CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Administração 11/04/2024 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar

A Prefeitura do Crato lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Francisco Inglês, aos 85 anos. Ele faleceu nas primeiras horas desta quinta-feira,11, em sua residência. Bastante popular na cidade do Crato, seu inglês foi proprietário da oficina que levava o seu nome, e que se destacava pelos competentes serviços à sociedade cratense.

Também atuou em outros ramos, como radialista e diretor da São Francisco FM, onde apresentou programa matinal, além de ser um membro ativo da comunidade religiosa que fazia parte, na igreja São Francisco, no Bairro Pinto Madeira. Durante as procissões, ele tinha uma participação na preparação dos carros que transportavam a imagem do santo.

A gestão municipal transmite votos de solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de despedida e a toda comunidade do bairro Pinto Madeira, onde ele viveu com a sua família a maior parte da sua vida. O velório está sendo realizado no Anjo da Guarda, situado à Rua Nelson Alencar, 748, no Crato. A família informou que a Missa em memória de Francisco Inglês ocorrerá amanhã, às 9h, seguida do sepultamento no Anjo da Guarda Barro Branco.

#Administração 11/09/2023 CHEFIA DE GABINETE Ação movida pela Prefeitura do Crato impede aumento da taxa de esgotamento, através de liminar

Foi decidido por meio de liminar, pelo Juizado da 1ª Vara Cível do Crato, a suspensão dos efeitos da resolução nº 28/2023 da ARIS, que reajustava em 12,29% o esgoto do Crato. O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, determinou à Procuradoria Geral do Município ingressar judicialmente contra o reajuste tarifário no esgotamento sanitário, que era superior à inflação, além de não respeitar o devido processo de análise do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social - CONREG.

O Prefeito destacou a decisão neste domingo. Ele afirma que o saneamento está acontecendo por força do marco regulatório, aprovado pelo governo federal anterior, que obrigou os prefeitos de todo o Brasil a aderir a essa política pública, sob pena de deixar de receber recursos.

"Paralelo a essa situação, existe a preocupação ambiental de não deixar que o esgoto contamine os poços de água potável que nos abastece", afirma. O prefeito ainda ressalta que embora seja sabedor dessas situações, "não hesitarei em combater quaisquer eventuais abusos ou injustiças que sejam praticadas por qualquer empresa ou instituição durante esse processo", completa.

<iframe width="100%" height="300" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1613615937&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true"></iframe><div style="font-: 10px; #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=" #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/acao-movida-pela-prefeitura-do-crato-impede-aumento-da-taxa-de-esgotamento-atraves-de-liminar" title="Ação Movida Pela Prefeitura Do Crato Impede Aumento Da Taxa De Esgotamento, Através De Liminar" target="_blank" style=" #cccccc; text-decoration: none;">Ação Movida Pela Prefeitura Do Crato Impede Aumento Da Taxa De Esgotamento, Através De Liminar</a></div>

#Administração 06/09/2023 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato terá ponto facultativo na próxima sexta-feira, 8

A Prefeitura Municipal do Crato informa ponto facultativo nos seus diversos órgãos, na próxima sexta-feira, dia 8 de setembro de 2023, conforme Decreto N° 82/2023 - GP, em virtude da interrupção das atividades normais, no dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência.

Excetuam-se do ponto facultativo os servidores públicos municipais lotados em serviços essenciais, tais como o fornecimento regular de água, atendimento médico-hospitalar de urgência, Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Civil Metropolitana e os demais serviços assim considerados.

#Administração 25/06/2023 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta com profundo pesar, o falecimento da ex-primeira-dama do Crato, D. Tereza Dilma Silva Brito, esposa de Antônio Primo de Brito, ex-prefeito.

A Prefeitura envia votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de despedida.

#Administração 13/05/2023 CHEFIA DE GABINETE Presidente Lula inaugura CEI Alto da Penha em Crato e assina Pacto pela Retomada de Obras da Educação

Com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 12, em Crato, o Centro de Educação infantil - CEI Moacir Soares de Siqueira, no bairro Alto da Penha, num investimento de mais de R$ 2 milhões, através do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Crato. O equipamento representa mais uma conquista na valorização da educação infantil e é a quarta creche entregue no Município, possibilitando melhores condições de aprendizado para as crianças da comunidade.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, recepcionou o presidente, juntamente com o vice-prefeito, André Barreto, e a Secretária de Educação, Germana Brito. A solenidade contou também com o Governador do Estado, Elmano de Freitas, o Ministro da Educação, Camilo Santana, a primeira-dama do País, Janja da Silva, e autoridades locais e regionais.

O CEI Moacir Soares de Siqueira é o 120º implantado e equipado pelo Governo do Ceará e vai atender 250 crianças, do berçário ao infantil V. Com 631,56 m² de área construída, o espaço conta com recepção, salas de direção, coordenação e de informática, quatro salas de atividades e parque infantil à criançada; banheiros masculino e feminino, além de dormitório, berçário/lactário; fraldário e banheiros infantil com trocador e para pessoas com necessidades especiais.

Lula percorreu a creche e elogiou o novo equipamento, destacando a qualidade do Centro de Educação Infantil que foi entregue oficialmente, com o descerramento da placa inaugural. O Prefeito do Crato, Zé Ailton, ressaltou o empenho que a administração vem tendo no fortalecimento da educação, e principalmente na entrega de escolas que receberam reforma ou mesmo a construção de novas creches, num compromisso da gestão com diversas comunidades do Município.

Assinatura do Pacto

Diante de uma multidão que se reuniu na noite desta sexta-feira, 12, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, destacou a entrega de quatro creches somente em 2023 no Crato, uma com recursos próprios, uma em parceria com o Governo Federal e duas em parceria com o Governo do Estado. "Em breve estaremos entregando mais uma creche com recursos do Governo Federal, finalizada pelo Município, com capacidade para 300 crianças, na Vila Lobo", disse.

O Presidente Lula destacou a relevância da educação e os novos investimentos que serão feitos, com a retomada das obras paralisadas desde o governo anterior. Para isso, foi assinado o Pacto, que passará pela aprovação do Congresso Nacional para ser viabilizado, com 243 obras a serem retomadas somente no Ceará e cerca de 4 mil em todo o País.

#Administração 08/05/2023 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta, com profundo pesar, o falecimento do músico Hugo Linard, um dos profissionais mais conceituados e queridos da região e do Estado. Ele faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 76 anos, e era natural de Santana do Cariri, mas escolheu o Crato como morada, onde constituiu família. Era pai de quatro filhos: Leninha, Hugo, Renata e Emanoel.

Hugo Lidard foi professor do Colégio Diocesano, Diretor Técnico da SAAEC e um defensor e apaixonado pelas belezas naturais da Chapada do Araripe.

A Prefeitura Municipal envia votos de solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de despedida desse grande artista.

#Administração 05/04/2023 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 06

A Prefeitura Municipal do Crato decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, que antecede a Sexta-feira Santa, feriado em todo o Brasil, seguindo as tradições religiosas alusivas à Semana Santa. Os serviços essenciais serão preservados durante o período.

#Administração 16/03/2023 CHEFIA DE GABINETE Prefeito do Crato cumpre agenda em ministérios e na articulação com parlamentares, em Brasília

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, se encontra em Brasília, onde vem realizando diversas visitas e articulações com órgãos federais e parlamentares, no intuito de dar encaminhamento a diversos projetos para a cidade do Crato. Ontem, o prefeito esteve com o Senador Cid Gomes, em seu gabinete, para tratar sobre encaminhamentos de projetos e novos investimentos para infraestrutura. Na ocasião, ele foi acompanhado do vereador Matheus Leite. São projetos que vão desde a área da saúde, infraestrutura, educação, entre outras.

Nesta quarta-feira, 15, juntamente com o vereador Matheus Leite, o prefeito esteve no Ministério da Saúde, para tratar com equipe técnica sobre o Centro de Especialidades da Mulher, CAPS Infantil e o aumento do número de agentes comunitários de saúde para áreas desassistidas do Município. Também esteve, juntamente com o deputado André Figueiredo e Matheus Leite, no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com o ministro Waldez Goes.

Somando-se aos esforços do Governo Estadual, o chefe do Executivo também esteve debatendo a questão do Canal do Rio Grangeiro, com a finalidade de empreender recursos para essa obra histórica no Crato.

#Administração 13/03/2023 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato decreta Luto de três dias pelo falecimento do Ex-prefeito, Humberto Macário

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta, com profundo pesar, o falecimento do médico e ex-prefeito deste Município, Humberto Macário de Brito. Dr. Humberto faleceu na madrugada desta segunda-feira, 13 de março. A Prefeitura decreta luto oficial de três dias, a contar desta data, pelo falecimento do ex-prefeito e envia votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

Natural de Campos Sales, formou-se em 1958, pela Faculdade de Medicina da Bahia, obtendo o primeiro lugar. Após formado, retorna ao Crato onde iniciou suas atividades médicas, como clínico e cirurgião do Hospital São Francisco de Assis, voltando-se, principalmente, ao atendimento das camadas mais carentes da população. Por este trabalho aos mais necessitados, logo ganhou a fama de Médico Humanitário.

Foi professor da Faculdade de Filosofia do Crato, tendo contribuindo para a formação de centenas de jovens cratenses, participando e ministrando, inclusive, vários seminários e eventos educativos na área. Ainda como médico, em 1974, fundou o Hospital Regional Manuel, de Abreu, na cidade do Crato, atualmente Centro Cultural do Cariri.

Elegeu-se Prefeito Municipal do Crato, aos 36 anos de idade, exercendo seu mandato entre os anos de 1967 a 1970. Nas eleições de 1976, ao lado do Capitão Ariovaldo Carvalho, foi eleito vice-prefeito. Em 1978, foi convidado pelo Governador Virgílio Távora para ocupar a pasta de Secretário da Saúde do Estado do Ceará. Em 1983, assumiu a Superintendência do Desenvolvimento do Ceará -SUDEC. Em 1986, foi eleito Deputado Estadual, pelo PMDB, sendo o 6º mais votado no Ceará.

Casou-se com Noemi Arraes e Silva Macário de Brito, com quem teve três filhos: Ana Carolina, Humberto Filho e George Macário. Avô de Luana Siebra Macário, Jéssica Siebra Macário, Pedro Ernani S. Macário de Brito e de Artur Vieira Macário de Brito (Filhos de George). Em 1998, retornou de definitivamente ao Crato, voltando à sua atividade de médico humanitário, até deixar seu consultório em 2006.

#Administração 20/01/2023 CHEFIA DE GABINETE Prefeito do Crato transmite oficialmente cargo ao vice André Barreto, pelos próximos 11 dias

Realizada no final da tarde desta quinta-feira, 19, a transmissão oficial de cargo do Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil, para o Vice-Prefeito, André Barreto Esmeraldo, que assume a administração municipal pelos próximos 11 dias.

O período será 20 de janeiro ao dia 30 do mesmo mês, em função de férias regulares do prefeito Zé Ailton. A transmissão foi realizada no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal Alexandre Arraes, com a presença de secretários Municipais e Assessores.

#Administração 29/12/2022 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato dará ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 30

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 30, em virtude das festividades dos últimos dias do ano. O decreto considera o feriado nacional do dia 1º de janeiro, em face da celebração do dia da Confraternização Universal; além do dia anterior ao aludido feriado ser um sábado, dia não útil, sem expediente administrativo. O decreto ainda destaca a véspera do réveillon, em que muitas pessoas costumam viajar para se confraternizarem com familiares e amigos.

Diante disso e com a necessidade de disciplinar o funcionamento dos órgãos da Administração Pública Municipal no último dia útil do ano, manter o princípio da economicidade, no qual a administração objetiva com a presente medida reduzir gastos inerentes à atividade administrativa, haverá o funcionamento facultativo das repartições públicas municipais. Serão mantidos os serviços essenciais tais como o fornecimento regular de água, o atendimento médico-hospitalar de urgência, o Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, a Guarda Civil Metropolitana, e, os demais serviços assim considerados.

#Administração 03/11/2022 CHEFIA DE GABINETE Servidor Destaque do Crato: primeiro turno da votação será nesta sexta, 4

A Prefeitura Municipal do Crato realiza nesta sexta-feira, 4, o primeiro turno da eleição para escolha do Servidor Destaque da Administração Pública Municipal. Os locais de votação para facilitar o acesso dos servidores acontece na zona rural (das 8h às 13h) e na zona urbana (das 8h às 17h).

Veja quais os locais onde você poderá votar nesta sexta e os critérios principais para eleger o Servidor Destaque 2022, disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e no site.

O segundo turno da votação para a escolha do Servidor Destaque acontece no próximo dia 10, em que estarão disponíveis 3 nomes escolhidos nesta sexta-feira, e de onde sairá o nome vencedor do ano de 2022.

Como escolher o servidor destaque:

Conforme estabelece a lei municipal que institui a premiação para o vencedor do Servidor Destaque, poderão ser indicados ao Prêmio os servidores Públicos que se encontrem em efetivo exercício e que exerçam o cargo de maneira digna e com dedicação ao serviço público especialmente quanto a:

I - Ética; II - Espírito público; III - Pontualidade e assiduidade; IV - Eficiência e Criatividade; V - Proatividade; VI - Urbanidade; VII - Espírito associativo; e VIII - Atendimento humanizado.

#Administração 09/10/2022 CHEFIA DE GABINETE Nota de Pesar

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação, lamenta com profundo pesar, o falecimento da Professora e psicopedagoga, Luciana Barros Peixoto, servidora temporária do município. Luciana também atuou na área de inclusão e diversidade. Ela chegou a se afastar recentemente para tratamento de saúde, vindo a falecer de um câncer.

A Prefeitura, através de todos que fazem a Educação e a municipalidade, enviam votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos. Que a professora Luciana siga na luz da eternidade a sua caminhada.

#Administração 16/06/2022 CHEFIA DE GABINETE Nota Prefeitura Municipal do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato informa que, em virtude das festividades de abertura da Semana do Município, não haverá ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira, 17. Ao mesmo tempo informa que ocorrerão dois feriados em menos de sete dias, destacando a importância desse momento das comemorações dos 258 anos do Crato, com programação que se estende de 17 a 21 de junho

#Administração 14/06/2022 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento da senhora Maria do Ceo Vilar de Alencar Araripe, ex-primeira-dama do Crato, viúva do ex-prefeito Ossian Araripe, e mãe do ex-prefeito, Samuel Araripe.

A administração municipal do Crato envia votos de solidariedade e pesar aos parentes e amigos nesse momento de despedida.

#Administração 06/06/2022 CHEFIA DE GABINETE Câmara do Crato retoma sessão presencial

Em sessão solene, a gestão municipal participou nesta segunda-feira (6), da retomada das atividades do legislativo Cratense. Após realizar as sessões por videoconferência, devido à pandemia do coronavírus, a Câmara de Vereadores volta a ter encontro presencial em sua sede, no plenário Paulo Bezerra. A diminuição do número de casos na região permite esta flexibilização.

O presidente da Câmara, Florisval Coriolano, abriu a sessão destacando a importância da retomada nesse momento, em que o município vem ganhando várias conquistas, tanto através do Governo do Estado como por meio da gestão municipal.

