Prefeito do Crato
Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos

Palavra do Prefeito

Newsletter

Se inscreva em nossa Newsletter para receber as principais notícias da Prefeitura do Crato.
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Prefeitura valoriza o folclore durante a ExpoCrato PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Julho de 2013 12:58

Buscando valorizar e conservar a cultura tradicional da região do Cariri, durante a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animas e Produtos Derivados (ExpoCrato), a  prefeitura municipal realizou a noite do folclore. No stand do Município vários grupos populares realizaram apresentações. Entre eles estiveram o maneiro pau, da Mestre Zulene Galdino, o reisado do Mestre Carreiro e o Côco da Batateira.

Os brincantes animaram o local que contou com a presença de diversos visitantes. As apresentações tiveram a participação de cerca de 50 crianças e jovens, que residem em comunidades rurais e urbanas, como o Bairro Gisélia Pinheiro, Bairro Jardim Novo Horizonte e Sítio Serraria. O objetivo da ação é de contribuir com a memória social e com a afirmação identidade das mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais.

Para a Mestre Zulene Galdino, que iniciou os trabalhos culturais com as crianças da comunidade ainda em 1975, a atual gestão tem como desafio a permanência dos incentivos aos brincantes para que eles possam continuar mantendo as tradições. “Essa é uma arte que é repassada de pai para filho. Os jovens precisam de valorização. Eu espero que as pessoas se interessem pela cultura”, revela. 

Durante a semana, foram realizadas várias apresentações de grupos de tradição no stand da Prefeitura, além da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). O Crato, contando apresentações de grupos como os irmãos Aniceto.