Prefeito do Crato
Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos

Palavra do Prefeito

Newsletter

Se inscreva em nossa Newsletter para receber as principais notícias da Prefeitura do Crato.
Prefeitura valoriza o folclore durante a ExpoCrato PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Julho de 2013 12:58

Buscando valorizar e conservar a cultura tradicional da região do Cariri, durante a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animas e Produtos Derivados (ExpoCrato), a  prefeitura municipal realizou a noite do folclore. No stand do Município vários grupos populares realizaram apresentações. Entre eles estiveram o maneiro pau, da Mestre Zulene Galdino, o reisado do Mestre Carreiro e o Côco da Batateira.

Os brincantes animaram o local que contou com a presença de diversos visitantes. As apresentações tiveram a participação de cerca de 50 crianças e jovens, que residem em comunidades rurais e urbanas, como o Bairro Gisélia Pinheiro, Bairro Jardim Novo Horizonte e Sítio Serraria. O objetivo da ação é de contribuir com a memória social e com a afirmação identidade das mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais.

Para a Mestre Zulene Galdino, que iniciou os trabalhos culturais com as crianças da comunidade ainda em 1975, a atual gestão tem como desafio a permanência dos incentivos aos brincantes para que eles possam continuar mantendo as tradições. “Essa é uma arte que é repassada de pai para filho. Os jovens precisam de valorização. Eu espero que as pessoas se interessem pela cultura”, revela.

Durante a semana, foram realizadas várias apresentações de grupos de tradição no stand da Prefeitura, além da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). O Crato, contando apresentações de grupos como os irmãos Aniceto.