O prefeito Zé Ailton Brasil compôs a mesa diretora e ressaltou, em seu pronunciamento, o compromisso e o empenho dos vereadores em atender a população, mesmo diante de uma situação crítica como a pandemia. "Estamos vivendo mais um momento histórico com essa retomada. A câmara com muita segurança e responsabilidade manteve o compromisso de levar o debate com a sociedade para cumprir a missão de buscar soluções para as demandas da população", frisa o prefeito.

A sessão que marca um importante momento com o retorno presencial das atividades, contou com a presença de servidores municipais, secretários e populares.

O Prefeito destacou o compromisso da sua gestão em tratar questões importantes para o Município como a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, um sonho antigo da população; o investimento na educação e obras de infraestrutura que vem proporcionando melhorias para a população Cratense.

#Festa 26/05/2022 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato lança enquete para escolha de atração para os 258 anos da cidade

A Prefeitura Municipal do Crato está realizando enquete para escolha das atrações do FestCrato 2022. Vote e escolha a sua atração favorita, para comemorar os 258 anos do Município, no dia 21 de Junho e aguarde a programação das comemorações em breve, para festejar o aniversário da nossa cidade.

Entre as atrações a serem escolhidas pela população, estão os cantores João Gomes, Jonas Esticado, Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon , Tropikália , Fábio Carneirinho , Dorgival Dantas , Zé Cantor e Solteirões do Forró , Waldonys , Barões da Pisadinha , Léo Magalhães e Leonardo de Luna, entre outros. Acesse através do link e vote: <a href="https://mail.crato.ce.gov.br/_site/enquete/">https://mail.crato.ce.gov.br/_site/enquete/</a>

#Administração 03/05/2022 CHEFIA DE GABINETE Nota de Pesar

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta, com profundo pesar, o falecimento do esportista cratense e ex-atleta, Luiz Barreto Tavares, ocorrido nesta terça-feira, 3 de maio. Importante destacar a sua contribuição para o esporte amador na cidade do Crato e também a atuação nas equipes amadoras do Crato e seleção cratense, equipes profissionais, Guarany Juazeiro, SEP de Picos e Comercial de Campo Maior. Lula também jogou no Barbalha Futebol Clube.

A Prefeitura do Crato envia votos de pesar e solidariedade aos que fazem o esporte cratense e do Cariri, familiares e amigos.

#Administração 03/05/2022 CHEFIA DE GABINETE Nota de Pesar

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do cratense, Humberto Esmeraldo Barreto, profissional que teve atuação dedicada em órgãos do Governo como a Caixa Econômica Federal, onde foi diretor no Rio de Janeiro, além de ser bacharel em Ciências Jurídicas, e é tio do vice-prefeito do Município, André Barreto.

A municipalidade, em nome do Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil, envia votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Humberto Barreto.

#Administração 26/04/2022 CHEFIA DE GABINETE Crato realiza fórum para a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR

A Prefeitura do Crato, por meio da Assessoria Especial de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, promoveu na terça-feira, 26, no auditório do Geopark Araripe, o I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial: Construindo um Crato sem Racismo, que teve como objetivo a eleição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR, biênio 2022-2024.

Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação de Técnica, que tem como objetivo a cooperação e o assessoramento técnico da SPS, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do município do Crato, para a realização de ações e o consequente alcance dos requisitos necessários para certificação do Município com o Selo Município Sem Racismo.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou a importância em discutir a temática do racismo, e de como se deu todo o processo para a aprovação da lei 3.913/2022, que institui a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial. "Com a missão que a gente pudesse se aproximar muito mais dessa população, ter uma discussão mais ampla, e acima de tudo uma conscientização para com essa temática", disse.

"Nós estamos dando os primeiros passos. Esse Fórum tem como objetivo maior a eleição do conselho, que é outra etapa importante para que a sociedade possa contribuir para a construção e efetivação dessa política no nosso município", frisou o vice-prefeito André Barreto, durante a sua fala no evento.

A Coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado, Mártir Silva, parabenizou o município do Crato pela iniciativa de ser protagonista na assinatura do Termo de Cooperação de Técnica. "É muito significativo que o Crato tenha assumido esse compromisso, de receber o Selo Município sem Racismo", disse.

Após instalada a assembleia para a eleição do referido conselho, foi realizada a eleição para os sete segmentos da sociedade civil. O COMPIR será formado por 14 membros, sendo sete do Poder Público e sete da sociedade civil, onde cada um terá um suplente.

O Fórum contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e da Escola de Gestão Pública do Crato. É o Crato no enfrentamento do racismo e na promoção da igualdade racial.

Também estiveram presentes no fórum, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, a Assessora Municipal de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Otonite Cortez, a Diretora Executiva da Escola de Gestão Pública do Crato, Águeda Duarte, a representante da população e das mulheres negras, Janaína Leite, a representante dos povos de terreiro, Yáskara Rodrigues, Grunec, Terreiro das Pretas, o vereador Pedron Lobo, secretários municipais e sociedade civil. E contou ainda com a apresentação do Maracatu Uinuerê, do Sítio Carrapato.

#Administração 09/03/2022 CHEFIA DE GABINETE Crato homenageia mulheres com a Medalha Madre Esmeraldo

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Crato realizou na manhã de terça-feira, 08, a segunda edição da Medalha Madre Esmeraldo. Nesta edição, foram agraciadas as mulheres Maria Nereide Maciel de Amorim, Meireane Aragão Esmeraldo e Maria do Socorro Brito Ferreira, esta última, na ocasião, sendo representada por Adriana Raquel Alves.

A Medalha Madre Esmeraldo é outorgada às mulheres que contribuem para uma cidade mais justa, igualitária, e que têm grandes serviços prestados ao nosso município.

Na ocasião, a primeira-dama do Crato, Aldalice Pinheiro, parabenizou as agraciadas pela homenagem, e destacou a importância do momento. "Hoje é um dia de graça, de glória", disse.

No ato representando a família da Madre Esmeralda, Moema Couto, relatou um pouco sobre a simplicidade com a qual vivia a religiosa. "Aquela pessoa que sempre fez por todo mundo. Essa homenagem é mais do que justa, e que esse exemplo seja seguido, que se perpetue", frisou.

"Essas três mulheres são sim exemplos de força e dedicação. E hoje, temos orgulho de homenagear essas mulheres que têm o seu pensamento em prol do próximo", destacou o prefeito Zé Ailton Brasil.

Em nome das agraciadas, Meiriane Aragão agradeceu a homenagem relatando o aprendizado que Madre Esmeraldo deixou. "Quero agradecer a todos pela lembrança, pela dedicação e pela homenagem. E viva a mulher".

A homenagem contou também com a presença do vice-prefeito André Barreto, de secretários municipais, da Coordenadora da Casa da Mulher Cearense no Cariri, Mara Guedes, e dos vereadores Mariângela Bandeira, Lurdes de Carlim e Dudé Morais.

#Administração 08/02/2022 CHEFIA DE GABINETE Secretaria de Serviços Públicos realiza estudo para otimizar coleta de resíduos no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está realizando estudo para implementação de projetos para fortalecer a execução dos serviços de limpeza pública. Nesta terça-feira, 08, o Prefeito Zé Ailton Brasil e o Secretário de Serviços Públicos, Tota Lobo, discutiram projetos para a coleta de resíduos do município.

O município do Crato está atuando na frente de limpeza com oito caminhões coletores, realizando a coleta de aproximadamente 3.500 toneladas de lixo mensalmente, conforme informações técnicas da pasta de Serviços Públicos. Serão realizados estudos para identificar alternativas que venham fortalecer a coleta e ampliar os serviços de limpeza e capinação.

De acordo com o Secretário Tota Lobo, o objetivo da Prefeitura Municipal do Crato é garantir mais comodidade e facilitar a coleta. O estudo leva em consideração as três modalidades de resíduos, os sólidos domiciliares e comerciais, os resíduos provenientes da poda de árvores, áreas verdes e focos de lixo urbano, e os materiais recicláveis.

#Administração 27/01/2022 CHEFIA DE GABINETE Crato participa de reunião da Aprece com Prefeitos e Secretários para debater novo reajuste do piso do magistério

Com a finalidade de debater o nivelamento de informações sobre o reajuste do piso do magistério, pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), foi realizada na tarde desta quinta-feira, 27, reunião virtual com a presença de prefeitos municipais e secretários de educação, no intuito de buscar alternativas dentro da gestão municipal de como atuar sob a nova perspectiva de aumento pelo Governo Federal.

O vice-prefeito, André Barreto, e a Secretária de Educação, Germana Brito, além do procurador Renan Xenofonte, estiveram participando do momento de diálogo com os prefeitos.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Aprece, Prefeito Zé Helder, que destacou o momento de dificuldade que passam os municípios. Ele destacou a importância de haver outro momento de debate a partir das definições do novo piso, que atinge percentuais de pouco mais de 33%.

#Administração 23/01/2022 CHEFIA DE GABINETE Crato lança nota de pesar pelo falecimento do empresário João Vieira

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do empresário, senhor João Vieira Silva, proprietário da Improcil Importadora de Produtos Cirúrgicos LTDA., na cidade do Crato. Há décadas atuando no comércio de produtos médicos e cirúrgicos, o empresário tem destacada atuação em prol do desenvolvimento desse segmento econômico na cidade do Crato.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, em nome de todos que fazem parte da administração municipal, envia votos de pesar e solidariedade aos familiares, amigos e todos que fazem parte desse empreendimento comercial no Município.

#Administração 21/01/2022 CHEFIA DE GABINETE Presidente do TRT da 7ª Região se reúne com Prefeito Zé Ailton e destaca equilíbrio da gestão cratense

A Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, desembargadora do trabalho, Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, esteve na tarde desta quinta-feira, 20, visitando o prefeito Zé Ailton Brasil. O encontro ocorreu na prefeitura do Crato,

Na ocasião, a desembargadora esteve acompanhada da sua equipe, e destacou esse momento de aproximação maior com os poderes públicos municipais.

Segundo dra. Gláucia, a Prefeitura do Crato com todos os dados que tem apresentado em relação à organização financeira, crescimento da cidade nos seus diversos setores, tem refletido de forma positiva, dentro de uma gestão harmônica. Um dos exemplos desse importante trabalho que ela ressaltou foi o pagamento dos precatórios, quando muitos municípios ainda não cumpriram, como também apresenta um quadro equilibrado no que diz respeito à dívidas públicas.

A recepção à desembargadora foi feita, além do Prefeito, pelo Vice-Prefeito, André Barreto, pelo Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil, o Procurador Geral do Município, Renan Xenofonte, a Procuradora Adjunta, Marina Xenofonte. O Prefeito Zé Ailton destacou todo o trabalho que tem desenvolvido com rigor, para que o município possa ter condições de atuar de forma equilibrada e cumprir rigorosamente com os seus compromissos, inclusive com os servidores.

O Vice-Prefeito, André Barreto, destacou projetos importantes da gestão, além de agradecer todo o reconhecimento, lembrando recentemente do realizado ao prefeito Zé Ailton, com a Comenda da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, no "Grau de Comendador", pelo TRT da 7ª Região, entregue em dezembro durante solenidade em Fortaleza.

O Prefeito ainda lembrou de projetos estruturantes importantes no Crato, além do que estará voltado à universalização do saneamento, com leilão para acontecer no próximo dia 11 de fevereiro, em São Paulo, beneficiando o Crato, como uma das primeiras cidades do interior do Brasil, com o projeto de esgotamento num contexto de universalização. Serão investidos cerca de R$ 240 milhões no município. Outro, com projeto já em fase de elaboração, e apoio do Governo do Estado, será para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, possibilitando mais segurança, e minimizando os riscos relacionados à enchentes na cidade.

Nesta sexta-feira, 21, o prefeito Zé Ailton estará participando da solenidade de inauguração da primeira Usina Fotovoltaica da Justiça do Trabalho no Ceará, instalada no Fórum Desembargador do Trabalho Paulo da Silva Porto, em Juazeiro Norte.

#Administração 12/01/2022 CHEFIA DE GABINETE Novo bispo do Crato nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 12

Nomeado pelo Papa Francisco o novo bispo da Diocese do Crato, dom Magnus Henrique Lopes. Ele foi transferido da Diocese de Salgueiro, no Estado do Pernambuco. O bispado do Crato está vacante desde a nomeação de dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão, contando atualmente como administrador diocesano o Padre José Vicente.

Nascido em Assu - RN a 31 de julho de 1965, aos 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 21 de fevereiro de 1986 na etapa do Postulantado e fez seu noviciado de 05 de janeiro de 1988 a 06 de janeiro de 1989, quando emitiu a sua primeira profissão religiosa. A profissão perpétua fez aos 19 de março de 1992 com 27 anos de Idade no Convento Santo Antônio, em Natal - RN. Foi ordenado diácono a 25 de março de 1996, por Dom Antonio Soares Costa na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife - PE, e ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1996 pelo mesmo bispo, na cidade de Assu. No dia 16 de junho de 2010 foi nomeado primeiro bispo da diocese de Salgueiro. Foi ordenado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal-RN, por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu,OFMCap., Arcebispo de Vitória da Conquista-BA, em 17 de setembro de 2010.

Cursou Filosofia na Faculdade Frassineti do Recife - FAFIRE, concluindo em 1992; Parapsicologia e Religião, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá-SP e pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia - CLAP, em São Paulo-SP, no ano de 1993; Teologia no Instituto Franciscano de Olinda - IFTO em 1996; Psicologia com Bacharelado, Licenciatura e Habilitação em Formação de Psicólogo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, concluído em 2001; Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar do Programa de Pós-Graduação "lato sensu" pela FAFIRE, concluído em 2007; Licença em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana - Universitá Lateranense, Roma, concluído em 2009 (Summa cumlaude) dentre outros cursos de curta duração.

Frei Magnus foi animador vocacional na Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste (2001-2007); Vice-Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil - CCB por dois mandatos (2001-2007). Até o momento de sua nomeação episcopal, exercia os ofícios de Guardião e Ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal-RN; além de ser diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.

Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 17 de setembro de 2010 na Catedral de Natal-RN, tendo sido presidida pelo Arcebispo de Vitória de Conquista-BA, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., com a presença de cerca de oito mil pessoas. Tomou posse como o primeiro bispo de Salgueiro no dia 12 de outubro de 2010 no Estádio Municipal Cornélio de Barros em Salgueiro, na mesma Celebração Eucarística em que a diocese foi instalada, sob a presidência Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri e de 28 bispos. Ademais, seu Clero Diocesano, autoridades, parlamentares, inúmeros sacerdotes advindos de outras arquidiocese e dioceses, religiosos, religiosas, seminaristas, missionários, fiéis católicos de diversas regiões do país, profissionais de imprensa e das mídias sociais, numa manifestação de Unidade e Comunhão para com o novo Bispo e a Igreja Particular de Salgueiro, participaram do evento.

#Administração 12/01/2022 CHEFIA DE GABINETE Prefeito do Crato decreta luto de 3 dias pelo falecimento de Ivan Velloso

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento do professor e ex-vereador, Ivan da Conceição Velloso. O decreto considera a trajetória de vida do professor, formado em Técnico de Administração e Pós-Graduado em Relações Humanas e Administração Pessoal na Escola de Serviços Públicos do DASP, no Rio de Janeiro, Estado de origem.

