NOTÍCIAS

26-NOV-2021

Prefeitura do Crato implanta Patrulha Maria da Penha e entrega novos fardamentos às forças de segurança

#Segurança POR COMUNICAÇÃO 26 DE NOVEMBRO DE 2021

No Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou, na sede do Paço Municipal, solenidade para a implantação da Patrulha Maria da Penha, e entrega dos fardamentos dos agentes do DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana (GCM), e Defesa Civil. O objetivo é prevenir a violência contra a mulher, e proteger as mulheres agredidas.

A patrulha funcionará 24 horas, com nove guardas civis metropolitanos, dividida em três equipes. Ela irá atuar em duas funções: na área administrativa, com a organização das ordens judiciais; e na parte operacional, com a realização das visitas preventivas às pessoas que tem medidas de proteção estabelecidas pelo judiciário, e em caso de ocorrência em flagrância, atender a ocorrência de violência contra a mulher. A Patrulha Maria da Penha irá atuar integrada com órgãos e equipamentos da segurança pública, assistência social, e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense.

Durante a solenidade, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, parabenizou todos os servidores que compõem os equipamentos da segurança pública, pelo trabalho realizado no combate à pandemia, e enalteceu o papel da Patrulha Maria da Penha na proteção às mulheres que sofrem algum tipo de violência. "Este é um momento importante para a sociedade cratense. A Patrulha Maria da Penha foi criada a partir de um diálogo franco e aberto com os movimentos de mulheres. Mulheres estas de fibra, de garra, que têm feito a diferença e mostrado a violência contra a mulher aqui no Crato", disse.

A Presidente do Conselho da Mulher, Jaiane da Silva, agradeceu a gestão por ter incluído no plano de governo a implementação da Patrulha Maria da Penha. "Esse ano é histórico para nós. Participamos de todo o processo formativo dessa patrulha. A partir disso, precisamos que os nossos direitos sejam garantidos, mais políticas que combatam a violência contra as mulheres", frisou.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, destacou dois momentos relevantes para as forças de segurança do município. O primeiro foi o trabalho realizado por estes órgãos no combate a pandemia, e o segundo é a criação da Patrulha, que é mais um equipamento que será regido pela Guarda Civil Metropolitana. "São duas importantes lembranças que temos nesse momento, e que irão fortalecer a segurança dos nossos munícipes", disse.

Para a vereadora Mariângela Bandeira, no ato representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Florisval Coriolano, e autora do requerimento que sugeriu a implementação da Patrulha Maria da Penha no Crato, hoje é um dia de muita alegria, muita satisfação. "Agradeço a gestão pela sensibilidade de voltar os olhos para nós mulheres. Precisamos de proteção. Hoje é dia de vitória, de conquista, de alegria", disse.

Reconhecimento

Na ocasião, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança no combate à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Crato entregou a Comenda de Honra ao Mérito a Guarda Civil Metropolitana; Demutran, Defesa Civil e ao Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM).

Também estavam presentes na solenidade, o vice-prefeito do Crato André Barreto; o Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil; o Chefe Adjunto de Gabinete, Rondinele Brasil; o secretário adjunto de Segurança Pública, Raimundo Nonato; os vereadores Pedro Lobo; Dr. Dudé Moraes; Lurdes de Carlim; Tancredo Ribeiro e Raimundo Nonato; o defensor público Rafael Vilar; a Delegada da Delegacia da Mulher, Camila Brito; o Delegado Regional Luiz Eduardo; o presidente da CDL Crato, José Alves Lobo; o secretário de Segurança Pública de Juazeiro do Norte, Dorian Lucena; e os representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, e do movimento de mulheres, além de outros secreátrios municipais e servidores.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ServiçosPúblicos Há 1 dia(s)

Secretaria de Serviços Públicos do Crato comunica que não haverá coleta de lixo na Sexta-Feira Santa; serviço será retom

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que não hav [...]

#Desenvolvimento Há 3 dia(s)

130 alunos cratenses recebem certificação e kits instrumentais dos cursos de qualificação profissional

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da A [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

Comunicado Secretaria de Saúde

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a sede adm [...]

#Infraestrutura Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura do Crato intensifica serviços de manutenção viária

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria da Infraestrutura, segue intensificando os [...]

#Finanças Há 3 dia(s)

Prefeitura Crato antecipa pagamento dos servidores para dia 28 de março

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, info [...]

#Desenvolvimento Há 4 dia(s)

Prefeitura do Crato e Governo do Estado entregam certificação e kits de cursos de qualificação profissional 

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da A [...]

#Cultura Há 4 dia(s)

Prefeitura do Crato abre edital para certificação de Pontos de Cultura

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está promovendo mais [...]

#Cultura Há 4 dia(s)

Projeto OcupArte: uma galeria a céu aberto no Crato

Em julho de 2023, a Secretaria Municipal de Cultura do Crato (SECULT) deu um passo em di [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito