Prefeito do Crato
Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos

Palavra do Prefeito

Newsletter

Se inscreva em nossa Newsletter para receber as principais notícias da Prefeitura do Crato.
Banner
Projeto do Aterro Sanitário Consorciado avança e passa por adequações PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Outubro de 2013 08:06

Momento da reunião

O prefeito do Crato, participou na tarde de ontem, em Crato, de reunião com os prefeitos do Cariri que compõe o Aterro Sanitário Consorciado, previsto para ser instalado no sítio Gravatá, em Caririaçu, até o próximo ano. Gestores das dez cidades que compõem o projeto estiveram presentes e dentre os pontos debatidos, esteve à adequação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305, de 2010. A reunião contou com integrantes da missão do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial/Bird) e o Secretário Adjunto das Cidades, Mario Fracalossi.

O prefeito do Crato destacou os avanços que têm sido efetivados junto ao projeto do aterro, mas admite que deveria estar mais adiantado, tanto que chegou a pensar na instalação de um aterro para o Município, fora do consórcio. Ele espera que a partir dessa etapa, com as mudanças efetuadas por meio de aditivo ao contrato, necessárias para a atualização dos cadastros dos municípios, haja maiores avanços, até porque o prazo para fechar os lixões das cidades será até o mês de agosto do próximo ano, conforme a lei.

Também foi eleito um conselho fiscal para o consórcio, que tem a frente vereadores dos municípios, além da proposta de formação de comitê técnico de acompanhamento do plano intermunicipal. O representante do Crato para o comitê é o secretário de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho. Na reunião, foi anunciada a contratação da empresa IDC – Instituto de Desenvolvimento de Consórcio, que irá realizar auxiliar inicialmente no gerenciamento do consórcio, com a elaboração do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

Ainda no encontro, foi reeleito para a presidência do consórcio, o prefeito da cidade de Farias Brito, Vandevelder Francelino. O aterro inclui os nove municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC), entre eles os que formam o triângulo Crajubar, mais o Município de Altaneira.

Para o Prefeito, o prazo poderá ser cumprido pelos trabalhos. Segundo ele, o projeto vem obtendo mais avanços em relação ao primeiro semestre deste ano. Mesmo com a burocracia, afirma que em 2014 deverão ser solucionados todos os gargalhos, e poderá se ter o aterro funcionando para todos os consorciados.

Os técnicos da Secretaria das Cidades receberam, na última segunda-feira, a Missão do Bird. A comitiva, liderada pela consultora Alessandra Campanaro, teve como objetivo realizar visitas técnicas nas obras em execução na Região, bem como analisar os projetos do Programa Cidades do Ceará - Cariri Central (Cidades I), que estão em processo de licitação. A missão será concluída na próxima sexta-feira (1º), em Fortaleza. O grupo ainda esteve visitando a área onde será sediado Aterro Sanitário do Cariri (Caririaçu), e o bairro Seminário, onde será realizado o projeto da Encosta do Seminário.

última atualização em Qua, 30 de Outubro de 2013 13:46