Ivan Velloso, pai do ex-vereador do Crato, Jales Velloso, foi professor do Colégio Estadual Wilson Gonçalves, além de docente, por 18 anos, da Faculdade de Ciências Econômicas do Crato. Teve atuação como presidente da Associação dos Servidores Públicos do Cariri e da Associação dos Vereadores do Estado do Ceará no Cariri.

Importante destacar a ampla atuação política na cidade do Crato, onde foi vereador por três mandatos parlamentares.

#Administração 06/01/2022 CHEFIA DE GABINETE Jornalista Antônio Vicelmo é agraciado com a Medalha do Mérito Bárbara de Alencar

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, assinou decreto municipal, nesta quinta-feira, 06, concedendo ao jornalista, radialista e escritor, Antônio Vicelmo do Nascimento, a Medalha do MéritoBárbara de Alencar, a mais alta honraria concedida pelo poder público municipal cratense, às pessoas que prestaram relevantes serviços ao Município.

Com mais de cinco décadas de atuação na imprensa, Vicelmo é também advogado e poeta, sendo um dos grandes divulgadores da cultura cratense, cearense e nordestina, destacando de forma relevante o Município do Crato, através de sua atuação como comunicador. Por mais de três décadas trabalhou como repórter do Jornal Diário do Nordeste, além de ter atuado na TV Verdes Mares, também do Sistema, tendo sido correspondente através da sucursal do jornal, instalada na rua Tristão Gonçalves, em Crato. Ele inspirou a criação do caderno Regional do DN, pela ampla valorização da cultura regional e das riquezas do Cariri. Recentemente publicou a sua biografia, com o título "E Era Só… 50 anos de jornalismo",relatando a sua trajetória profissional.

Vicelmo é também um dos jornalistas que durante todos os anos de atuação em sua trajetória profissional, deu voz aos movimentos sociais da região, além dos grupos de tradição cultural, expandido a divulgação desses grupos. O seu trabalho teve um alcance de popularidade, tornando-o por todas essas décadas um líder de audiência regional, através do rádio, com o programa Jornal do Cariri, na rádio Educadora.

O reconhecimento se dá dentro do transcurso do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, liderada pela heroína Cratense, Bárbara de Alencar,mãe da República e da Independência do Brasil. O decreto também destaca osinestimáveis e valiososserviços prestados ao povo cratense, em diferentes áreas de atuação ao

Biografia

Filho de Vicente Anselmo do Nascimento e Maria Do Carmo Simplício, Antônio Vicelmo do Nascimento nasceu em 10 de janeiro de 1942, em Brejo Santo, na região do cariri cearense. O jornalista e radialista e é casado com a bióloga Marisa Maria Rolim do Nascimento, com quem teve quatro filhos: Paulo Ernesto Arrais do Nascimento, João Ricardo Arrais, Marcos Eduardo Arrais e Pedro Henrique Arraes, falecido. Iniciou sua vida profissional como radialista na Rádio Araripe do Crato. Trabalhou na Ceará Rádio Clube, rádio Verdes Mares, TV Ceará e TV Verdes Mares. Foi editor do matutino Pré-nove e um dos fundadores do jornal Diário do Nordeste, o qual participou da cobertura de entrega dos documentos solicitando a reabilitação do Padre Cícero, no Vaticano. Atualmente trabalha na Rádio Educadora do Cariri.

#Administração 29/12/2021 CHEFIA DE GABINETE Comunicado sobre invasão de hacker ao site da Prefeitura

A Prefeitura Municipal do Crato informa que, em virtude de uma tentativa de invasão ao sistema de informações do site institucional do Município, alguns dados que estão sendo acessados pelos usuários dos serviços têm apresentado distorções. Em função dessa atividade criminosa à página eletrônica da administração municipal, todos os procedimentos judiciais e extrajudiciais cabíveis estão sendo tomados para apuração dos fatos. A Prefeitura do Crato está realizando levantamento dos possíveis danos que possam ter sido causados, para a devida correção.

#Administração 17/11/2021 CHEFIA DE GABINETE Crato participa do 35° Encontro Nacional Abrasel que acontece no Cariri

O Cariri será palco no período de 17 e 19 de novembro, do 35º Encontro Nacional da Abrasel. A entidade já definiu a programação, que vai movimentar a Região do Cariri com feira empresarial, workshops e apresentações culturais. Esta é a primeira vez que cidades do interior do Nordeste vão sediar o evento.

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SETURDES), estará com um stand no evento, coordenado pelo secretário da pasta, Ary Melo, no La Plaza Mall, em Juazeiro do Norte, das 14h às 22h desta quinta-feira.

Voltado para setor de alimentação, o encontro contará com bate-papo, palestras e oficinas, reunindo os principais nomes da culinária, abordando temas como, o futuro do delivery, open delivery, inteligência e marketing para o setor de alimentação fora do lar pós pandemia, história da cachaça e sua harmonização, entre outros.

O Encontro

A Abrasel realiza anualmente dois encontros nacionais itinerantes com o objetivo de desenvolver o setor da alimentação fora do lar, valorizando o cenário gastronômico de diferentes regiões do Brasil. O evento é voltado para empresários e profissionais do setor que estão em busca de atualização sobre o mercado e fechamentos de novos negócios.

O evento é gratuito e associados da Abrasel têm condições especiais de hospedagem. A associação também prepara, em cada edição, um roteiro especial para os visitantes que queiram conhecer os principais pontos turísticos da região escolhida.

#Administração 19/10/2021 CHEFIA DE GABINETE Projeto de regularização fundiária beneficiará mais de 6 mil donos de imóveis no Crato

A Prefeitura Municipal do Crato em parceria com o Governo do Estado do Ceará, dialoga sobre o processo de regularização de 6 mil títulos de imóveis nos bairros Seminário, Alto da Penha, Mirandão e Gisélia Pinheiro. Em reunião com o Coordenador de Regularização Fundiária Urbana, Ricardo Durval, da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, na tarde desta terça-feira, 19, o Prefeito Zé Ailton Brasil dialogou sobre a metodologia adotada para entrega dos títulos aos primeiros 1.248 proprietários do bairro Seminário.

A regularização fundiária urbana é relativamente nova no Brasil, no Estado do Ceará há poucos títulos de regularização fundiária urbana e rural. O município do Crato tem caminhado para tornar efetiva a regularização dos imóveis, ampliando e democratizando o acesso ao título. De acordo com Ricardo Durval a ação possibilitará a valorização dos imóveis dando segurança jurídica ao proprietário. "O Crato vai ser o segundo município do estado do Ceará a realizar a entrega desses títulos para os moradores. O primeiro bairro a ser contemplado será o bairro Seminário, com o total de 4 mil imóveis no geral, inicialmente faremos a entrega de 1.428", explica.

Durante o encontro, foram finalizadas algumas pendências de regularizações cartoriais, para enfim dar início à entrega das escrituras públicas. Além do Bairro Seminário, outros ainda estão em processo de regularização, como o Alto da Penha, Mirandão, Mutirão e Gisélia Pinheiro (Batateiras), que passam pelo processo de georreferenciamento e atualização de cadastro imobiliário. "Ter o papel da casa, como é popularmente chamado, traz mais dignidade e segurança para os moradores que passam de fato e de direito a ter a posse dos seus legítimos imóveis", destaca o Coordenador.

#Administração 15/10/2021 CHEFIA DE GABINETE Vice-governadora Izolda Cela é a mais nova cidadã do Crato

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na noite desta quinta-feira, 14, de solenidade de concessão do Título de Cidadão Cratense, a Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. O evento aconteceu no hotel Encosta da Serra, com a presença de autoridades cratenses e do Estado, representantes da educação, além dos vereadores.

A sessão de outorga do título foi aberta pala autora do projeto de concessão da cidadania cratense, Lourdes de Carlim, que destacou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela governadora no Crato e no Estado, sobretudo na área da educação. Além disso ressaltou a relevância da sua participação como mulher diante da representatividade e da força com que tem desempenhado o seu papel como líder política e vice-governadora pela segunda vez, no Estado do Ceará.

O vereador Luís Carlos Saraiva, na ocasião esteve representando o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano. Além dele, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Francisco do O' de Lima Júnior, a Secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, secretários municipais, representantes de entidades, entre outras autoridades.

O Prefeito Zé Ailton ressaltou a trajetória da professora Izolda Cela e seu grande trabalho em prol da educação, desde que iniciou em Sobral, estendendo para todo o Estado. "Trabalho com a garra da educação, da mulher sertaneja, que conseguiu transformar a educação do Estado em destaque nacional. A educação do Brasil deve muito mais", afirma.

Em nome de Izolda Cela, o prefeito homenageou todos os professores e professoras de escolas públicas do Estado do Ceará, pelo Dia do Professor, nesta sexta, 15. O chefe do executivo ainda agradeceu por a professora Izolda Cela se tornar, com a sua força e simplicidade, a mais nova cidadã cratense.

A Secretária de Educação, Eliana Estrela, ressaltou a simplicidade de Izolda Cela, e disse que a agraciada admira a cultura e história da cidade. "Hoje o Crato lhe abraça como filha e desejo que você possa cada vez mais se sentir à vontade aqui. Izolda é a nossa inspiração e exemplo. Estou muito feliz por estarmos fazendo esse reconhecimento à essa grande mulher", acrescentou.

O Reitor da URCA, Lima Júnior, ressaltou que homenagear alguém com um Título de Cidadão é o maior reconhecimento de um povo. "O povo do Crato sabe querer bem e abracar. O Ceará hoje ser referência em educação tem muito a ver com o seu trabalho e é uma honra poder saudar em nome da URCA, a nova cidadã cratense", disse.

A vice-governadora, Izolda Cela, saudou a todos, agradeceu à Câmara e aos vereadores por conceder o que ela denominou como honroso título, ofertado pela Casa Legislativa. No seu discurso, ressaltou o trabalho da gestão municipal e desejou mais prosperidade. Além disso, salientou a sua ligação com o Crato e a identificação com a história e a cultura do lugar.

Ela destacou o reconhecimento também relacionado ao seu trabalho na educação. "É um título que recebo, mas tenho que fazer a referência de pessoas que desenvolvem um trabalho, um engajamento, um compromisso com o outro", disse.

#Administração 08/10/2021 CHEFIA DE GABINETE Ministra Damares participa de audiência sobre casa de acolhimento, em Crato

Com o objetivo em dialogar sobre as formas de assistência às vítimas e as estratégias de fiscalização, com relação ao fechamento do abrigo particular para mulheres com transtornos mentais, Casa de Acolhimento Feminino Água Viva, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal, realizou na tarde desta quinta-feira, 07, no auditório do Geopark Araripe, audiência interinstitucional com autores locais e estaduais.

Na ocasião, a titular do referido Ministério, Damares Alves, agradeceu a presença das autoridades, onde ressaltou a importância para que sejam discutidas medidas pertinentes ao assunto, e que o momento foi para se ter um diálogo, um encontro de escuta, e a partir daí, traçar medidas. "A transversalidade desse trabalho é muito importante para a construção e o planejamento de políticas que sejam assertivas", disse.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton Brasil destacou que a audiência é um momento onde as problemáticas precisam ser discutidas abertamente, com paciência, serenidade e tranquilidade. "Agradeço à comitiva do Governo Federal em poder participar de um momento tão importante para essa discussão. Precisamos garantir a proteção e os direitos de cada cidadão cratense. O caminho é esse, que é a união de forças", frisou.

Para os encaminhamentos, a ministra Damares ofereceu a parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio das Secretarias vinculadas à pasta, para trazer ao município programas voltados para a defesa da mulher e dos direitos humanos.

A audiência contou ainda com a presença da Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto; da Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, do Coordenador de Atendimento a Violações de Direitos Humanos, Vandervaldo Lima; dos deputados federais Onessio José da Silva, Celina Leão e Dr. Jaziel; do Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Miguel Oliveira; do Coordenador-Geral de Combate à Tortura e Violência Institucional, João André Alves; do Coordenador de Atendimento a Violações de Direitos Humanos, Vandervaldo Gonçalves; e do Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Naum de Mesquita.

Também estavam presentes o Vice-prefeito André Barreto; as secretárias de Desenvolvimento Social e de Saúde, Ticiana Cândido e Marina Feitosa, respectivamente; os secretários adjuntos de Desenvolvimento Social e de Saúde, Hermínio Brasil e Milenna Alencar, respectivamente; o Chefe adjunto do Gabinete, Rondilene Brasil; a Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher do Crato, Kamila Brito; e representantes do CRM; CREAS; Ministério Público; Defensoria Pública; OAB; e CAPS.

A Prefeitura do Crato, através de suas respectivas pastas, por determinação do Prefeito Zé Ailton Brasil, desde o primeiro momento da denúncia do caso da Casa de Acolhimento, passou a acompanhar às vítimas. Foram encontradas no espaço 34 mulheres em situação de cárcere privado, que foram conduzidas para clínica de tratamento em Juazeiro do Norte e outra parte retornou para suas famílias.

#Administração 06/10/2021 CHEFIA DE GABINETE Crato é a 1ª cidade do Estado e a 2ª do Nordeste mais bem avaliada em ranking de eficiências em gestão pública

A Prefeitura Municipal do Crato se destaca pelos Índice de Governança Municipal (IGM) pela qualidade de gestão, conforme avaliação do Ranking Sudene IGM / CFA 2020, fruto da parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Conselho Federal de Administração (CFA). Nos municípios acima de 100 mil habitantes, o Crato obteve o 1º lugar no Ceará e o 2º lugar no Nordeste. A premiação foi entregue ao Prefeito municipal, Zé Ailton Brasil.

Qualidade da gestão municipal

O trabalho apresenta um diagnóstico sobre o desempenho dos gestores municipais, consolidando uma métrica de governança pública construída a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Um dos grandes desafios da atual gestão municipal foi organizar a máquina pública, seguindo de forma estratégica e planejada a gestão.

O Prefeito Zé Ailton Brasil destaca sobretudo o equilíbrio fiscal que o município vem mantendo ao longo dos últimos anos, para realizar novos investimentos para o desenvolvimento da cidade. Na última semana, o resultado desse trabalho mereceu destaque por parte do Governador do Estado, Camilo Santana, durante oficialização da nova Fábrica de Calçados Grendene, em Crato, com investimentos de cerca de R$ 30 milhões.

Segundo o Governador, hoje o Crato é um dos que mais faz investimentos públicos no Estado. Ele destaca todo o trabalho de organização que foi feito nos primeiros anos da gestão do atual prefeito no Município. "É um dos municípios que mais investem percentualmente à sua receita", afirma. Para obter mais informações sobre a premiação, só acessar o link: <a href="https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/projetos-e-iniciativas/ranking-igm-2020">https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/projetos-e-iniciativas/ranking-igm-2020</a>

#Administração 19/07/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento de ex-alunos do Município do Crato

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação, lamenta, com profundo pesar, o falecimento dos jovens, que pertenceram a Rede Municipal de Educação, da Escola Paulo Limaverde, José Eduardo, do Sítio Valentim, e Jefferson Gonçalves, do Sitio Cruzeiro. Os alunos faleceram vítimas de acidente, perdendo suas vidas de forma prematura.

A gestão lamenta com profundo pesar e envia votos de solidariedade aos familiares e amigos.

#Educação 12/07/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento da servidora Maria do Socorro

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação, comunica com profundo pesar, o falecimento da professora, Maria do Socorro Pereira Anastácio, servidora municipal desde 1995.

