três esferas da União.

#MeioAmbiente 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza limpeza preventiva para a quadra chuvosa

A limpeza pública preventiva é uma forma de garantir mais segurança à população durante a quadra chuvosa. Desta forma, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início, nesta segunda-feira, 29, a retirada de entulhos e capinação das canaletas e galerias submersas para melhorar o escoamento da água.

O trabalho de limpeza urbana tem sido intensificado durante todo o ano. O cronograma de ações preventivas leva em consideração o período de chuvas. Retirando das vias, a sujeira e capim, que dificultam a passagem da água. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, as ações foram bem sucedidas em 2021 e, até o momento, não foi registrada nenhuma grande enchente no município. "Mas, para obtermos êxito, é necessário a contribuição de todos os munícipes, evitando o descarte de resíduos nas vias públicas", solicita o Secretário.

A limpeza das canaletas e galerias de águas pluviais é uma forma de melhorar o escoamento da água na zona urbana, evitando transtornos para a população. As canaletas da Avenida José Horácio Pequeno, no Lameiro e a da Av. Pedro Felício Cavalcanti estão na programação da limpeza, que também fará o trabalho de desobstrução na galeria submersa da Rua DH, no bairro Gisélia Pinheiro.

#MeioAmbiente 21/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza ação de ordenamento no lixão

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos realizou limpeza e ordenamento do lixão do Crato, uma ação preventiva como forma de conter os incêndios e reduzir a incidência de moscas e pragas no entorno do equipamento. O serviço de limpeza será feito rotineiramente enquanto se aguarda os trabalhos do Consórcio de Municípios para a Construção de Aterro Sanitário do Cariri (COMARES).

O lixão do Crato passou por uma ação de limpeza, com retirada dos resíduos e realocação numa vala, dentro do próprio equipamento. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a ação é uma forma de amenizar a problemática do lixo que tem afetado os moradores do entorno. "Aqui é uma ação de limpeza para conter a incidência de moscas e ratos. Acaba sendo uma ação emergencial, que faremos regularmente, enquanto aguardamos o aterro sanitário do COMARES", afirma.

A ação conta com cinco maquinários, dentre caçambas e retroescavadeiras. "Estamos trabalhando com as máquinas adequadas para remanejar o lixo para a vala que há no lixão, e em seguida cobrimos o material para não ficar exposto", explica o Secretário.

#MeioAmbiente 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato entrega 250 novos fardamentos aos profissionais de limpeza pública

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou a inauguração oficial da sede da Secretaria, nesta terça-feira, 16. A pasta responsável pela limpeza urbana tem sede na rua José Carvalho, Nº 384, Centro. O evento contou com a participação do Prefeito Zé Ailton Brasil, que acompanhado pelo Vice-prefeito, André Barreto e o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, entregou 250 novos fardamentos para os Garis. Também participaram do evento os vereadores Mariângela Bandeira, Pedro Lobo, Thiago Esmeraldo, Marquim do Povão, Fernando Brasil e Luís Carlos Saraiva.

A Secretaria de Serviços Públicos foi instituída pela Lei Nº 3.804/2021, publicada no Diário Oficial do Município, no dia 01 de julho deste ano, que trata da Estrutura Organizacional do Poder Executivo Municipal. A pasta é responsável pela limpeza pública e manutenção dos espaços públicos, vias e equipamentos.

Os garis, profissionais responsáveis pela limpeza pública, foram homenageados durante o evento. "Vocês são a razão principal de estarmos reunidos hoje. Faremos a entrega do novo fardamento para 120 garis, cada um vai receber dois fardamentos completos com camisa, calça e chapéu. Trabalharemos para trazer cada vez mais condições e melhoramento para realizarem seu trabalho", destaca o Secretário.

Durante sua fala, Tota Lobo chamou a atenção para as ações realizadas para amenizar danos na quadra invernosa. Quanto a isso, a Secretaria de Serviços Públicos está organizando uma força tarefa para enfrentar os possíveis danos e problemáticas das chuvas. Nesta semana, estão sendo definidas medidas preventivas para amenizar riscos de enchentes, como a limpeza do canal do Rio Granjeiro.

#MeioAmbiente 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato faz reforma e limpeza dos cemitérios públicos municipais para o Dia de Finados

Nesta etapa de retomada das atividades coletivas, interrompidas com a pandemia do novo coronavírus, a população se prepara para a tradicional visita aos seus entes queridos que partiram desta vida. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promoveu a requalificação e limpeza dos Cemitérios Nossa Senhora da Piedade, Guaribas, Santa Fé, Monte Alverne e Anjinhos do Mirandão.

Muitas pessoas têm no dia de Finados uma oportunidade de prestar homenagens póstumas aos seus entes queridos e de semear lembranças. Para a Auxiliar de Serviços Gerais, Ana Lucia Silvestre, essa é uma data que remete à saudade. "Finados, para mim, é uma data triste, pois traz a lembranças dos nossos entes queridos que já partiram. No Dia de Finados costumo visitar o cemitério, rezar, acender velas, por que é um dia dedicado para quem morre", afirma.

Horários de missas no Dia de Finados

No Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade, no Centro, a Prefeitura realizou pintura e reforma da Capela de Nossa Senhora da Piedade. No local, será realizado a programação litúrgica com missas nos horários de 05h, 07h, 09h, 17h e 19h.