Todos os que fazem a gestão se solidarizam nesse momento com a família e enviam votos de pesar.

#Administração 10/07/2021 CHEFIA DE GABINETE Instalado gabinete do Vice-Prefeito do Crato

Realizada no final da noite desta sexta-feira, 9, a instalação do Gabinete do Vice-Prefeito do Crato, André Barreto, em solenidade com a presença do Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil.

O evento aconteceu com a presença de Secretários Municipais, legislativo representado pelo vereador Alex Saraiva e alguns convidados. O gabinete funcionará na sede da Prefeitura Municipal do Crato.

O cerimonialista Huberto Cabral fez a abertura, ressaltando a importância de ampliar o atendimento à população. Parabenizou o Crato, que pela primeira vez, instala um gabinete voltado para o atendimento do Vice-Prefeito.

André Barreto agradeceu a todas as pessoas que apoiaram nesse momento a montagem do gabinete, além dos secretários presentes. A partir de segunda-feira, o local estará de portas abertas para atender a todos.

Segundo ele, a nova estrutura foi pensada para ajudar a gestão, e a determinação de que forma serão desenvolvidos os trabalhos é do prefeito, "e com isso termos a oportunidade de conversar sempre com os secretários e apoiarmos e darmos uma contribuição nos trabalhos". O Gabinete terá a coordenação de Arlene Sampaio, que esteve à frente da Coordenação da Vigilância à Saúde do Crato. "Minha gratidão a todos e estamos aqui para servir, acima de tudo, e somar nessa grande missão", disse.

O Prefeito do Crato destacou a alegria de dividir a administração do Município com André Barreto. Ele ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe e o respeito que sempre esteve entre ambos, para desenvolver a boa parceria, o que ajuda o Prefeito a administrar. "Agradeço ao André pelo trabalho que estamos desenvolvendo em prol do Crato, que tem um crescimento nítido ao longo dos últimos anos" , disse.

Ele ainda agradeceu a toda a equipe administrativa, que tem feito a diferença nos últimos anos.

#Administração 22/06/2021 CHEFIA DE GABINETE NOTA DE PESAR

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, comunica com o mais profundo pesar, o falecimento de Tânia Rejane Pereira Alves, servidora da Secretaria de Cultura.

Todos os que fazem a gestão se solidarizam nesse momento como a família e envia votos de pesar

#Administração 21/06/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento da servidora Tania Rejane Pereira Alves

O prefeito Zé Ailton Brasil e o secretário municipal de Cultura, Amadeu de Freitas lamentam profundamente o falecimento da servidora Tania Rejane Pereira Alves que por muitos anos desenvolveu um excelente trabalho na Biblioteca Municipal do Crato.

Á família e aos amigos, nossa prece e nosso pesar.

#Administração 25/05/2021 CHEFIA DE GABINETE COMARES discute criação das Centrais Municipais de Resíduos

Os membros do Consórcio de Municípios para a Construção de Aterro Sanitário do Cariri (COMARES), que inclui dez municípios da região, se reuniram com o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Arthur Bruno. A reunião foi focada no planejamento para execução de obras das Centrais Municipais de Resíduos - CMRs, que cada Município Consorciado deve ter nos próximos três anos.

O Prefeito Zé Ailton Brasil, presidente do Consórcio, destaca a importância dessa obra para solucionar a problemática dos lixões, garantindo mais qualidade de vida e desenvolvimento para os municípios do Cariri, que juntos fortalecerão suas políticas de destinação dos resíduos sólidos.

Na ocasião também foi discutido a garantia de orçamento para essas execuções com orientações sobre o Programa Índice de Qualidade dos Municípios - 2021, que garante aos Municípios consorciados o repasse de até 2% de arrecadação ICMS Estadual. Uma forma de garantir recursos para esse importante projeto.

#Administração 08/05/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento do empresário Valdemir Correia

A Prefeitura Municipal do Crato lamenta, com profundo pesar, o falecimento do empresário e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) Valdemir Correia, ocorrido na manhã deste sábado, 08, em Fortaleza. O corpo do empresário será sepultado em Crato, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade. Ao longo de décadas, Valdemir Correia foi um dos grandes empreendedores do Município, deixando a sua marca pautada no trabalho e pelo desenvolvimento.

A Prefeitura do Crato, através do Prefeito Zé Ailton Brasil, se solidariza aos familiares e amigos pela grande perda e envia votos de pesar.

#Administração 05/05/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento da servidora Ana Lúcia Mascarenhas

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação, lamenta, com profundo pesar, o falecimento da servidora Ana Lúcia Mascarenhas Valério, da Escola Sinobilina Peixoto, mais uma vítima da Covid - 19.

Todos que fazem a escola, em nome da direção, agradecem todo o trabalho desenvolvido pela servidora ao longo dos anos, e ao mesmo tempo transmitem votos de pesar aos familiares, colegas de trabalho e amigos de Lúcia.

#Administração 21/04/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de Pesar

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Educação lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento da Professora Luciana Alcântara Brasil da Silva, servidora há 27 anos na Escola João Leandro Correia, em Dom Quintino.

A Prefeitura Municipal enaltece a servidora pelos relevantes serviços prestados ao Município, ao mesmo tempo em que presta solidariedade aos familiares e amigos, enviando votos de pesar por tão grande perda.

#Administração 14/04/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito e primeira-dama do Crato participam de Seminário do Programa Mais Infância

Na manhã desta quarta-feira, 14, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e a primeira-dama, Aldalice Pinheiro, de forma virtual, participaram do Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará, promovido pelo Governo o Estado, e voltado para gestores municipais, secretários estaduais e municipais, vereadores, e deputados estaduais e federais.

Contando com a participação da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, do governador Camilo Santana, e da vice-governadora, Izolda Cela, o referido evento visa ampliar o cuidado integral e integrado às crianças cearenses e suas famílias, e teve como tema a intersetorialidade de ações voltadas para o desenvolvimento da primeira infância.

Em sua fala, Onélia Santana falou sobre o início do programa, desde a ideia até a concepção, e sobre a importância do Mais Infância Ceará no desenvolvimento infantil. "Sabemos que a primeira infância, com início na gestação até os primeiros seis anos de vida, é o momento mais importante na formação do indivíduo. É uma janela de oportunidade e precisamos estimular as futuras gerações, proporcionando um ambiente saudável e acolhedor", ressaltou.

Para Camilo Santana, o seminário auxilia no fortalecimento do vínculo com os gestores municipais, que é de suma importância para que as políticas públicas voltadas ás crianças e as ações do programa sejam realizadas e dadas continuidade, independente de qual governador esteja comandando o estado. "O Mais Infância se tornou lei, aprovada na Assembleia. Isso quer dizer que ele precisa ser dado continuidade, independente do governador que venha depois de mim. O foco é o desenvolvimento da primeira infância dos nossos cearenses", destacou.

O Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará contou ainda com um ciclo de palestras onde foram abordadas temáticas voltadas para o desenvolvimento infantil, as fases de formação do indivíduo, a importância do investimento na primeira infância, entre outros.

Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, está estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar.

#Administração 13/04/2021 CHEFIA DE GABINETE Prazo para o pagamento da taxa de inscrição do concurso público é prorrogado até o dia 15 de abril

Em virtude de problemas técnicos ocorridos no cinturão digital, administrado pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), que deixaram fora do ar o site e o sistema para a impressão do boleto para o pagamento da taxa de inscrição do concurso público desde o dia 12 de abril, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Administração, informa que a data para o pagamento do boleto bancário foi prorrogada para o dia 15 de abril do corrente ano.

A nova data de vencimento é referente ao pagamento dos boletos bancários gerados até o dia 31 de março. O concurso é regido pelo edital nº 01/2020. A taxa de inscrição para nível médio é no valor de R$ 100,00 e nível superior R$ 150,00, e o vencimento para pagamento do boleto é até o dia 15 de abril.

O referido certame é para o provimento de 387 cargos efetivos de nível médio e superior, além de cadastro de reservas com vencimentos de R$ 1.147, 41 até R$ 8.455,01, conforme o cargo. Para maiores informações, acesse o endereço eletrônico: <a href="http://cev.urca.br/concursos">http://cev.urca.br/concursos</a>

#Administração 12/04/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar - Crato está de luto pela perda de empresário e ex-presidente da CDL, Francisco Lopes Parente

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento nesta segunda-feira, dia 12, do empresário e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Lopes Parente, aos 60 anos, vítima de Covid - 19.

Parente deixa um legado importante para a classe empresarial do Crato, com grande contribuição voltada ao desenvolvimento econômico do Município. Foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nos mandatos de 2001 a 2003, de 2003 a 2005, de 2005 a 2007 e de 2011 a 2014, onde prestou relevantes serviços ao crescimento comercial do Crato, com dedicação e empreendedorismo como marcas.

A Prefeitura Municipal, em nome do Prefeito Zé Ailton Brasil, presta solidariedade aos familiares e amigos e toda classe empresarial do Crato pela perda imensurável.

#Administração 26/03/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato publica nota de pesar pelo falecimento do servidor Rivaildo Sobreira

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do servidor público municipal, José Rivaildo Sobreira de Oliveira, 64 anos, Coordenador do Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM), da Secretaria de Segurança Pública do Município do Crato. O servidor faleceu vítima de complicações da Covid - 19, na noite desta quinta-feira, 25, em Crato.

Rivaildo Sobreira estudou no Colégio Diocesano do Crato, era formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), residiu nas cidades do Recife-PE, Arapiraca-AL e Crato. Trabalhou no Banorte e Elevadores OTIS, em Recife-PE. No Crato trabalhou como consultor comercial do Sebrae, Senac, CDL-Crato, Associação Comercial do Crato, Sindlojas Crato, e desde 2009 era servidor público da Prefeitura do Crato.

No cargo que exerceu ultimamente, foi responsável pela implantação da CIOEM. Rivaildo deixa três filhos e a esposa. Conhecido pela sua cordialidade, sempre cumprimentava as pessoas com o "paz e bem".

A Prefeitura Municipal enaltece o servidor Rivaildo pelos relevantes serviços prestados ao Município, ao mesmo tempo em que presta solidariedade aos familiares e amigos, enviando votos de pesar por tão grande perda.

#Administração 25/03/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeiturado Crato emite nota de pesar pela morte do médico Eusébio Rocha

Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com profundo pesar,o falecimento do médico e professor Antônio Eusébio Rocha, aos 58 anos, vítimade complicações da Covid - 19, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 24. Com famíliaresidente em Crato, o profissional chegou a realizar relevantes serviços aomunicípio cratense, além de possuir uma vasta legião de amigos. O médico énatural da cidade de Jati. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB,Dr. Eusébio Rocha possui uma reconhecida carreira na área da ortopedia. Eleconcluiu sua residência médica em Ortopedia Traumatológica no IJF e, desdeentão, tem trilhado um caminho notório. Pesquisador ávido pelo conhecimento,ele possui ainda uma pós-graduação em Medicina do Trabalho pela UniversidadeFederal de Itajuba-MG; uma especialização em Administração Hospitalar pelaUniversidade Gama Filho; e outra em Gestão Empresarial pela UFC/CETREDE.Como representante da área ortopédica, foi médico doFortaleza Esporte Clube, presidente e Diretor Administrativo da COOMTOCE,Cooperativa dos Médicos Ortopedistas do Ceará. E foi, ainda, Coordenador daCorac SESA, Diretor Técnico do Frotinha da Parangaba (Fortaleza-CE), professordo Curso de Medicina do Centro Universitário Christus UNICHRISTUS, além demembro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores SOBRAMES Regional Ceará.Além de todas essas atividades, o Dr. Eusébio era um amanteda música, onde tinha o grupo musical Cutuca a Burra, além de realizar açõesculturais e sociais com o Instituto Piçarra Rocha desde janeiro de 2016, sendoum grande exemplo de ser humano para a medicina, saúde, cultura e o social. A administração municipal, através do Prefeito do Crato, ZéAilton Brasil, envia votos de pesar e solidariedade à família, parentes, amigose alunos.

#Administração 13/03/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito Zé Ailton destaca cumprimento do decreto de isolamento rígido em reunião do Comitê

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na tarde desta sexta-feira, 12, de mais uma reunião virtual do Comitê formado pelos municípios das macrorregiões de saúde do Cariri e Centro-sul, incluindo Icó e Iguatu, para discutir ações relacionadas ao combate da Covid-19. O objetivo foi tratar da aplicabilidade do decreto do governo estadual, que estabelece medidas de isolamento social rígido no Ceará.

Na ocasião foram apresentados dados atualizados aos gestores municipais de como se encontra atualmente toda a região, o crescimento no número de casos da Covid - 19, mais especificamente da disponibilidade de leitos para tratamento da doença. Segundo o prefeito, o encontro virtual também tratou da uniformização dos procedimentos a partir de agora, com a intensificação da fiscalização. "É importante que as pessoas cumpram o decreto rigorosamente", disse.

Outro ponto principal diz respeito ao monitoramento dos casos existentes e o número de leitos atualmente disponíveis para atender a população. Na tarde de ontem, havia 22 pessoas na fila aguardando por vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A superintendente da Macrorregional de Saúde, Teresa Cristina Mota, destacou a sua preocupação durante a reunião com o aumento dos casos. "O número só cresce", afirmou, ao destacar que ao iniciar a região eram 20 pessoas, e mais duas ao final.

Outra questão destacada pelo prefeito Zé Ailton, e que fará parte dos decretos municipais para fortalecer o isolamento social, diz respeito às aglomerações em frente aos bancos. "Então, estamos determinando que os bancos façam agendamento e tomem todos os cuidados, como as empresas", ressalta. Com isso, as agências deverão eliminar as filas, manter o distanciamento, e principalmente o uso da máscara e do álcool, ao entrar na agência. Caso essa situação persista, as empresas poderão ser multadas, para a garantia do cumprimento do decreto.

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/1005978721&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/sonora-prefeito-ze-ailton" title="Prefeito Zé Ailton destaca cumprimento do decreto de isolamento rígido em reunião do Comitê" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeito Zé Ailton destaca cumprimento do decreto de isolamento rígido em reunião do Comitê</a></div>

#Administração 06/03/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento do radialista Carlos Bezerra

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com profundo pesar, o falecimento do radialista Carlos Bezerra, aos 62 anos, após a procedimento de cirurgia cardíaca. A comunicação radiofônica da região do Cariri está de luto diante da perda de profissional da comunicação que prestou relevantes serviços ao rádio caririense e atuou em veículos como a Rádio Araripe, onde foi diretor, Verde Vale, Iracema, Educadora, Radio Cetama, de Barbalha, e ultimamente estava na Rádio Comunitária São Francisco, da cidade do Crato. Deixa a esposa Maria Máximo (Luiza), e filhos.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, se solidariza aos familiares e amigos nesse momento de perda e envia condolência a todos.

#Administração 05/03/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeitos do Ceará debatem medidas de enfrentamento da nova onda de Covid-19

O Prefeito Municipal do Crato, José Ailton Brasil, participou nesta sexta-feira, 05, de uma reunião emergencial promovida pela Associação dos Prefeitos Cearenses (Aprece) com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. Na oportunidade foi discutido as motivações sobre as novas determinações do Decreto do Estado do Ceará e a necessidade de alinhamento e unidade por parte do Governo do Estado e Município com as normas para o enfrentamento à crise sanitária e econômica provocada por essa nova onda da pandemia de Covid-19.

Estiveram presentes na reunião online, mais de 140 gestores do estado do Ceará. Durante a reunião, a Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará, Magda Moura de Almeida, apresentou aos prefeitos o panorama estadual da pandemia feito pela Sesa, ressaltando a preocupação do aumento crescente de infecções no estado e o surgimento de novas variantes, indo de encontro a escassez de vacina.

Em sua fala, Magda destacou que algumas variações da Covid-19, requerem maior tempo de recuperação dos pacientes, demandando mais oxigênio que em outros casos. Na ocasião, a representante da Sesa apresentou um sistema estadual de cadastramento para imunização unificada, com a finalidade de padronizar o agendamento da vacina em todo o estado, e que contará com adequado suporte tecnológico.

No âmbito da segurança pública, foram discutidas medidas de fiscalização para reduzir o tráfego de pessoas e funcionamento de estabelecimentos fora do permitido no Decreto Estadual. O Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Oliveira, informaram que todos os comandos da Polícia Estadual Militar, Civil e Corpo de Bombeiros já estão cientes do alinhamento dos gestores municipais com relação à fiscalização. Os trabalhos serão feitos de forma alinhada para conter o avanço e propagação do vírus.

#Administração 04/03/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, José Laurindo

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com profundo pesar, o falecimento de José Laurindo dos Santos, aos 80 anos. Ex-presidente do Sindicato dos Agricultores do Crato, e primeiro eleito pela entidade, Laurindo prestou relevantes serviços aos agricultores e agricultoras do Municípios, e foi um exemplo de luta em prol da qualidade de vida no campo, e progresso na área agrícola. Também foi presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece).

O Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil, envia votos de pesar e se solidariza aos familiares nesse momento de perda.

#Administração 24/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Vice-prefeito do Crato, André Barreto, testa positivo para Covid-19

O Vice-prefeito do Crato, André Barreto Esmeraldo, informa que se encontra em período de isolamento por ter contraído a Covid - 19. Desde o último domingo, o vice-prefeito passou a apresentar os sintomas clássicos da Covid - 19, tendo realizado exames para confirmação da doença. Nesta quarta-feira, colheu o swab e confirmou a presença da Covid - 19 através do RT-PCR.

Ainda comunica que está se recuperando e tendo sintomas leves. André Barreto alerta a população da importância de continuar mantendo os cuidados necessários em relação à prevenção da doença, tendo em vista o aumento no número de infectados em todo o Estado, inclusive no município do Crato. "Consegui evitar a infecção durante onze meses, mas ela acabou me pegando. É importante que haja atenção redobrada principalmente nesse momento, e que as pessoas devem continuar o uso da máscara, sair de casa apenas quando necessário, manter a higiene frequente das mãos e evitar aglomeração. Em resumo, sigam as recomendações das autoridades sanitárias!", completa.

#Administração 19/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito Zé Ailton participa de reunião com o Governo do Estado para debater ações do novo decreto

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou na tarde desta quinta-feira, 18, de reunião virtual de prefeitos de todo o Estado e o Governador, Camilo Santana, a Vice-governadora, Izolda Cela, além do Secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr Cabeto), para tratar das novas medidas adotadas no Ceará para conter o avanço da pandemia.

O governador classifica esse momento como muito grave e destaca a importância de dialogar com os municípios para fortalecer as ações, além de possibilitar auxílios a alguns segmentos, para criar uma política de apoio aos setores mais afetados pela pandemia. "Com isso, reiteramos a necessidade de continuarmos fortalecendo essas ações em Crato, e adotaremos o que for necessário no sentido de minimizar os impactos da pandemia, contando com o apoio da população, para continuar com a prevenção à Covid - 19", diz o Prefeito. Ele destaca a necessidade da população continuar evitando as aglomerações, mantendo a higienização com álcool em gel e água e sabão, além do uso da máscara.

Também participaram da reunião a Secretária de Saúde, Marina Feitosa, a adjunta, Milena Brasil, a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, e o vice-prefeito, André Barreto. A vice-governadora, Izolda Cela, destacou a importância do comportamento da população em relação à questão da contaminação no Estado.

Fortalecimento de medidas

O Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ressaltou a necessidade de fortalecimento das medidas nesse momento e a ampliação de leitos em todas as regiões, incluindo o Cariri que deverá receber mais 40 leitos de UTI. Ele destaca a importância da manutenção dos incentivos das terapias intensivas, suspensão das cirurgias eletivas nesse momento, com exceção dos casos mais graves, para o atendimento dos pacientes de Covid - 19. Novos testes por antígeno deverão ser adquiridos para a distribuição em todo o Estado.

O Secretário ainda destacou o momento de gravidade para essa segunda onda de casos de Covid - 19 no Estado. Segundo ele, em algumas regiões a situação poderá ser na mesma proporção ou até pior que a primeira onda.

O presidente da Aprece, Júnior Castro, esteve participando da reunião. Ele destacou a importância de representações por regiões para o planejamento de algumas ações integradas, um trabalho mais efetivo em relação às barreiras sanitárias, além de verificar melhor a atuação das barreiras sanitárias.

Nesta sexta-feira, 19, Zé Ailton irá se reunir com prefeitos das cidades da Região Metropolitana do Cariri para tratar de pontos como a efetividade de funcionamento das barreiras sanitárias, entre outras ações integradas.

#Administração 14/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota ao Público - Expediente normal no período de carnaval

A Prefeitura Municipal do Crato informa que na segunda-feira, 15, terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17, haverá expediente normal nas repartições públicas municipais. Reafirma a política de prevenção contra a Covid -19, com decretos Estadual e Municipal, mantendo os cuidados necessários de prevenção ao Coronavírus.

Portanto:

Evitar aglomerações nesse período, mantendo o distanciamento social;

Manter a higiene, com uso de álcool em gel ou água e sabão;

Usar a máscara.

Caso as pessoas tenham sintomas relacionados à Covid - 19, devem procurar a Unidade de Referência à Covid - 19, das 6h às 22h.

#Administração 11/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito do Crato participa de reunião com os povos de terreiros

Um momento de diálogo com os povos de terreiros foi realizado na noite desta quinta-feira, 11, pelo prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, e os integrantes de religiões de matriz africana, no Município, com a finalidade de reivindicar políticas voltadas para a prática dos cultos, sem preconceito, discriminação e até mesmo ações de violência, além de solicitarem a desburocratização de alvarás para os terreiros de umbanda e candomblé e liberação de áreas em meio à natureza, a exemplo de riachos com quedas de água para a vivência dos cultos. A reunião foi realizada no terreiro de Francisca Raimunda - Mãe Kum, no bairro São Miguel.

O Prefeito do Crato ouviu atentamente a todas as reivindicações e disse inicialmente ser contra qualquer tipo de intolerância e lembrou que, enquanto deputado, apresentou na Assembleia Legislativa uma lei penalizando qualquer tipo de discriminação, seja de raça, cor ou credo. "Não podemos aceitar a política do ódio, da discriminação e da violência", diz. O chefe do executivo ainda destacou que tudo que estiver ao seu alcance, dentro dos princípios legais, terá o apoio da administração.

Comissão

O gestor municipal pediu para ser formada uma comissão com os integrantes dos terreiros, para verificar como cada secretaria poderá empreender ações que possam minimizar os problemas enfrentados. Ele ainda destacou a importância da conscientização nesse processo de combate à discriminação, e para isso, a partir de agora será implementado nas escolas o conhecimento da Lei Maria da Penha. E essa mesma visão deverá ser mantida em termos de educação, em relação às pessoas de todas as religiões. "Será uma forma de minimizar. É inadmissível que casos de discriminação aconteçam em qualquer segmento que seja", diz ele.

A umbandista Micaele Bezerra disse que quer ter a sua religião com paz, mas infelizmente a lei ainda não ajuda. Ela solicitou ao prefeito melhores condições para a liberação dos alvarás, e com isso, os povos terem melhores condições de liberdade para os cultos. "A gente quer tocar a nossa macumba, a nossa umbanda, em paz, sem desrespeitar ninguém. Assim como as outras religiões podem ter o seu culto", disse, ao pedir apoio do Prefeito perante à lei. "A gente não é uma religião ruim, somos uma família, e vestimos branco porque a gente é de paz", disse ela. Ela ainda lembrou a discriminação existente até mesmo nas escolas em relação ao seu filho, no que diz respeito à religião.

Baba Edilson disse que ao realizar cultos na Cascata, em Crato, os umbandistas foram atacados, e há uma necessidade do diálogo com o meio ambiente. Além disso, ressaltou que deve haver melhor preparação dos profissionais de saúde no atendimento aos povos de terreiro. "Há várias intolerâncias, desde pessoas que chamam polícia nos locais, atacam terreiros e queremos fazer uma campanha de combate à intolerância", diz ele.

Propostas

O documento apresentado pelo servidor Gabriel Alencar e posteriormente entregue ao prefeito, contou com reivindicações como a criação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Matriz Africana, Políticas públicas voltadas para o povo de terreiro, voltada à antidiscriminação, além da criação da semana municipal da umbanda do Crato, a ser realizada de 12 a 19 novembro, incluindo também conferências, seminários, e a data municipal 15 novembro como o Dia da Umbanda. O documento com as propostas também será repassado ao legislativo municipal.

#Administração 11/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito Zé Ailton visita áreas atingidas pelas chuvas em Crato

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve na manhã de hoje (11) visitando locais atingidos pelas chuvas no Município. Em alguns bairros da cidade as precipitações atingiram casas e espaços públicos. Diversos órgãos da administração municipal foram acionados pelo executivo para dar assistência aos familiares e realizar a remoção de terra e lixo das ruas levados pela enxurrada. A maior chuva registrada na região do Cariri foi em Crato, com 84 milímetros, segundo dados oficiais registrados através da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Por volta das 8h30, o prefeito esteve na Rua Joviniano Barreto, na Comunidade do Gesso, acompanhando os familiares que foram atingidos pelas chuvas. Na ocasião estavam presentes os assistentes sociais já realizando o cadastro para o aluguel social, além dos integrantes da Defesa Civil e os técnicos da Secretaria Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, a Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o Prefeito Zé Ailton, todas as medidas necessárias no sentido de minimizar os impactos sofridos pelas chuvas serão tomadas e as famílias já estão recebendo a assistência nesse momento. A Defesa Civil realizando os primeiros levantamentos dos impactos causados e a situação de risco das outras residências próximas ao local. Pelo menos 7 cacas na área da Comunidade do Gesso foram as mais atingidas pelas chuvas da madrugada desta quarta-feira, 10.

Os integrantes da Defesa Civil, juntamente com os secretários, ainda estiveram no bairro Pinto Madeira, onde também foram avaliar dados causados por casas atingidas pelas precipitações.

SONORA - Prefeito Zé Ailton Brasil - temo 51"

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/983434810&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/prefeito-ze-ailton-visita-area-atingidas-pelas-chuvas-em-crato" title="Prefeito Zé Ailton visita área atingidas pelas chuvas em Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeito Zé Ailton visita área atingidas pelas chuvas em Crato</a></div>

#Administração 10/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Crato decreta luto oficial e lamenta perda do ex-prefeito Moacir Siqueira -“Joinha”

Faleceu nesta quarta-feira, dia 10, o ex-prefeito do Crato, Moacir Soares de Siqueira, conhecido popularmente como Joinha. O empresário, que prestou relevantes serviços à municipalidade e a população cratense, faleceu aos 87 anos. O Crato decreta luto oficial de três dias pela inestimável perda e lamenta profundamente.

O Prefeito Zé Ailton Brasil recebeu com tristeza a notícia da morte de Moacir Siqueira e prestou solidariedade aos familiares e todos os cidadãos do Crato, lamentando profundamente a perda. "Ele administrou o Crato e fez o melhor que pôde como gestor para oferecer conquistas para a cidade, prestando um relevante trabalho", afirmou.

Um grande incentivador do esporte, Moacir era um cratense de coração, que adotou essa terra como sua. Natural de São José do Egito - Pernambuco, nasceu dia 14 de agosto de 1933. Foi presidente do Esporte Clube do Crato e atleta da Seleção Cratense; presidente da FUNDEL na gestão de Antônio Primo de Brito 1993/1996; Vice-prefeito do Crato 1997até 15/10/1998; e prefeito do Crato de 1998 a 2000. Foi membro do Rotary e da Maçonaria.

#Administração 09/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Crato é um dos 42 municípios selecionados para o projeto InovaJuntos

O Município do Crato foi um dos 42 municípios com mais quatro consórcios selecionados para o Projeto InovaJuntos, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia. Essas entidades são responsáveis pela implementação do Projeto InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade.

A divulgação do resultado ocorreu na última segunda-feira, 8 de janeiro. Foram validadas para a próxima etapa 47 candidaturas, sendo 42 Municípios e quatro consórcios.

O município do Crato apresentou a candidatura vinculada ao cluster temático desenvolvimento econômico e inovação. O município vai para a segunda etapa da seleção antes da homologação final do resultado que é a entrevista técnica.

O InovaJuntos visa fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

O Projeto selecionará quatro Municípios e/ou consórcios públicos intermunicipais brasileiros, para atuar com 12 Municípios/entidades portuguesas nesta primeira fase.

Fase 2

Entre os dias 9 de fevereiro a 12 de março, a equipe do Projeto realizará a segunda fase do processo seletivo. A fase será composta por entrevistas, de até 1 hora, com os Municípios/consórcios selecionados. As entrevistas serão realizadas online, por meio da plataforma Zoom, e avaliadas pelo Comitê Julgador do Projeto.

#Administração 09/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito Zé Ailton viaja a Brasília para alocar recursos destinados ao Crato

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve na tarde desta terça-feira, 09, participando de reuniões em Brasília, com a finalidade de alocar recursos voltados para a área de infraestrutura da cidade, além da construção de duas creches e quadras esportivas. Na ocasião, ele esteve na Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de participar de reunião dom deputados federais.

Ainda no início da tarde, o Chefe do Executivo participou de reunião com o presidente do FNDE Marcelo Lopes. "Um momento para tratar de assuntos relacionados aos projetos que já existem entre a prefeitura do o FNDE, com relação a duas creches e mais duas quadras esportivas", disse ele.

Na ocasião, o prefeito solicitou a liberação de recursos para poder avançar com essas obras na cidade, que irão atender importantes comunidades do Crato. Ainda na parte da tarde, o prefeito esteve em reunião no gabinete do deputado federal, André Figueiredo, com a finalidade de tratar de emendas que deverão ser debatidas no orçamento para o exercício de 2021.

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/982484359&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/audio-prefeito-do-crato-ze-ailton-brasil" title="Prefeito Zé Ailton participa de reuniões em Brasília e busca recursos para o Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeito Zé Ailton participa de reuniões em Brasília e busca recursos para o Crato</a></div>

#Administração 05/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Eleita nova diretoria da Amcoeste para o biênio 2021-2022

Com a presidência de honra do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, foi eleita no final da tarde desta sexta-feira, 05, a diretoria da Associação dos Prefeitos dos Municípios do Cariri Oeste (Amcoeste). A eleição aconteceu durante assembleia extraordinária. A entidade estava desativada desde 2015. Criada em agosto de 1994, conta com 11 municípios. O principal objetivo é atuar de forma integrada, possibilitando o desenvolvimento de pautas comuns relacionadas aos Municípios dessa região do Cariri. Uma delas, a construção de um aterro consorciado, além do fortalecimento dos atendimentos em saúde.