#MeioAmbiente 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato faz mutirão de limpeza nos bairros Muriti e Grangeiro

A limpeza do município do Crato segue de forma intensa, com planejamentos mensais abrangendo todos os bairros. O intuito da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos é manter a cidade limpa e organizada. Nesta semana, os mutirões de limpeza atuaram nos bairros Muriti e Grangeiro.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, todas as ruas dos bairros estão no planejamento. "Nosso objetivo é deixar a cidade limpa do jeito que a população aspira. Esse é o foco dos mutirões. Todas as ruas e bairros do Crato estão incluídos no planejamento", explica.

#Administração 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura do Crato realiza podas emergenciais nos canteiros do Centro

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início, nesta segunda-feira, 25, às podas dos jardins da rua Dr. João Pessoa, no Centro da cidade. A chuva na madrugada do último domingo (24), causou alguns danos aos ipês de jardim que arborizam a avenida.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, o paisagismo tem merecido uma atenção especial da administração, nas praças e equipamentos públicos. "A poda, além de ser importante para a segurança da planta, também nos ajuda a deixar a via mais iluminada, no horário noturno", afirma.

A ação de poda e jardinagem é contínua, como forma de manter a cidade bonita e atrativa para os munícipes e visitantes.

#MeioAmbiente 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Av. Perimetral Dom Francisco e Centro do Crato recebem mutirão de limpeza

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem feito um trabalho intensivo para manter a cidade limpa e organizada. Nesta semana, o mutirão de limpeza foi feito na Av. Perimetral Dom Francisco, o local também já recebeu a revitalização da pintura de meios-fios e postes.

O Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, informa que nesta sexta-feira, 15, o Centro da cidade também receberá os serviços de limpeza intensiva no horário noturno. "A estratégia é aproveitar o período menos movimentado da cidade para realizar a limpeza do Centro, com capinação, desobstrução de bueiros e varrição em todas as ruas do bairro", explica o secretário.

#MeioAmbiente 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Mais de 12 bairros recebem mutirões de limpeza em Crato, no mês de outubro

A qualidade de vida e saúde são dois aspectos fundamentais para o bem-estar social. Com os mutirões de Limpeza nos bairros, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, tem atuado todos os dias para manter a cidade limpa e organizada. No mês de outubro, mais de 12 bairros receberão os serviços de limpeza, capina, poda, retirada de entulho e revitalização da pintura dos meios-fios.

Vale ressaltar que a limpeza pública tem atuado com frequência nas praças e equipamentos públicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS's), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS's), entre outros. O serviço é diário e busca tornar as vias e espaços mais agradáveis e com menor incidência de vetores nocivos à saúde, como roedores e insetos.

A Programação de capinação e limpeza de outubro contempla os bairros: Centro, Mirandão e Conjunto Conviver, São Bento, Muriti I e II, São José, Barro Branco, Conjunto Monsenhor Montenegro, Conjunto Filemon Miguel Limaverde, Pimenta e Parque Grangeiro.

#MeioAmbiente 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Cemitério Nossa Senhora da Piedade recebe reforma e mutirão de limpeza

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início nesta terça-feira, 05, à reforma da capela do cemitério Nossa Senhora da Piedade. O equipamento público está recebendo uma nova pintura, troca do telhado e ordenamento das vias internas para melhor receber os visitantes.

A limpeza do cemitério municipal Nossa Senhora da Piedade, tem acontecido de forma contínua. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, até o final do mês de outubro será realizado um mutirão de limpeza com capinação, poda e desobstrução do canal de água perene, que atravessa o cemitério.

"Tudo pensado para que no dia de finados (02 de novembro) as pessoas possam visitar o equipamento e encontrá-lo bem organizado e limpo", destaca Tota.

#MeioAmbiente 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS Bairro São Miguel recebe mutirões de limpeza e podas

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou o mutirão de limpeza no bairro São Miguel. Nesta sexta-feira, 17, os jardineiros fizeram a poda das árvores da praça Antônio Leite Tavares (Pracinha São Miguel). Durante o fim de semana, a equipe de limpeza e capina iniciarão a limpeza das vias.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, a limpeza intensiva tem sido feita em todos os bairros do Crato. "Atendemos à solicitação dos munícipes, que nas vésperas dos festejos de São Miguel Arcanjo solicitaram a poda das árvores para permitir que a praça fique mais iluminada. A partir de amanhã, a equipe de limpeza estará espalhada pelo bairro, dando início ao mutirão intensivo", afirma.

Defensor da natureza

O cuidado com a natureza faz parte da rotina do aposentado, Edilson Rodrigues Batista, mais conhecido por Biriba. Nascido e criado na Av. Teodorico Teles, de frente a pracinha São Miguel, Seu Biriba mantém uma rotina de cuidados e zelo pelas árvores e jardins do local. "Cuido das plantas junto com os moradores aqui do trecho e os mototaxistas da praça. Inclusive do meu vizinho João do Crato que também já plantou umas árvores aqui comigo. Na praça já tem pé de tamarindo, azeitona, manga, mamão, goiaba e castanhola", comenta o aposentado.

Sobre a poda, Biriba ressalta sua importância para manter a praça bem iluminada, mas como defensor da natureza, reclama do período em que foi feita. "Acho importante essa ação da Prefeitura em está realizando a poda. Sabemos que setembro não é o mês mais adequado por causa do calor. Mas se faz necessário para a iluminação noturna. A iluminação é ruim por causa das plantas e se tirar as plantas fica pior por causa do calor", afirma Biriba.

www.crato.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:47:00