A diretoria foi eleita por unanimidade e o novo presidente é o prefeito da cidade de Nova Olinda, Ítalo Brito, tendo como vice-presidente, João Luiz, de Campos Sales;

Secretaria geral, Antônio Filho, de Antonina do Norte; primeiro secretário, Cícero Ferreira, de Araripe; tesoureiro geral, Samuel Cidade, de Santana do Cariri;primeiro tesoureiro, Taiano Martins, prefeito de Tarrafas, além do Conselho Fiscal, integrado pelos gestores municipais.

A primeira reunião teve como anfitrião, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, presidente de honra da associação. Na ocasião, foi deliberada a reforma do Estatuto, além da eleição da nova diretoria, incluída na ordem de votação. O novo presidente eleito, Ítalo Brito, destacou a importância da nova representatividade dos Municípios, através da entidade, principalmente em seu primeiro momento ter participações de deputados estaduais e federal. Além disso, ressaltou que estará se empenhando ao máximo para o desenvolvimento de projetos importantes para a região.

Fortalecimento e apoios

O representante da Aprece no Cariri, Prefeito de Várzea Alegre, José Helder Máximo, afirma que a Aprece se coloca à disposição para qualquer pleito junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ele disse que estará empenhado em atender e trabalhar junto à associação. "Acredito que só temos a crescer enquanto associação, diz o prefeito Samuel Cidade, do Município de Santana do Cariri.

O Prefeito do Crato destacou o pleito comum relacionado aos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e lembrou do turismo regional, fortalecimento da saúde e a conquista do aterro consorciado. Outro pleito junto ao Governo do Estado, diz respeito a maior publicidade do Cariri enquanto destino turístico, além de reuniões previstas com a Secretaria de Saúde do Estado. O prefeito Zé Ailton ainda solicitou o apoio dos deputados presentes, unindo as forças em prol do desenvolvimento da Região. "Só temos um objetivo, que é o crescimento da região, e fazer com que isso realmente aconteça", diz Zé Ailton.

Parlamentares enaltecem entidade

O Deputado Estadual, Davi de Raimundão, ressaltou que é a união o mais importante para que haja o desenvolvimento da região. Ele deixou o seu mandato à disposição dos prefeitos para conseguir mais fortalecimento e que os projetos realmente possam acontecer. O Deputado Estadual Marcos Sobreira, disse que o caminho para a gestão é a parceria que se dá através do associativismo. "As demandas deixam de ser individuais e passam a ser coletivas", diz ele ao destacar a força maior para reivindicar as demandas para esses municípios. Já o Deputado Federal, Pedro Bezerra, afirmou que o Cariri é o berço da maior riqueza cultural do Ceará, distribuída nos diversos municípios, e essa realidade tem que ser transformada em benefício para a população. "Fico feliz de ver essa Associação mostrando a força dos Municípios do Cariri Oeste", completa. Ainda participam das falas o Vice-Prefeito de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio, o prefeito de Barbalha, Guilherme Sampaio, e o ex-deputado federal, Roberto Pessoa.

<iframe width="100%" height="166" scrolling="no" frameborder="no" allow="autoplay" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/980074336&=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true"></iframe><div style="font-: 10px; : #cccccc;line-break: anywhere;word-break: normal;overflow: hidden;white-space: nowrap;text-overflow: ellipsis; font-family: Interstate,Lucida Grande,Lucida Sans Unicode,Lucida Sans,Garuda,Verdana,Tahoma,sans-serif;font-weight: 100;"><a href="https://soundcloud.com/user-513147789" title="Prefeitura do Crato" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeitura do Crato</a> · <a href="https://soundcloud.com/user-513147789/prefeito-do-crato-ze-ailton-brasil" title="Prefeito Do Crato Zé Ailton Brasil" target="_blank" style=": #cccccc; text-decoration: none;">Prefeito Do Crato Zé Ailton Brasil</a></div>

#Administração 04/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Crato é representando no lançamento do Programa Coalizão Ceará

O vice-prefeito do Crato, André Barreto, participou do evento virtual de lançamento do Programa Coalizão Ceará, implantado pelo Governo do Estado do Ceará através da fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Porticus e Fundação Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Bernard Van Leer. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 04.

O evento contou com a presença da Primeira-Dama do Estado, Onélia Santana, da Vice-Governadora Izolda Cela, representantes das fundações e gestores de 24 municípios do Ceará.

PARTICIPAÇÃO

O Programa tem como foco o desenvolvimento da qualidade de vida das crianças em primeira infância que complementa os eixos dos Programas já existentes no Estado, como o Primeira infância e o Criança Feliz. No Ceará foram escolhidos apenas 24 municípios para implantação do programa, os critérios de escolha foram relacionados a quantidade de famílias em situação de vulnerabilidade social de 0 a 6 anos, infraestrutura e capacidade local, cobertura de creches, presença dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e diversidade populacional.

#Administração 01/02/2021 CHEFIA DE GABINETE Executivo participa da abertura dos trabalhos da Câmara Municipal do Crato

O Prefeito Municipal do Crato, Zé Ailton Brasil, e o Vice-Prefeito, André Barreto, participaram na manhã desta segunda-feira, 01, da abertura dos trabalhos legislativos, que ocorreu na Cúria Diocesana, no anexo da Câmara Municipal. Na ocasião, em solenidade tendo à frente o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano, o Chefe do Executivo cratense saudou os vereadores ao mesmo tempo em que fez uma breve explanação das ações administrativas nos últimos anos e as perspectivas. Além disso, destacou a importância do diálogo e da parceria de trabalho para o desenvolvimento do Crato.

Na ocasião, esteve presente a Secretária de Saúde, Marina Feitosa, que fez uma exposição a respeito do trabalho no combate ao Coronavírus, além da vacinação contra a Covid - 19, iniciada no último dia 19 de janeiro. O Crato atualmente é uma das cidades que mais tem realizado testes para doença e apresentado um dos menores índices de letalidade. No Cariri também tem se destacado com maior número de pessoas vacinadas mesmo com a dosagem fracionada do repasse da vacina.

O vice-prefeito, André Barreto, desejou aos vereadores um bom período de trabalho, atendendo assim às expectativas dos eleitores. Ele ainda ressaltou a importância da continuidade da parceria, para que os benefícios estejam voltados para um Crato cada vez melhor para todos. "Os últimos quatro anos representam um grande aprendizado para a sequência das ações, para alcançar um objetivo maior, com melhores oportunidades para as pessoas", afirma.

Ações desenvolvidas

O Prefeito Zé Ailton fez um breve relato de ações importantes desenvolvidas nos últimos anos, proporcionados por uma maior organização da máquina administrativa e equilíbrio fiscal da gestão, beneficiando áreas como a saúde, infraestrutura, educação, com obras relevantes, a exemplo do Centro de Especialidades, central de marcação, mais de 180 ruas pavimentadas, 123 ruas com calçamentos, além do fortalecimento da economia local para novos investimentos.

Segundo Zé Ailton, com a pandemia houve uma mudança crucial na forma de gestão da máquina, mas mesmo com todas as dificuldades não teve a descontinuidade dos investimentos em áreas necessárias. Ele destacou o ano de 2020, como o um período para não esquecer, mas de coragem para enfrentar os desafios, com mais resiliência. O Prefeito prestou solidariedade às 117 vítimas do Coronavírus na cidade do Crato.

Os últimos anos, conforme o Chefe do Executivo, foram de aprendizado, através do diálogo. "A importância de ouvir é fundamental", disse ele, ao agradecer ao povo do Crato à sua recondução ao executivo municipal. Para o prefeito, esse foi um período de se reinventar, criar novas alternativas para realizar investimentos recordes. "Tudo isso tem uma finalidade, que é torar o Crato uma cidade melhor e mais justa", afirma.

Além da saúde, o prefeito ainda ressaltou os investimentos na Educação, com 24 escolas nota 10, enfatizando a importância de voltar mais investimentos para o setor, além dos serviços públicos básicos, área social, melhoria da mobilidade urbana, dentre outros segmentos importantes. "Temos atualmente o 3º município mais competitivo do Estado, e isso é uma prova de que os investimentos municipais começam a surtir efeito na área econômica, o que representa mais oportunidade de emprego para a nossa gente, com a abertura de novas empresas na cidade", relata.

O prefeito aproveitou para agradecer o apoio dos vereadores, dos homens e mulheres de espírito público e destacou o aprimoramento da máquina administrativa, sobretudo dos servidores, com maior eficiência de trabalho sustentável e humanizada. Ainda destacou a atenção do Governo do Estado, em prol do desenvolvimento local e do Cariri, através de um crescimento integrado. "2020 não foi um ano para esquecer, mas para aprender com mais amor ao próximo e coragem para enfrentar os desafios", completou. A sessão inaugural do período legislativo contou com transmissão pelas redes sociais da Câmara e da TV Gesso.

#Administração 28/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato emite nota de pesar pela perda do Ex-prefeito de Juazeiro do Norte Carlos Cruz

A Prefeitura Municipal do Crato, lamenta, com profundo pesar, a morte do líder político e ex-prefeito do Município juazeirense, Carlos Alberto da Cruz, aos 88 anos, na noite desta quarta-feira, dia 27, por complicações causadas no tratamento da Covid - 19

Carlos Cruz teve uma trajetória marcante na política. Nasceu em Juazeiro do Norte, onde foi vereador por um mandato, teve dois mandatos à frente do executivo e foi deputado estadual por cinco legislaturas. O ex-prefeito deixa família com esposa, filhos e netos, além de uma grande legião de amigos e admiradores.

A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Zé Ailton Brasil, transmite os votos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

#Administração 26/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito do Crato é eleito presidente do COMARES para o biênio 2021-2022

Por meio de videoconferência, o prefeito Zé Ailton Brasil participou nessa terça-feira, 26, de assembleia para a eleição da nova diretoria do Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos (COMARES), biênio 2021-2022, onde foi eleito, por unanimidade, para ser presidente do referido consórcio.

A nova diretoria terá como vice-presidente Glêdson Bezerra, prefeito de Juazeiro do Norte; seguindo da Diretoria Administrativa, com Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha; Diretoria Financeira, Ítalo Brito, prefeito de Nova Olinda; e Diretoria Executiva Operacional, o prefeito Edmilson Leite, de Caririaçu.

Para o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, foi uma reunião muito proveitosa, e que a partir de agora, o objetivo é acelerar essa questão da destinação final com o aterro sanitário para a Região Metropolitana do Cariri, acabando com os lixões e gerando mais saúde, e preservação do meio ambiente. "Esse grande projeto irá beneficiar dez municípios da região, oferecendo melhores condições de saúde, e preservação do meio ambiente com o melhor e adequado direcionamento dos nossos resíduos sólidos", destacou.

Durante o encontro, o Secretário-Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, falou sobre a instituição do consórcio, explicou os pontos de cada fase, os dados técnicos e como se dará a questão das destinações dos recursos. Ele tratou ainda sobre um calendário para que o projeto saia definitivamente do papel. "A escolha pelo modelo de Concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) foi para se conseguir dar encaminhamento voltado à destinação final", ressaltou o secretário.

Após a eleição, foi realizada a primeira reunião para os detalhamentos técnicos, apresentação do projeto da Concessão de Resíduos Sólidos COMARES, um balanço das ações, a prestação de contas referente à Gestão 2020, e em seguida a aprovação destas.

Também estavam presentes na reunião, prefeitos de dez municípios da Região do Cariri; o vice-prefeito do Crato, André Barreto; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Stephenson Ramalho; técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional; da Caixa Econômica Federal, e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que tem por finalidade principal auxiliar na estrutura organizacional desse consórcio.

#Administração 23/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito Zé Ailton participa de reunião do g100 da Frente Nacional dos Prefeitos - FNP

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou, na manhã desta sexta-feira, 22, da reunião virtual do g100, da Frente Nacional dos Prefeitos-FNP. Este primeiro encontro de 2021 tratou de discutir e articular ações estratégicas às cidades do g100, que são os municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.

O contexto da Covid-19 e os seus impactos foram tratados pelos gestores, tendo à frente o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette. Além desses temas, foram tratadas questões relacionadas ao impulsionamento da economia no contexto de pandemia, com Paulo Matos, gerente nacional da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae; Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões: alternativas para fortalecer as cidades; Municípios do g100 e Ministério do Desenvolvimento Regional: Pactuação de uma agenda federativa prioritária. O encerramento do evento contou com a participação dos prefeitos que fazem parte do grupo.

#Administração 23/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Crato realiza primeira reunião do MAPP da gestão municipal

Com a finalidade de impulsionar os projetos voltados para os próximos anos da gestão do Município do Crato, foi realizada durante toda esta quinta-feira, 21, a primeira reunião do Monitoramento e Avaliação de Projetos Prioritários - MAPP, da nova gestão. O encontro contou com a presença de todos os secretários municipais, adjuntos e coordenadores de secretarias, de forma presencial e virtual. O encontro foi realizado no auditório do CEU, no bairro Mirandão.

A reunião é uma forma de acompanhar e avaliar os projetos em execução na cidade. "Estamos trabalhando para levar aos cratenses grandes resultados nessa gestão. Para isso, realizamos um trabalho com base em planejamento estratégico, fazendo com que sejam otimizados os investimentos públicos, a partir das reais necessidades da nossa população", disse o prefeito.

A reunião contou com a coordenação do Consultor e administrador, Carlos Eduardo, ex- Secretário de Finanças do Crato, além do consultor, Karlo Medeiros.

Na ocasião, Carlos Eduardo apresentou um breve histórico relacionado à metodologia de trabalho realizada através do MAPP e a forma como o trabalho veio sendo conduzido ao longo dos anos. O Prefeito, que abriu o encontro, destacou a importância dos secretários sempre estarem atentos ao encaminhamento dos projetos e todas as destinações de investimentos, tendo em vista todos os procedimentos de aplicações, para que haja celeridade maior nas obras, com o cumprimento dos prazos. "A nossa meta é oferecer melhores serviços para atender à população", disse ele.

Na ocasião, o Chefe do Executivo destacou algumas obras que pretende entregar ainda esse semestre à população cratense, entre elas a Central de Abastecimento Walter Peixoto, e ainda ressaltou a necessidade de reformas em equipamentos, além de recuperação de praças como a Cristo Rei. Todos os projetos que fazem parte do MAPP são minuciosamente acompanhados em suas etapas de elaboração e execução, além de dos aportes financeiros destinados. Um dos pontos enfatizados pelo Prefeito aos secretários foi a prudência na aplicação dos recursos públicos, principalmente por se tratar de um momento delicado da economia no Brasil, em que não se sabe como a economia realmente irá se comportar até o final do ano, tendo em vista que a pandemia do Coronavírus ainda está sendo enfrentada.

#Administração 21/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento do Professor Plácido de Oliveira

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Educação, lamenta com profundo pesar, o falecimento do professor da rede municipal de ensino, Cícero Plácido de Oliveira, ocorrido nesta quinta-feira, 21.

Com uma vida dedicada à educação, o professor era lotado na EJA da Escola Professor José do Vale onde desempenhou com maestria seu ofício, contribuindo com o desempenho da educação do município.

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e a Secretária Municipal de Educação, Germana Brito, enviam votos de solidariedade e pesar aos familiares e amigos.

#Administração 20/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Nota de pesar pelo falecimento do Mestre Tico

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, e o Secretário Municipal de Cultura, Amadeu de Freitas, lamentam, com profundo pesar, o falecimento de Francisco Felipe Marques, o "Mestre Tico", do Reisado do Coração de Jesus, da cidade de Juazeiro do Norte.

Mestre Tico nasceu no Município do Crato, onde iniciou nas brincadeiras de reis, atuando posteriormente também em Juazeiro do Norte. Um dos mais antigos mestres do Reisado do Cariri, Mestre Tico foi diplomado em 2016 pelo Governo do Estado, com o título de Mestre da Cultura do Ceará.

À família e aos amigos nossa solidariedade e pesar.

#Administração 14/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito do Crato participa de reuniões com gestores do Crajubar, Presidente da AL e Governador, em Fortaleza

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, com a finalidade de debater questões comuns aos municípios do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 14, com o Presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana, em Fortaleza, e os prefeitos das cidades caririenses. À tarde foi realizado encontro com o Governador do Estado, Camilo Santana.

A finalidade dos debates é buscar ampliar benefícios da Programação Pactuada Integrada - PPI, para beneficiar mais a população com os atendimentos na área da saúde, além da ampliação do potencial turístico regional e a construção do aterro sanitário. Todas essas questões foram levadas para diálogo junto ao Governo do Estado, Camilo Santana, durante reunião na parte da tarde.

A meta foi reivindicar de forma integrada junto ao Governo a ampliação dos benefícios, gerando maior tranquilidade aos municípios no atendimento à saúde. Para o turismo, os gestores buscam, através de proposta integrada, unificar um programa que amplie o potencial do trade no Crajubar. Já em relação às questões relacionadas aos resíduos sólidos, os prefeitos querem que o Estado construa um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem que atenda à demanda dos municípios.

#Administração 01/01/2021 CHEFIA DE GABINETE Prefeito Zé Ailton assume Executivo cratense pela 2ª vez e prioriza saúde e geração de emprego e renda

O Prefeito Municipal do Crato, José Ailton Brasil, e o Vice-prefeito, André Barreto, foram empossados na manhã de hoje pela Câmara Municipal do Crato, para mais quatro anos à frente do Executivo Municipal Cratense. A solenidade de posse aconteceu na sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Pedro Rocha de Oliveira.

Inicialmente foi realizada a eleição da mesa diretora da Câmara, elegendo o Presidente, vereador Florisval Coriolano, tendo como Vice-Presidente Lucas Brasil, Secretária Mariângela Bandeira e segundo secretário, Marquin do Povão. A mesa diretora foi eleita para o biênio 2021-2022.

Agradecimento

O Prefeito do Crato iniciou o seu discurso agradecendo ao povo do Crato, pela oportunidade de mais uma vez ter o privilégio de estar à frente do Executivo cratense, juntamente com o vice-prefeito, André Barreto. Ele destacou áreas prioritárias nesse momento que pretende trabalhar incansavelmente, a exemplo da economia, com a geração de emprego e renda, e qualificar mais ainda os atendimentos em saúde, proporcionando uma amplitude maior nos serviços oferecidos à população, além de setores como a infraestrutura, educação, e área social.

Obras

Obras importantes em execução como a Central de Abastecimento Walter Peixoto, entre outros importantes projetos serão impulsionados para possibilitar uma infraestrutura cada vez mais qualificada de serviços ao povo do Crato, segundo o prefeito. Ele ainda destacou o apoio do Governador Camilo Santana, com a parceria desenvolvida ao longo de sua primeira gestão e que nessa segunda continua de forma fortalecida, para impulsionar os grandes projetos como o Centro Cultural, que conta com investimentos de mais de R$ 50 milhões.

Curso de Medicina

Outro grande projeto que o prefeito afirma trabalhar de forma incansável com o apoio incondicional é pela implantação, ainda este ano, do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA), que trará mais desenvolvimento para o Crato, e qualificação para o ensino superior. Ele ainda destaca o crescimento no setor educacional nos últimos quatro anos. De 42 escolas do Município, 24 foram classificadas como nota 10 em 2020. A meta a partir de agora é atingir 100% das escolas.

Vice-Prefeito

O Vice-Prefeito, André Barreto, que no primeiro mandato administrativo também esteve ocupando a pasta da saúde, agradeceu mais uma vez a confiança do povo do Crato, e que continuará nessa forte parceria administrativa com o Prefeito Zé Ailton. Ele afirma que estará acompanhando mais de perto os projetos, além de, na medida do possível, auxiliar os secretários. "Para que a gente possa dar celeridade às realizações e ter os resultados que traçamos como objetivos para essa próxima gestão. Temos a consciências que trabalhamos muito nesse nessa primeira gestão e que temos muito mais a fazer", diz.

Uma administração com mais resultados

O Prefeito Zé Ailton afirma que fará uma administração, nesse segundo momento, em busca de maiores resultados. "Será realizada de forma diferenciada. É o momento de darmos um grande salto. Fizemos o necessário nesses últimos quatro anos, tomamos todas as medidas que consideramos necessárias, e agora é melhorar a saúde, para o Crato se tornar uma grande referência, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, com a geração de novos postos de trabalho", afirma.

O Chefe do Executivo ainda destacou que sua administração continuará fortalecendo o diálogo com o legislativo municipal, como aconteceu nos primeiros quatro anos de governo. "Será de muito diálogo, com o nosso secretariado sempre disponível para estar no legislativo, prestando contas e discutindo os projetos que venham do poder executivo, e com toda a sociedade", completa.

Pandemia

Ele ainda ressaltou o momento que vem sendo vivenciado em função da pandemia da Covid - 19, além de se solidarizar com as famílias de vítimas da doença, garantindo o empenho pelo encaminhamento do processo de imunização na cidade, com a vacinação, além continuar fortalecendo o enfrentamento da doença e a prevenção na cidade. Um plano de trabalho para atuar no pós-pandemia já está sendo trabalhado, principalmente em função do fortalecimento econômico do Município.

O Prefeito Zé Ailton Brasil e o Vice-prefeito, André Barreto, foram eleitos no último dia 15 de novembro de 2020, pela segunda vez consecutiva, com 30.898 dos votos do povo cratense, atingindo o percentual de 47,81% dos eleitores.

#Desenvolvimento 14/08/2020 CHEFIA DE GABINETE Após reunião, URCA poderá receber curso de Medicina

Em reunião na tarde desta sexta, 14, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Lima Júnior, esteve reunido com o governador Camilo Santana, onde foi discutido a criação de um curso de Medicina na URCA.

Ampliar a oferta de cursos de Medicina no interior e aprimorar a qualidade do ensino público na área é um dos pilares do Programa de Modernização da Saúde, lançado pelo Governo do Estado no ano passado.

De acordo com Chefe do Executivo cratense, foi iniciada a discussão, com o governador, da criação de um curso de Medicina no município do Crato. "O governador Camilo foi solícito a proposta apresentada, se comprometeu a fazer um levantamento, e em breve, dar uma resposta para toda a sociedade. Iniciou-se a elaboração de um projeto, de uma proposta concreta para a criação do curso de Medicina pela URCA, na cidade do Crato. Foi uma reunião muito proveitosa", ressaltou o prefeito.

Também estiveram presentes no encontro, os secretários da Saúde, Dr. Cabeto, e da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; além do vice-reitor da URCA, professor Carlos Kleber.

Atualmente, o Estado do Ceará já conta com expertise na área: o curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) é o sexto melhor do país, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

#Desenvolvimento 07/06/2020 CHEFIA DE GABINETE Crato prorroga prazo de isolamento social e continua fase de transição do Plano de Retomada das atividades econômicas

Crato prorroga prazo de isolamento social e continua fase de transição do Plano de Retomada das atividades econômicas

O Governo Municipal do Crato prorrogou, nesse domingo (7), o prazo de isolamento social previsto no decreto que regulamenta a reabertura das atividades econômicas, de acordo com o Plano de Retomada das Atividades Econômicas do Estado do Ceará, por meio do Decreto Municipal 0706001/2020 e em consonância com o Decreto Estadual nº 33.617, de 30 de maio de 2020.

O município do Crato continua na fase de transição do plano, até o dia 14 de junho, podendo abrir, com limite de trabalho presencial reduzido em 30% e 20%, as atividades listadas abaixo:

I - Indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel - (30%);

II - Fabricação de calçados e produtos de couro - (20%);

III - Fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, usinagem, tornearia e solda - (30%);

IV - Recuperação de materiais nas atividades econômicas de saneamento e reciclagem - (30%);

V - Construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores - (20%);

VI - A cadeia da construção civil, permitida a construção de edifícios com até 100 operários por obra, assim como o funcionamento da cadeia produtiva, incluindo comércio, no limite de 30% (trinta por cento) de sua capacidade operacional;

VII - Indústria têxtil, de confecções e de redes - (20%);

VIII - Impressão de livros, material publicitário, e serviços de acabamento gráfico - (30%);

IX - Indústria de artigos de escritório e manutenção industrial - (30%);

X - Cabeleireiros, manicures e barbearias - (30%);

XI - Fabricação de eletrodomésticos e artigos domésticos - (30%);

XII - Obras de irrigação - (30%);

XIII - Fabricação de móveis e produtos de madeira - (20%);

XIV - Fabricação de equipamentos de informática - (30%);

XV - Indústria de veículos, de transporte e peças - (20%);

XVI - Comércio médico e ortopédico, óticas, podologia e terapia ocupacional - (100%).

Os estabelecimentos autorizados a funcionar, nos limites e condições informadas, deverão observar o cumprimento das seguintes medidas:

- Disponibilizar álcool 70% a clientes e funcionários, preferencialmente em gel;

- Zelar pelo uso obrigatório por todos os trabalhadores de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, bem como de outros equipamentos de proteção individual que sejam indispensáveis ao trabalho seguro;

- Impedir o acesso ao estabelecimento de pessoas que não estejam usando máscaras;

- Adotar regimes de trabalho e/ou jornada para empregados com o propósito de preservar o distanciamento social dentro do estabelecimento;

- Preservar o distanciamento mínimo de 2 (dois metros) no interior do estabelecimento, seja entre clientes e funcionários, seja entre clientes;

- Manter o ambiente sempre arejado, intensificando a higienização de superfícies e áreas de uso comum;

- Organizar as filas de dentro e fora dos estabelecimentos, preservando o distanciamento social mínimo estabelecido no inciso V;

- Orientar funcionários e clientes quanto à adoção correta das medidas sanitárias para evitar a disseminação da COVID-19;

- Usar preferencialmente meios digitais para a realização de reuniões de trabalho, assembleias e demais atividades que exijam o encontro de funcionários.

Também foi prorrogado o ponto facultativo para o serviço público municipal até 14 de junho de 2020, com exceção de serviços essenciais e com a ressalva dos servidores que trabalham via home office.

Para ver o decreto na íntegra, acesse o link:

https://www.crato.ce.gov.br/decretos.php?id=589

#Administração 24/04/2020 CHEFIA DE GABINETE Governo Municipal realiza reunião online com representantes do setor produtivo cratense

Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito Zé Ailton Brasil realizou reunião com oos líderes do setor produtivo do Crato: presidente da CDL Crato, José Alves Lobo; Duda Alencar, presidente do Sindilojas; Marcus Parente, presidente da Associação Comercial e Empresarial; e Geraldo Pinheiro, diretor distrital da FCDL Ceará e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Crato. A reunião também foi acompanhada pelo procurador adjunto do município, Renan Xenofonte.

Na pauta, a apresentação da proposta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao reconhecer estado de Emergência ou Calamidade em decorrência do coronavírus, junto Poder Executivo Federal, onde será ofertado aos setores produtivos, industrial, comercial e de serviços dos municípios para acesso à linha de crédito especial, conforme a Resolução 4.798, de 6 de abril de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco que ofertará a linha de crédito será o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O prefeito esclareceu que os setores produtivos cratenses poderão se beneficiar com a linha de crédito cujos recursos serão utilizados para investimentos de até R$ 200.000,00 por empresário. "É uma situação muito delicada para todos os prefeitos, vivenciamos novas situações diariamente e temos que tomar decisões para garantir a proteção da população, bem como a sobrevivência dos setores produtivos", comentou.

O gestor também apresentou as demais medidas que o município tem adotado no enfrentamento ao coronavírus e disse acreditar que foi muito benéfico, considerando que o Crato, até o momento, confirmou cinco casos, sem nenhum óbito decorrente da COVID-19.

José Lobo disse que esse era um esforço de toda sociedade, parabenizando todo o sacrifício que os empresários e a comunidade exerceram para o cumprimento do isolamento social. Aproveitou para reforçar a importância da articulação política com o Governo do Estado, para a flexibilização da abertura do comércio. "Temos certeza que os empresários se esforçarão para cumprir todos os protocolos de segurança com os colaboradores e com os clientes, na abertura gradual do comércio", comentou.

Já o diretor distrital da FCDL, Geraldo Pinheiro, abordou a importância da formação da Comissão junto ao Governo do Estado, da qual as instituições do comércio fazem parte, demonstrando capacidade de diálogo com o poder executivo em todas as instâncias.

Dentre outros temas, destaque para a segurança na cidade, medidas para diminuir as aglomerações no centro, abertura de novos leitos, campanhas sociais, implantação de 10 leitos de UTI pediátricos e da abertura da UPA, nos próximos dias, para o atendimento direcionado aos pacientes do COVID-19.

#Administração 17/04/2020 CHEFIA DE GABINETE Governo Municipal se reúne com representantes do comércio

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Zé Ailton Brasil e o vice-prefeito André Barreto reuniram-se com o presidente da CDL Crato, Zé Lobo, e os diretores Laércio Teles e Kenia Quereno. Na pauta, questões sobre o comércio, a manutenção do emprego e renda no município e ação social para população.

Na oportunidade, o prefeito entrou em contato com a secretária da Fazenda, Fernanda Mara Pacobahyba, apresentando algumas demandas do comércio local, relacionadas à tributos e outras ações de atividades comerciais complementares às áreas essenciais que estão em funcionamento.

Para o presidente da CDL Crato, o momento é de unir forças para salvar vidas e também as empresas. "Sempre em diálogo com o poder público municipal, a intenção da CDL é garantir a sobrevivência também das empresas, mas conscientes com o nosso papel social em atender ao chamado do isolamento social".

Zé Ailton agradeceu a parceria da CDL Crato, a atenção dos lojistas cratenses no cumprimento das medidas de isolamento e disse que o governo municipal está atento às discussões que visam beneficiar o setor. "Sabemos da importância da economia, do comércio para o município do Crato, já adotamos algumas decisões em relação aos tributos municipais e faremos articulação necessária para auxiliar aos comerciantes cratenses.

#Administração 06/04/2020 CHEFIA DE GABINETE Decreto Municipal prevê multas para quem descumprir medidas de prevenção ao coronavírus em Crato

Nessa segunda-feira (6), o prefeito Zé Ailton Brasil assinou decreto que intensifica as medidas de enfrentamento ao Novo Coronavírus na cidade do Crato. Dentre as medidas, está o fechamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, à exceção dos considerados essenciais nos termos da legislação federal e estadual, e aplicação de multa caso haja o descumprimento.

"Infelizmente, a população ainda não entendeu a gravidade da situação. Se não formos rígidos com o cumprimento do isolamento social e com os cuidados de prevenção para aqueles serviços essenciais, vamos viver da pior forma esta pandemia", comentou o gestor municipal.

O decreto determina o fechamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, excetuando os considerados essenciais, e a aglomeração de pessoas nas vias públicas municipais, para quaisquer que sejam as atividades. O descumprimento estará sujeito à multa de R$ 200,00 (pessoas físicas); R$ 500,00 (Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresários Individuais); e R$ 50.000,00 (outras Pessoas Jurídicas, Instituições bancárias e financeiras). A autuação será realizada por Agente da Vigilância Sanitária com o suporte de servidor da Guarda Civil Metropolitana.

Quais as medidas preventivas a serem adotadas

Os estabelecimentos considerados essenciais devem cumprir as seguintes medidas preventivas:

· Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, bem como a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5 m (um metro e cinquenta centímetros) entre cada pessoa;

· Estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool-gel 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, disponibilizando em pontos estratégicos, como na entrada do estabelecimento, nos corredores, balcões e mesas de atendimento dispensadores para uso dos clientes e funcionários;

· O ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior;

· Deve ser dado atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes garantindo um fluxo ágil de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento;

· Manter todas as áreas ventiladas, incluindo, caso exista, os refeitórios de funcionários e locais de descanso;

· Os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum, como balcões, corrimão, teclados de caixas etc;

· Realizar procedimentos que garantam a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção com álcool 70%, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, teclado, mouse, materiais de escritório, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, banheiros, lavatórios, entre outros;

· Nos locais onde há uso de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada com álcool 70% ou preparações antissépticas após cada uso;

· Os caixas eletrônicos de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico deverão ser higienizados com álcool 70% ou preparações antissépticas, após cada uso;

· Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscaras devido à proximidade exigida pela confidencialidade das operações. O mesmo não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro. A presente norma se aplica também aos trabalhadores que irão organizar as filas de entrada aos estabelecimentos;

· Manter o mínimo de atendimento direto emergencial;

· Efetuar o controle de acesso, mantendo o trabalhador na porta da unidade para orientar aqueles que buscarem atendimento, o qual deverá estar utilizando máscara facial cirúrgica, fazendo triagem para encaminhamento para o atendimento de um associado por vez, somente nas condições de ser emergencial, e orientar que os demais atendimentos deverão ser feitos por meio eletrônico ou por telefone.

Para acessar o decreto, segue o link: https://mail.crato.ce.gov.br/site/conteudo/2/1586201185_1.pdf

#Administração 05/04/2020 CHEFIA DE GABINETE Crato prorroga até o próximo dia 17 ponto facultativo de serviços não essenciais da municipalidade

O prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, prorroga ponto facultativo na Prefeitura Municipal e nos seus diversos órgãos até o próximo dia 17 de abril.

Por conta do crescente aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus (COVID -19) no Estado do Ceará e tomando como orientação os decretos que prorrogam medidas de enfrentamento, torna-se ação importante diminuir ao máximo a circulação de pessoas no município do Crato.

Excetuam-se do ponto facultativo os servidores municipais lotados na Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Infraestrutura, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, estando envolvidos na limpeza pública e na fiscalização, no Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, na Guarda Civil Metropolitana, no setor de Licitação pertencente à Procuradoria Geral do Município, em serviços essenciais, tais como fornecimento regular de água, bem como aqueles determinados pelo Gestor de cada pasta, implementando na respectiva Secretaria, no que couber, regulamentação da atividade remota (home office).

Para visualizar o Decreto na integra, clique no link:

https://mail.crato.ce.gov.br/site/conteudo/2/1586114502_1.pdf

#Administração 29/03/2020 CHEFIA DE GABINETE Governo do Crato orienta sobre ações de cuidado e prevenção e prorroga ponto facultativo

O Prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, decreta ponto facultativo na Prefeitura Municipal e nos seus diversos órgãos até o próximo dia 3 de abril.

Seguindo os decretos estaduais que intensificaram e agora prorrogam medidas para o enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus e em virtude do crescente aumento de casos de pessoas infectadas no Estado do Ceará, é de suma importância diminuir ao máximo, da circulação de pessoas no município do Crato.

Permanecem as atividades dos serviços essenciais, como o fornecimento regular de água, o atendimento médico-hospitalar de urgência, o Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, a Guarda Civil Metropolitana, e os demais serviços assim acatados, bem como o setor de Licitação pertencente à Procuradoria-Geral do Município, implementando em cada Secretaria, e no que couber, regulamentação da atividade remota (home office) dos servidores.

O Prefeito pede a compreensão e colaboração de todos no sentido de cuidarmos da cidade como um todo. "É tempo de darmos muita importância ao sentido coletivo, é necessário estarmos muito bem informados sobre a prevenção e o combate a essa pandemia que assola o mundo todo. Quem puder permanecer em casa, que o faça, auxiliando assim na não disseminação do vírus. Estamos tomando todos os cuidados preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas se trata de um trabalho em conjunto, poder público e população", disse Zé Aílton.

Para visualizar o Decreto na integra clique no link https://mail.crato.ce.gov.br/site/conteudo/2/1585500891_1.pdf

#Administração 17/03/2020 CHEFIA DE GABINETE Executivo, Legislativo e Judiciário cratense se reúnem para discutir ações contra o Coronavírus

Na tarde dessa terça-feira (16), o prefeito Zé Ailton Brasil, os vereadores Florisval Coriolano, presidente da Câmara Municipal, Pedro Lobo e Amadeu de Freitas; o Juiz de Direito Dr. José Batista de Andrade, titular da 1a vara cível da Comarca de Crato; os promotores Dr. José de Deus Terceiro, Dr. Manoel Maurício de Lima, Dr. Tiago Marques Vieira; e o defensor público Emanuel Jorge de Morais Santana se reuniram, na sede do Fórum, para tratar da pandemia do Coronavírus.

"O objetivo foi estabelecer um diálogo franco entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, em relação ao problema da pandemia e, de forma harmônica, construímos o Decreto Municipal, que adota medidas de proteção par toda população, em especial, àquelas do grupo de risco", comentou o prefeito.

O Decreto Municipal já está em andamento e disponível no link: https://crato.ce.gov.br/arquivos/485/DECRETOS_1703001_2020_0000001.pdf

#Administração 03/01/2020 CHEFIA DE GABINETE Mais de 20 mil pessoas celebram o inicio do novo ano em Crato Por conta da intensa chuva ocorrida no dia 31 de dezembro, e tendo como objetivo preservar a segurança da comunidade e dos artistas, o município do Crato, realizou sua festa de réveillon, no dia 1º de janeiro de 2020.
O evento, que aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, teve início às 16 horas e contou com apresentações da Banda Tropykália, Raphael Belo Xote, Stanley Farra, Namoro Novo, Luan Rocha, Heloísa Ribeiro, grupo Baila Cariri e Léo Magalhães.
Mais de 20 mil pessoas puderam curtir a animada festa de boas-vindas ao novo ano com segurança e muita alegria.
O prefeito Zé Ailton Brasil esteve presente no momento, junto do vice-prefeito André Barreto, e agradeceu a todos, enaltecendo a compreensão da população e dos artistas que entenderam o porquê do adiamento da festa por motivo da segurança. “Nosso povo merece uma festa linda como a que ocorreu, organizada e segura. Minha gratidão a todas as equipes envolvidas na execução desse momento”, disse o gestor municipal.
A festa, em parceria com o Governo do Estado, foi acompanhada também por secretários municipais, assessores, servidores e pela primeira-dama, Aldalice Pinheiro.
#Administração 31/12/2019 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato realiza, hoje, o Maior Réveillon do Cariri, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti A Prefeitura do Crato realiza hoje (31), o Réveillon do Crato 2020, já considerada a maior festa do Cariri. O evento tem início a partir das 20h, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e são esperadas 12 mil pessoas em uma festa que irá entrar para a história do Crato e contará com a atração pirotécnica de seis minutos de fogos na virada do ano.

De acordo com o Coronel Jarbas Freire, titular da pasta de Segurança, o efetivo de segurança dará suporte durante o evento, juntamente com o esquema de trânsito preparado para atender a demanda. “Terá um efetivo de 40 Guardas Civis Metropolitanos, distribuídos na área do parque, além de 15 Agentes de Trânsito nas imediações”. Ele completa, ainda, que “só haverá alteração no fluxo de trânsito no local com a interdição de áreas ou mudanças no fluxo se houver crescimento do volume de veículos”.

Além do parque, todas as praças do Centro da cidade que receberam ornamentação especial, também estarão cobertas com guardas civis, garantindo segurança e tranquilidade para as famílias.

RÉVEILLON 2020

Desde o início de sua gestão, o prefeito Zé Ailton Brasil incentiva e apoia o resgate das principais festas do município. Uma delas, o réveillon. “Este é um momento em que as famílias se confraternizam e também querem festa, com segurança e aconchego. Pensando nisso, criamos o Réveillon do Crato dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, para garantir esse momento aos cratenses e a todos os visitantes. É uma festa segura, tranquila e para todas as famílias”, afirma o gestor.

Promovido pela Prefeitura do Crato, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o Réveillon do Crato acontece com programação a partir das 20h. No local, estarão disponíveis praça de alimentação, bares e banheiros químicos. O evento é gratuito e contará com a apresentação da Banda Tropykália, Léo Magalhães, Raphael Belo Xote, Stanley Farra, Namoro Novo, Luan Rocha, Heloísa Ribeiro e do grupo Baila Cariri. A atração da noite também será um show pirotécnico, iluminando o céu da cidade e dando as boas-vindas ao ano que se inicia.

SERVIÇO

RÉVEILLON DO CRATO - O Maior Réveillon do Cariri.

Data: 31 de dezembro de 2019 (terça-feira), a partir das 20h.

Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.
#Administração 19/12/2019 CHEFIA DE GABINETE Em coletiva de imprensa, Prefeitura do Crato anuncia o “Maior Réveillon do Cariri” no Parque de Exposição Pedro Felício A Prefeitura do Crato apresentou à imprensa e parceiros, em coletiva realizada no dia 18 de dezembro, o Projeto do Réveillon do Crato 2020, já considerada a maior festa do Cariri. Durante o encontro, também foi apresentado o plano operacional do evento pelas forças de segurança do município.

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Metropolitana, Departamento Municipal de Trânsito de Crato, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, que detalharam as ações que serão desenvolvidas durante a festa.

Entre os principais destaques, o efetivo de segurança que dará suporte durante o evento, o esquema de trânsito e demais informações referentes à estrutura do evento. De acordo com Jarbas Freire, titular da pasta de segurança, “terá um efetivo de 40 Guardas Civis Metropolitanos distribuídos na área do parque, além de 15 Agentes de Trânsito nas imediações”.

Ele completa, ainda, que “só haverá alteração no fluxo de trânsito no local com a interdição de áreas ou mudanças no fluxo, se houver crescimento do volume de veículos”.

O prefeito Zé Ailton Brasil ressaltou a importância de manter viva a cultura, as tradições e apoiar os artistas locais do Crato. “Esse ano estaremos realizando um grande evento para as famílias e traremos um show pirotécnico com 6 minutos de duração para festejar o ano novo”, disse o gestor.

Além do parque, todas as praças do centro da cidade que receberam ornamentação especial, também estarão cobertas com guardas civis, garantindo segurança e tranquilidade para as famílias.


RÉVEILLON 2020

Desde o início de sua gestão, o prefeito Zé Ailton Brasil incentiva e apoia o resgate das principais festas do município. Uma delas, o réveillon. “Este é um momento em que as famílias se confraternizam e também querem festa, com segurança e aconchego. Pensando nisso, criamos o Réveillon do Crato dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti para garantir esse momento aos cratenses e a todos os visitantes. É uma festa segura, tranquila e para todas as famílias”, afirma.

Promovido pela Prefeitura do Crato, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o Réveillon do Crato acontece no próximo dia 31 de dezembro, com programação a partir das 20h. No local, estarão disponíveis praça de alimentação, bares e banheiros químicos.

O evento é gratuito e contará com a apresentação da Banda Tropykália, Léo Magalhães, Raphael Belo Xote, Stanley Farra, Namoro Novo, Luan Rocha, Heloísa Ribeiro e do grupo Baila Cariri.

A atração da noite também será um show pirotécnico de seis minutos, iluminando o céu da cidade e dando as boas-vindas ao ano que se inicia.


SERVIÇO

RÉVEILLON DO CRATO - O Maior Réveillon do Cariri.

Data: 31 de dezembro de 2019 (terça-feira), a partir das 20h.

Local: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.
#Administração 12/12/2019 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura ilumina a cidade para os festejos natalinos Muito brilho, luzes coloridas e cascata de led. É assim que a Prefeitura do Crato preparou a cidade para os festejos natalinos. Além da iluminação tradicional em algumas praças, esse ano a Praça da Sé está recebendo o tradicional presépio gigante.

Com personagens da família sagrada, confeccionados em fibra, com mais de quatro metros de altura, já se encontra na Praça da Sé, em pleno Centro do Crato, o presépio natalino gigante, que tem chamado a atenção da população. Os personagens bíblicos são criação do artista plástico baiano, Zaca Oliveira e representa Jesus, Maria, José, os três reis magos, o anjo com uma trombeta e os animais.

A responsável pela proposta da iluminação deste ano, Jô Garcia, destaca que o projeto de iluminação para o Natal tem como principal objetivo resgatar o espírito natalino não só nos principais pontos da cidade, mas por todo o município.

As praças São Vicente, Siqueira Campos, Alexandre Arraes, Antonio Esmeraldo e Praça da Sé receberam iluminação especial, proporcionando um jogo especial de luz e cores.
#Agenda 07/09/2019 CHEFIA DE GABINETE Prefeitura do Crato realizou o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro no nosso município. Os cratenses foram prestigiar nossas escolas e diversos órgãos do município que retrataram com muita criatividade os fatores históricos e culturais do país e do nosso querido Crato!

#PrefeituraDoCrato
#DesfileCívico
#07deSetembro
#Melhoria 07/09/2019 CHEFIA DE GABINETE Em Crato, pavimentação da Av. Castelo Branco está em fase final O serviço de recapeamento asfáltico da Avenida Castelo Branco, localizada no bairro Muriti, está em fase final. Em breve, o tráfego na área será restabelecido e se dará de forma mais segura e rápida para as empresas da região e também para a população que reside naquela localidade.



A obra é uma realização da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), em parceria com o Governo do Estado, e engloba um contrato no valor de R$ 1.147.000,00 reais e contrapartida do município em torno de R$ 121 mil reais.

Após muitos pedidos da população, o prefeito Zé Ailton Brasil levou o Programa Caminhos do Crato para atender a mais uma solicitação dos moradores e condutores de veículos que passavam pelo local e reclamavam constantemente do trecho, por conta dos danos causados pelos veículos pesados.

De acordo com o Secretário Interino de Infraestrutura, Carlos Andson, são três vias que estarão recebendo recapeamento: a Av. Castelo Branco, a Rua M. Dias Branco e a Rua de acesso a Fábrica J.A. “São obras importantes e que estarão beneficiando a vida tanto da população local como dos motoristas que trafegam diariamente. Era um desejo antigo do prefeito recuperar essa via”, disse.
www.crato.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 05:41:57